A A A C
email
Retornando 74 resultados para o mês de 'Abril de 2011'

Sábado, 09/04/2011

Rioeducadores de Luto

Tags: rioeduca.

Não dá pra medir a dor, não dá pra medir a perda, não dá pra medir o desespero... Mas é neste momento que, como Fênix, precisamos encontrar forças pra renascer das cinzas... Receber e distribuir forças... Engolir a tristeza, juntar os pedaços, pois muitos ainda precisam de nós. Precisamos acalmar cada coração contrito, inclusive o nosso.


Em vez de buscar motivos que tentem explicar o inexplicável, ou antes que tomemos qualquer outra atitude pungente que nos traga ainda mais dor e sofrimento, o que mais necessitamos neste momento é de união e de solidariedade. E que assim mostremos ao mundo que somos uma REDE, cuja trama, apesar de tamanha complexidade e extensão, é tecida por fios fortes e um ponto em comum: guiar os caminhos dos que nos são confiados, fazendo o melhor que podemos para torná-los cidadãos de bem.


Somos uma rede... Pescamos sonhos... E sonhamos!
 


   
           



Yammer Share

Sábado, 09/04/2011

PET ALZIRA ARAÚJO – BLOG 9ª CRE

Tags: 9ªcre, blogsdeescolas.

 

O Pólo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo (9ª CRE) é uma Unidade Educacional, supervisionada pelo Programa de Extensão Educacional, que atende prioritariamente alunos matriculados na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas tendo o Trabalho como princípio educativo.

 

 

Sobre as Oficinas


Prezados Internautas, em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem. O conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a ideia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação. Juntos queremos, nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade. É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e iniciamos nossas atividades em 2011. Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme.

 

Grafismo

 

Contribuir na formação plena do aluno através da observação critica, para a valorização e compreensão dos ciclos de transformação dos materiais gerindo nos mesmos o desejo de tornarem-se agentes protetores dos tesouros de nosso planeta Terras. Continua...

 

Jornal Escolar

 

O Jornal Escolar é uma oficina onde são desenvolvidas atividades de leitura, tais como: pesquisas em periódicos, jornais online, artigos diversos, reportagens, proporcionando o desenvolvimento intelectual, através da elaboração de pauta jornalística, que é a discussão e seleção dos temas de cada edição produzida na oficina. Sendo enfatizados temas atuais, tais como: Ano Internacional das Florestas, da Química e dos Povos Afrodescendentes. Além de focar temas de saúde, como a Dengue e a dependência química.


A vida e obra de Lima Barreto são pesquisadas e relembradas pelos editores e redatores do Jornal Fatos e Boatos do PET Alzira Araújo.


O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade. Continua...

 

 

Informática Educativa

 

 

A Informática Educativa privilegia a utilização do computador como a ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas. Continua...

 

Rádio Escolar

 

A oficina Rádio Escolar conhecida como “Rádio Sintonia do Alzira” é desenvolvida com atividades onde a ferramenta motivadora das ações pedagógicas é a Mídia Rádio.


Essa oficina utiliza a leitura e a escrita, para proporcionar o desenvolvimento da criatividade através da elaboração de pauta de programações onde são discutidas, de forma crítica, as questões que surgem no dia a dia. Sendo enfatizados temas atuais, tais... Continua...


 

Alimentação Saudável

 

Essa oficina tem papel de destaque, pois permite que a criança traga as suas experiências particulares e exercite uma experiência concreta. Além disso, a alimentação é essencial para o bom desenvolvimento das crianças; dessa forma o estímulo da alimentação saudável irá propiciar um excelente desenvolvimento físico e mental. Continua...

 

 

Meio Ambiente

 

Esse projeto tem como finalidade servir como um núcleo de debates e pesquisas, onde a questão ambiental é examinada pela ótica das mútuas interações aluno-natureza-sociedade. Continua...

 

 

Promoção de Saúde e Prevenção as Drogas

 

A proposta da referida Oficina é de desenvolvimento de ações de Promoção de Saúde com enfoque em “educação sobre drogas”, bem como o desenvolvimento de uma consciência política e cidadã, comprometida com a melhoria da qualidade de vida, pois acreditamos que formas mais eficaz de enfrentamento desse complexo fenômeno podem ser realizadas a partir da redução da ignorância. Além da temática das Drogas, outros assuntos serão abordados tais como reflexões sobre Identidade, Sexualidade e Trabalho. Continua...

 

 

Reciclagem Ligada ao Meio Ambiente

 

O papel desde a sua origem até hoje vem sendo utilizado para diversas finalidades. Devido ao seu indiscriminado e sua escassez, levou ao estudo da reciclagem. Com isso, os papéis e papelões são reciclados para serem reutilizados, com finalidade de preservar o meio ambiente (as nossas florestas e Mata Atlântica) e consequentemente com a reciclagem diminui-se a quantidade de energia utilizada. Com o intuito de incentivar novas técnicas e pesquisas na arte de reciclagem de papéis e papelões. Continua...

 

 

Este conteúdo foi retirado do blog do PET Alzira Araújo. Para acompanhar as oficinas do PET e seguir este blog

clique  http://pet-alzira-araujo.blogspot.com/

 

 

Seguindo o exemplo da Rioeducadora Ivanise Meyer em seu recadinho...

Se você quer divulgar seu projeto ou blog,  envie por e-mail (conte um pouco da história do projeto, envie fotos, slides ou vídeos) para que possamos publicar aqui no portal Rioeduca.

Cada uma das CREs têm um rioeducador representante. Clique aqui para descobrir nossos e-mails. 

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 08/04/2011

Concurso de imagem e slogans sobre Grêmio Estudantil é aberto a todos os alunos

Tags: 10ªcre.

 

Todos os alunos da rede pública municipal de ensino do Rio poderão participar do Concurso de Imagens e Slogans para divulgação da eleição do Grêmio Estudantil - 2011, que receberá os trabalhos nas CREs (Coordenadorias regionais de Educação) até 15 de abril.

Conforme regulamento publicado pela Secretaria Municipal de Educação, nesta quarta-feira, dia 6, no Diário Oficial do Município, a imagem visa divulgar à população carioca o período da eleição do Grêmio nas escolas municipais, e o slogan deve destacar a importância de sua representatividade.

Entre outros detalhes para orientação dos interessados, é explicado que as imagens devem ser entregues em folha de 43cm x 29cm.
 

(Diário Oficial do Município, 06 de abril de 2011)


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 08/04/2011

E.M. Dr. Hélio Pellegrino, uma escola muito especial

Tags: 10ªcre.

 

Ainda estou de férias. Nada mais justo, já que trabalhei direto nos meses de janeiro e fevereiro. Enquanto descanso, recarrego as baterias e coleto pérolas e flores.


Chego bem cedo da corridinha matinal pelas ruas de Santa Cruz. Banho tomado e café idem vou conferir a minha caixa de correio do Rioeduca.


São mensagens diversas. É uma professora pedindo para fazer a correção do seu nome e outra solicitando informações sobre postagem no “Tecendo Ideias”. Planilha para ser preenchida e reenviada à gerência do Programa Rioeduca, uma diretora que pede para que seja feita a inclusão do blog da creche na plataforma, e assuntos do gênero.
Um e-mail em especial, me chama a atenção. Foi enviado pela professora Tatiane Cunha, da Escola Especial Municipal Dr. Hélio Pellegrino, que solicita orientação para a construção de um blog.


Escreve a Tatiane Cunha:
Estou muito interessada em criar um blog da minha turma, relatando um pouco do trabalho realizado na escola especial com os alunos. Estou desenvolvendo um projeto relacionado ao trabalho de teatro e artes com sete alunos. No dia 26/04 estaremos realizando uma excursão ao MAM - Museu de Arte Morderna - onde iremos realizar uma visita Território Descoberto.
Estou trabalhando em sala de aula com o tema da 29ª Bienal de São Paulo com os alunos que tem como título: "Um copo de mar para um homem navegar!" do poeta Alagoano Jorge de Lima. Convido você a navegar nesse mar de possibilidades?

Se possível gostaria de orientação para elaboração do blog.
Um abraço fraterno, Professora Tatiane Cunha

 

São 9 horas da manhã, e constato que o e-mail foi enviado às 4 horas da madrugada, o que vou confirmar com a Tatiane no encontro que tivemos na escola.


 

 

Hélio Pellegrino, psicanalista, escritor e poeta brasileiro

PATRONO DA ESCOLA 


Entro pelo portão de acesso dos automóveis e tenho encontro com a diretora Antonia da Silva Muller, que está falando ao telefone. Logo em seguida fico sabendo da sua preocupação em acompanhar o desenrolar da internação hospitalar de um dos alunos da escola.


A Escola Especial Municipal Dr. Hélio Pellegrino fica situada na Rua Felipe Cardoso, centro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e é uma daquelas unidades construídas na década de 1980, em concreto armado pré-moldado, pela Gerência de Fabricação de Equipamentos Urbanos da Riocop.


É um ambiente acolhedor, muito bem conservado, arborizado, e apropriado para receber alunos portadores de múltiplas deficiências. Todas as salas, refeitório e banheiros estão adaptados para alunos cadeirantes, além disso, verifico o cuidado carinhoso de cada professor na organização dos murais e manutenção do mobiliário e dos equipamentos utilizados pelos alunos.
 

Antonia da Silva Muller (na foto acima à esquerda), diretora, e Maria Alice Leite de Moraes, adjunta, são muito receptivas e atenciosas, mesmo diante de todo burburinho normal das escolas, além da entrada e saída constante de professores, funcionários e dos responsáveis que acompanham o dia a dia de alguns alunos especiais, do censo escolar presencial, que estava sendo realizado naquele dia e da visita de professoras vindas do Instituto Helena Antipoff para realizar oficinas de música, artes cênicas e artes plásticas com algumas turmas do primeiro turno.

 


 

Na sala especial da professora Tatiane Cunha (foto acima) , o ambiente e de animação. Os alunos Lucas, Higor, Rodrigo, Peter, Viviane, Gabriel, Denise e Tatiane, já estão devidamente caracterizados para o início da oficina de artes cênicas, sob a orientação da professora do Instituto Helena Antipoff.

Aproveito para conversar com a Tatiane Cunha, que fala entusiasmada sobre o poeta e médico alagoano, Jorge de Lima, cuja frase “Há sempre um copo de mar para o homem navegar”, escolhida para ilustrar o pôster da 29ª Bienal de São Paulo, 2010, tem inspirado o seu trabalho com a turma e também sobre as atividades que pretende desenvolver com os seus alunos, incluindo visita ao Museu de Arte Moderna e também a uma exposição de caricaturas que está sendo apresentada no shopping de Santa Cruz.

 

 

Tatiane Cunha faz questão de registrar todo o seu trabalho pedagógico, o que é muito bom. Vai mostrando fotos e videoclipes dos seus alunos em atividade e explicando como pretende construir o blog.
 

Acompanho também a oficina de música com os alunos da Educação Infantil do primeiro turno, alguns que apresentam múltiplas deficiências integrados com outros que não apresentam nenhum tipo de deficiência.
Pergunto à diretora Antonia Muller como se dá o relacionamento entre eles, e ela responde emocionada que todos se dão maravilhosamente bem. “É uma amizade carinhosa. Aquelas crianças ditas “normais” cuidam muito bem dos seus coleguinhas que apresentam deficiências.”
Conheço o refeitório, converso com as merendeiras e com alguns pais que estão a postos, ajudando a servir o almoço para seus filhos (fotos).


 

“Os pais dos alunos que apresentam múltiplas deficiências, permanecem na escola para ajudarem seus filhos, na locomoção, nas refeições, na troca de fraldas ou roupas, ou em outras eventualidades”, declara a diretora Antonia.
Em companhia da diretora adjunta Maria Alice, conheço toda a escola Dr. Hélio Pellegrino e sou apresentado a cada um dos professores e funcionários. Como disse a professora Antonia da Silva Muller, “todos precisam ter “um quê a mais” para cuidar daquelas crianças que são realmente especiais.

 

Professora Márcia, de Educação Física, ensinando os

alunos a jogar boliche.

 

A Escola Municipal Dr. Hélio Pellegrino é uma unidade escolar muito especial, porque é dirigida de forma competente por uma equipe com características bem peculiares, que conta com profissionais preparados e compromissados para lidar com alunos que requerem acompanhamento individualizado, pressupondo muito mais atenção, carinho e dedicação.


Parabéns à direção, professores e funcionários da Escola Especial Municipal Dr. Hélio Pellegrino.


   
           



Yammer Share