A A A C
email
Retornando 89 resultados para o mês de 'Abril de 2012'

Segunda-feira, 16/04/2012

Escola Aberta na E. M. Suíça

Tags: 4ªcre, projetos.


 

 

O Programa Escola Aberta incentiva e apóia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceria entre escola e comunidade, ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno.

 

 

 

 

Fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco, o programa Escola Aberta tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação e a Escola Municipal Suíça aposta e viabiliza momentos de reflexão para as famílias atendidas.

 

 

"Nos últimos dias 23 e 24 de março de 2012, o Programa Escola Aberta planejou suas atividades voltadas para os responsáveis e contou com o auxílio dos palestrantes da Igreja Santa Edwiges.

 

Nestes dias realizaram-se as seguintes palestras: O RETRATO DA FAMÍLIA DE HOJE, RELAÇÕES INTERPESSOAIS, FAMÍLIA E ESCOLA, FUNÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA DO HOMEM, O PAPEL DA FAMÍLIA NA ESCOLA, O DOM DA VIDA e a INTERNET DE CADA DIA. A finalidade era estreitar a relação dos responsáveis com a escola.

 

Embora a participação da Igreja Santa Edwiges tenha sido fundamental, as palestras eram todas voltadas para o que sempre desenvolvemos em nossos alunos: VALORES. O planejamento neste fim de semana foi coordenado não só pela Coordenadora Escolar, Rosangela Bahia e a Professora Comunitária, Profª Lourdes Ramalho, mas principalmente pela Diretora-adjunta, Profª Júlia, que trouxe a participação da Igreja Santa Edwiges e seus palestrantes para que juntos fizessem a reflexão sobre o papel da família nos tempos atuais e sua importância na participação da vida escolar do aluno.


A comunidade, como sempre, muito solícita se organizou nestes dois dias para realizar um almoço comunitário, para que os participantes tivessem a oportunidade de interagir com todos os presentes no evento, visando acabar cada vez mais com a distância entre os responsáveis do entorno da escola e os responsáveis das Comunidades Kelsons, Marcílio Dias, Mandacaru, etc.

 

Neste dia, os participantes das Oficinas Artesanatos Diversos e Brincando com Linhas foram visitar e participar do Evento Rio Artes Manuais no Centro de Convenções Sul América e lá fizeram novos contatos, trocaram experiências e aprenderam novas técnicas (texto da Professora Fátima - Gestora da Unidade).

 

"A escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais, para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e também sobre as questões pedagógicas. Só assim, a família irá se sentir comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho como ser humano."  Paro (1997, p.30)

 

 

 

Parabéns, Professora Fátima, por acreditar que essa experiência contribuirá para a formação de um povo educado, conhecedor de seus direitos.
 

                               

 

 

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/04/2012

Escola de Pais na C. M. Eduardo Moreira

Tags: 1ªcre, projetos.

 A Creche Municipal Eduardo Moreira compartilhou com os leitores do Rioeduca os importantes momentos vivenciados dia 31 de março na  primeira Escola de Pais de 2012, uma ação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que tem  como tônica trabalhar com as famílias assuntos referentes à Primeira Infancia, como desenvolvimento infantil, saúde e higiene .

 

 

 

A Escola de Pais tem como objetivos principais o estreitamento de laços entre família e instituição e o fortalecimento das famílias na tarefa de educar as crianças, por meio de debates sobre conhecimentos referentes à primeira infância. 

 

A equipe gestora  sabe, que para que o trabalho na creche seja eficaz, é necessário a participação da família, portanto a Escola de Pais, que acontece nas unidades de Educação Infantil em sábados previamente determinados no calendário escolar 2012, é um encontro importante  para a Comunidade Escolar. Pais, mães e responsáveis podem participar de uma roda de conversa e ouvir orientações que podem auxiliá-los na criação de seus filhos.

 

A Creche Municipal Eduardo Moreira contou com a presença significativa dos responsáveis.  No encontro, foi exibido o  vídeo da filmoteca do PIC (Programa de Infância Completa) e no seu decorrer, muitas dúvidas foram sanadas. Este momento foi de grande significado para subsidiar o trabalho educativo realizado na instituição . As gestoras também aproveitaram a oportunidade para destacar assuntos pertinentes à rotina da creche e consultar a comunidade em relação a projetos e ações futuras. Ao final do encontro, as famílias saíram ainda mais confiantes no trabalho desenvolvido.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/04/2012

Tr@nsform@ 5@ na 5ª CRE

Tags: 5ªcre, informática.


 

Transformação - uma palavra de peso na Informática da E/SUBE/5ªCRE, que acompanha as transformações na educação e propicia momentos de integração para professores, regentes e gestores, através do Projeto Tr@ansform@ 5@

 

 


“A tarefa de construir um ambiente virtual adequado a cada realidade escolar é um processo complexo e dinâmico que exige a atuação de múltiplos profissionais em tempos diferentes, com um só objetivo: o aluno”, assim começam as ideias da Informática/ 5ªCRE, com o Projeto Tr@ansform@ 5@, que passaremos conhecer.

 

 

 

 

 

O professor Luiz Pedro Covas é gerente da Informática na 5ª CRE e está, com sua equipe, dando um salto de qualidade no trabalho, mostrando que nem só de técnicas vivem as informáticas das CREs na SME/RJ.

 

 

 

 

 Professor Pedro, gerente da Info 5ªCRE, professora Andreia e equipe

 

Com o objetivo de viabilizar diversas propostas em larga escala, a E/SUBE/5ª CRE lança o Projeto Tr@nsform@ 5@, para que possamos avançar e estimular nosso aluno, fazendo com que ele não veja mais o mundo virtual como algo estranho e útil apenas para os jogos.

 

O projeto estará socializando ferramentas, viabilizando a participação de todos os professores, regentes ou gestores, que compõem a 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Seu objetivo é ampliar a divulgação dos projetos mais modernos e eficientes adotados pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Contribuindo para que as mudanças possam acontecer e todos acompanharem a Secretaria, a Info/5ªCRE criou um blog onde hospeda seu projeto, além de futuras oficinas, compartilhando informações para o mundo digital na educação municipal.

 

Tive uma breve colaboração no layout do novo blog, criado recentemente, contribuindo com algumas considerações pertinentes ao projeto, de acordo com os objetivos da equipe.

 

 

 

 

 Rioeduca visita a Informática na 5ªCRE

 

 

Assim, a equipe de Informática da E/SUBE/5ª CRE acompanha de perto os trabalhos desenvolvidos, divulgando-os e oferecendo subsídios para que as escolas possam se apropriar dessas novas tecnologias. Além de construír um novo fazer pedagógico, propõe a realização, ao fim do ano letivo, de uma mostra de todos os trabalhos desenvolvidos pelas escolas.

 

Acompanhe e participe do Blog da Informática E/SUBE/5ªCRE, Transforma@ 5@

http://transforma5cre.blogspot.com.br/

 

Você, professor, e sua escola estão se preparando para concorrer ao Troféu Rioeduca 2012?

Então, escreva para nós relatando algum projeto que tenha impactado na aprendizagem dos alunos e se inscreva aqui respondendo algumas questões.

Clique em SOBRE NÓS  que o publicaremos no Portal Rioeduca.

 

Sua opinião é muito importante para nós!

Comente!
 

 

 

                               

 

 

 

ROFE


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/04/2012

Projeto Recreio Legal da E. M. Suécia

Tags: 3ªcre, saúde, meioambiente, blogsdeescolas.

 

“ Já está na hora do recreio?” A pergunta se repete em todas as escolas. A hora do recreio é sempre muito esperada pelos alunos. É hora de matar aquela fominha, rever os colegas de outras turmas e ... aprender. Na Escola Municipal Suécia, este momento está ainda mais especial.

 

 

O Projeto Político Pedagógico da E. M. Suécia, para este ano, é: " Atitudes Responsáveis, em Prol de uma Escola mais Saudável ". Todas as formas de ser saudável serão abordadas em subprojetos distribuídos ao longo do ano: saúde física, mental e social. Em abril, maio e junho, será trabalhado o subprojeto Saúde Física. Eles pretendem fazer uma viagem ao corpo humano, focando também na boa alimentação e higiene.

 

 

 

 

É a professora Janaína Conceição Rodrigues que nos fala deste subprojeto: “O projeto Recreio Legal, foi iniciado no ano de 2008, devido à necessidade de aumentar a segurança dos alunos nos horários de recreio/refeição. A falta do espaço físico não permitia “o brincar com segurança”. Implantamos: jogos de tabuleiros, totó, tênis de mesa, árvore da leitura, caixa de pintura, dama, etc.


Neste ano de 2012, com a necessidade de estabelecer o Centro de Estudos do Professor II, surgiu a necessidade de ampliar as atividades para atender a demanda de turmas na hora do recreio/refeição. Agregamos o que já tínhamos como: tênis de mesa, totó, árvore da leitura, a caixa de pintura e leitura, xadrez e brincadeiras recreativas.”

 

 

 

 

 

"O recreio legal, idealizado pela equipe gestora em 2008, volta com um enfoque de bem estar trabalhando a socialização de brinquedos e a experimentação de atividades lúdicas de cunho pedagógico para que o recreio seja um momento prazeroso e de diversão. Com orientação das agentes educadoras ( Andréia e Anita), grandes parceiras nesta conquista do Recreio Legal, estamos, efetivamente, garantindo uma oportunidade de lazer e diversão como um “momento saudável e de harmonia”. Principalmente após as refeições e diminuindo o risco de eventuais acidentes, brincadeiras violentas e correrias. Adequando-se às novas exigências e garantindo qualidade  no "Recreio Legal", o tornamos mais rico e facilitador de trocas."

 

 

 

 

Claro que as crianças estão adorando! Quem não gosta de brincar com segurança e em harmonia? A troca favorece o nascimento de amizades mesmo fora de sua turma e a convivência ensina as regras do viver bem. Prova disso são os comentários no "blocão" instalado no pátio para registrar as opiniões dos alunos:

 

 

 

 

Para saber mais sobre este projeto e outras atividades da escola, acesse o blog ESCOLA MUNICIPAL SUÉCIA. Eles esperam sua visita e seu comentário.

 

 

 

 

 

 

 

(Imagens retiradas do blog da escola e texto adaptado enviado pela coordenadora Janaína C. Rodrigues)

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share