A A A C
email
Retornando 51 resultados para o mês de 'Março de 2013'

Quarta-feira, 20/03/2013

Capacitar para Crescer: Esta Equipe Bate um Bolão!

Tags: 8ªcre, capacitação.

 

 

A Semana de Formação da Educação Infantil aconteceu de  4 a 7 de fevereiro em todas as unidades da Prefeitura do Rio de Janeiro. A Creche Municipal Célia Alencar vivenciou momentos importantes para estreitar os laços e estabelecer as metas de sua equipe. Veja como a experiência foi importante para todos!

 

 

 

Partindo da esquerda, está a professora Ariane Lacerda as Agentes Auxiliares de Creche Ana Lúcia Teixeira, Andréa Vaz, Martha Regina e Márcia Dias.

 

 

Gostar de crianças, ter disposição física e saber contar histórias faz parte do perfil de um profissional de Educação Infantil, mas está longe de ser o essencial para que o trabalho com os pequenos seja satisfatório.

 

Sendo a Educação Infantil a fase inicial da vida escolar da criança, torna-se necessário que os profissionais envolvidos neste processo estejam conscientes da sua importância para mediar e estimular o desenvolvimento das crianças.

 

Todas as equipes das escolas de Educação Infantil precisam conhecer a proposta Pedagógica da unidade para, assim, terem embasamento teórico das ações realizadas no espaço.

 

Na semana de 4 a 7 de fevereiro, as Creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) da Prefeitura do Rio de Janeiro realizaram a Semana de Formação da Educação Infantil.

 

Nestes dias, os profissionais da Educação Infantil reuniram-se para estudar as propostas pedagógicas para o ano letivo, estabelecer metas e prepararem-se para receber os pequenos.

 

A Semana de Formação da Educação Infantil é um momento de reflexão, estudo e preparo de estratégias para que os alunos recebam o melhor ao iniciarem suas atividades escolares.

 

 

À esquerda, Nélia Mattos, Agente Auxiliar de Creche; ao centro Janaína Prado, Professora de Educação Infantil e Iara Santos, também Agente Auxiliar de Creche.

 

A Direção da Creche Municipal Célia Alencar recepcionou seus profissionais para a Semana de Formação ofertando um porta-trecos em forma de bola de futebol. Ao fundo, tocava a música Partida de Futebol, do Skank.

 

O texto apresentado foi "O Time de Futebol como Equipe", do autor Moscovini. A partir do texto, foi estabelecida uma analogia com a equipe de trabalho, objetivando destacar a importância da união entre todos os segmentos, de forma que os objetivos sejam alcançados no grande campeonato que será o ano letivo de 2013!

 

 

"A Semana de Formação foi para nós como um grande 'treino tático' para aperfeiçoarmos nosso desempenho em campo e para marcarmos muitos gols, garantindo vitórias para todos os envolvidos no processo educativo de nossa Unidade."

                                                       Viviane Bomfim - Diretora Geral da Creche Célia Alencar               

No primeiro dia da Semana de Formação, a equipe refletiu sobre o papel do adulto como mediador no processo do desenvolvimento infantil.

 

Todos concluíram que é preciso reconhecer as potencialidades de cada indivíduo, mas sabendo que o estabelecimento de vínculos afetivos são fundamentais neste trabalho.

 

O destaque neste dia foi a leitura do livro A Ponte, de Heinz Janisch, da Editora Brinque-Book, que trouxe uma importante mensagem sobre o uso do diálogo e a união entre os pares para solução de conflitos.

 

No dia seguinte, após a leitura do texto “Quando a Criança começa a Frequentar a Creche ou Pré-Escola”, que faz parte do livro Os Fazeres da Educação Infantil, de Rossetti-Ferreira e Maria Clotilde, os presentes se mobilizaram na reflexão de situações que fortalecem o vínculo criança-creche-família, produzindo um cartaz com as propostas dos educadores.

 

Deste dia resultou também um painel com as silhuetas das mãos de cada educador da Creche, com as respostas às seguintes perguntas:

 

• Quais as marcas que quero deixar nas crianças?
• E nas famílias?
• E nos meus pares?
• E em mim mesmo?
 

                       

 

As Agentes Auxiiares de Creche Ticiane Ribeiro e  Andréa Coelho.

 

 

Os dias da Semana de Formação da Educação Infantil foram marcados por dinâmicas, debates e estudos que contribuíram e muito para a formação dos profissionais da Creche Célia Alencar.

 

No último dia, em que o tema de estudo ficou a critério de cada instituição, a Creche resolveu realizar um “treino especial” para definição de maiores detalhes da proposta pedagógica anual.

 

Ficou então decidido que a Creche Célia Alencar viajará pelo mundo do Faz de Conta, embarcados na Literatura Infantil.

 

Certamente, a Creche marcará muitos gols no campo da aprendizagem e do desenvolvimento dos pequenos!

 

Partindo da esquerda: Renata Mello, Rosimere Cunha e Carollina Barcelos, Agentes Auxiliares de Creche.

 

 

 

Se você gostou e quer saber mais, clique abaixo e conheça o

Blog da Creche Municipal Célia Alencar:

 

http://crecheceliaalencar.blogspot.com.br/

 

 

Agradeço à diretora Viviane Bomfim pela colaboração na postagem.

 

 

O Rioeduca quer conhecer você e sua escola!

Clique aqui e procure o representante da sua CRE.

 

 

Professora Neilda Silva - Representante Rioeduca da 8ª CRE

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

 

                                

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/03/2013

Objetivo: Escola 100%

Tags: 3ªcre, escoladafamília, protagonismojuvenil, blogsdeescolas.

 

 

Traçar objetivos e trabalhar para atingi-los é rotina na educação, mas, na Escola Municipal Sérvulo de Lima, 100% é o mínimo desejável em todas as atividades. Confiram!

 

Notas entre zero e dez quase nunca medem o desenvolvimento global de um aluno. A aquisição do conhecimento se dá na interação com seus pares e com toda a comunidade escolar. As notas obtidas em provas e testes são, apenas, mais um elemento da avaliação do desempenho dos alunos.

Na E.M. Sérvulo de Lima, atingir "100%" não se refere só ao desempenho dos alunos, mas também às atitudes de cada um em toda a Comunidade Escolar. Amor ao próximo, justiça, amizade, solidariedade, fraternidade serão sempre a tônica do nosso trabalho. Assim, buscamos a escola ideal, com identidade própria.

O projeto político pedagógico da escola, intitulado "Sérvulo de Lima: uma escola 100%", prevê muito mais que rendimento máximo nas avaliações. Eles pretendem que toda a comunidade escolar supere suas dificuldades e atinja o melhor de si mesmo.

 

 

 

No projeto, implementado em 1998, “esforços foram voltados para que todas as nossas crianças alcançassem o sucesso esperado. Sabemos das inúmeras dificuldades. Alcançar os "100%" é quase uma utopia, entretanto nossos esforços estão voltados para esse objetivo.”, conforme registrado no blog da escola.

O blog ainda não tem um ano, mas registra um pouco da história e das ações da equipe escolar, como a Maratona de Histórias, em busca de alunos 100% leitores.

 

 

No mês de março, foi proposto aos alunos o desafio de homenagear em texto a mulher 100% na vida deles. A comissão julgadora teve bastante trabalho, mas não conseguiu apresentar apenas uma vencedora. As alunas Bruna Barbosa e Michelle Dantas homenagearam suas mães e tiveram seus textos publicados no blog.

 

 

 

Públicos também são os comentários dos alunos atendidos pela escola e a homenagem à professora Lygia Almada, diretora aposentada - exemplos de amor e dedicação ao trabalho desenvolvido na escola. Eles se orgulham de buscar "aprimorar nosso 'olhar' para cada criança, aprendendo que cada uma é diferente e especial. Trabalhamos vivenciando os valores morais para atingir nossas metas com sucesso.”

 

 

Objetivos claros, dedicação, esforço, valores precisos e o olhar especial para cada aluno são o segredo do sucesso dessa escola. Siga o exemplo das alunas acima. Toda a escola aguarda seu comentário no blog e segue a busca para ser sempre 100% melhor.

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/03/2013

Rio, Quero te Ver Sorrindo

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

No dia primeiro de março, a cidade do Rio de Janeiro completou 448 anos. A Escola Municipal Pedro Ernesto organizou uma exposição para homenagear o aniversário da cidade maravilhosa.

 

 

O projeto didático da unidade escolar propõe o estudo de um tema muito rico, a cidade do Rio de Janeiro, e está inserido no Projeto Político-Pedagógico que tem como título “Caminhando Lado a Lado em Busca do Conhecimento”. Então, desde o início do ano letivo, o Rio de Janeiro tem sido um assunto muito comentado durante as aulas. Os alunos estão envolvidos em atividades e pesquisas que colaborem com o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural de nossa cidade.

 

A fim de homenagear nossa cidade, os professores e a direção organizaram uma exposição de trabalhos feitos pelos alunos. Os trabalhos ficaram lindos e foram expostos nas áreas comuns da escola, com o objetivo de que todos conheçam um pouco da nossa cidade a partir de diferentes olhares.


 

 

As turmas do primeiro e terceiro ano do Ensino Fundamental trabalharam com os livros "Meus Rios", de Ângela Leite de Souza. Ouviram a história do livro e conversaram sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro. Sob orientação de seus professores, fizeram uma colagem em papel colorido sobre elementos que compõem a paisagem de um dos mais belos pontos turísticos de nossa cidade: o Pão de Açúcar.

 

Mural com atividades produzidas pelos alunos do 1º e 3º anos.

 

Na semana que comemoramos o aniversário do Rio de Janeiro, a professora de Inglês Fernanda junto com suas turmas também homenagearam a cidade. Os alunos fizeram desenhos representando seus pontos turísticos favoritos. Eles utilizaram a Língua Inglesa para escrever frases de felicitações ao Rio de Janeiro.

 

Atividades realizadas nas aulas de Inglês.

 

As turmas do quinto ano homenagearam a cidade inspiradas nas músicas "Samba do Avião" e "Cidade Maravilhosa". Durante a semana, os alunos pesquisaram sobre a fundação da cidade do Rio de Janeiro, ouviram canções que falam da beleza da cidade e conversaram sobre os pontos turísticos. Assim, resolveram retratar as belezas desta cidade em quadros, onde cada um desenhou o ponto turístico que mais lhe agrada.

 

Atividade realizada pelos alunos do 5º ano.

 

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental trabalharam com o tema “Rio, Quero te Ver Sorrindo” e desenvolveram diversas atividades até chegar na confecção do material que foi exposto na escola. A produção partiu da elaboração de uma autobiografia, em que as crianças fizeram pesquisas sobre o lugar onde nasceram, falaram sobre suas comidas preferidas e a profissão que desejam ter no futuro. Quando indagados sobre o que todas tinham em comum, uma aluna respondeu que todos moram no Rio de Janeiro. A partir deste momento, começaram a realizar atividades que tivessem a cidade como tema.


As homenagens continuaram fazendo com que a exposição ficasse linda de verdade, demonstrando amor e admiração pelo Rio.


Além da exposição de trabalhos em comemoração ao aniversário de nossa cidade, os alunos participaram da elaboração de um acróstico com as palavras Rio de Janeiro.

A professora Débora, coordenadora pedagógica, preparou um cartaz com o nome da cidade escrito na vertical e este cartaz passou pelas salas. Nele, as turmas escreveram uma frase, produzida por elas, que homenageasse a cidade. Vale ressaltar, que a borda do cartaz foi preenchida com imagens de pontos turísticos da cidade feitas pelos educandos. O resultado foi muito legal! Belas e criativas frases foram elaboradas pelos alunos.

 

A Escola Municipal Pedro Ernesto está com um blog novinho onde estão registradas todas estas atividades.

http://www.escolapedroernesto.blogspot.com.br/

 

Parabenizamos o Rio de Janeiro pelo seu aniversário de 448 anos e a E.M. Pedro Ernesto pela bela homenagem.

 


Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/03/2013

O Encanto desta Cidade É Meu!

Tags: 7ªcre, projetos, entrevistas.

 

 

Alana Raquel da Silva Lino é uma das ganhadoras do concurso “O Encanto desta Cidade É Meu” promovido pelo Rioeduca, na categoria Alunos de 14 a 17 anos. Aluna da Escola Municipal D.Pedro I desde 2011 e, antes, da E.M. 25 de Abril,  Alana está no 9º ano do Ensino Fundamental.

 


Alana  Raquel da Silva Lino tem catorze anos e conta  que : “Todos os dias  acessava o site do Rioeduca para saber se já tinha saído o resultado. Quando eu vi que tinha sido vencedora fiquei muito feliz, abracei todos que estavam à minha volta, pulei e corri para contar para minha mãe.”

 

Alana Raquel da Silva Lino, vencedora da categoria aluno, de 14 a 17 anos.

 


Confira agora, a entrevista que o Rioeduca fez com a Alana, para conhecer um pouco mais sobre uma das vencedoras do concurso “O Encanto desta Cidade É Meu” :

 

Rioeduca: Como foi que você resolveu se inscrever  para o concurso? Algum professor incentivou?


Alana: Quando estava na Sala de Leitura, a professora Ana Maria Rodrigues da Sala de Leitura  perguntou se eu queria participar e eu aceitei.

 

 

Alana com a professora da Sala de Leitura, Ana Maria, conferindo o resultado do concurso no portal Rioeduca.

 

Rioeduca: Qual o livro que leu que mais gostou?


Alana: Foi o livro “Uma Professora Muito Maluquinha” do Ziraldo.


 

Rioeduca: Qual o lugar do Rio de Janeiro que conhece ou gostaria de conhecer que mais gosta?


Alana: Gostaria de conhecer o Museu Aeroespacial, em Sulacap.


 

Rioeduca: E sua família? Gostou do resultado? Costuma incentivá-la nos estudos?


Alana: Minha mãe me incentiva e quando soube ficou muito contente. Ela me acompanha nos deveres e nas dificuldades. Diz que se eu não souber o que significa a palavra, para procurar no dicionário que tenho em casa. Fala para eu ir à livraria e comprar um livro. Ela diz para ler Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade. Mas eu gosto de ler Ziraldo e Clarice Lispector.

 

Rioeduca: O que acha importante para um aluno escrever bem?


Alana: Acho que primeiro é gostar muito de ler porque você descobre as palavras que pode usar nas redações. E tirar dúvidas com professor, ele ajuda muito.

 

Rieduca: Quais as disciplinas que mais gosta na escola?


Alana: Gosto de História, Geografia e Língua Portuguesa.

 


 

Alana com seus colegas da turma 1902.

 

 

Rioeduca: Tem alguma idéia da área ou profissão que vai seguir?


Alana: Gostaria de ser professora de Geografia, História ou Ciências.

 

Fatima Martins, professora de Portugues, Alana Raquel, professora Neyla Fialho, de Artes Visuais, e professora Ana Maria Rodrigues, professoras que incentivaram a aluna

 

A Coordenadora Pedagógica Marleyde Fernando, que ajudou a aluna Alana Raquel a ativar seu e-mail Rioeduca para participar do concurso.

 

Veja abaixo, o texto vencedor de Alana:

 

"Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, referência de beleza em qualquer lugar, Cidade onde encontramos as mais belas paisagens, misturas e culturas.

 

Belíssimas são tuas praias: Copacabana, Arpoador, Ipanema... eis que o colorido de sua diversidade se mistura com a curiosidade de pessoas que viajam de países de todo o mundo e, simplesmente, chegam eufóricos e muito surpresos com tudo que o Rio tem a oferecer.

 

O Rio de Janeiro reúne perfeição, cultura, natureza e vida urbana. Eternamente nos encantará com a grandiosidade de tudo que nos é oferecido, e sempre será assim incomparável, lindo e maravilhoso, Rio de Janeiro.

 

Este é o carioca: peles bronzeadas, caminhada na orla, banho de mar, clima tropical, diversidade cultural e musical. Todos esses detalhes nos permitem parafrasear a canção ”O canto dessa cidade é meu” dizendo: O canto dessa cidade é nosso. Estes cantos ecoam sempre no nosso Carnaval, mistura de nossa cultura latina com a alegria do povo. O Carnaval na Sapucaí desperta uma intensa vibração do povo demonstrando sua garra, energia, alegria e amor pela cidade. E emocionado renasce o desejo de rever este espetáculo de cores que anima a cidade.

 

Todos que aqui aportam vão com o desejo de sempre conseguir apreciar nossas belezas retornando novamente à Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil, Cidade Maravilhosa, coração do meu Brasil."

 

O  Projeto Político Pedagógico da E.M. Dom Pedro I é focado na Sustentabilidade e na Preservação Ambiental. Agora, em 2013, a unidade escolar também pretende, simultaneamente, intensificar a leitura e escrita dos alunos-autores que se encontram na escola. A Alana Raquel é uma dessas alunas, e está no caminho certo. Pelo jeito, o projeto já está rendendo seus frutos!

 

 

Parabéns, Alana! Continue escrevendo assim!

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

 professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 

x

p> x

x


   
           



Yammer Share