A A A C
email
Retornando 89 resultados para o mês de 'Abril de 2012'

Quinta-feira, 12/04/2012

Educação Física Sustentável na E. M. Portugal

Tags: 1ªcre, projetos.


A equipe gestora da Escola Municipal Portugal, bem como todo o corpo docente, manifestaram a preocupação de trabalhar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido e realizar ações que provoquem a reflexão sobre a necessidade de se adotar hábitos de convivência harmônica entre o Homem e a Natureza.

.


Com o objetivo maior de despertar os alunos para a adoção de uma prática de vida sustentável, o professor de Educação Física, Filipe Cabral dos Santos, vem realizando com as turmas do Projeto 6º ano Experimental, um trabalho de confecção de material e jogos para aulas de Educação Física, utilizando garrafas PET e outros materiais que seriam descartados na natureza e fatalmente estariam poluindo ainda mais o ambiente.

 


 

A Escola Municipal Portugal acredita que a Educação Ambiental é muito mais do que falar sobre o lixo e reciclagem, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.

 

Conheça mais sobre o Projeto, clicando na imagem abaixo:

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 12/04/2012

Primeira Oficina de Blog na 4ªCRE

Tags: 4ªcre, eventos, capacitação.

 

O uso do computador em ambientes de aprendizagem implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas ideias e valores.

 

 

 

 

Nessa perspectiva, é preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possiblidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Pensando nisso, organizamos a nossa primeira Oficina de Blog na 4ª CRE.

 

 

 

 

Nessa oficina, apresentamos o blog como uma ferramenta com o potencial para reinventar o trabalho pedagógico. Os Blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes. Neles, se destacam trabalhos interdisciplinares, específicos e elaboração de projetos. Essas possibilidades, além da facilidade de utilização, organização de conteúdos e comentários, ampliam as possibilidades de complementar as aulas dos professores de forma inovadora e atraente.

 

 

 

 

Além disso, sorteamos um participante para que criássemos o seu blog ali mesmo, on line. Assim, foi dados o passo a passo da criação de um blog e, à medida em que isso ocorria, o blog da Escola Municipal Tenente de Lima Pedro ia nascendo. Ao final do encontro, a Unidade ganhou um blog para dar continuidade aos trabalhos da Professora Milze.

 


 

O Rioeduca e a 4ª CRE agradecem a colaboração das Rioeducadoras Regina Bizarro - 5ª CRE e Renata Rodrigues de Carvalho - 2ª CRE, além disso, a presença das alunas Bruna e Paula, Embaixadoras da Educopédia na Escola Municipal F. J. Oliveira Vianna. Sobretudo, o apoio e a colaboração da 4ª Coordenadoria Regional de Educação e também da Professora Celi Conceição por nos ceder o espaço do GEC Anísio Teixeira, local de realização do evento.

 

 

 

Parabéns a todos os participantes desse momento tão especial para a inclusão digital de nossas Unidades Escolares. Somos a 4ª CRE e fazemos a diferença na Educação Carioca! 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 12/04/2012

II Curso de Formação Continuada em Educação Musical

Tags: música, artes, formação.

 

Centro de Educação Musical Brasileiro

II Curso de Formação Continuada em Educação Musical

 

Dando continuidade ao projeto de Formação Continuada iniciado em 2011, a Fundação OSB convida os professores da rede a participarem do II Curso de Formação Continuada em Educação Musical. Serão oferecidos quatro cursos, conforme a agenda abaixo:

 

 

Objetivos: aperfeiçoar as habilidades e competências para ensinar Música no contexto escolar, aproximar e discutir as diferentes práticas de ensino existentes na escola, incentivar a postura crítico-reflexiva dos educadores musicais, além de propor um debate acerca das questões geradas pela Lei 11.769.

 

Critérios de participação:


Cursos 1 e 2 – Professores II (PII - de qualquer segmento), atuantes na área da Música em escolas de rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Não é necessário possuir formação específica em Música.


Cursos 2 e 3 – Professores especialistas em Música (de qualquer segmento), atuantes em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Entende-se por professor especialista o profissional que possui graduação em nível superior em Música (Licenciatura/Bacharelado).



Pré-requisitos: não é necessário nenhum pré-requisito específico para participação nos cursos, embora seja desejável que o professor que optar pelo curso 4 tenha participado do curso 3 no ano de 2011.



Número de Vagas - 60 para cada curso



Local de realização - salas de aula da COART (Centro Cultural – UERJ). Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro. Telefone: 2334-0625



Inscrições - de 16 de abril 04 de maio através do formulário disponível em http://goo.gl/WJaoG.


OBS: no momento da inscrição o professor deverá optar pelo curso de sua preferência. Serão oferecidas 60 vagas para cada curso, preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. A participação somente será efetivada após confirmação por email da Fundação OSB.



Certificação - receberão certificados os participantes que obtiverem 75% de presença durante o curso. Os certificados serão reconhecidos pelas seguintes instituições: Fundação OSB, Secretaria Municipal de Educação, Conservatório Brasileiro de Música e Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Cursos e Ministrantes - para conhecer as ementas completas dos cursos e os currículos dos professores ministrantes, clique aqui.



Dúvidas - cursos@osb.com.br ou 2142-5817 / 2142-5847

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/04/2012

Rioeduca e Educopédia - Manual do Usuário

Tags: rioeduca, educopédia.

Rioeduca e Educopédia - Manual do Usuário

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share