
Domingo, 17/04/2011
Coleguinhas da Escola Arthur Thiré
“Somos coleguinhas da Escola Arthur Thiré
Em frente à E.M. Prof. Arthur Thire, da 10ª CRE, as professoras Maria José, adjunta, Ingrid, diretora e Nadir, coordenadora pedagógica (da esquerda para direita)
Depois de 56 ou 57 anos volto à minha primeira escola, onde estudei os anos iniciais do primário. A estrutura física do prédio parece a mesma, embora a Escola Professor Arthur Thiré já tenha passado por várias reformas, com acréscimo de salas e de outras dependências.
Placa de bronze da construção e inauguração da E.M. Professor Arthur Thiré na administração do prefeito Ângelo Mendes de Moraes.
Há uma placa de bronze no corredor que dá acesso à sala da direção, confirmando que a construção e inauguração ocorreram na administração do prefeito Ângelo Mendes de Moraes, sendo secretário geral de educação e cultura da Prefeitura do Distrito Federal, o professor Clóvis do Rego Monteiro.
Professoras Maria José Torres Ferreira, adjunta, Nadir Miranda Maciel da Silva, coordenadora pedagógica e Ingrid Bruggemann de Souza Nunes, diretora da Escola Municipal Professor Arthur Thiré (da esquerda para a direita).
No Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professor Arthur Thiré há destaque para a questão da saúde, que passou a ser tema de grande prioridade após a morte do ex-aluno Jailson Pedro Batista Tavares, vítima de problemas relacionados à verminose, sendo que a família do Jailson ainda possui quatro crianças estudando naquela unidade escolar.
Ingrid, diretora, professora Lúcia Regina, a mais antiga da E.M. Professor Arthur Thiré, com 35 anos de serviços, Maria José, adjunta e Nadir, coordenadora pedagógica.
A Escola Municipal Professor Arthur Thiré tem um precioso acervo fotográfico, tanto em álbuns montados e organizados pela equipe da direção, como também em pastas instaladas no computador e em CD-ROM, de maneira que qualquer pessoa pode ter acesso às imagens que retratam todas as atividades, projetos, reuniões, festas e eventos de culminância dos projetos desenvolvidos durante determinado período.
Professor Odeniti, de Educação Física e demais professores com alunos das diversas turmas da Escola Municipal Professor Arthur Thiré, em atividade para a preservação do meio ambiente em um dos morros da região.
Segundo a professora Nadir, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professor Arthur Thiré, os projetos didáticos têm como objetivo promover a inclusão social e dar ênfase a temas como saúde, alimentação, identidade, família, meio ambiente, artes, respeito, solidariedade, aceitação do outro, combate aos preconceitos, etnia e valores, sempre considerando o desejo de formar os alunos para a cidadania e proporcionar um ensino que os tornem sujeitos de suas aprendizagens para a valorização do espaço escolar e da própria família.
|


Domingo, 17/04/2011
Uma aula de Cidadania: Educando para a Proteção Comunitária
No dia 06 de abril, após um ano da enchente que aconteceu em nosso Estado, causando muitas mortes como no Morro do Bumba, a coordenadora pedagógica da E.M. Professora Helena Lopes Abranches, Rita de Cássia, promoveu uma palestra para os alunos do 3° ao 5° ano, através de slides da Defesa Civil, sobre a importância da sociedade se prevenir contra enchentes e deslizamentos.
Através de histórias em quadrinhos, onde cada aluno era um personagem, a coordenadora, foi explicando o que devemos fazer em cada caso:
Parabenizamos a iniciativa da escola ao abordar um tema tão relevante diante da realidade de muitas famílias em nossa cidade. A qualidade do trabalho é evidente e o envolvimento dos alunos fala por si só. Demais escolas e professores que desejarem abordar o assunto e quiserem dicas de material e conteúdo, fiquem à vontade para solicitá-las deixando um comentário abaixo.
Prof. Humberto Baltar - Representante rioeduca.net - 7ª CRE |


Domingo, 17/04/2011
Vamos lá fazer o que será !
Depois de longo papo nesta semana sobre a Tragédia na Escola M. Tasso da Silveira, nossos alunos saíram mais fortalecidos, menos amargos e cheios de esperança. Longa semana essa !
Ganhamos ( não perdemos ) algumas horas de trocas de ideias e as turmas ficaram com algumas certezas.
1. Escola é um lugar seguro.
E ficamos com uma missão: ” Vamos lá fazer o que será ?”
Quem está conosco, diga sim nos comentários :
O endereço do Blogando com a Comunidade, blog da Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande, é:
http://escolacomunidade.wordpress.com
Texto retirado do blog Blogando com a Comunidade. A equipe Rio Educa deseja sucesso ao belo trabalho. Contem conosco! |


Domingo, 17/04/2011
Vamos brincar de roda?
É interessante como a cultura popular está sempre se reinventando. Há dois anos procurei uma cantiga de roda para ouvir na internet com meus alunos e não encontrei.
As oficinas foram conduzidas pelos integrantes da Orquestra Brasileira do Rio de Janeiro que se dividiram entre as turmas e toda a escola foi tomada pela magia da música.
O projeto divulga a boa música e pode despertar alguns talentos. Nós também podemos apreciá-la através do vídeo.
Para saber mais sobre o evento faça uma visita ao post PROJETO DE MUSICA DA TIM CANTA E ENCANTA A MOURÃO |

