A A A C
email
Retornando 74 resultados para o mês de 'Abril de 2011'

Quarta-feira, 27/04/2011

E.M. Professor Coqueiro, sintonia de ideias, concretização de ideais

Tags: 10ªcre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retrato do Patrono da E.M. Professor Coqueiro

 

No estudo da álgebra, que foi uma das especialidades do professor João Antonio Coqueiro, Patrono da ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR COQUEIRO, “ideal” é um subanel de um anel fechado em relação à subtração e à multiplicação por um elemento qualquer do anel.


Significa o mesmo que dizer que se trata de um 'conjunto', que, munido das mesmas operações do anel, constitui também um anel.


Entendendo cada aluno, professor, funcionário ou membro da comunidade escolar da área de entorno da Escola Municipal Professor Coqueiro, como elo de uma corrente, podemos melhor compreender o sentido de união e comunhão de ideias que torna o grupo da escola Coqueiro tão unido e coeso nas suas relações profissionais, sociais, educacionais e culturais, como tão bem definiu a coordenadora pedagógica, professora Carla Lins Silva Castro.


A Escola Municipal Professor Coqueiro vai completar 54 anos no dia 12 de outubro. Conforme placa de bronze da inauguração, as obras de construção do prédio tiveram início no governo do prefeito João Carlos Vital e foram concluídas na administração do prefeito Francisco Negrão de Lima, sendo secretário de Educação e Cultura, o Dr. Nilo Romero.

 
É uma das maiores escolas da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, e além do prédio central, já no estilo de arquitetura modernista, com amplas rampas de acesso para as salas do segundo e terceiro pavimentos, foram construídos mais dois anexos, com banheiros e salas térreas para as turmas da Educação Infantil e quadra esportiva coberta, dotada de palco em concreto armado para a apresentação de trabalhos coletivos em dias de festas ou comemorações.


Localizada na principal rua do bairro de Santa Cruz, a Felipe Cardoso, a Escola Municipal Professor Coqueiro fica no mesmo terreno onde se encontram também as escolas André Vidal de Negreiros e Hélio Pellegrino. A escola se destaca de forma imponente, tanto pela dimensão do prédio, quanto pela sua posição em parte bem mais elevada do terreno em relação ao nível da rua. Das salas mais altas é possível ter uma visão panorâmica de toda a área de entorno, incluindo a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, que foi construída poucos anos depois da inauguração da escola.


 

Professor Ulisses, de Educação Física, com alunos do Programa Mais Educação. Ao fundo, no centro da foto, a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída três anos após a inauguração da E.M. Professor Coqueiro.

 

Se o prédio da Escola Municipal Professor Coqueiro é uma referência arquitetônica, o trabalho desenvolvido pela equipe da direção e professores merece nota de destaque, em razão da sua dedicação, comprometimento e profissionalismo.


Chego à Escola Municipal Professor Coqueiro por volta das 12 horas. Algumas turmas ainda estão se dirigindo ao refeitório e outras indo para as salas. Enquanto aguardo a diretora adjunta Nanci e a coordenadora pedagógica Carla, dou uma passada para conhecer os murais que foram organizados pelos alunos das diversas turmas sob a supervisão dos professores.


 

Carla, coordenadora pedagógica (à esquerda) e Sandra, professora da Sala de Leitura

 

Carla explica depois que, em razão do grande número de turmas, os murais que estão na área central do pátio são montados em rodízio, para que todos possam ter a oportunidade de apresentarem seus trabalhos durante o decorrer do ano letivo. Todos são muito lindos!


Em conversa com a diretora adjunta Nanci de Lourdes Nunes, e com a coordenadora pedagógica Carla Lins Silva Castro fico sabendo um pouco sobre os estudos e início da vida profissional de cada uma. Ambas estudaram em escolas públicas, concluíram o curso normal e começaram a lecionar após se casarem.


 

Nanci (à esquerda), diretora adjunta, Carla, coordenadora pedagógica e Maria Helena, apoio à direção.

 

Carla já começou com turmas especiais. Precisou fazer cursos, oficinas e capacitações no Instituto Helena Antipoff, para melhor compreender os seus alunos e realizar um trabalho voltado para a inclusão. Também deu aulas na Escola Municipal Pestalozzi, e mesmo agora que está ocupando a função de coordenadora pedagógica, continua com uma turma do PEJA na Escola Professor Coqueiro.

 

Professora Jandira, com a sua turma do 2º ano da E.M. Prof. Coqueiro

 


A Escola Municipal Professor Coqueiro é uma fonte abundante de excelentes projetos. A coordenadora pedagógica vai repassando tudo o que vem sendo planejado coletivamente pela equipe da direção com os professores, com a programação mais ou menos definida até o final do ano.

Alunos das turmas de Educação Infantil do 2º turno em direção ao refeitório para a merenda.

 

Cada encerramento de bimestre tem uma culminância especial na Escola Municipal Professor Coqueiro. Para o início do mês de maio, tendo em vista a realização das primeiras provas bimestrais enviadas pelo nível central da Secretaria Municipal de Educação, no final de abril, a escola programou uma semana inteira dedicada à Língua Portuguesa, com exposições e dramatizações, além da festa comemorativa do “Dia das Mães”, com canções da Música Popular Brasileira e lanche que será oferecido às mães.

 

 

Professora Claudia com alunos de quatro anos, da sua turma de Educação Infantil 23

O Projeto Político Pedagógico da E.M. Professor Coqueiro deste ano letivo de 2011, intitulado “Música que canta e encanta”, tem como um dos seus principais objetivos, contar a história musical para os alunos, propondo atividades culturais, como dramatizações, interpretações de textos poéticos e literários, exposições, jogos, contação de histórias e brincadeiras que, de forma lúdica, interessante e agradável, incentive os alunos ao gosto pela leitura, interpretação e produção de seus próprios textos.

Professora Adriadna com seus alunos de cinco anos da turma de Educação Infantil 11

 

Conheço a Sala de Leitura e acompanho a explicação da professora Sandra, que apresenta o acervo literário, fala das estratégias para o revezamento de empréstimo de livros entre turmas e alunos, e comenta a sua participação nos diversos eventos programados pela escola.


Na mesma semana dedicada à Língua Portuguesa, os alunos da turma 1503 estarão montando uma exposição sobre dinossauros, a partir de uma série de reportagens publicadas na Revista “Ciência Hoje”.


 

 

Professora Ana Cristina com seus alunos de quatro anos da Turma 21, Educação Infantil.

 

As turmas 1602 e 1603, do sexto ano experimental da E.M. Professor Coqueiro vão perguntar: “Quem me compra um jardim com flores?” “Quem me compra este caracol?” “Quem me compra este formigueiro?”, fazendo a dramatização da poesia “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles.


O escritor Monteiro Lobato, patrono do “Dia Nacional do Livro Infantil”, comemorado em 18 de abril, também estará sendo lembrado e homenageado pelos alunos das turmas 1403, 1501 e 1502, com a “Dança da Emília”.


E assim, conversando com a diretora adjunta Nanci, e percorrendo todas as dependências da escola em companhia da coordenadora pedagógica Carla, vou conhecendo o empenho dos professores da Escola Municipal Professor Coqueiro, muitos dos quais, mesmo vindo de muito longe para trabalhar em Santa Cruz, demonstram intensa dedicação no cumprimento do papel de educadores.

 

Alunos do programa "Mais Educação" em aula de reforço digital no laboratório de informática, com apoio da estagiária Tália.


A Escola Municipal Professor Coqueiro, com mais de mil alunos, quarenta e oito turmas e quase quarenta professores, é uma unidade escolar que engrandece a 10ª CRE e também enche de orgulho a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro.


Agradeço à direção e professores pela atenção, paciência e generosidade demonstrados por ocasião da minha visita e parabenizo a todos que trabalham na E.M. Professor Coqueiro!


Também quero fazer uma referência muito especial à professora Claudinha, minha querida amiga @Cakau_Moraes, do Twitter, que trabalhou na E.M Professor Coqueiro e, embora não estando mais em Santa Cruz, continua com paixão ardorosa pela escola e pelos inúmeros colegas e amigos com os quais ainda mantém contato.

 


Professor Rafael, de Inglês, com uma das turmas do 6º ano experimental da E.M Prof. Coqueiro.


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/04/2011

Nasce um novo blog - Um Cantinho Especial

Tags: 8ª, cre, blog, creche.

Logo cedo, recebemos um telefonema entusiasmado e contagiante: Mirna Maria Avolio Artiaga, diretora da Creche Municipal Vila Progesso, localizada em Vila Kennedy nos contou que conseguiu criar o seu blog.

 

A Creche Municipal Vila Progresso já desenvolve diversos projetos. Por isso, a diretora está cheia de planos para o blog  "Um Cantinho Especial" - segundo ela, brevemente ele estará repleto de vídeos e de postagens que darão conta de divulgar o maravilhoso trabalho dessa Creche da 8ª CRE.

 

O Rioeduca.net está orgulhoso de ser o primeiro seguidor desse blog que promete mostrar que o Salto da Educação Carioca já começa desde a primeira infância.

 

Visite o blog - UM CANTINHO ESPECIAL

 

Alegramo-nos mais ainda em perceber o crescente contágio de criação de blogs escolares. E a sua escola, já criou seu BLOG?

 

Não sabe como fazer? Clique aqui e veja como é fácil: QUERO CRIAR UM BLOG!


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/04/2011

CONHEÇAM O BLOG 6ªCRE_DESAFIOS!

Tags: 6ªcre.

 

 

 

 

 

 

 

 

A 6a. Coordenadoria de Educação possui um blog todo especial!  O que chamamos, na linguagem atual, de "blog cultural", i.e., um blog de divulgação não apenas de outros blogs e acontecimentos de nossa CRE, mas dos mais variados assuntos pertinentes tanto à educação, quanto à saúde, à cultura, à política, à vida familiar etc. É um blog altamente antenado, criado pela iniciativa da professora Marise Maciel (Twitter: @MariseRio) e que  segue cheio de novas ideias para professores, pais e alunos, informações atuais, reflexões, pensamentos e a sempre atenta divulgação dos trabalhos e blogs de nossa rede!

 

 

 

 

 

 

 

 

Não deixem de visitar o Blog 6a.CRE Desafios (cliquem no link abaixo) 

http://cre6-rjrj.blogspot.com/

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/04/2011

NOVAS POSTAGENS NO BLOG C.M. ZUZU ANGEL / 6ªCRE

Tags: 6ªcre, blogsdeescola, creches.

 

 

 

 

Blog C.M. Zuzu Angel: http://cmzuzuangel.blogspot.com/

 

 

 

 

11 maneiras de ajudar na alfabetização do seu filho

 

Contar histórias, deixar bilhetinhos na geladeira, fazer lista de compras em voz alta - essas são apenas algumas situações que tornam o espaço de convivência da criança mais... alfabetizador! E isso é fundamental para o aprendizado.

 

Texto: Juliana Bernardino

 

 

 

 

 

Você sabia que os pais também podem ajudar na alfabetização de seus filhos? Isso mesmo! Mas não se preocupe, pois não se trata de ter de ensinar formalmente a criança a ler e a escrever, função esta do professor. Você pode...(continua no blog...

 

 

 

 

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA

 

 

 

 

 

O significado da Páscoa...

 

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).


Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição.

A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas... ( continua no blog... )

 

 

 

 

                     

 

 

 

 

NÃO DEIXEM DE VISITAR O BLOG (CLIQUEM NO LINK ABAIXO):

http://cmzuzuangel.blogspot.com/


   
           



Yammer Share