A A A C
email
Retornando 89 resultados para o mês de 'Abril de 2012'

Quarta-feira, 11/04/2012

Blog das escolas da 6ª CRE

Tags: 6ªcre.


 

"Há necessidade de sermos homens e mulheres do nosso tempo, que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que a nossa educação está a exigir”.
PAULO FREIRE

 

 

Buscando participar ativamente desta Revolução Digital, escolas criam seus blogs de forma dinâmica, atraente e participativa.

 

Blog

 

  • Historicamente,  os blogs surgiram no final de 2001, no site Blogger.com.
  • Apresentam-se com uma linha de tempo para as postagens,.
  • Abrangem  uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesias, artigos, ideias, fotografias e tudo mais que seja possível para sua atualização.
  • Postados na web, qualquer pessoa pode acessá-los.

 

Sendo uma excelente forma de comunicação, permitem que grupos e pessoas interajam, sem restrição temporal, pois o leitor pode registrar comentários acerca da exposição do blog.

 

BLOG E EDUCAÇÃO

 

Como esta ferramenta pode contribuir em nossa prática pedagógica diária?

 

 BLOG  pode ser utilizado para:

 

  • Apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual;
  • Criar  um jornal on line;
  • Divulgar atividades realizadas na escola;
  • Divulgar produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
  • Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.
  • Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
  • Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos, professores e direção da escola.


Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as ideais, permitem reflexões, troca de experiências, ampliam a aula, a visão de mundo  e oferecem a todos as produções realizadas.


A melhor vantagem, é ser um recurso extremamente prazeroso para quem o elabora e desenvolve!

 


Clique nas imagens abaixo e veja os novos blogs das escolas.


 

 

 

 

 

Nós somos o Rioeduca!

 

 

 

Professora Fatima Lucia Braga – Representante Rioeduca 6ª CRE
Email:Fatima braga@rioeduca.net
 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/04/2012

Aprimorando a Norma Culta e Enriquecendo o Vocabulário

Tags: 10ªcre.

 

Alunos do 7º, 8º e 9º anos do Ginásio Experimental Carioca da Escola Municipal Princesa Isabel, da 10ª CRE, participaram, pelo segundo ano consecutivo, do “Soletrando”, que teve a sua final no dia 30 de março de 2012.

 

Se o “Soletrando 2011” foi um verdadeiro sucesso, a versão deste ano letivo foi um acontecimento que deverá ficar registrado nas páginas memoráveis do Ginásio Experimental Carioca da Escola Municipal Princesa Isabel.

 

 


Idealizado pela professora de Matemática, Regina Tieppo, a partir do protótipo celebrizado nacionalmente pelo apresentador Luciano Huck, da Rede Globo de Televisão, o “Soletrando” já faz parte da programação anual do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel e conquistou a adesão de todos os professores e o interesse de todos os alunos.

 


Como aconteceu no ano passado, o “Soletrando 2012”, contou com várias preliminares até que fossem selecionados os participantes finalistas do 7º, 8º e 9º anos.

 


 

Na sexta-feira, 30 de março de 2012, pela manhã, foi a vez da disputa final entre os candidatos do 9º ano, com a classificação do aluno Wallace Frias de Castro, que, na parte da tarde, concorreu com os colegas Kethlyn Oliveira, do 7º ano e Rafael Davi Santos, do 8º ano.

 

 

 


Segundo palavras da diretora adjunta Cyntia Bulkool, o grande envolvimento e interesse dos alunos em participarem da apresentação final, fez com que a realização do evento fosse transferida do auditório do Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antonio Nicolau Jorge para a quadra coberta da escola. Assim, todos puderam assistir. Os responsáveis pelos alunos finalistas e outros convidados, inclusive os representantes da 10ª CRE, como os professores Márcia Merola e Odalice Miranda Priosti, ambas da Gerência de Educação, além de Rodrigo Abreu, Suellen, e Débora Aurélio, da Assessoria de Informática.

 

 

 


As palavras selecionadas para o “Soletrando 2012” foram retiradas de trechos do livro “Urupês”, de autoria do escritor Monteiro Lobato, que reuniu catorze contos publicados inicialmente em jornais, no ano de 1914 e reunidos em livro cuja primeira edição saiu em 1918.

 


 

Na entrevista concedida ao Rioeduca, o aluno Rafael Davi Santos, finalista do 8º ano no “Soletrando 2012” e membro integrante do Grêmio Estudantil do Ginásio Experimental Carioca, falou sobre a importância do evento, que serve como incentivo para despertar o interesse pela leitura, ampliação do vocabulário e aprimoramento da norma culta, principalmente na escrita.

 


A apresentação do “Soletrando 2012” foi animada pelo dinâmico professor José Ricardo, mais conhecido como “JR”, que contou com o apoio de diversos colegas, tanto no sorteio das palavras que seriam soletradas pelos alunos finalistas, como na digitação e, principalmente, na animação, durante os intervalos, entre uma rodada e outra.

 


Professores e alunos, que se destacam no Ginásio Experimental Carioca pela sua verve artística, compareceram ao palco para abrilhantarem o evento, cantando, dançando e apresentando suas performances, sob os aplausos de todos.

 


Ao fazer a apresentação dos finalistas, a diretora adjunta Cyntia Bulkool, fez questão de afirmar que todos os três são alunos muito estudiosos e assíduos frequentadores da sala de leitura, além do comportamento exemplar em sala de aula e em todo o ambiente escolar.

 


Contando com a presença de ex-alunos do Ginásio Experimental Carioca, o diretor Luiz Cláudio aproveitou o momento festivo para dar posse solene aos componentes do Grêmio Estudantil e também parabenizar todos os alunos participantes do “Soletrando 2012”, principalmente aqueles que permaneceram até a disputa final.

 

 


 

É preciso reforçar que o “Soletrando” do GEC Princesa Isabel, sendo um acontecimento mais relacionado com as questões linguísticas, pelo desafio e incentivo para que os alunos procurem ampliar o seu vocabulário, foi uma iniciativa da professora de Matemática Regina Tieppo, o que contribui para confirmar os bons resultados já alcançados no Ginásio Experimental Carioca nas disciplinas eletivas, de livre escolha dos alunos, onde os professores atuam além da sua formação, de acordo com seus interesses, experiências e características pessoais e profissionais.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/04/2012

Escrevinhar pra Valer – Prof.ª Joice Pinter

Tags: 3ªcre, blogsderioeducadores, riodeleitores.

 

 

Quantas vezes encontramos aquele texto que estavámos procurando ou um jogo muito interessante para utilizar com os alunos, mas depois perdemos o link? O blog educacional também serve para registrarmos experiências bem sucedidas e retornar a elas quando necessário.


 

A professora Joice Pinter dos Santos atende os alunos do 6º ao 9º ano da E. M. Levy Neves da 3ª CRE lecionando Língua Portuguesa. Ela fez de seu blog não somente um registro das atividades realizadas com os alunos, mas uma fonte de bons links.

 

 

 

 

Com um trabalho que privilegia a leitura e a interpretação, é essencial saber onde encontrar boas histórias, tanto para seu próprio uso quanto para o uso independente por parte de seus alunos. No blog Escrevinhar pra Valer, eles podem encontrar desde textos de autores consagrados até os clássicos contos de fadas que são o tema dos cadernos pedagógicos do 6º ano. E ainda oferece um link para o ensino utilizando Libras.

 

 

 

 

Encontramos também um belo apanhado de jogos pedagógicos relacionados à Língua Portuguesa, bem como o link para a Educopédia e para o Reforço Escolar. Assim, o aluno pode se divertir e revisar os conteúdos já apresentados em aula de maneira atrativa. Ela também utiliza os jogos em sala de aula com o projetor do kit da Educopédia. Dessa maneira, seus alunos estão sempre atualizados com as novidades do blog, mesmo os que não possuem acesso à internet.

 

 

 

 

 

É claro que não pode faltar a produção dos alunos, como as marchinhas de Carnaval que foram revisitadas e ganharam contornos bastante educativos. Confiram a letra da marchinha vencedora do concurso interno de paródias.

 

 

 

 

O blog é interessante tanto para alunos quanto professores, que podem aproveitar as sugestões de atividades e leituras. Para ver outras marchinhas e conferir as dicas de leitura para o sexto ano, acesse e siga o blog Escrevinhar pra Valer da professora Joice Pinter da E. M. Levy Neves.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/04/2012

Tudo o que Eles Desejam Agora é Seguir em Frente!

Tags: 8ªcre.

 

 

O dia 7 de abril de 2011 marcou a história da cidade do Rio de Janeiro com um acontecimento inacreditável. 

Após um ano, a Escola Municipal Tasso da Silveira dá seus primeiros passos em direção ao sonho de toda a comunidade: Seguir em frente!

 

 

 

 

 

O dia 7 de abril de 2012 foi dedicado à memória das vítimas do trágico acontecimento na Escola Municipal Tasso da Silveira.

 

Após um ano, percebe-se que funcionários, alunos e professores encontraram na união a força necessária para seguir em frente.

 

A escola passou por uma grande reforma e hoje abriga ainda mais alunos. Mas fator fundamental para que a escola continuasse erguida, foi a determinação da equipe e da comunidade escolar, que não se deixou vencer pela violência e pelo medo.

 

 

 

 

 

Hoje, a escola tem uma nova fachada, porém seus ideais de solidariedade, respeito ao próximo e à vida continuam os mesmos, eles apenas se tornaram mais fortes e presentes em cada dia que alunos e professores se reunem na escola.

 

 

 

 

O painel construído com a colaboração de alunos e professores da Escola Municipal Tasso da Silveira é uma atração para todos os que passam em frente à escola. Nele é fácil encontrar inúmeras vezes o nome da escola e palavras como saudade, esperança e amor.

 

 

 

 

O Rioeduca deseja que toda a comunidade escolar consiga realizar seu sonho de seguir em frente e parabeniza a todos pelo exemplo de superação, força e fé na Educação. 

 

 

Deixe você também a sua mensagem!

Faça um comentário.

 

neildasilva@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share