A A A C
email
Retornando 74 resultados para o mês de 'Abril de 2011'

Quarta-feira, 13/04/2011

Quer divulgar seu trabalho? Crie um blog.

Tags: 3ªcre, blogs, rioeducainforma.

Este é para você que conheceu o Rioeduca agora e está bastante interessado em tudo que está acontecendo nas escolas municipais. Temos certeza de que você também tem muita coisa boa para mostrar. Que tal botar a mão na massa e fazer o seu blog?

No post O QUE É UM BLOG… publicado pela Therezinha de Jesus, diretora da Escola Municipal Mourão Filho, você poderá obter informações técnicas. O blog é uma ferramenta da Web 2.0 que pode ser usada por qualquer pessoa para divulgar suas ideias, seus trabalhos e pensamentos.


Como podemos ver nessa definição retirada do curso FCTEWeb da CEDERJ, é uma ótima ferramenta para o professor interagir com seu grupamento ou da escola para divulgação de seus projetos.

 

Sabemos que você e sua escola fazem projetos e atividades incríveis, então divulgue. Aproveite as dicas acima ou entre no GOOGLE e descubra como ter o seu blog em poucos minutos.

 

Mesmo se ainda não se achar seguro para ter seu próprio blog, divulgue seu trabalho através do blog Rioeduca. Entre em contato com o representante da sua CRE ( veja na página Sobre Nós ). Na 3ª CRE, estou à disposição pelo e-mail angela.freitas@rioeduca.net ou twitter @angeladario.

Estamos aguardando.


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 13/04/2011

MOVIMENTOS - Blog de atividades de Educação Infantil

Tags: 1ªcre, blogsderioeducadores.

 

 

 

 

O blog educacional http://meusmovimentos.blogspot.com/criado pela Professora Elizabeth Lopes  é um encanto!

 

Nesse cantinho todo especial, ela compartilha com os educadores, as experiências que vivencia com os alunos da turminha de Educação Infantil.

 

A professora confessa que é super fã de blogs educacionais, e que os utiliza para aprimorar conhecimentos e compartilhar com os demais colegas.

 

 

 

http://meusmovimentos.blogspot.com/ é um blog atraente que certamente será útil para professores que trabalham com Educação Infantil. Os temas abordados são atuais e interessantes e estimulam a participação e criatividade dos pequenos. Vale conferir!

Agora, convido você a se movimentar!! Clique no link abaixo, siga e aprecie os belos projetos, elaborados carinhosamente pela Professora Elizabeth...

 

http://meusmovimentos.blogspot.com/


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 13/04/2011

Tudo azul na Escola Municipal Júlio Cesário de Mello

Tags: 10ªcre.

      

 

 

É segunda-feira, penúltimo dia das minhas prolongadas férias. Vou até a 10ª Coordenadoria Regional de Educação e dou uma rápida passada na Escola Municipal Bento do Amaral Coutinho, antes de seguir para a Escola Municipal Júlio Cesário de Mello, que fica ao lado do conjunto habitacional Nova Sepetiba.


São onze horas da manhã, e o prédio da escola, pintado com a cor oficial da prefeitura, se confunde com o azul do céu, trazendo a lembrança poética de Yuri Gagarin, que, exatamente há meio século, no dia 12 de outubro de 1961, teria dito “A Terra é azul” a bordo da nave Vostok 1.


A Escola Municipal Júlio Cesário de Mello é azul, e tal como diria Kandinsky, é a cor que conduz o ser humano para o infinito, despertando nele o desejo de pureza, que no caso da escola poderia ser compreendido como a busca e manutenção da integridade e retidão de propósitos e metas traçados pelo Projeto Político Pedagógico, que se propõe também à recuperar a autoestima de todos que trabalham e estudam ali.


“Tudo azul” na Escola Municipal Júlio Cesário de Mello, porque está “tudo em ordem, tudo em paz”, mesmo sendo uma unidade escolar localizada no estigmatizado conjunto habitacional Nova Sepetiba, onde vivem, no mínimo 40 mil pessoas, e tendo a escola mais de 1.500 alunos, distribuídos em 54 turmas, desde a Educação Infantil até o 5º ano, além de classe especial e Sala de Recursos Multifuncionais, bem como diversos projetos em andamento.


 

 

Simone, diretora da E.M. Júlio Cesário de Mello

 

A diretora, Simone de Souza Ferreira, é daquelas profissionais preparadas para atuar com vigor, determinação, entusiasmo, força de vontade, e ao mesmo tempo, com extraordinária sensibilidade, e disposição especial para compreender o outro, mantendo a interlocução permanente com todos em busca do interesse coletivo e do bem-estar do grupo que lidera.


A Escola Júlio Cesário de Mello tem mais de 60 anos. Foi fundada no dia 7 de maio de 1949, ainda sob à denominação de Escola Rural 11 “Vinte e Nove de Outubro”, conforme consta da ata lavrada em livro próprio, guardada como uma das relíquias documentais pela diretora.

 

 

 

É provável que a designação em homenagem ao senador e médico sanitarista Júlio Cesário de Mello tenha ocorrido em 1953 ou 1954, após o seu falecimento, pois já na documentação de 1955, aparece a nova denominação.
 

 

 

 

 

 

Retrato do médico sanitarista e senador Júlio Cesário de Mello, PATRONO DA ESCOLA

 

Simone de Souza Ferreira é diretora e acumula também a função de professora responsável pela Sala de Leitura, tendo como sua adjunta a professora Viviane de Souza e como coordenadora pedagógica Karla Monike Moreira, contando com a professora Márcia Adriana de Almeida, em apoio à direção. São 46 professores, e a diretora conhece muito bem cada um deles, sabe onde moram, acompanha diariamente o trabalho do grupo, e é capaz de falar sobre as características e interesses individuais de todos.
 

Da esquerda para a direita: Isaura,professora da Classe Especial; Renata, Letícia, Luciana, Daniela (Educação Infantil) e Simone, diretora da Escola Municipal Júlio Cesário de Mello.

 

Como tenho feito sempre em todas as visitas, percorro as dependências da Escola Júlio Cesário de Melo em companhia da diretora Simone Ferreira. O prédio foi construído em cima de um platô, e se destaca com certa imponência para quem o avista, transitando pela estrada de Sepetiba.
 

Viviane de Souza (em pé) diretora adjunta e Simone, diretorada E.M. Júlio Cesário de Mello.

 

As salas são bem cuidadas, o auditório está bem arrumado e climatizado, os professores podem se acomodar com certo conforto em sua sala, para reuniões e intervalo entre os turnos, e a escola possui também quadra esportiva, laboratório de informática e salas especiais para oficinas de dança, artes cênicas e letramento.Conheço também a horta que vai sendo preparada no programa “Mais Educação” e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, onde a Rosane da Costa Cardoso, fala sobre os jogos de recreação e produção de objetos a partir de sucata.


 

Rosane da Costa Cardoso do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, no auditório da E.M.Júlio Cesário de Mello

 

Nas salas de aulas é possível ver o trabalho já iniciado dos professores objetivando preparar os seus alunos para a prova de leitura e de redação. Há frases e bilhetes que foram elaborados pelas crianças a partir da leitura orientada pelos professores.
A dedicação do grupo foi recompensada nas últimas avaliações do IDEB, pois a Escola Municipal Júlio Cesário de Mello conseguiu superar as metas previstas e todos os professores puderam receber o 14% salário. “Foi muito bom para a autoestima do grupo”, declarou a diretora Simone de Souza Ferreira.

 

 

Professora Alessandra Cristina Rodrigues, do Realfabetização (à esquerda) com  a diretora da E.M Júlio Cesário de Mello, Simone de Souza Ferreira.

 

É perceptível o olhar atencioso e o respeito que toda a equipe da direção tem em relação aos funcionários, professores e alunos. Não resta a menor dúvida de que a capacidade que a diretora Simone tem para compartilhar com afetividade os sentimentos e emoções de cada componente da Escola Municipal Júlio Cesario de Mello, desde os alunos, funcionários, professores até os demais colegas da direção, é o que tem contribuído para coesão solidária daquele grupo tão atuante na 10ª Coordenadoria Regional de Educação.


Sinvaldo do Nascimento Souza
Professor Representante da 10ª CRE no Rioeduca


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/04/2011

Um amigo muito especial!

Tags: 2ª, cre, blogsdeescolas.

 

Estamos chegando perto das nossas provas bimestrais. Este ano nossos alunos além de fazerem as provas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, também farão uma avaliação de Produção de Texto, na qual terão que escrever um carta.

 

Porque toquei nesse assunto? Bem, pelas minhas andanças nos blogs de nossas escolas, encontrei uma postagem muito interessante no blog da E.M. Francisco de Paula Brito. Ela mostra que seus alunos já devem estar afiados para a prova. Vamos ver?

 

 

Overlac Menezes

 

Esse simpático senhor de belos cabelos brancos na foto abaixo é um grande amigo da nossa escola: Overlac Menezes. Ele criou um livro com cartas que escreveu e recebeu durante muito tempo.


Há um mês atrás, esteve em nossa escola para mostrar o seu livro e incentivar nossos alunos a escrever e mandar cartas, pois hoje em dia, com a internet, as pessoas quase não escrevem mais.


Overlac propôs aos alunos que escrevessem cartas para Deus. E eles escreveram. Como nosso amigo mora longe, em Rezende, escreveram para ele, que fez questão de voltar para conversar novamente com os alunos.


Nas fotos abaixo, Overlac aparece vendo um painel feito com as produções dos alunos muito emocionado!

 

 

Na próxima foto, duas alunas entregam uma homenagem feita pela turma 1503.

 

 

Nós todos também nos emocionamos muito com sua presença na nossa escola. Ele é, realmente, um amigo muito especial!!!!

 

Visitem o blog da E.M. Francisco de Paula Brito http://franciscodepaulabrito.blogspot.com


   
           



Yammer Share

Postado por Fatima Costa Ver Comentários (2)