A A A C
email
Retornando 89 resultados para o mês de 'Abril de 2012'

Sexta-feira, 13/04/2012

Celebrando a Ressurreição de Jesus Cristo nas Escolas da 6ª CRE!

Tags: 6ªcre.

  

O significado da Páscoa

 


A Páscoa é uma festa em que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição. É um dia importante na religião cristã, em que as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

 

 

Uma vez na cruz sofreu! Aleluia!
Uma vez por nós morreu! Aleluia!
Mas agora vivo está! Aleluia!
E pra sempre reinará! Aleluia!

 

 


 

Nas Escolas Municipais da 6ª CRE, aconteceu a Celebração da Páscoa com muita alegria e  criatividade

 

Entenderam que Páscoa não significa apenas uma data onde podemos ganhar ovos de chocolate e bombons, mas uma data onde se celebra a vida, o amor, a solidariedade, a compaixão e o respeito à família e ao próximo.

 

 

 

Páscoa nas escolas

 

 

E. M. Deputado Pedro Fernandes


A Páscoa, na Pedro Fernandes, foi comemorada com muita alegria e criatividade. Todas as atividades despertaram a curiosidade das crianças, que ficaram sabendo o seu verdadeiro significado, mas não perderam a alegria de brincar de coelhinho, achar ovinhos e pintar o rostinho.

 

E. M. Ana Maria Cristina Marques Ribeiro

 

 

   A Escola Ana Maria comemorou a Páscoa na última 4ª feira, dia 4 de abril. Nossos coelhinhos esbanjaram alegria, cantando várias musiquinhas e dançando sem parar. Os responsáveis foram convidados para as apresentações. Foi uma oportunidade de integração entre a família e a escola.   

 

 

 

E. M. Comandante Arnaldo Varella

 

Na E. M. Comandante Arnaldo Varella, foi realizada a tradicional Celebração da Páscoa. O evento foi organizado pela coordenação pedagógica com o objetivo de resgatar o verdadeiro significado e importância da Páscoa, além de promover a integração entre todos da unidade escolar. Após a cerimônia, foi realizado um lanche coletivo.

 

E. M. Thomas Jefferson

 

Cristo ressuscitou!!!

Os professores trabalharam os fatos marcantes da Semana Santa e o significado de cada símbolo Pascal.

 


E. M. Baden Powel

 

A atividade realizada pelos alunos e professores na E. M. Baden Powell, na semana em que se comemorou a Páscoa para os cristãos, foi ecumênica. Foi dado ênfase a valorização da vida, o respeito, o amor e a partilha. As turmas 1601 e 1602 cantaram a música "É Bom Cantar" de Bia Bedran. O trabalho foi orientado pelas professoras Tereza Cristina (coordenadora) e Ana Lucia (música)

 

 

Veja a Comemoração da Páscoa de todas as escolas citadas acimas no vídeo abaixo.

 

 

 

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

Fatima Lucia Braga

Representante Rioeduca 6a CRE.

fatimabraga@rioeduca.net

 

 

                                       


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/04/2012

Ele Vai Provar: A Matemática é uma Arte!

Tags: 8ªcre, blogsderioeducadores.

Um Blog, quando bem elaborado, pode trazer muitos benefícios para a relação professor e aluno.

No caso do Blog "Matemática é Arte", o professor Romulo Mussel pretende muito mais do que isso, ele quer desmitificar a disciplina e provar que a Matemática é incrível!

 

 

 

 

Romulo Mussel é professor de Matemática na E. M. Marechal Alcides Etchegoyen, na 8ª CRE. Ele criou um Blog e está desenvolvendo um trabalho muito importante, que pretende tornar o estudo da sua disciplina um prazer para os alunos.

 

 

"Sou um professor de Matemática que pretende desmitificar esta incrível disciplina!"

                                                                            Romulo Mussel 

 

 

No Blog "Matemática é Arte", os alunos encontram muitas novidades, como jogos, vídeos, desafios e até enigmas, para que seja fácil perceber que a Matemática está em todo lugar e que a usamos normalmente para quase tudo no cotidiano.

 

 

 

 

O professor Romulo sempre deixa a solução dos problemas e desafios que são postados em seu Blog, assim todos podem conferir e analisar suas respostas e raciocínio.

 

 

 

 Romulo Mussel - Professor de Matemática da E. M. Marechal Alcides Etchegoyen

 

 

 

No Blog, também encontramos dicas para que os alunos se saiam bem nos estudos. Vejam algumas:

 

  • Preste atenção às aulas.
  • Faça todos os exercícios pedidos pelo(a) professor(a).
  • Nunca saia da aula sem entender. Pergunte!
  • Seja organizado, a Matemática exige organização.
  • Procure fazer contas de cabeça, isso facilita muito em alguns problemas.

 

       "No mais, é isso aí, pessoal. Espero que possamos, juntos,  encontrar soluções simples e bonitas para os nossos problemas matemáticos. Lembrem-se que sem estudar, qualquer matéria fica muito difícil. Bons estudos!!!"

 

 

Para conferir outras dicas e testar seus conhecimentos sobre Matemática, clique na imagem abaixo e conheça o Blog "Matemática é Arte!" do professor Romulo Mussel.

 

 

 

 

 

 

E você, professor? Já montou seu espaço virtual?

Entre em contato com o Rioeduca e divulgue aqui.

Procure o representante de sua CRE.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 12/04/2012

A Páscoa Diferente na E. M. Comunidade de Vargem Grande

Tags: 7ªcre, páscoa.

 

A E. M. Comunidade de Vargem Grande foi fundada em fevereiro de 1986. Atualmente, atende cerca de 800 alunos diariamente.

 

 


Este ano, o projeto da Escola Comunidade de Vargem Grande tem o título: Sonho que se sonha junto se torna realidade – Por um mundo mais...Sustentável (1ºbimestre), Acessível (2ºbimestre), Politizado (3ºbimeste), Solidário (4ºbimestre). Aproveitando o tema do bimestre, Sustentabilidade, a Páscoa foi vista de uma forma diferente.

 

A escola acredita na melhoria da educação no Brasil. O seu Projeto Político Pedagógico foi baseado neste sonho. Através de um trabalho árduo, sério e consciente, a escola tem a missão de contribuir para o crescimento pessoal, intelectual e crítico de cada aluno.

 

Para isso, a escola utiliza, desde 1989, ano de chegada da atual diretora Shirley Barros Cabral, o método de projetos. O aluno tem prazer e sabe a importância de estudar. Seu conhecimento é construído com base forte, valorizando e aproveitando sua bagagem. Suas diferenças são respeitadas, sua autoestima é elevada.

 

 

Alunos atentos em atividade de celebração da Páscoa 


 

No dia 3 de abril aconteceu na escola uma grande celebração de Páscoa. Nesse dia, os alunos do turno da tarde foram levados a refletir sobre o verdadeiro significado dessa data tão importante. E, visando o respeito ao diferente, representantes de cada religião foram convidados para relatar o significado da Páscoa dentro da sua crença.

 

Na data, só puderam comparecer representantes da Igreja Evangélica (Pastor Paulo e o professor Luciano, que atua com o pastor na sua igreja), mas os valores de respeito às demais religiões foram repassados.

 

Os alunos puderam conhecer os símbolos da Páscoa e os seus verdadeiros significados. E foram levados a refletir sobre os ensinamentos de Jesus na vida diária.

 

Todos entenderam que a Páscoa não significa apenas uma data onde podemos ganhar ovos de chocolate e bombons, mas é, acima de tudo, uma data onde se celebra a vida, o amor, o respeito e à família.

 

"A U.E. se preocupou em que a mensagem passada para seus alunos não fosse tendenciosa e incluísse a abordagem de temas, tais como: o amor universal, que respeita a si, ao outro, ao "igual" e ao "diferente". Dando ênfase à sustentabilidade como consequência do amor incondicional à vida, tendo assim contribuído para a reflexão de como manter o 'planeta morada' em condições favoráveis à sobrevivência de todas as espécies. A participação dos alunos foi elogiável pelas interações com os representantes religiosos e pela impecável atitude relacionada ao comportamento esperado." (Prof. Reinaldo)

 

Também foi realizada uma sessão de cinema especial para o PEJA. O filme escolhido, "O dia em que a Terra parou", foi exibido para os alunos e foi um sucesso!

 


 

 Sessão de cinema especial de Páscoa

 

Percebam o que os professores conseguiram obter dessa experiência com os alunos:

 

"Através do foco amor, tema principal da Páscoa, promovemos um debate onde foi ressaltada a importância do mesmo com o próximo e com o nosso planeta (sustentabilidade). Analisamos que nossas ações sempre acarretam consequências tanto positivas quanto negativas. Nosso planeta urge por mudanças. Mudanças estas que se iniciam dentro de nós mesmos, com nossa família, comunidade e escola. A Terra é de nossa inteira responsabilidade."

 


 

 

Ainda considerando o tema Páscoa, no dia 4 de abril, a turma 1401 soltou a imaginação e, ao mesmo tempo, ajudou o meio ambiente. Aproveitando o tema do bimestre (sustentabilidade), os alunos utilizaram caixas de papelão, caixas de leite, caixas de sapato e rolinhos de papel higiênico, para confeccionar pregadores de coelhinho, cestinhas e coelhinhos porta-lápis.

 

 

Alunos produzindo com material reciclável

 

Todos adoraram a atividade e perceberam que muitas coisas que jogamos fora podem ser reaproveitadas. Dessa forma, podem diminuir a quantidade de lixo que vai para o meio ambiente.

 

 

 

Alunos felizes com o resultado de suas produções 

 

(Informações e fotos retiradas do blog da escola)

 

Através do blog, é possivel conhecer mais sobre o trabalho e história da escola.

Para conhecer o blog, clique na imagem abaixo:

 

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php


 

                                

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 12/04/2012

Ler me dá Asas na E. M. Alzira Araújo

Tags: 9ªcre, blogdeescola, riodeleitores.

A E. M. Alzira Araújo, que fica em Campo Grande, na 9ª Coordenadoria Regional de Educação, criou o blog “LER... ME DÁ ASAS!” que tem como objetivo publicar o material produzido pela Sala de Leitura “Prazer de Ler”. O blog, que está iniciando suas postagens, promete trazer muitas novidades para enriquecer seus leitores.

 

 

 

Conheci o blog “Ler... Me dá Asas” na semana passada, quando a diretora adjunta da Escola Professora Jane Brandão, enviou uma mensagem pelo Twitter me convidando a conhecer o blog criado pela professora Ana Lucia Monteiro da Sala de Leitura. Logo que entrei, fiquei encantada.


Ao visitar as páginas do blog, percebi que ele se divide em seções de acordo com os projetos que a sala de leitura desenvolve. Vamos conhecer um pouco destes projetos navegando pelas páginas do blog? Para isso basta clicar nas imagens.

 

 

Dê asas...

 

 

A Sala de Leitura "Prazer de Ler", da E. M. Alzira Araújo, a partir de 2012 irá desenvolver o Projeto "Ler... me dá asas!". O nosso maior objetivo  é promover a leitura e a formação de leitores de maneira prazerosa, ampliando assim a sua concepção de mundo.
Para atingir a nossa meta, várias ações estão sendo implementadas.
A proposta do nosso Blog é que toda comunidade escolar possa acompanhar o desenvolvimento da mesma.
Acreditamos na possibilidade de fazer do Brasil um país de leitores.
É um sonho? Sim!
Um sonho que a cada dia torna-se mais possível de realizar, vendo que a Sala de Leitura no ano de 2011, foi um espaço muito valorizado pelos nossos alunos!


Prof.ª Ana Lucia - regente da sala de leitura

 


Anima Alzira

 

 

 

Poesia na Escola

 

 

 

Projeto Monitores

 

Consiste em ações de monitoria na Sala de Leitura e na Sala de Informática, realizadas pelos alunos do 6º ao 9º ano, fora do seu horário regular de aula. Isto é, no contraturno, com a finalidade não só de colaborar com o Professor Regente de Sala de Leitura, mas também valorizar o espaço através do conhecimento das atividades que são desenvolvidas. 

 

Aluna Gabriela - turma 8801 -1º turno (acima esquerda)
Aluna Vitória Carolina - turma 1802 - 2º turno (acima direita)
Aluna Graciele - turma 8801 - 1º turno (abaixo esquerda)
Aluno Marcelo - turma 1608 - 2º turno (abaixo direita)
 

 

Os alunos monitores também são incentivados a participar dos projetos a serem desenvolvidos na Sala de leitura.

 

Ações desenvolvidas:


• Acompanhar os alunos na saída da sala de leitura até a sua respectiva sala;


• Organizar a entrada e saída dos alunos na sala de leitura;


• Acompanhar o uso do computador: pesquisa, diário do leitor, etc.;


• Auxiliar nos empréstimo do acervo;


• Distribuir materiais;


• Organizar o acervo e materiais da sala de leitura.


 

 

Grandes Obras

 

 

 

Projeto Jovens Leitores

 

Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado: alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita e responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.  (Magda Soares)

 

 

O Projeto propõe:

 

Estimular a leitura literária entre os alunos do Ensino Fundamental, considerando obras recomendadas pelos professores para cada ano;


• Favorecer a produção textual dos alunos, a partir das leituras realizadas;


• Propiciar aos alunos a ampliação de seu repertório de leituras das obras existentes no acervo da Sala de Leitura, incentivando-os a buscar novas leituras dentro e fora da escola.

 

A E. M. Alzira Araújo também está montando um blog que em breve será apresentado neste espaço de trocas. Parabéns vocês serão fortes candidatos ao Troféu Rioeduca 2012.
 

 

 

Se a sua escola ou professor tem um blog ou está integrada em algum projeto,
aproveite para divulgar e concorrer ao Troféu Rioeduca 2012.
Basta enviar um e-mail ao representante da sua CRE

 

 

 

Profª Márcia Cristina Alves
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share