A A A C
email
Retornando 51 resultados para o mês de 'Março de 2013'

Quinta-feira, 14/03/2013

Nave do Conhecimento da Penha

Tags: 4ªcre.


 

 

A Nave do Conhecimento da Penha, ou melhor, Nave do Conhecimento Joelmir Beting, está geograficamente localizada nas imediações da 4ª CRE. Assim, os professores e os alunos da Rede Municipal de Ensino ganharam mais um espaço para pesquisa e, desse modo, beneficiando-se com seus serviços e eventos.

 

 

 

O espaço tem como proposta facilitar o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho através da capacitação por meio das novas tecnologias. O acesso à internet banda larga permite consultar revistas, livros, conteúdos e demais acervos de bibliotecas de outas instituições nacionais e internacionais funcionando como uma Biblioteca Digital, promovendo de forma irrestrita a universalização do conhecimento.

 

 

Nave do Conhecimento da Penha.

 

Nos dias 26 e 28 de fevereiro, aconteceu o minicurso de blog na Nave do Conhecimento da Penha, com profissionais do Extra Online. Nesses dois encontros, o projeto ensinou aos inscritos como escrever em blogs, assim como explorar os recursos multimídia para se contar uma boa história. 

 

 

Dinamização da Oficina.

 

Na quinta-feira, 28/02, na Sala de Multimídia, o fotógrafo e jornalista Pedro Serra contou a sua experiência de blogueiro com o blog "Sem destino". Ele tem um site sobre viagens que lhe rendeu muitas oportunidades de conhecer outros países e outras pessoas, além disso, mostrou como fazer um bom vídeo para a internet.

 

Já o fotógrafo Urbano Erbiste fez uma demonstração de como se fazer uma boa foto para ajudar a contar a história. Como ele mesmo disse, uma foto deve prender a atenção do leitor, deve ser informativa e aguçar a curiosidade dos que leem o jornal.

 

 

Cybercidadãos na Sala de Multimídia.

 

As Naves do Conhecimento são espaços verdadeiros de cultura e conhecimento. Lá podemos fazer várias atividades que nos beneficiarão tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.

 

Além desse, outros cursos serão oferecidos à população, como é o caso do curso de inglês que é gratuito nas  Naves do Conhecimento. As inscrições iniciaram em 8 de março e vão até 15 de março. São 840 vagas e as aulas serão às quartas e sextas-feiras. Fiquem de olho!

 

Outras Oficinas de Blogs acontecerão nas Naves do Conhecimento. Aguardem!

 

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 14/03/2013

O Aulão Inaugural da Nelcy

Tags: 9ªcre, blogdeescola.

Com o objetivo de dar boas-vindas aos seus alunos, os professores da E. M. Dr. Nelcy Noronha prepararam o “Aulão Inaugural” que teve como uma das finalidades apresentar a escola e seus projetos aos novos alunos.

 

 

O aulão aconteceu no dia 21 de fevereiro para todos os alunos da escola. O objetivo era dar as boas-vindas aos alunos novos e antigos, apresentar o Patrono Dr. Nelcy Noronha aos novos alunos, relatar o quantitativo de turmas, turnos, séries e alunos, aproveitar para expor as regras da escola, assim como os deveres e os direitos dos alunos. 

 

 

Foram apresentados os novos projetos para 2013: Mostra Cultural, FLINN, Aulões, Nelcy Movie e Show de Talentos. Os alunos novos também conheceram o Blog da escola e, desta forma, foi assegurado ao corpo discente o comprometimento de toda equipe da unidade com uma educação de qualidade.

 

 

Vamos conhecer o material preparado para este dia na apresentação abaixo:

 

 

O mesmo material usado no aulão foi apresentado na íntegra aos pais na Reunião de Pais do 6º ano que aconteceu no dia seguinte.

 

 

Neste contexto, vale a pena conhecer o Projeto Político-Pedagógico da escola:

 


Histórias de nossa gente na construção de uma cidadania consciente.


Objetivos e princípios: A E.M. Doutor Nelcy Noronha tem por objetivo acolher a diversidade, favorecer a criatividade, fortalecendo a identidade e enriquecendo a "escrita" da história da "nossa gente", da nossa escola e da nossa cidade.


A proposta é uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, onde seja possível o acesso às diferentes formas de comunicação, formando o cidadão que fará a "diferença" na escrita de sua própria história.


Justificativa: Favorecer a formação de uma cidadania consciente, enriquecida pelo passado, presente e futuro de nossa gente.


Missão: Conhecer, compreender, integrar e enriquecer as histórias de "nossa gente" nesse mundo de diversidades, objetivando uma identidade cidadã de qualidade.

 

 

Parabéns a toda equipe da E. M. Dr. Nelcy Noronha por sempre inovar nas suas atividades.

 


Conheça esta e muitas outras atividades acessando o blog da escola na imagem abaixo.

 



 

 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE:

E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net

Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 13/03/2013

Por Um Rio de Paz!

Tags: 8ªcre.


 

O Rio de Janeiro completou 448 anos no dia primeiro de março. As comemorações que celebraram o aniversário da cidade marcaram presença nas escolas da Rede Municipal. Na 8ª CRE, pelo segundo ano consecutivo, a Gerência de Educação propõe que essa data seja o momento para um grande pedido de Paz! 

 

 

 

Pombinhas brancas feitas pelos alunos do 1º ano simbolizam a Paz!

 

 

Por Um Rio de Paz é o tema que a Gerência de Educação da 8ª Coordenadoria de Educação desenvolve junto às escolas.

 

Mais uma vez, no dia primeiro de março, aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, as unidades escolares se unem num objetivo que vai muito além da comemoração, é um dia de reflexão e busca da Paz!

 

Alunos, professores, funcionários e familiares se unem em ações que buscam alcançar o melhor convívio entre os que pertencem a sua comunidade escolar.

 

O que se espera é que os sentimentos de tolerância, respeito e amizade, que são semeados no ambiente escolar, sejam capazes de contagiar toda a cidade!

 

 

 

Na E.M. Leonardo da Vinci, os alunos assistiram a vídeos que mostram as belezas do Rio de Janeiro.

 

Os professores planejaram atividades voltadas para destacar as paisagens que identificam nossa cidade.

 

Os alunos assistiram a vídeos, prepararam cartazes e cantaram músicas em homenagem ao Rio de Janeiro.

 

A cor predominante foi o branco. Professores e funcionários vestiram camisetas brancas para participarem do movimento pela Paz.

 

 

Alunos em apresentação dos símbolos do Rio no Ciep Poeta Cruz e Sousa.

 

 

Alunos assistem ao vídeo que mostra as belezas naturais do Rio de Janeiro.

 

Nossa cidade é conhecida como Maravilhosa por sua beleza natural feita de paisagens deslumbrantes!

 

Os pontos turísticos do Rio de Janeiro inspiram poesias e canções.

 

Pensando em toda essa inspiração, o Rioeduca promoveu o Concurso Cultural "O Encanto Desta Cidade É Meu".

 

O concurso reuniu mais de duzentos textos de muita qualidade, que relataram todo o amor dos cariocas por sua cidade.

 

Dentre estes textos, está o da professora de Educação Física Ana Magalhães, da Escola Municipal Jornalista Sandro Moreyra.

 

Pombinhas da Paz feitas pelos alunos do 1º ano da E.M. Carlos Maul.

 

 

Alunos do 3º ano unidos no pedido de Paz!

 

Rio e o amor por você!


 Rio, a cada nascer de um novo dia, como não se apaixonar por você?
Todas as vezes que o sol bate nas janelas das casas, invadindo nossas almas, faz-nos lembrar de suas maravilhas. Essas, que vemos ao passar pelas praias, em direção aos nossos destinos, trabalhos ou caminhos, mas que merecem, nem que seja por alguns segundos, o nosso respeito e contemplação.
Da Lapa à Sapucaí.
Méier, Leblon, Bangu, ou de Copacabana ao Andaraí.
Não importando onde, mas amando o Rio e admirando sua beleza indiscutível, que deixa o olhar deslumbrado de quem vê suas construções passadas, como seus Arcos, museus e teatros e até mesmo com a grandiosidade do novo Maracanã.
Seja observando as árvores de seus parques, bosques e florestas, ou no gingado do samba e da bossa, através de suas notas, vão das ondas do mar às curvas das mulatas que dançam no balanço dos bambas.
O Rio do futebol, das lagoas e mares, montanhas e olhares que tornam essa cidade maravilhosa, como diz a canção.
E dentre tantas belezas, aquela que talvez seja o mais belo de seus patrimônios, o carioca. Aquele por escolha ou nascimento, que com um abraço ou um talento, está disposto a te prestigiar. Com sua fala marcante, de malandragem empolgante e sorriso contagiante, tornando uma tarefa fácil por você se apaixonar.

                                                                        Professora Ana Magalhães 

 

 

Alunos em uma demonstração de afeto e amizade na E. M. Juracy Silveira.

 

 

Os pequenos da E.M. Taquaral cantam parabéns para a Cidade Maravilhosa!

 

O Rioeduca parabeniza a professora Ana Magalhães pelo belo texto em homenagem ao Rio de Janeiro e a todas as escolas que participaram do movimento Por Um Rio de Paz!

 

 

Professores e funcionários da E.M. Roberto Simonsen vestem branco pela Paz na cidade!

 

 

Que a Paz faça parte de todos os dias letivos das escolas do Rio de Janeiro!

 

 

 

O Rioeduca quer compartilhar as ações da sua escola!

Procure o representante da sua CRE.

 

 

Neilda Silva

Representante Rioeduca da 8ª CRE

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 13/03/2013

Informativo Multirio - 13 de março

 

 

Multirio

Educação em Rede aborda a importância dos monumentos cariocas

Nesta quarta (13), a apresentadora Carla Ramos recebe no estúdio Cristina Lodi, superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Rio de Janeiro. Elas conversam sobre a importância da educação patrimonial para a preservação de todo o patrimônio material encontrado na cidade. Lodi também sugere como o professor pode aproveitar o acervo histórico do Rio para enriquecer as atividades em sala de aula.Educação em Rede vai ao aràs 13h20, naBand e nocanal 14 da NET, com reapresentação na sexta-feira (15),às 12h, e no sábado (16),às 11h, nocanal 14 da NET.


Conceito e Ação discute uso de álcool e drogas na adolescência

Pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo (USP) constatam que, atualmente, os adolescentes começam a experimentar bebidas alcoólicas cada vez mais cedo, em torno dos 12 anos, o que aumenta o risco de tornarem-se dependentes. Cristina Amaral entrevista Jairo Werner, psiquiatra e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), sobre o consumo crescente deálcool e drogas por parte dos jovens. O especialista explica de que forma os pais podem identificar os sinais de transtorno e superar o desafio da dependência química dos filhos.Conceito e Ação é exibido nesta quinta-feira (14), às 15h30 na Web TV. Programe-se!www.multirio.rj.gov.br/webtv.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: www.twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
(21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share