A A A C
email
Retornando 89 resultados para o mês de 'Abril de 2012'

Terça-feira, 10/04/2012

Educriando com a Professora Patrícia Tavares

Tags: 5ªcre, blogsdeprofessores.

 

Para que serve um blog?
Essa é uma questão de entendimento fácil e resposta rápida,
pois qualquer uma pessoa pode ter um, basta seguir algumas regrinhas básicas para isso e a professora Patrícia Tavares entendeu rapidamente, colocando em prática seu objetivo.

 

 

No fim do ano passado, estive visitando a FLIM, Feira do Livro da EM Mozart. Lá, conheci a professora Patrícia Tavares, a professora Paty como é conhecida. Conversamos muito sobre o trabalho desenvolvido e sobre sua atuação na Educação Infantil. Na ocasião, ela desempenhava as funções de Diretora Adjunta e Regente de Turma. 

 


Entre outras atividades, a professora Paty tinha um blog desde 2010. Durante algum tempo ficou sem postar pela dedicação ao, então, blog da E. M. Mozart Lago, além das várias atribuições da direção de escola. Com a finalização do blog da Mozart, em fins do ano passado, a professora resolveu retomar o seu blog, estando nesse momento registradas várias postagens sobre seu trabalho com dicas de atividades educacionais. 

 

 

 


"Quando criei o blog, se chamava PATY CRIATIVA e tinha como principal objetivo, divulgar meus trabalhos de artes, que também são minha fonte de renda, porque faço para minhas amigas professoras (que são muitas). Fiz muitos aventais de histórias, luvas, dedoches, painéis, alfabetos, flores, jogos, enfim, tudo o que eu utilizava nas minhas aulas e compartilhava com elas através do blog. Elas encomendavam e divulgavam para outras colegas. Com o passar do tempo, fui tomando gosto pelo trabalho e neste ano resolvi mudar o nome para PATY EDUCRIANDO, transformando o design do espaço, acrescentando alguns recursos e me aprofundando no assunto. Nele, tenho outros objetivos, além de divulgar a arte do artesanato. No dia 9 de março, me inscrevi na Oficina de blog que aconteceu na E. M. Albert Sabin, com a finalidade de me aprofundar nesta tarefa. Quero utilizar o blog como uma ferramenta pedagógica para usar com meus alunos do 3º ano, já que não tive oportunidade anteriormente. Quero postar trabalhos da turma, vídeos, criar enquetes e mostrar que é possível utilizar a tecnologia a favor da educação... Através da arte pode-se desenvolver muitas habilidades que serão úteis por toda a vida. Amo artesanato e amo a minha profissão. Atualmente, também estou apostando no uso das novas tecnologias na sala de aula, que facilitam muito a aprendizagem. Tento ao máximo dar aos meus alunos um ensino de qualidade com tudo que há de melhor e de uma maneira mais divertida", relata a professora Paty.

 

Nesse mesmo período ela desenvolveu o Projeto Mala Viajante, projeto existente há algum tempo, sendo elaborado por outras professoras, com inúmeras variações.

 

 


 

"Iniciei em 2011, com minha turminha de Educação Infantil e foi um grande sucesso porque eles adoravam levar livrinhos da escola para casa. Trabalhei com este tema para incluir meus "PEQUENOS LEITORES" no projeto da Sala de Leitura "JOVENS LEITORES", que atende a todo o ensino fundamental", diz a profª Paty.

 

 

 


E continua: "O objetivo do Projeto era integrar FAMÍLIA/ESCOLA, uma vez que a criança levava o livro na "MALA VIAJANTE" para ser lido por um adulto na sua casa... Depois fazia o registro da história no CADERNO DE REGISTRO que acompanhava o livro dentro da mala. Cada criança levava a "MALA" na sexta-feira e trazia na segunda-feira. O registro era mostrado aos colegas e a história eu lia para a turma, porque eles sempre pediam e depois todos faziam o registro da história. O fundamental era incentivar o hábito da leitura principalmente no ambiente familiar, onde o contato com a leitura é muito menor. A culminância do Projeto se deu durante a FLIM (Feira Literária da Mozart), onde aconteceu a exposição dos livros que as crianças levaram para casa e do caderno de registro com as ilustrações feitas. Aproveitando o gancho fizemos a releitura do livro "Um amor de Família" - de Ziraldo, para a exposição, além de mural com as fotos tiradas durante toda a execução do Projeto", finaliza a professora, que em 2012 está dando continuidade ao Projeto com uma turma de 3º ano. 

 


Vamos conhecer um pouco do Blog Paty Educriando? Então, acesse aqui.
 

 

                            Você, professor, e sua escola estão se preparando para concorrer ao Troféu Rioeduca 2012?

Então, escreva para nós relatando algum projeto que tenha impactado na aprendizagem dos alunos e se inscreva aqui respondendo algumas questões.

Clique em SOBRE NÓS  que o publicaremos no Portal Rioeduca.

 

Sua opinião é muito importante para nós!

Comente!


 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca / 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/04/2012

Espaço Virtual da Creche Vitorino Freire

Tags: 7ªcre.

 

O blog da Creche Municipal Vitorino Freire foi criado em fevereiro deste ano. A unidade funciona em horário integral , está localizada em Vila Valqueire e foi inaugurada em 1998.

 

 

 

Apenas em 2003, a creche Vitorino Freire passou a ser responsabilidade da SME. A Creche tem como patrono,Vitorino Freire, pernambucano, nascido em 28/11/1908. Jornalista, escritor e político, dedicou sua vida à luta pela liberdade de imprensa e pelos direitos trabalhistas. Faleceu em 27/08/1977.

 

 

O blog está na fase inicial e apresenta fotos dos últimos projetos realizados na unidade. No Espaço Virtual da Creche é possível ver as crianças em atividade comemorativa pelo dia mundial da água:

 

 

Caminhada em torno da escola pela preservação da água

 

 

Criança com cartaz sobre preservação da água

 

 

 

Para conhecer o blog, clique na imagem abaixo:

 


 

 

 

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!
 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/04/2012

E. M. Rio Grande do Norte – Viagem ao Mundo da Leitura

Tags: 9ªcre, blogdeescola, riodeleitores.

 

Vamos conhecer a E. M. Rio Grande do Norte da 9ª Coordenadoria Regional de Educação e saber por que ela foi uma das vencedoras do Concurso Escolas de Leitores 2011-2012, projeto de promoção e incentivo a leitura em parceria com o Instituto C&A.

 

 

 

 

Com o Projeto “Viagem ao Mundo da Leitura” a E. M. Rio Grande do Norte foi uma das vencedoras do Concurso Escolas de Leitores. Ela faz parte das escolas da 9ª CRE e está localizada na Rua Morizot Leite, s/nº em Senador Vasconcelos. Foi inaugurada em 30 de março de 1965, completando em 2012, 47 anos. Tem como atual gestora a professora Regina Blanco, adjunta professora Eliene, Coordenadora Pedagógica Valdete e na Sala de Leitura a professora Ivanete. No blog da escola encontramos a seguinte apresentação:

 

 

Somos uma escola que atende da Educação Infantil ao 5º ano.  A Escola Rio Grande do Norte, em 2011, tem seu Projeto Político Pedagógico (PPP) com o tema RGN, ESPAÇO DE LEITORES MARCANDO GOLS DE PLACA, pois entendemos que não é tarefa fácil conseguir com que o aluno leia e entenda aquilo que está registrado no mundo nos diferentes tipos de interlocução, pois, grande parte da população não é plenamente alfabetizada e letrada - isto é, não consegue ler e compreender textos complexos e expressar o que pensa de forma escrita. A escola entende que é urgente não apenas formar praticantes da leitura e da escrita, mas também formar cidadãos críticos aptos de ler entrelinhas. Para tanto é necessário redimensionar o ensino da leitura e da escrita com práticas sociais e ir além da simples aquisição do código escrito. É preciso fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, tornando o leitor proficiente para o uso da língua nas diferentes situações de comunicação. É preciso alfabetizar letrando.

 

 

Podemos agora começar a entender o porquê de esta escola ter sido uma das premiadas neste concurso, uma vez que todo o seu trabalho está estruturado na formação de leitores como podemos perceber na sua apresentação.

 

 

Imagens da premiação no dia 27 de fevereiro.

 

 

Regina Celi e Ivanete com: Coordenador da E/SUBE/9ª CRE Prof. José Mauro, Secretária de Educação Claudia Costin, Gerentes de Mídias Simone Monteiro e Catarina e com o Prof. Volnei.

 

 

Vamos conhecer um pouco mais do que faz desta escola uma Escola de Leitores.

 

 

Viagem à imaginação

 

A Rio Grande do Norte nunca conseguiu a obra da tão sonhada "Sala de Leitura" cuja planta encontra-se pronta desde o ano de 1999. Embora lutando muito para este sonho se concretizar, nunca deixamos de valorizar a leitura junto aos nossos alunos e professores. A Direção e equipe, em janeiro de 2010, tiveram a brilhante ideia de reformar um "armário velho", e transformá-lo em uma linda "Viagem à imaginação", onde colocamos rodinhas e a professora Ivanete Santos, regente da Sala de Leitura, viaja pelas salas, abrindo suas portas e trazendo para nossos alunos, uma viagem ao encanto, com músicas, livros e fantoches. As crianças ficam perplexas ao ver um mundo novo se abrindo diante de seus olhos. E foi com a garra de nossa equipe, com a admiração de nossas crianças, que nos tornamos uma das "vencedoras do concurso de leitores".

 

 

Mais Histórias... Afinal somos uma Escola de Leitores

 

 

No último dia 26, recebemos em nossa Unidade Escolar, O Teatro do Livro Gigante – Cia das Lendas. Uma forma diferente de contar histórias com auxilio de um grande livro de figuras coloridas e ao mesmo tempo músicas originais, acompanhadas de violão que pontuam a narrativa.

 

 

Para saber mais sobre o Teatro do Livro Grande – Cia das Lendas, acesse o blog clicando na imagem abaixo.

 

 

 

Eles também estão no Facebook - https://www.facebook.com/events/220109621360087/

 

 

A história contada pelo grupo foi: A Cerejeira e o Cãozinho Shiro.  Numa mistura de teatro, música e livro.

 

 

 

 

As crianças se encantaram com a história e adoraram o cãozinho Shiro que significa branco em japonês.

 


O projeto Viagem ao Mundo da Leitura vivenciado em vários espaços da escola.

 

 

 

 

Tia Fernanda e tia Valdete contando histórias e encantando nossos pequenos leitores. 

 

 

Para acompanhar o blog da E. M. Rio Grande do Norte e conhecer seu trabalho acesse o link:

http://emrgnorte.blogspot.com.br/

 

 

 

Divulgue seu trabalho. Este espaço foi criado para isso.
Basta enviar um e-mail ao representante da sua CRE
com um breve relato e registros de imagens (fotos, vídeos ou ppt),
que você também poderá fazer parte desta
REVOLUÇÃO.


 

 

Profª Márcia Cristina Alves
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/04/2012

Exposição Os Pequenos Modernistas

Tags: 2ªcre, eventos.

A E. M. Azevedo Sodré comemorou os 90 anos da “Semana de Arte Moderna” com a exposição “Os Pequenos Modernistas”, que aconteceu no final do mês de março. 

 

A “Semana de Arte Moderna” aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo no ano 1922 com a participação de artistas do Rio de Janeiro e São Paulo. Este evento faz parte da história brasileira, pois contribuiu para a consolidação do movimento Modernista em nosso país. 

 

 

 

Mural com atividades realizadas pelos alunos

 

A Semana de Arte Moderna

 

“Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguido.


A Semana, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, foi a explosão de ideias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão.


Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas ideias ao longo do tempo. O movimento modernista continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos: Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento Antropofágico.


Todo novo movimento artístico é uma ruptura com os padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as formas de expressões, sejam elas através da pintura, literatura, escultura, poesia, etc. Ocorre que nem sempre o novo é bem aceito, isto foi bastante evidente no caso do Modernismo, que, a principio, chocou por fugir completamente da estética europeia tradicional que influenciava os artistas brasileiros.”


Informações retiradas de http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/semana22 acesso em 07/04/2012

 

 

 

Quadro "Abaporu" pintado por Tarsila do Amaral

 

A exposição “Os Pequenos Modernistas” aconteceu no final do mês de março e movimentou alunos e professores da E. M. Azevedo Sodré. Para que esta exposição fosse um sucesso, os alunos participaram de atividades interdisciplinares desenvolvidas nas aulas de Artes Visuais, Sala de Leitura e salas de aula.


“Mergulhamos nas comemorações dos 90 anos da Semana de Arte Moderna e fizemos uma viagem pelo movimento que mudou o olhar estético, cultural e intelectual do Brasil.” Retirado do blog da escola.


A pintora Tarsila do Amaral fez um grande sucesso entre os alunos da E. M. Azevedo Sodré. Sua principal obra, o quadro “Abaporu”, chamou a atenção da garotada que a representou de forma muito interessante. Os alunos foram parar dentro de uma obra de arte!

 

 

 

 

Alunos participando da atividade realizada na exposição "Os Pequenos Modernistas"

 

Além das obras de Tarsila do Amaral, os alunos puderam conhecer outros pintores e escritores que influenciaram o movimento Modernista brasileiro. O vídeo abaixo nos mostra mais um pouco sobre o trabalho de nossos alunos e colegas professores durante o projeto “Os Pequenos Modernistas.”

 


 

“Nossos ´Pequenos Modernistas´ fizeram lindos trabalhos; perceberam a essência dos artistas retratados e expressaram-se de forma criativa e bela. Nossos alunos pintaram o 7!”  (Retirado do blog da escola)

 

Conheça o blog da E.M. Azevedo Sodré clicando na imagem abaixo

 

 

Parabéns à equipe da E. M. Azevedo Sodré e aos alunos pelo lindo trabalho na exposição “Os Pequenos Modernistas.”

 

Professor, você também pode divulgar os blogs ou projetos desenvolvidos por sua escola. Entre em contato com o representante de sua CRE!

 

Gostou desta publicação? Clique em “curtir” para compartilhá-la com seus amigos no Facebook e deixe, também, um comentário.

 

Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca na 2ªCRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
 


 


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share