A A A C
email
Retornando 74 resultados para o mês de 'Abril de 2011'

Domingo, 24/04/2011

CLUBE DA LEITURA - E.M. EPITÁCIO PESSOA

Tags: riodeleitores.

 

 

 

 

Para os amantes da leitura, apresento o blog da Sala de Leitura da Escola Municipal Epitácio Pessoa, Uma linda escola localizada no Andaraí, que tive o imenso prazer de visitar.

 

A sala de leitura da E.M. Epitácio Pessoa foi toda elaborada por professores, direção e alunos, que juntos escolheram o tema, baseado no livro "O Pequeno Príncipe" e com a ajuda da professora Georgia, de Artes, desenharam e pintaram as paredes com as ilustrações do livro.

 

Conheçam a história da criação desta linda Sala:

 

 

 

 

 

 

Parabéns à diretora Marli e toda a equipe da E.M. Epitácio pessoa, pela excelente iniciativa em prol dos nossos jovens leitores!

 

 

 

Para saber mais sobre o trabalho realizado nessa Sala de Leitura, visite o blog no link:

 

http://clubedaleituraepitciopessoa.blogspot.com/

 

Ou acesse em nossa listagem de blogs aqui ao lado.

 

 

E você? Sua escola tem um blog e gostaria de mostrá-lo ao mundo? Este é o lugar certo para divulgá-lo! Envie um e-mail com o nome de sua escola, CRE, e o link do seu blog para:

 

contato@rioeduca.net

 

Portal rioeduca.net . Onde a revolução da educação acontece.

 


   
           



Yammer Share

Sábado, 23/04/2011

Aniversário da Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima – 3ª CRE

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas, eventos, riodeleitores, artesvisuais.

Vejam só mais um blog recém nascido, mas a todo vapor. É o Blog da Brigadeiro.  Ele está no ar desde o início de Abril e já registra as boas atividades realizadas na escola.

 

BLOG DA BRIGADEIRO

 

O último post fala da Gincana Literária Parte 1 que aconteceu por lá. E estava muito bem organizada, com regulamento e tudo mais. O vídeo também já está disponível.

 

 

As professoras Larissa e Regina colaboram para a manutenção do blog e a postagem dos eventos da escola.

 

 

E foi com orgulho que o blog comunicou o aniversário da escola falando da figura histórica que lhe empresta o nome.

 

 

 

Aproveitando o envolvimento do patrono com os indígenas, também foi realizado o trabalho Releituras das Máscaras Cerimoniais Indígenas   em comemoração ao Dia do Índio.

 

                                                 

 

E é claro ,  se tem aniversário tem festa, como podemos ver nas imagens abaixo:

 

 
                                        
 

   
           



Yammer Share

Sábado, 23/04/2011

Alunos da Escola Municipal Japão, da 10ªCRE, comemoram a Páscoa conhecendo a sua simbologia

Tags: 10ªcre, eventos.




Nesta quarta-feira, 20 de abril de 2011, véspera do feriadão de Tiradentes, Sexta-Feira Santa e São Jorge, todos antecipando o domingo de Páscoa, estive visitando a Escola Municipal 10-19-048 Japão, que se encontra localizada na Avenida João XXIII esquina com a Reta do Rio Grande, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Fui recebido pela coordenadora pedagógica, professora Maria Heloísa Vitoriano e também conversei com a diretora adjunta Verônica, que me apresentaram os trabalhos realizados pelas diversas turmas, para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril. Veja postagem anterior intitulada "Ruth Rocha, Ziraldo, Monteiro Lobato e Ana Maria Machado na E.M. Japão"


Sendo o último dia de aula antes da Páscoa, a direção e professores da Escola Municipal Japão organizaram as atividades nos dois turnos de forma que os alunos pudessem participar da celebração da festa conhecendo a sua simbologia e compreendendo o real significado da sua essência.


 

Alunos da Escola Municipal Japão, da 10ª CRE, Santa Cruz, ouvindo atentamente as explicações da professora sobre os símbolos da Páscoa, no mural à esquerda, todos os desenhos foram expostos com versinhos para melhor compreensão da simbologia.

 

Foram montados murais ilustrativos com os principais símbolos da Páscoa e, em uma mesa especialmente preparada para o evento, foram expostos trigo, simbolizando o pão e uvas, representando o vinho.


Para todos os alunos reunidos no pátio da Escola Japão, os professores apresentaram o significado de cada símbolo pascoal.


Alunos da E.M. Japão caracterizados como "coelhinhos da Páscoa".

 

Para facilitar a compreensão, ao lado de cada um dos símbolos da Páscoa, desenhados em grande mural, foi escrito um versinho com a descrição das características, origens e significado.


Sendo o coelho, o símbolo pascoal mais conhecido pelas crianças, alunos de algumas turmas da Escola Municipal Japão, sob a orientação dos seus professores, se caracterizaram como coelhos, para encenação e celebração da festa.

 

Para a professora Maria Heloísa Vitoriano, coordenadora pedagógica da E.M. Japão, independente da religião de cada aluno, a explicação sobre os símbolos da Páscoa, contribui para que todos possam ter uma noção do que é verdadeiramente representativo sobre a celebração, além de ovos de páscoa e chocolates.


“Assim nós tentamos resgatar aquilo que é a própria essência da Páscoa”, finaliza Maria Heloísa.

 

Os  principais símbolos da Páscoa, segundo estudo de Lenise Rezende

 

 http://www.lendorelendogabi.com/datas/Simbolos_e_Culinaria_de_Pascoa.htm

 

Prof. Sinvaldo do Nascimento Souza - Representante rioeduca.net - 10ª CRE
 


   
           



Yammer Share

Sábado, 23/04/2011

Nossos jovens escritores!

Tags: 5ªcre.

A professora Nivânia Carvalho, da E.M. 05.14.034 Amapá, compartilha conosco a sua alegria em ter o poema "A bola quadrada" do seu aluno Cléviton Bispo, publicada no Jornal O Globo no sábado (17/04/2011). Ela revelou também que no ano passado, teve a satisfação de ter sua filha e duas alunas entre as dez melhores do 31.º Ciranda de Poesia.

 

               

 

 

Ela desenvolve o projeto "Pequenos Escritores Grandes Leitores" desde 2010 com sua turma, agora no 5º ano.

 

Nivânia acredita que a formação do leitor se dá através de bons exemplos existentes na família e na escola.

 

A preocupação da professora era a dificuldade de grande parte dos alunos para redigirem um bom texto. A partir daí, surgiu esse projeto fundamentado pelo projeto "Rio uma Cidade de Leitores" e pelo Projeto Político Pedagógico da escola “Ler é Preciso”.

 

Nas palavras da professora: "A turma já possui o hábito de ler até três livros semanalmente, portanto ler, eles já lêem agora é o momento de incentivar a escrita e formar verdadeiros escritores."

 

Parabéns a todos que participam deste belo projeto! Agradecemos à professora Nivânia Carvalho pelo envio do relato do projeto "Pequenos Escritores Grandes Leitores".

 

Você  é da 5ª CRE e quer divulgar seu projeto também?

 

Envie seu projeto por e-mail ivanisemeyer@rioeduca.net (conte um pouco sobre o projeto, envie fotos, slides ou vídeos para que possamos publicar aqui no portal Rioeduca).

 


   
           



Yammer Share