A A A C
email
Retornando 48 resultados para o mês de 'Março de 2017'

Quinta-feira, 23/03/2017

Construindo o texto coletivo da EJA Rio

Tags: eja, texto, coletivo.

 

 

Para que fazer o texto coletivo?

Essa proposta nasce da decisão de termos no Encontro de Alunos da EJA Rio uma mostra do trabalho desenvolvido nas escolas sem a necessidade de realizarmos uma seleção das produções dos alunos. Com isso evitamos a competição entre os alunos. Desta forma buscamos manter a coerência entre a prática adotada na EJA, os pressupostos teóricos e os compromissos ético-políticos que fundamentam essa modalidade. Assim, o texto que representa a produção dos alunos é algo que pertence a todos e não apenas a alguns. Com isso todos se fortalecem porque o grupo percebe que, a partir da cooperação, consegue produzir algo maior que a soma do que cada um produz individualmente. Desta forma o texto coletivo é um produto que revela ser o efeito da EJA Rio maior que a soma das partes que a compõe.

 

Texto coletivo dos alunos da EJA Rio 2012

“É na diversidade que se constrói a unidade”

 

Texto coletivo dos alunos da EJA Rio 2013

A Educação de Jovens e Adultos na luta pelo direito a um ambiente e a uma vida saudáveis.

 

Texto coletivo dos alunos da EJA Rio 2014

“Nós como sujeitos ativos e participativos na construção de nossa história:
um por todos e todos por um!”

 

Texto coletivo dos alunos da EJA Rio 2015

O desafio: A violência que afeta a tudo e a todos. 

 

Texto coletivo dos alunos da EJA Rio 2016

O povo precisa elevar sua “voz” não só nas eleições, mas depois delas.

 

 

EQUIPE/GEJA

 

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 22/03/2017

Uma Viagem Ecológica ao Mundo das Maravilhas

Tags: 8ªcre, dengue, unesco.

 

O CIEP Amilcar Cabral é uma das Escolas Associadas da UNESCO. Seguindo o tema que foi escolhido para o ano de 2017, a equipe pedagógica propõe uma viagem que promete muito aprendizado para toda a comunidade escolar.

 

 

A Organização das Nações Unidas proclamou o ano de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. A instituição busca o reconhecimento do grande potencial da indústria do turismo, que responde por cerca de 10% da atividade econômica mundial.

A iniciativa visa contribuir para a luta contra a pobreza e promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural, temas centrais da missão da UNESCO.

 

"Ao designar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, a Assembleia Geral das Nações Unidas enfatizou “a importância do turismo internacional para promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio de várias civilizações, e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz no mundo”.

 

 - Irina Bokova, diretora geral da UNESCO -

 

 

O CIEP Amilcar Cabral faz parte do grupo de escolas associadas da Unesco no Brasil. Em consonância com o tema da instituiçao para 2017, a escola vai desenvolver durante o ano o projeto "Viagem Ecológica ao Mundo das Maravilhas!"

As propostas irão promover a reflexão sobre o turismo no Brasil, em especial na região sudeste, levando à comunidade local a perceber a responsabilidade de cada indivíduo sobre o ambiente em que vivemos.

O turismo sustentável é um tema de grande impacto, pois é preciso conscientizar para estimular novos comportamentos e fortalecer o comprometimento entre todos os envolvidos com o mesmo.

A escola é um espaço privilegiado de discussão e estímulo de novas práticas. Todo o investimento nos alunos pode refletir nas futuras gerações, e é esse o objetivo.

 

 

A Classe Especial, sob a regência da professora Elaine Pereira, também está desenvolvendo atividades sobre o tema. Para falar de turismo, viagem, região sudeste e todos os temas transversais ao projeto anual, a professora planejou atividades com mapas, livros da literatura infantil que abordam o tema e muitas atividades lúdicas e artísticas.

As salas de aula do CIEP Amilcar Cabral estão propondo aos seus alunos a oportunidade de embarcar a cada dia em uma viagem cheia de conhecimentos pelas regiões do Brasil.

Para iniciar essa viagem, no Rio de Janeiro temos uma das festas mais populares do mundo: o Carnaval!

Além de trabalhar o tema e realizar um bailinho na escola, os alunos refletiram sobre a importância de brincar o carnaval com consciência de preservar o ambiente da cidade: não sujar as ruas, usar material reciclado nas fantasias, campanha para não usar penas de animais nos adereços e outros tantos conceitos.

 

 

Em tempos de mobilização contra o Aedes aegypti, o tema continua de forma ainda mais dinâmica.

Um "Mundo de Maravilhas" é um mundo sem doenças causadas por mosquitos! A eliminação dos criadouros é uma responsabilidade de cada cidadão.

No CIEP Amilcar Cabral, a campanha "Aqui Mosquito Não se Cria!" movimentou toda a comunidade escolar. Soluções para o lixo, materiais recicláveis, coleta seletiva e união de forças contra o mosquito foram pauta das atividades. A  "Viagem Ecológica ao Mundo das Maravilhas" está só começando...

Para acompanhar as atividades do CIEP Amilcar Cabral no decorrer do ano letivo, clique AQUI!

 

 

"A UNESCO acredita que o acesso à informação e a compreensão dos fatos são fundamentais para que as mudanças sociais ocorram."

(www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/unesco-resources-in-brazil/media-service/ )

 

 

O Rioeduca parabeniza toda a equipe do CIEP Amilcar Cabral pelo desenvolvimento do projeto. Desejamos que seja um ano letivo de muito sucesso!

 

 

 

 

Sua escola pode ser a próxima a compartilhar experiências aqui.

Entre em contato com o Rioeduca!

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/03/2017

Artigo do Secretário - Educação e Projeto Nacional

Tags: artigos, secretário, educação.

 

 

Educação e projeto nacional

 

César Benjamin

Revista Politika n. 3, março-abril de 2016


1. Os economistas ganharam uma centralidade abusiva no debate contemporâneo, ao mesmo tempo em que sua visão se tornava cada vez mais estreita. Se o território do Brasil fosse outro, nada mudaria nos modelos que usam, pois eles ignoram o espaço. O longo prazo – a verdadeira escala temporal em que as nações se constroem – foi substituído pelo tempo curto das operações financeiras. E as pessoas, quando muito, tornaram-se meros coadjuvantes, na condição de força de trabalho ou de consumidores. É um pensamento pobre, que esquece as múltiplas dimensões da sociedade e destaca apenas o que afeta os negócios.

 

ACESSE AQUI O TEXTO NA ÍNTEGRA


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/03/2017

Carnaval e Artes

Tags: 7ªcre, projetos, artes.

 

Os alunos da Escola Municipal Professora Helena Lopes Abranches e da Escola Municipal Edgard Werneck aprenderam mais sobre o Carnaval no Brasil através de atividades artísticas desenvolvidas pelo professor Alvaro Maciel.

 

Os alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal Professora Helena Lopes Abranches receberam uma visita de um amigo do professor Alvaro: O Zé do Samba! Ele contou um pouco mais sobre a nossa maior festa e ensinou a galerinha a sambar! Zé do Samba foi a grande sensação na escola!

 

O boneco Zé do Samba.

 

   O professor Alvaro Maciel contando histórias com o Zé do Samba.

 

Os alunos do 6º ano da Escola Municipal Professora Helena Lopes Abranches conheceram um pouco mais sobre como é festejado o Carnaval no Rio de Janeiro e no resto do Brasil. Depois de uma conversa bem animada, produziram belíssimas máscaras carnavalescas, numa divertida produção coletiva!

 

                Máscaras produzidas pelos alunos.
 

Outra atividade desenvolvida junto à turma foi a pintura facial e caracterização de Carnaval. Os alunos soltaram a imaginação para produzir as suas princesas, heróis e zumbis.

 

      Desenhos dos alunos reproduzindo pintura facial.
 

Os alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal Edgard Werneck ouviram entusiasmados as estórias sobre o Arlequim, esse personagem fanfarrão dos salões nos carnavais de Veneza. Depois, as crianças produziram lindas imagens inspiradas no nosso personagem.

 

Crianças desenhando o Arlequim.

 

                     Mural coletivo.

 

Informações enviadas pelo professor Alvaro Maciel de Artes Plásticas.

 

 Parabéns à todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

 

 

Contato da E. M. Professora Helena Lopes Abranches :

emabranches@rioeduca.net

Contato da E. M. Edgard Werneck:

emwerneck@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share