A A A C
email
Retornando 89 resultados para o mês de 'Abril de 2012'

Terça-feira, 17/04/2012

Marita: Um Espaço de Reflexão e Compromisso

Tags: 9ªcre, blogdeescolas, tecnologia.

 

A Escola Municipal Professora Marita de Vasconcelos, que faz parte do grupo de escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação e está localizada no bairro de Campo Grande, assumiu o compromisso de trocar experiências com o auxílio das Mídias e Redes Sociais.

 

 

Varias são as ações que a escola vem realizando e é através do blog e de outras redes sociais que podemos acompanhar seu trabalho. Vamos conhecer algumas dessas atividades.

 

Alfabetização Criativa: Trabalhando com Poemas

 

 

 

É importante destacar o trabalho de pesquisa que é feito na Internet, pela equipe do blog. A interação com outras páginas ajuda a enriquecer as atividades propostas em sala de aula e na sala de leitura. 

 

Na postagem acima, por exemplo, encontramos um link que nos leva ao Blog Alfabetização Criativa, que tem como objetivo principal a troca de experiências, onde a profª Ana Márcia compartilha experiências que deram certo, pois acredita que assim todos crescem juntos e isso é uma grande verdade.

Hoje as redes sociais tem ajudado muito na divulgação de projetos e atividades diversas, desenvolvidas nas escolas e que ficam entre as quatro paredes das salas de aula.

 

 

http://criandoealfabetizando.blogspot.com.br/2010/08/trabalhando-com poemas.html?spref=bl

 

 

Se você fosse um livro… Qual Seria?

 

 

 

Como a própria autora da postagem, a professora Marta Barreto, fez uma pesquisa no site Educar para Crescer com o intuito de motivar alunos e professores a leitura em outros espaços, isso faz com que a comunidade escolar passe a ter acesso a páginas na Internet que enriquecem seu conhecimento.

 

 

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/testes/livro-nacional.shtml

 

 

Adição

 

 

 

Outra forma de ajudar os alunos foi indicar o site Escola Kids, como reforço para as tarefas. Neste site, encontramos atividades de várias disciplinas.

 

 

http://www.escolakids.com/

 

 

Funk do Alfabeto – Pé de Vento

 

 

 

O blog faz indicação do vídeo “Funk do Alfabeto” que faz parte do Projeto Pé de Vento da Plataforma de Aulas Digitais da SME-RJ, Educopédia.

 

 

Histórias

 

 

 

Outras páginas da Internet que o blog Marita indica é o Blog Banco das Histórias que conta com a colaboração dos seus seguidores no acervo de suas páginas e o Blog Educação em Foco, que faz parte da Rede Educação em Foco, que foi criada com o objetivo de reunir professores de vários lugares do Brasil para compartilhar experiências e promover reflexões a respeito da Educação no Brasil e no mundo.

 

 

 

http://bancodashistorias.blogspot.com.br/

 

 

http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com.br/

 

A mensagem que o blog da E. M. Professora Marita de Vasconcelos nos deixa é a importância da tecnologia aplicada à educação e a interação que podemos fazer nas redes sociais, com trocas de experiências que sempre enriquece os conteúdos.

 

Parabéns pelo excelente trabalho que a escola vem desenvolvendo!

 

E. M. Professora Marita de Vasconcelos na Internet:

Twitter: @EquipeMarita

Facebook: Marita de Vasconcelos

 

 

Se a sua escola ou professor tem um blog ou está integrada em algum projeto,
aproveite para divulgar e concorrer ao Troféu Rioeduca 2012.
Basta enviar um e-mail ao representante da sua CRE

 

 

Profª Márcia Cristina Alves
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/04/2012

Tecendo o Amanhã – Registros de uma Caminhada

Tags: 2ªcre, entrevistas, peja.

No blog da professora Nívea Segreto, encontramos registros de experiências bem sucedidas nas aulas de Língua Portuguesa. Hoje vamos conhecer como esta ferramenta colabora com a aprendizagem dos alunos.

 

Nívea Segreto é Mestra em Literatura Brasileira e atua como professora regente de Língua Portuguesa na E. M. Madrid, em turmas do 2º segmento do Ensino Fundamental e também na E. M. Lourenço Filho, ministrando aulas no PEJA.


Hoje, a professora Nívea Segreto nos conta um pouco sobre como utiliza o blog “Tecendo o Amanhã”, como colaborador em suas aulas.

 

 

Professora Nívea Segreto

 

 

RIOEDUCA: Como surgiu a ideia de criar um blog educacional?


Nívea Segreto: A ideia de criar um blog surgiu enquanto trabalhei no projeto Acelera 3, na Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand, em 2011. Como precisávamos, professores e alunos, criar nosso memorial e registrar nossas atividades, tive a ideia de fazer esse registro de forma que pudesse, também, ser compartilhado com colegas e alunos de outras escolas.

 


RIOEDUCA: Como é possível perceber a repercussão do blog “Tecendo o Amanhã”?


Nívea Segreto: A tecnologia nos permite estar em muitos lugares, com muitas pessoas e de forma rápida. O blog "Tecendo o Amanhã" já foi visto por algumas pessoas nos Estados Unidos, Inglaterra, Índia e Portugal. Em Portugal, por exemplo, as experiências registradas foram vistas com certo "estranhamento" por colegas de Língua Portuguesa, que ainda atuam de forma muito ortodoxa em sala de aula. Mas as mensagens que recebi foram sempre muito positivas.

 

 

RIOEDUCA: Como acontece a participação dos alunos nas atividades do blog?


Nívea Segreto: Os alunos da E. M. Madrid estão trabalhando na realização de um projeto cujo título é "Retratos do Rio em Branco e Preto". Estão bastante envolvidos na realização da atividade proposta e o resultado será postado no blog “Tecendo o Amanhã”.


Os alunos visitam constantemente o blog e foram eles mesmos que sugeriram que o utilizássemos para divulgar suas atividades. Isso foi muito bacana! Eles ficam envaidecidos quando identificam as atividades que realizamos juntos! Agora, quero divulgar suas próprias produções e, também, orientá-los na construção de seus próprios blogs! Futuramente os alunos do PEJA também terão acesso ao blog através do uso do datashow nas aulas de Língua Portuguesa.

 


RIOEDUCA: Como o blog “Tecendo o Amanhã” tem contribuído para a prática pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa?

 

Nívea Segreto: Acredito que a principal contribuição de qualquer tecnologia de comunicação é dinamizar a informação, obtendo-a e tornando-a mais rápida e mais ampla. É o que pretendo fazer com o uso do blog "Tecendo o Amanhã". Quero fazer dele um portal, não só para meus atuais alunos, mas para todos os ex-alunos, amigos e colegas que sempre me procuram em busca de dicas, esclarecimentos e informações. Foi dessa forma que fui atendida quando precisei de ajuda. A palavra de ordem do século XXI é compartilhar! Como já dizia o poeta que me inspirou para o "trocadilho" nome do blog: "Um galo sozinho não tece uma manhã. Ele precisará sempre de outros galos..." (João Cabral de Melo Neto)


No blog “Tecendo o Amanhã” existem algumas postagens que registram a caminhada da professora Nívea Segreto, junto com as turmas da E. M. Madrid e da E. M. Professor Lourenço Filho. Vejamos uma postagem sobre os alunos do PEJA.

 

PEJA - Tempo de Recomeçar

 

"Olá, amigos!

Há dois meses, iniciamos nosso trabalho no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos - na Escola Municipal Professor Lourenço Filho. Enfrentamos muito desafios, mas há algo maior que nos movimenta: a obstinação! Tenho duas turmas noturnas - 151 e 152 - equivalentes ao 6º e 7º anos. A maioria dos alunos está acima dos 40 anos, tendo o ciclo escolar interrompido por motivos pessoais e com a alfabetização ainda em nível intermediário. São homens e mulheres que trabalham arduamente o dia inteiro e, apesar do cansaço e das tribulações que enfrentam, chegam à escola com a esperança de prosseguir os estudos, (re) construir o saber e mudar o futuro...

A vocês, queridos guerreiros, dedico este momento do nosso trabalho!

Nívea Segreto."

 

Nota: Retirado do blog "Tecendo o Amanhã"

 

 

Alunos do PEJA em atividade de produção textual

 

Muito sucesso à professora Nívea Segreto e seus alunos!

 


Para conhecer o blog “Tecendo o Amanhã” clique na imagem abaixo.

 

Professor, você também pode divulgar os blogs ou projetos desenvolvidos por sua escola. Entre em contato com o representante de sua CRE!

 

Gostou desta publicação? Clique em “curtir” para compartilhá-la com seus amigos no Facebook e deixe, também, um comentário.

 

 

Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca na 2ªCRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
 

 



 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/04/2012

Escola Municipal Guandu

Tags: 10ªcre.

 

 

Nesta quinta-feira, dia 29 de março de 2012, estive visitando mais uma escola da 10ª CRE, para o Rioeduca.


O convite simpático e irrecusável veio da diretora Solange Inácia de Sá de Lacerda, com quem já havia conversado sobre a Escola Municipal Guandu, na reunião dos gestores das unidades escolares, com a secretária Claudia Costin, no dia 31 de janeiro de 2012, no auditório do Planetário de Santa Cruz.

 

 

 

 

 


 

A escola está localizada no lote 217, do Conjunto Habitacional conhecido como Guandu Velho. Solange explica que a ocupação daquela área, margeada pela Avenida João XXIII, teria começado a partir dali, somente depois surgindo os demais conjuntos.

 

 

 

 


 

 

A Rua Um, onde fica a Escola Municipal Guandu, nos dá a ideia de que foi a primeira a ser aberta, ocupada e pavimentada. Não posso afirmar que isso de fato aconteceu, mas vale mencionar, ainda me valendo das observações feitas pela diretora Solange, que a escola fica relativamente próxima à rodovia BR 101 Governador Mário Covas, que liga Santa Cruz à Itaguaí e à Costa Verde Fluminense.

 


Procuro o significado da palavra “Guandu” na versão do Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa 3.0 Houaiss, que me remete à “Guando”, um subarbusto ereto de até 3 metros, com a denominação científica de “Cajanus cajan”, da família das leguminosas, subfamília papilionoídea, provavelmente nativo da África e cultivado em várias regiões, pelas vagens lineares, forrageiras, especialmente pelas sementes, usadas como alimento básico por diversos povos, e por inúmeros usos medicinais.


Guandu é também o nome do famoso rio que abastece várias cidades do Estado, e que, em Santa Cruz, após a passagem pela estação de tratamento da CEDAE, recebe as águas do rio Guandu-Mirim e é dividido em vários canais, sendo o principal deles o canal de São Francisco, que serve ao importante distrito industrial do bairro.


Tanto a Escola Municipal Guandu, como também a Escola Municipal Marinheiro João Cândido, vizinha da primeira, estão situadas bem nas proximidades da margem direita do famoso rio.

 

Já na Escola Municipal Guandu, após percorrer um bom trecho da Avenida João XXIII, sou recebido pela sorridente funcionária Graciane, que me conduz até a diretora.

 

Sou apresentado também à diretora adjunta Márcia Ferreira Mariano que até 2011, ocupava o cargo de coordenadora pedagógica, e aos professores e funcionários da escola.

 

Na visita que faço às dependências da E. M. Guandu, a solícita diretora Solange vai mostrando tudo o que tem sido feito para proporcionar mais conforto e comodidade aos alunos, professores e funcionários.
 

Tratando-se de uma escola do estilo “Lelé”, do qual tenho falado repetidamente em outras postagens, é conveniente observar a criatividade dos gestores para obter espaços de ampliação e mesmo algumas mudanças estruturais, sempre na expectativa de melhorar as condições de trabalho.

 

 


 

 

A sala da secretaria funciona também como sala da direção, mas há uma ampla e confortável sala multifuncional adaptada, com acervo bibliográfico e equipamentos de informática. Além da cozinha, refeitório, despensa, brinquedoteca e banheiros para os alunos e funcionários, visitei também as salas de aula, uma delas adaptada. Quando não chove e o sol não está muito forte, as crianças podem brincar no pátio externo, que ainda não possui cobertura.


Segundo informações da diretora Solange, a E. M. Guandu conta com a participação ativa e dedicada do Conselho Escola-Comunidade e também com o Grêmio Estudantil.


Atualmente a Escola Municipal Guandu está atendendo, em média, cento e cinquenta crianças com idade entre três e cinco anos, matriculadas em seis turmas, sendo três no primeiro e três no segundo turno.

 

 


 

 

 

O “Plano de Ação” da E. M. Guandu enumera pontos fundamentais de trabalho, que têm como objetivo, desde a conscientização dos responsáveis, para que todos mantenham uma relação harmoniosa com a comunidade escolar, até a preocupação com as crianças para que possam ter a nítida compreensão das relações entre a palavra falada e a escrita, assim como a inserção dos números na vida cotidiana e nas atividades escolares.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como tem sido prática nos anos anteriores, a Escola Municipal Guandu também estará, neste ano letivo de 2012, dando a devida importância às atividades interdisciplinares, com a realização de projetos sobre alimentação saudável; hábitos e atitudes saudáveis; valores e virtudes; cuidados com o meio ambiente, inclusive com ações específicas sobre a importância de não se jogar lixo às margens ou área de entorno do Rio Guandu, que fica bem próximo à escola.

 


 

Todos os eventos tradicionais, como o “Dia Internacional da Mulher”; “Dia do Circo”; “Dia das Mães”; “Mês da Paternidade”; “Dia das Crianças” e outras comemorações do gênero estão sendo incluídas como atividades complementares já programadas e em desenvolvimento na E. M. Guandu.

 

Ainda segundo a diretora Solange, outro compromisso da Escola Municipal Guandu tem sido relacionado à educação inclusiva, com o currículo adaptado para atender os alunos portadores de necessidades especiais, sempre com atualização constante para receber e integrar qualquer criança que venha a ser matriculada na escola.
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/04/2012

Somos Todos Diferentes, mas não Desiguais

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

Recentemente o blog da E. M. Dr. Cícero Penna foi atualizado falando sobre um tema muito discutido no mês de abril: o autismo. A escola realizou uma atividade sobre este assunto e envolveu alunos e equipe. Vamos conhecer o blog desta unidade escolar e seu trabalho sobre o autismo.

 

 

 

“Dia 2 de abril foi o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Nossa escola, que acredita que 'SOMOS TODOS DIFERENTES, MAS NÃO DESIGUAIS', entrou nesta onda conversando e conscientizando os alunos, professores, estagiários, merendeiras, porteiras, agentes educadores, funcionários da COMLURB e todos que colaboram conosco.


Sabemos que a inclusão deve ser feita por todos e para todos, que para incluir é necessário conhecer. Porque INCLUIR é respeitar o outro, é um eterno transformar, é o respeito ao modo e tempo de aprendizagem do aluno. Este é um dos caminhos para uma educação de qualidade para TODOS.”  (Retirado do blog da escola)

 

Os alunos assistiram vídeos, leram textos e ouviram professores contarem suas experiências sobre o trabalho com alunos autistas.

 

 

Alunos assistindo ao vídeo da Turma da Mônica sobre o autismo

 

 

 

Assista ao vídeo “Turma da Mônica: Um Amigo Diferente”.

 

 

 

Conheça mais sobre o trabalho da E.M. Dr. Cícero Penna visitando seu blog http://emcpenna.blogspot.com.br/

 

Professor, você também pode divulgar os blogs ou projetos desenvolvidos por sua escola. Entre em contato com o representante de sua CRE!

 

Gostou desta publicação? Clique em “curtir” para compartilhá-la com seus amigos no Facebook e deixe, também, um comentário.

 

Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca na 2ªCRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share