A A A C
email
Retornando 74 resultados para o mês de 'Abril de 2011'

Sexta-feira, 22/04/2011

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - ESCOLA MUNICIPAL PORTUGAL - 1ª CRE

Tags: 1ªcre.

No último Centro de Estudos, os professores , após finalização de toda a pauta prevista para o dia, finalmente puderam inaugurar o Laboratório de Informática da escola.

 

Todos foram levados pelo Coordenador para a Sala de Informática, onde foram apresentados a alguns aplicativos e possibilidades pedagógicas para trabalhar com os alunos.

 

Foi um momento de descontração: os  professores pareciam crianças diante do brinquedo novo. Todos encantados com as novas posssibilidades de trabalho e o mundo que se abre para nossos alunos.

 

Aproveitando a oportunidade, o coordenador da escola, professor Alexandre, apresentou o site da Educopédia, a mais nova ferramenta tecnológica a serviço da Educação de nossas crianças.

 

                              

 

                              

 

 

                               

 

FONTE: BLOG DA ESCOLA MUNICIPAL PORTUGAL - 1ª CRE

 

Profª Rute Albanita - Representante rioeduca.net - 1ª CRE

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/04/2011

Ruth Rocha, Ziraldo, Monteiro Lobato e Ana Maria Machado na E.M. Japão

Tags: 10ªcre.

 

 

Painel ilustrativo produzido pela professora Márcia (Turmas 1501 e 1502) para homenagear o escritor Monteiro Lobato no Dia Nacional de Livro Infantil, comemorado na Escola Municipal Japão, da 10ª CRE

  

Nesta semana em que se comemora o DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL (18 de abril), a Escola Municipal Japão, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação prestou homenagem aos escritores Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo e Ana Maria Machado.

 


 Alunos da E.M Japão, 10ª CRE, acompanhando a representação teatral do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, 18 de abril de 2011.

 

As atividades tiveram início na segunda-feira, com os alunos das turmas 1501 e 1502, da professora Márcia, participando da contação de histórias, além de filme sobre o Sítio do Pica-Pau Amarelo, peça teatral com encenação de histórias da literatura infantil, jogos, brincadeiras, exposição de livros e muita animação.

 


“Considerado um dos maiores autores da literatura infantil, Monteiro Lobato, autor de “Reinações de Narizinho”, Emília no País da Gramática”, “Serões de Dona Benta” e “História do Mundo para crianças”, entre muitos outros, foi lembrado pelos alunos das turmas 1501 e 1502 da Escola Municipal Japão, que se caracterizaram como personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, interpretaram e contaram histórias para os demais colegas.

                                               
A autora de “Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias”, Ruth Rocha, também foi lembrada pelos alunos da E.M. Japão, que montaram uma exposição com fotografias e informações biográficas da escritora paulistana, que foi orientadora educacional e começou a escrever artigos sobre a Educação para a Revista Claudia e em 1969 deu início às suas obras de literatura infantil escrevendo para a revista Recreio.

 

 

                                                    
Quem também marcou presença na festa comemorativa do “Dia Nacional do Livro Infantil”, na Escola Japão, foi o criador do “Menino Maluquinho”, Ziraldo Alves Pinto, mineiro de Caratinga, que foi também o primeiro a lançar uma revista brasileira em quadrinhos a cores, feita por um único autor: “Turma do Pererê”.


 

                                            

A escritora carioca Ana Maria Machado, que foi homenageada no carnaval deste ano pela Escola de Samba Porto da Pedra, teve parte da sua obra literária exposta no pátio da Escola Japão, com alguns alunos falando sobre “Bisa Bia, Bisa Bel”, “História meio ao contrário” e “Menina bonita do laço de fita”, além de outras obras.


 

                                          

Dois alunos da turma 1501, da E.M. Japão, 10ª CRE, caracterizados como personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

 

Segundo a coordenadora pedagógica Maria Heloísa Vitoriano, a comemoração do “Dia Nacional do Livro Infantil” também teve como objetivo despertar ainda mais o interesse dos alunos da Escola Municipal Japão pela leitura, tendo em vista também que todos eles estarão fazendo provas de leitura e de interpretação de textos.

 


  
Semana do Livro Infantil na Escola Municipal Japão, 10ª CRE. Alunos acompanhando a encenação teatral de trechos do Sítio do Pica-Pau Amarelo, baseada no livro de autoria de Monteiro Lobato. 

 

Prof. Sinvaldo do Nascimento Souza - Representante rioeduca.net - 10ª CRE
  

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/04/2011

A história da E.M. Marília de Dirceu

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

 

 

 

Gostaria de destacar um momento verdadeiramente poético, encontrado no blog da Sala de Leitura da E.M. Marília de Dirceu (2ª CRE). Uma das páginas do blog chama-se "Nossa história...". Uma linda narrativa da história da fundação da Escola e a história de seu nome. Vejam a seguir!

 

                                       

 

 

"A história de nossa escola começa no dia 18 de março de 1966, quando foi inaugurada. Naquele tempo, o nosso município chamava-se Estado da Guanabara. Até 1960 nosso município, antigo Estado da Guanabara era a capital do Brasil!!!!!

 

O Nome da Nossa Escola:

 

Os nomes de ruas, escolas e hospitais costumam homenagear pessoas famosas. O nome da nossa escola é Marília Dirceu. Você sabe por quê? Não? Então vou contar.

 

O nome da nossa escola é um lindo poema de amor, um amor que não foi realizado. Quem escreveu este poema foi Tomás Antônio Gonzaga.

 

Tomás Antônio Gonzaga nasceu em Portugal e veio morar no Brasil. O seu pai era português e sua mãe era brasileira.

 

O poeta apaixonou-se por Dona Maria Dorotéa Joaquina de Seixas Brandão, uma linda jovem de apenas quinze anos. Como ele era mais velho e era pobre, a família da moça não deixou o casamento se realizar.

 

Para este seu amor, escreveu poemas e para disfarçar, nestes poemas, Tomás Antonio escreveu o seu nome como Dirceu e sua amada recebeu o nome de Marília. Então, o poema recebeu o nome de MARÍLIA DE DIRCEU.

 

Tomás Antonio Gonzaga também participou da Inconfidência Mineira, movimento liderado por Tiradentes que queria libertar o Brasil de Portugal. Acabou preso e foi mandado para uma prisão na África, para cumprir uma pena de dez anos! Será que Tomás Antonio Gonzaga acabou morrendo de paixão e saudade?

 

Nossa escola tem um lindo nome, um nome que lembra um grande amor!

 

Bete Buss"

 

Visitem o blog da E.M. Marília de Dirceu em:

 

http://blogmariliadedirceu.wordpress.com/   vocês irão encontrar lindos trabalhos!

 

Profª. Fatima Costa - Representante rioeduca.net  - 2ª CRE

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Fatima Costa Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 22/04/2011

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO DE CAMARGO - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, blogsdeescolas.

 

O Rioeduca.net tem o prazer de apresentar aos amigos leitores mais uma ferramenta educacional da Escola Municipal João de Camargo, da 1ª Coordenadoria Regional de Educação.

 


Logo que acessamos a primeira página, percebemos o carinho e a dedicação com que ele foi criado. Assim, convidamos você e sua escola a percorrer conosco alguns pontos deste blog.

 

Veja a fachada da escola. Dá uma vontade de entrar e conhecer, não dá?

 

 


 

 

Mas, enquanto a visita não acontece, vamos dar uma olhadinha nas surpresas que a Escola preparou para nós.

 

Aqui, encontramos postagens, relatando os trabalhos dos professores, sempre ornamentados com imagens de atividades produzidas pelas crianças. 

 

 

 

 

Na imagem abaixo, um pouco da rotina das crianças:

 

 

 

 

Na postagem CANTINHO DE LEITURA, um trabalho super bacana desenvolvido pela SALA DE LEITURA. Você encontra as atividades utilizadas para incentivar ainda mais os pequenos a lerem nos diversos momentos do dia. É uma dica de ouro para levarmos para nossas escolas e creches.

 

 

 

 

É claro que tem muitas novidades no blog, e a gente não pode contar tudo aqui. Mas é só acessar agora para apreciar cada detalhe do que a Escola João de Camargo compartilhou carinhosamente com você.

 

Siga e Divulgue o blog, afinal, alegra-nos compartilhar um trabalho tão bonito!

 

Profª. Rute Albanita - Representante  rioeduca.net - 1ª CRE

 

 


   
           



Yammer Share