A A A C
email
Retornando 48 resultados para o mês de 'Março de 2017'

Sexta-feira, 17/03/2017

Semeando Mudanças - 1ª Edição 2017

Tags: semeando, mudanças, gdta.

 

 

Essa é a 1ª edição de 2017 do periódico Semeando Mudanças, cujo o tema "Aprender a Ser e a Conviver" norteará nossas reflexões.

 

Acesse clicando a imagem

 

Cada ano representa uma nova oportunidade tal qual uma viagem de trem, em que embarcamos cheios de sonhos, planos e esperanças.

Desejamos que para este novo embarque seja possível semear mudanças a partir das reflexões propostas ao longo de 2017 em nossos periódicos.

Nesta edição, sugerimos leituras sobre Aprender a Ser e a Conviver que poderá nos levar a construir um novo olhar sobre as relações sociais

 

 

 

Aproveitem a leitura e participem da nossa pesquisa de opinião, acessando o link abaixo. 

 

PESQUISA - E/SUBG/CRH/GDTA - SEMEANDO MUDANÇAS

 

 

Equipe da E/SUBG/CRH/GDTA


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 17/03/2017

Gaspar Vianna na Luta contra o Aedes

Tags: aedes, mosquito, pse, 5ªcre.

 

O ano de 2017 já começou com uma grande frente de luta contra a proliferação e o controle do mosquito Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor de várias doenças como a Zika, Dengue e Chikungunya. A escola Municipal Gaspar Vianna, entendendo a importância de ações que promovam a prevenção e o controle do mosquito Aedes, entrou nessa campanha e teve o apoio e o engajamento de todos os professores, alunos e comunidade escolar.

 

Várias foram as atividades implementadas pela escola com esse tema. A seguir estão os trabalhos desenvolvidos nesse mês de fevereiro por algumas turmas, mas ressaltamos que nossas ações contra o mosquito Aedes serão desenvolvidas durante todo o ano de 2017.

A turma 1703 fez um treino ortográfico com a professora Renata Barbosa, de Língua Portuguesa, tendo como tema várias dicas para combater a proliferação do mosquito. A turma 1703 participou de um treino ortográfico diferente com dicas de ações para combater as doenças. Enquanto treinavam as questões ortográficas aprendiam cuidados que devemos tomar na nossa residência para vencer essa guerra contra o mosquito. Os alunos deveriam relacionar a ação à figura correspondente e durante a atividade cada aluno contava como sua família tem se esforçado nessa batalha. Confira:

 


 

No dia 13 de fevereiro, a turma 1303, da professora Márcia, realizou várias atividades muito legais: a confecção de um fantoche do mosquito; a turma “curte ou não curte” algumas medidas para evitar a proliferação do mosquito; a turma fez uma paródia com a cantiga de roda "O sapo não lava o pé" com uma letra incentivando o combate e a proliferação do mosquito: "Não a esse mosquito, pois ele não é mais forte que você!"...Veja algumas fotos:

 


 

A turma 1601 colaborou na campanha contra a proliferação do Aedes Aegypti fazendo cartazes informativos, dentro das aulas de Ciências, com a professora Verônica. Os temas desses cartazes foram: as doenças causadas pelo mosquito, seus sintomas e meios de prevenção. Ficou muito legal! Confira:
 


E a Educação Infantil da turminha EI 51, da professora Marize Godinho, não para de aprontar! Na semana de combate ao mosquito Aedes, realizou várias atividades especiais:

 



Olha os nossos Caçadores de Mosquito! Parabéns!

 


 

A turma da classe especial da Professora Priscilla Rossi também já entrou nessa onda. Os alunos e a professora já estão participando ativamente dessa campanha “Aqui mosquito nao se cria, aprendendo como combater a proliferação do mosquito.” Olha só:

 

Parabéns pela dedicação e comprometimento de todos os envolvidos nesse trabalho de excelência da Escola Gaspar Vianna!


Para saber mais:

Aedes aegypti


Fonte: http://aquimosquitonaosecria.prefeitura.rio/

Sobre a escola:

E.M. 05.14.023 Gaspar Vianna
Diretor(a): Viviane Pinheiro Bianchi
Rua Heron Domingues 122, Irajá
E-mail: emvianna@rioeduca.net
Tels: 3372-5041 / 3372-5665
Blog: http://emgasparvianna.blogspot.com.br/

 

 

Gostou da publicação dessa escola? Envie a atividade/projeto da sua escola para o Rioeducador da sua CRE, para compartilharmos as práticas exitosas na nossa rede municipal de ensino. Clique AQUI para saber qual é o Rioeducador da sua CRE. E não esqueça de deixar o seu comentário!

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 17/03/2017

Editais SMEEL Nº 06 e 07 - Referendo

Tags: do, coordenador, edital.

 

Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer

 

Atos do Secretário

 

EDITAL SMEEL N.º 06, DE 16 DE MARÇO DE 2017. (PUBLICADO NO DO DE 17/03/2017)

 

Torna público, o adiamento da data de divulgação do resultado do processo de seleção de candidatos ao Cargo Comissionado de Coordenador I das Coordenadorias Regionais de Educação, em que haja vacância, a que se reportam o item 10 e subitem 11.4 do Edital SMEEL n.º 03, de 20 de fevereiro de 2017.

 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, tendo em vista as disposições contidas no art. 14 da Resolução SMEEL n.º 06, de 17 de fevereiro de 2017, torna público que fica adiado sine die o resultado do processo de seleção de candidatos ao Cargo Comissionado de Coordenador I das Coordenadorias Regionais de Educação, em que haja vacância, a que se reportam o item 10 e subitem 11.4 do Edital SMEEL n.º 03, de 20 de fevereiro de 2017.

 

1. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

 


Rio de Janeiro, 16 de março de 2017.
CESAR DE QUEIROZ BENJAMIN

 

_______________________________________________________________

 

 

EDITAL SMEEL N.º 07, DE 16 DE MARÇO DE 2017. (PUBLICADO NO DO DE 17/03/2017)

 

Dispõe sobre a apresentação do Plano de Gestão, a ser feita pelo Coordenador Regional de Educação, com vista à avaliação a ser realizada pelos Diretores das Unidades Escolares da respectiva Coordenadoria Regional de Educação, consonante com o disposto na alínea “c” do art. 9.º da Resolução SMEEL n.º 06, de 17 de fevereiro de 2017, com o subitem 9.7. do Edital SMEEL n.º 02 e com o Edital SMEEL n.º 05, datados de 20 de fevereiro de 2017 e de 10 de março de 2017, respectivamente.

 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, tendo em vista o disposto na alínea “c” do art. 9.º da Resolução SMEEL n.º 06, de 17 de fevereiro de 2017, no subitem 9.7. do Edital SMEEL n.º 02, de 20 de fevereiro de 2017 e considerando o resultado da avaliação, pela Banca Técnica, dos atuais ocupantes de Cargos Comissionados de Coordenador I a que se reporta o item 1 do Edital SMEEL n.º 05, de 10 de março de 2017, torna público os locais em que serão realizados essa segunda etapa e os procedimentos a serem observados.

 

1. Ficam definidos para a apresentação do Plano de Gestão aos Diretores das Unidades Escolares, com vista à respectiva avaliação, os locais a seguir:

 

2. Dos procedimentos concernentes à apresentação do Plano de Gestão aos Diretores das Unidades Escolares

2.1. A apresentação do Plano de Gestão, pelos atuais Coordenadores Regionais de Educação, será conduzida pela Comissão Organizadora de cada E/CRE.

2.2. À Comissão caberá providenciar lista de frequência dos Diretores das Unidades Escolares e, em caso de impedimentos legais, dos Diretores Adjuntos, cuja assinatura será consignada anteriormente à colocação do formulário de avaliação na urna.

2.3. O referido formulário será entregue a cada Diretor quando do seu ingresso no espaço destinado à apresentação.

 

3. Da Apresentação

3.1. A apresentação não será aberta ao público, só podendo assistir aqueles que participarão da avaliação.

3.2. A apresentação não será aberta a perguntas e terá o tempo máximo de duração de 30 minutos.

3.3. Para apresentação do Plano de Gestão serão disponibilizados computador e datashow.

 

4. Dos Procedimentos Relativos aos Formulários de Avaliação

4.1. Caberá ao Diretor avaliar o desempenho do ocupante do Cargo Comissionado de Coordenador I, atribuindo pontuação de 1 (um) a 5 (cinco) para cada item, cabendo a pontuação máxima quando o aspecto estiver plenamente atendido e deixando de pontuar se o aspecto não tiver sido atendido.

4.2. Os procedimentos a serem ultimados pela Comissão Organizadora, desde a colocação de todos os formulários de avaliação na urna até seu fechamento com o respectivo lacre, serão acompanhados por 3 (três) Diretores a serem indicados, dentre os presentes, no momento anterior à apresentação do Plano Gestão, os quais deverão permanecer até a lavratura de Ata dando por concluído o Evento, das quais constarão as assinaturas desses Dirigentes.

 

5. Da Apuração

5.1. A apuração dos resultados de que trata este Edital será realizada pela Comissão Organizadora e acompanhada pelos 3 (três) Dirigentes mencionados no item 4.2, tendo como cálculo da pontuação a ser conferida ao Coordenador I pelos Diretores, levará em conta o somatório dos pontos atribuídos pelos referidos avaliadores, de forma individualizada, na análise de cada aspecto, desprezando-se, sempre, os extremos, ou seja, o maior e o menor números indicativos dos pontos atribuídos em cada item examinado.

5.2. A referida apuração, a ser lavrada em Ata, levará em conta o número de formulários de avaliação preenchidos, independente do universo de dirigentes de Unidades Escolares da E/CRE.

 

6. Do Resultado

6.1. Será publicado em Diário Oficial, no dia 27/03/2017, Edital com resultado da avaliação realizada nessa segunda etapa indicando a pontuação obtida por cada Coordenador I.

 

7. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

 


Rio de Janeiro, 16 de março de 2017.
CESAR DE QUEIROZ BENJAMIN


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 16/03/2017

“Aqui mosquito não se cria” na Profº Carneiro Ribeiro

Tags: aedes, mosquito, pse.

 

A Escola Municipal Professor Carneiro Ribeiro abraçou a campanha “Aqui mosquito não se cria” - Mobilização contra a tríplica epidemia de arboviroses (Dengue, Zika e Chikunguya), desenvolvendo o projeto na perspectiva de um processo dialógico, de formação e de transformação a partir da aquisição de conhecimentos, da discussão dos temas e subtemas, levando ao desenvolvimento de competências, habilidades e formação de valores.

 

 

O objetivo foi o de levar para além dos muros da escola o projeto desenvolvido, como alicerce para uma proposta de conscientização dos alunos, mas também uma proposta solidária de conscientização da população de que todos somos responsáveis e agentes para eliminação de criadouros em nossa própria residência e entornos.

As professoras Tatiana (T.1101), Roberta (T.1201), Simone (T.1301 e T.1303), Eliane (T.1302), Cristiane (T.1303), Ana Paula (T.1401 e T.1403), Carla (T. 1402), Vanessa (T.1501 e T.1503), Aline (T.1502), Patricia (T. 1601 e T.1602), com a Coordenação Pedagógica e Professora da Sala de Leitura, Lícia Carmem, trabalharam com pesquisas na internet, com a leitura e discussão sobre reportagens de vários jornais impressos, assistiram vídeos informativos para embasamento e desenvolveram conversas informais.

 

 


As ações de produção de materias informativos como a confecção de cartazes, de murais, mosquitos de sucata e prospectos informativos para serem distribuídos à comunidade local, gerou uma grande mobilização de alunos, professores, funcionários e Equipe Gestora em um grande movimento interno.
 


 

“A música hoje em dia tem sido reconhecida como parte fundamental da história da civilização e também, depois de tanto tempo, como ferramenta para o desenvolvimento de inúmeras capacidades humanas, entre elas, o autoconhecimento e a auto expressão.”

Segundo Sekeff, (2007, p.45): A música rítmica dá ao educando o sentido e a emoção do movimento, ampliando sua concepção de mundo. 

Considerando a importância das diferentes formas de expressão por parte dos alunos, as professoras desenvolveram junto com as turmas um rap/paródia sobre como combater o mosquito. A culminância do projeto desenvolvido na Escola Municipal Professor Carneiro Ribeiro se deu com uma caminhada pelo entorno, com a distribuição dos prospectos produzidos pelos alunos com as ações de combate ao mosquito da Dengue para à população local e uma exposição permanente de murais na escola.

 

 

Dengue, chikungunya e zika são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Embora apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou manchas vermelhas pelo corpo), há alguns sintomas marcantes que diferem as enfermidades. A Fiocruz esclarece essas diferenças em suas produções e é um referencial em questões de saúde pública.

Para saber mais acesse o link: http://www.brasil.gov.br/saude/2016/01/saiba-mais-sobre-dengue-chikungunya-e-zika

 

 

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, fala sobre as experiências educativas e como contribuem amplamente para o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: seu caráter formador. A unidade escolar desenvolveu seu projeto visando a construção de valores, a mudança de hábitos com a intenção de transformações nas atitudes, na construção de uma identidade coletiva de forma que todos possam contribuir de modo individual e coletivo.

 

 


Parabéns à Escola pelo Projeto desenvolvido!

 

 

Escola Municipal Professor Carneiro Ribeiro
Rua Professor Lacê nº 157 Ramos
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 2562 3957
Gestoras: Claudia de Moraes Goldbach e Elaine Tavares Vieira Soares
Coordenadora Pedagógica: Lícia Carmem Reis Cruz de Campos.

 

 

 


 


   
           



Yammer Share