A A A C
email
Retornando 51 resultados para o mês de 'Março de 2013'

Terça-feira, 12/03/2013

Aquarelando com Vinicius

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A Creche Municipal Criança do Futuro está localizada em Jacarepaguá e é uma das unidades escolares contempladas com o Prêmio de Qualidade na Educação 2012. O título do Projeto Politico Pedagógico da creche é CreScER Feliz, escrito desta maneira mesmo, para ressaltar as letras S, E e R que formam a palavra SER.

 

Em 2013, o projeto anual da creche municipal Criança do Futuro ganha ritmo da bossa nova, da poesia e da inspiração de Vinicius de Moraes. Sob o título de “Aquarelando com Vinicius”, a creche mergulha no mundo do “Poetinha” que, nesse ano, comemora seu centenário.


Através da batuta deste maravilhoso maestro, nossas crianças conhecerão as músicas e poesias apaixonadas pela vida, pelo Rio de Janeiro, pelo amor e pelas crianças.

 

 

O Projeto Aquarelando com Vinicius está dividido em 4 bimestres:

 

  • 1º Bimestre: “Olha que coisa mais linda, nossas crianças cantando Vinicius”.

 

Brincar com a música, explorar, perceber diferentes ritmos musicais, explorar sensações, pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais. Tudo isso nos possibilita uma gama extraordinária de atividades a serem trabalhadas com as crianças. Explorando todas essas atividades, buscamos desenvolver habilidades em amplas áreas sociais e cognitivas das crianças.

 

Desfile no calçadão de Ipanema como comemoração do aniversário do Rio de Janeiro, trabalhando a música “Garota de Ipanema”. Crianças da Turma 30, 31, 40 e 41.

 

 

Turminha 41 fazendo a atividade sobre o Rio de Janeiro.

 

 

Mural desenvolvido pela Turma 31 sobre a música “Ela é carioca”, usada para a homenagem ao dia da Mulher.

 

  • 2º Bimestre: “Brincando de poesia”.

 

Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura através da apreciação de textos poéticos, nossa proposta é estimular as crianças no mundo mágico das poesias de Vinicius. As poesias brincam com os sons, usam e abusam de palavras, trocadilhos e aproximam-se da linguagem e do jeito de ser das crianças, justificando-se por si só num gênero textual que podemos “brincar”, antes mesmo de saber ler.

 

  • 3º Bimestre: “Na Arca com Vinicius”.

 

Para este bimestre, escolhemos as belíssimas poesias da “Arca de Noé”, literatura da obra de Vinicius que foi feita totalmente voltada ao público infantil. Com o objetivo de promover a transformação das crianças através deste rico material, propomos mergulhar neste mundo mágico de encantamento com títulos que proporcionam um amplo trabalho multidisciplinar: ciências, história, matemática, leitura, poesia, música e dança. Neste contexto, procuraremos estimular a apreciação de uma forma lúdica, dinâmica e reflexiva.

 

  • 4º Bimestre: “Natal com Vinicius".

 

Neste bimestre, nosso destaque são as atividades que favoreçam a construção de conhecimentos das tradições do Natal, integradas às diversas áreas de conhecimento e linguagens de forma lúdica, descontraída e participativa. Estaremos durante esses meses associando o tema de Natal a todo o trabalho desenvolvido durante o ano.


Veja um pouco do projeto contemplado no Prêmio Anual de Qualidade na Educação 2012:

“Com o pó do Pirlimpimpim, eu fiquei assim, assim”

 

O projeto nasceu a partir do interesse e fascínio irresistível que o mundo encantado do “Era uma vez...” desperta nas crianças, estimulando sua fantasia e imaginação. Com isso, apresentamos o precursor deste mundo encantado aqui no Brasil: José Bento Monteiro Lobato.

 

Fizeram parte do Projeto Anual os subprojetos permanentes: “Saúde no sítio: o dentista vem aí”, “Reciclando no sítio” e “Sem dengue no sítio”, nos quais visamos orientar a criança e a comunidade apresentando formas de cuidado e prevenção a fim de resgatar uma qualidade de vida não somente pessoal, mas também social.

 

Peça “A pílula Falante” apresentada pelas educadoras Cíntia, Andréia, Isabel, Patrícia, Anne, Marcelle e Norma.

 

OBJETIVO GERAL:


Despertar o interesse e o conhecimento sobre a obra “Sítio do Picapau Amarelo”, apresentando autor e personagens com o intuito de ampliar o processo de construção de conhecimentos. Buscamos fazer um resgate de nossa história, cultura e sabedoria popular, estimulando, assim, o interesse pela linguagem oral e escrita, além de convidar a criança a ingressar no mundo letrado.

 

Alunos da turma 30 e 31 durante a atividade, com a Cuca confeccionada pelas crianças para a Feira Cultural.

 

 

Equipe Criança do Futuro em homenagem ao dia das Mães, na “Oficina de culinária da Tia Nastácia”, fazendo a comunidade escolar participar de mais um momento integração família-escola.

 

 

Uma das principais metas do Projeto Politico Pedagógico da Creche Criança do Futuro é conscientizar os responsáveis de que o trabalho da creche não é apenas o de cuidar, mas também o de desenvolver plenamente as crianças. Unindo o cuidar e o educar, completa a ação da família e da comunidade ao oferecer uma educação de qualidade, um ambiente agradável, contribuindo para que nossas crianças sejam cada vez mais FELIZES.

 

A creche adota a metodologia pedagógica sócioconstrutivista para o trabalho com os alunos. Com o Projeto Aquarelando com Vinicius, pretende desenvolver ainda mais os aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais das crianças.

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/03/2013

Acolhendo com Carinho e Amizade

Tags: 2ªcre, protagonismojuvenil, gec.

 

Os alunos do Ginásio Experimental Carioca Epitácio Pessoa participaram ativamente do acolhimento de seus colegas na primeira semana de aula do ano letivo de 2013.

 

 

A Semana de Acolhimento é um momento muito especial, pois antigos amigos de escola se encontram e se reúnem para receber os alunos que estão chegando, construindo assim novas amizades.


O acolhimento dos alunos no GEC Epitácio Pessoa aconteceu no período de 19 a 21 de fevereiro. Cada dia, uma turma do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental foi recebida na escola.


 

 

Grupo de alunos protagonistas recebem os calouros do sétimo ano. Direção e professores dão as boas-vindas e falam sobre as regras de convivência na escola.

 

A professora Sandra Vallim, regente da Sala de Leitura, enviou ao portal Rioeduca um relato sobre as atividades desenvolvidas durante a Semana de Acolhimento dos alunos.


Sandra Vallim nos conta que esta é uma atividade pedagógica em que grupos de alunos protagonistas recebem os colegas para uma troca de experiências. O objetivo é vivenciar dinâmicas que promovam os quatro pilares fundamentais em que se estrutura toda a filosofia dos GECs: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser.

 

Os alunos protagonistas são escolhidos mediante seu desempenho no ano letivo anterior entre aqueles que demonstram características essenciais para a prática do protagonismo juvenil. São alunos proativos, de perfil responsável e com capacidade de liderança. Atuam como coordenadores e monitores e são acompanhados por professores e pela direção que fornecem todo o apoio e suporte para a realização das dinâmicas de acolhimento.


A turma do nono ano foi uma exceção na Semana de Acolhimento, pois foi recebida diretamente por seus professores, como uma forma de demonstrar carinho pela turma que estará na escola em seu último ano. A interação entre alunos e professores foi além das expectativas.


 

Alunos protagonistas conduzindo as dinâmicas no sétimo ano.

 

Uma das atividades realizadas neste período que agradou aos alunos foi o "Balão dos Sonhos". Nesta dinâmica cada aluno escreveu seu maior sonho em um papelzinho de seda que foi amarrado numa espécie de rabiola de um balão de gás hélio. O balão foi solto na quadra da escola e o vento foi levando os sonhos de cada um até o infinito.


Além desta, outra dinâmica que movimentou a Semana de Acolhimento foi a "Aconteceu com Quem? Verdade ou Mentira?". Nesta atividade, os professores narraram histórias inusitadas e os alunos do nono ano tinham que adivinhar com quem foi, ou se era falso ou verdadeiro. Todos se divertiram e conheceram melhor seus mestres, inclusive os novos, que chegaram agora à escola e foram rapidamente acolhidos no grupo.


 

 

Alunos participando da dinâmica "Balão dos Sonhos".

 

Além de colaborar na recepção dos colegas, alguns alunos do GEC Epitácio Pessoa também participaram, junto com seus professores, do acolhimento dos alunos do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias André Urani.

 

 

 

Alunas participando do acolhimento no Ginásio Experimental de Novas Tecnologias André Urani.

 


Os alunos protagonistas e acolhedores também enviaram ao portal Rioeduca seus relatos sobre a Semana de Acolhimento no GEC Epitácio Pessoa.


Estava todo mundo assustado com o primeiro dia de aula e com o acolhimento ficamos mais tranquilos porque os alunos antigos nos receberam muito bem, conversaram com a gente e logo todos ficaram amigos. As dinâmicas e brincadeiras em grupo, com um ajudando o outro, fez com que ficássemos mais unidos e conhecendo melhor a escola, os professores brincavam com a gente, pareciam até alunos, e foi tudo muito bom!”. Marcelle Venâncio, turma:1701.

 

 

“Acolhimento Coração” é assim: muita troca de carinho e amizade.

 

“Como foi acolher? Acolher alunos novos foi muito legal, superou qualquer preconceito que a gente tinha, porque a gente sempre julga o colega antes de conhecer. As atividades foram importantes para conhecer os novos alunos e os novos professores. Não podia ser melhor. Quero participar novamente no próximo ano como aluna protagonista e acolhedora". Ana Maria Araújo, turma 1802.

 

No nono ano, os alunos se sentiram especiais porque foram os únicos a serem acolhidos pelos professores. As dinâmicas foram divertidas, foi um “acolhimento coração”, sentimentos de carinho e amizade foram despertados com muita emoção à flor da pele, inclusive alunos que estavam brigados voltaram a se falar”.  Anna Beatriz Rodrigues, turma 1901.


 

 

Alunos do nono ano e o grupo de professores da escola.

 

Agradecimentos à professora Sandra Vallim por enviar o relato sobre a Semana de Acolhimento. Muito sucesso aos alunos e equipe do GEC Epitácio Pessoa!

 

 

Professores e escolas, participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/03/2013

Ser Mulher é uma Arte! Ser Guerreira faz Parte!

Tags: 6ªcre.

Ser guerreira faz parte da rotina das mulheres da 6ª CRE, pois exige muito compromisso e determinação para transformar histórias de vida com criatividade e coragem. Queremos mostrar a todas essas mulheres que, apesar de serem conhecidas como sexo frágil, demonstram força na realização de seu trabalho.

 

Ser mulher é uma das artes mais antigas e misteriosas que existem. Resiste à força do tempo, transforma-se sem mudar, muda sem se modificar, modifica-se sem se transformar. Como toda arte, tem seus segredos, é guiada pela inspiração, pelo desejo de perfeição, pela percepção diferente da realidade que as envolve, por um olhar além das aparências.

 

Ser mulher é ter a capacidade de se reinventar rapidamente; é  perdoar sem dor; é ser intensa e superficial se for preciso; é ser sensível e racional quando necessário. Viver a mulher que existe dentro de cada uma de nós muitas vezes é difícil, pois faltam coragem e ousadia em diversos momentos. Faltam força e disciplina para acreditar em seus sonhos.

 

Não perca a força! Liberte-se, sonhe, aja, crie, inove, viva com plenitude e amor!

 

 

 

Esse vídeo é uma homenagem a todas as mulheres guerreiras, sonhadoras, apaixonadas e apaixonantes. Totalmente necessárias!

 

 

Ser Guerreira Faz Parte!

 

Ser guerreira já faz parte da rotina das mulheres da 6ª CRE, pois exige muito compromisso e determinação para transformar histórias de vida com criatividade e coragem. As mulheres que atuam em diversas áreas nas escolas desta coordenadoria sabem que não existem atalhos para o destino. E que, em hipótese alguma, haverá vitória sem luta. Encaram a derrota como o adiamento da inevitável vitória!

 

Essa é a 6ª CRE! Formada, em sua grande maioria, por mulheres. Guerreiras por natureza, algumas vezes pensam em desistir, mas não desistem. Pensam em fugir, mas não fogem! Se sentem medo, não o deixa dominá-las, tampouco invadi-las.

 

 

 

 Andréa Nonato é professora de uma turma de 1º ano na E.M. Escragnolle Dória, situada no morro da Pedreira, área que sofre com a violência e o tráfico. Foi a vencedora, na categoria professor, do concurso O Encanto dessa Cidade é Meu.

 

 

 

 

Deise Mara é Coordenadora Pedagógica da E.M. Monte Castelo, que atende alunos do segundo segmento. Conduz essa escola com pulso firme e carinho, levando professores e alunos rumo ao sucesso.

 

Diante  de tudo o que enfrenta, essas mulheres sabem que nada é impossível. Não há nada e nem haverá barreiras insuperáveis ou caminhos que não possam ser percorridos para essas incansáveis guerreiras.

 

Quando querem alguma coisa, o universo inteiro conspira a seu favor, fazendo tudo valer a pena; tentando sempre, desistindo jamais. Tornam o sonho em verdade, o erro em acerto e a barreira em passagem. Essas guerreiras - professoras, diretoras, coordenadoras pedagógicas, serventes, merendeiras e tantas outras - caminham com transparência, simplicidade, decisão e objetividade; fazendo a diferença na educação carioca.

 

 

 

Mulheres guerreiras da E.M. Alípio Miranda no desfile cívico de 2012. No seu dia a dia, mostram aos alunos a força da mulher brasileira através de atitudes firmes que tocam no coração de cada aluno e responsável.

 

 

 

As merendeiras da Creche Municipal Zilka Salaberry são como mães para os alunos. Elas cuidam da alimentação de cada criança com grande responsabilidade e carinho.

 

Avante mulheres da 6ª CRE! Coragem, através da honra, e pelo AMOR, sempre!

 

Mulher, Sexo Frágil?

 

"Dizem que mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda ...". Quando cantou isso, Erasmo Carlos não sabia que estava tão certo. Mulheres que não têm medo de viver, que vão à luta, que enfrentam seus medos e receios e mostram toda a sua capacidade não podem ser frágeis.

 

 

Mulher, forte mulher! Quem acha que mulher é sexo frágil não conviveu perto de uma guerreira da 6ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação!

 

 

 

A alegria das funcionárias da Creche Municipal Jurema Gomes se espalha e contagia a todos. A aprendizagem e vida dos alunos ficam muito mais agradáveis  com o sorriso dessas mulheres.

 

 

 

A equipe do CIEP Doutor Adão Pereira Nunes é muito comprometida com a formação do verdadeiro cidadão. Procura, em todas as suas ações, demonstrar aos alunos a força, a inteligência, a trajetória e a coragem da mulher negra na sociedade.

 

 

 

As mulheres da Escola Municipal Otávio Kelly são conhecidas por toda comunidade devido ao trabalho de excelência que realizam com os alunos da rede municipal de ensino. Nenhum obstáculo é capaz de detê-las! Quando as situações difíceis aparecem, se unem e criam estratégias para alcançar a vitória. 

 

 

E aí, você ainda acha que elas são do sexo frágil? Feliz Dia Internacional da Mulher!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

Facebook: Patrícia Fernandes

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/03/2013

Ler é Preciso e Precioso

Tags: 1ªcre.

 

Qual criança não se maravilha ao ouvir uma bela história, narrada com uma dose especial de mistério e olhar encantado do contador? O EDI Heloísa Marinho reconhece a importância das histórias para a Educação Infantil e investe em projetos e atividades que envolvem a leitura e a escrita. 

 

 

 

O EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) Heloísa Marinho, localizado na Rua Almirante Alexandrino, no charmoso bairro de Santa Teresa, é composto por quatro turmas. A alegria deste espaço está nas 79 crianças matriculadas em horário Integral. As diretoras Paula Cancella, Vânia Enes e toda equipe já estão empenhadas no “Deixa que Eu Conto”, Projeto Pedagógico 2013 da unidade.

 


Deixa que Eu Conto

 

Professor José Luiz contando histórias para as crianças do EDI.

 

O cotidiano do EDI está imerso no mundo dos livros. Deste modo, “Deixa que Eu Conto” visa incentivar os pequenos leitores a embarcarem numa viagem através de imagens, letras e músicas. A unidade trabalha com a finalidade de encantar as crianças contando e cantando histórias, fábulas e poesias. Também é parte integrante do projeto resgatar as histórias das famílias da comunidade.

 

Chá Literário na Educação Infantil


 

A inauguração do projeto aconteceu em uma linda manhã de fevereiro. O EDI preparou uma cerimônia especial para o primeiro Chá Literário. O evento foi realizado no jardim da unidade, e contou com a presença do Professor e Ouvidor José Luiz Andrade, representando a 1ª Coordenadoria de Educação.

 

 

Gestora Paula Cancella (à esquerda), Professor José Luiz e Gestora Adjunta Vânia Enes.

 

Logo que José Luiz mostrou o livro "O cão Pintor” de Dubravka Kolanovic e começou a ler a história do sonhador cãozinho Artur, toda criançada ficou em silêncio. Enquanto escutavam sobre as aventuras de Artur, os pequenos saboreavam um delicioso chá de hortelã. As xícaras utilizadas foram confeccionadas pelos próprios alunos.

 

O Cão Pintor. Autor: Kolanovic, Dubravka.
 

 

Vídeo do Evento

 

 

O evento foi  um sucesso! No entanto, esse foi apenas o início de uma bela história. A meninada do EDI Heloísa Marinho navegará durante todo o ano em uma embarcação repleta de mistérios, aventuras, sonhos e peripécias divertidas. Afinal, contar e ouvir histórias é maravilhoso, assim como Ler é Preciso e Precioso!!! 

 

Pra conhecer ainda mais os projetos desse Espaço de Desenvolvimento Infantil de Sucesso, clique no link abaixo:

http://ediheloisamarinho.blogspot.com.br/
 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

 

Professora Rute Albanita

 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share