A A A C
email
Retornando 89 resultados para o mês de 'Abril de 2012'

Quinta-feira, 26/04/2012

Releituras Digitais na E. M. Rosária Trotta

Tags: 9ªcre, artesvisuais.

 

Na E. M. Rosária Trotta, que fica em Campo Grande e pertence a 9ª Coordenadoria Municipal de Educação, o professor Marcelino Rodrigues está desenvolvendo atividades de artes muito criativas com turmas do 9º ano

 

Recebi um e-mail do professor de Artes Visuais Marcelino E. Rodrigues, com um breve relato das atividades que vem desenvolvendo com as turmas do 9º ano da E. M. Rosária Trotta. O professor enviou as imagens produzidas pelos alunos e fiquei encantada com a produção deles neste trabalho criativo sobre Releituras Digitais.

 

Quem nos fala do trabalho é o professor Marcelino:

 

Vivemos em um mundo de imagens. Televisão, meios de comunicação em massa, Internet, MSN, Orkut, Facebook e jogos eletrônicos. O jovem convive com um bombardeio de imagens que são banalizadas e que criam cenários ilusórios que iludem e convencem.

 

 

 

 

Nesse contexto, os estudantes precisam entender que cada imagem possui uma mensagem, uma ideia, um contexto e as artes visuais servem para desenvolver nos estudantes a leitura crítica delas em nossa sociedade. Porém, Isso só acontece quando essa leitura é exercitada de maneira prática, apreciando, criticando, manipulando e construindo novas imagens.

 

 

Por outro lado, o avanço da tecnologia no cotidiano dos jovens nos permite também fazer uso desses novos recursos que são comuns no dia-a-dia, como máquinas digitais e celulares..

 

 

Pensando nisso, os alunos de algumas turmas do 9° ano da E. M. Rosária Trotta trocaram o lápis de cor e os pincéis por mecanismos digitais para elaborarem releituras de pinturas famosas e cartazes de filmes e assim criarem imagens inovadoras.

 

As releituras não foram tratadas como cópias, mas  a criação de uma nova obra, realizada a partir de outra. Os alunos acrescentaram um toque pessoal, mudando cenários, roupas e a significação da figura.

 

A atividade possibilitou o trato da autoimagem dos alunos de uma maneira divertida e criativa, permitindo contextualizações que abriram espaço para a construção de conhecimento e para uma leitura mais atenta e sensível do mundo.

 

Prof. Marcelino E. Rodrigues

 

 

Produções dos alunos

 

 

 

 

 

 

 

Parabéns, professor Marcelino e equipe da E. M. Rosária Trotta, pelo excelente trabalho desenvolvido. Agradecemos imensamente por você ter compartilhado conosco esta experiência.

 

 

Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO, basta enviar o projeto que a sua Unidade Escolar está desenvolvendo para o representante da sua CRE com um breve relato e registros de imagem (fotos, vídeos, ppt).

 

 

 

Profª Márcia Cristina Alves
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 26/04/2012

Alimentação Saudável no CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos

Tags: 7ªcre.

O CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos está localizado na Praça Seca e atende cerca de 900 crianças por dia.


 

  

Pensando em sustentabilidade e saúde, o CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos  aproveitou para trabalhar a semana da alimentação e o dia mundial da água, paralelamente à proposta do PSE, que nesse bimestre visa as questões da obesidade e saúde da mulher.


 


Várias atividades aconteceram para incentivar a alimentação saudável entre as crianças e também junto aos responsáveis. Foi realizada uma palestra sobre alimentação e obesidade infantil para os responsáveis da escola, com vídeo e interatividade com a internet.

 

 

Responsáveis atentos aprendendo sobre alimentação saudável

 

 


 

 

A turma 1201 fez uma montagem de uma pirâmide alimentar, com alimentos de verdade, depois de terem participado do preparo de uma deliciosa salada de frutas na sala de aula. Já a turma 1301 preparou uma deliciosa e nutritiva vitamina em sala de aula, pesquisou gravuras de diversos alimentos e montou um cartaz com a pirâmide alimentar cheia de informações nutricionais.

 

 


 

 

Etapas da preparação da vitamina feita pela turma 1301

 

 

 

 

Mural sobre alimentação com atividades realizadas pela turma 1301

 

 

A turma 1201 também fez uma mini-hortinha, reaproveitando copinhos de iogurte e potes de sorvete, com sementes de frutas, verduras e legumes. Foi muito divertido e educativo o contato com a terra e a observação das fases de crescimento dos vegetais. A professora Flávia, da turma 1201, começou a pesagem mensal dos alunos e registrou numa tabela para que todos saibam seu peso.
 

 

Todas as turmas participaram das atividades em sala de leitura, confeccionando cartazes sobre a importância da alimentação saudável. A professora da sala de leitura, Ana Paula Paranhos, promoveu uma pequena encenação sobre alimentação, com as turmas da escola para os responsáveis.

 

 


 

Crianças pesquisando sobre a importância da alimentação saudável

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 26/04/2012

Núcleo de Artes Avenida dos Desfiles - Onde a Arte Acontece!

Tags: 1ªcre, projetos.

O Núcleo de Artes Avenida dos Desfiles está localizado no Sambódromo - Setor 12,  Av. Salvador de Sá, S/Nº - Cidade Nova  e realiza um competente trabalho de incentivo à arte. O Programa Pedagógico oferece diversas oficinas artísticas gratuitas para a comunidade escolar e dá oportunidade a uma interação sociocultural entre comunidades diversas.

 

Os Núcleos de Arte são Unidades Educacionais que atendem prioritariamente alunos matriculados na Rede, oferecendo oficinas em diversas Linguagens da Arte. O objetivo do Programa Núcleo de Arte é aprofundar os conhecimentos artísticos, além de levar o aluno a vivenciar e se apropriar dos processos criativos.

 

 

 


 

O Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles funciona de segunda a sexta. São oferecidos os cursos de artes visuais, teatro, dança contemporânea, dança com bonecos, vídeo e fotografia, violão, cavaquinho e  percurssão.

 

Este ano o Núcleo de Artes prepara diversas apresentações e oficinas,  pois comemora-se o centenário de ilustres personagens de grande importancia cultural: Niemayer, Nelson Rodrigues, Luiz Gonzaga, Jorge Amado, Mario Lago, Herivelton Martins, Cora Coralina, Dercy Gonçalves e outros.

 

Para divulgar os trabalhos realizados, o Núcleo de Artes Avenida dos Desfiles criou um ambiente virtual, que mostra a excelência e a qualidade das oficinas oferecidas aos jovens. 

 

Clique na imagem abaixo para conhecer este portfólio digital repleto de arte e cultura.

 

 

 

 

Clique AQUI para saber mais sobre os Núcleos de Arte da Secretaria Municipal de Educação.

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 26/04/2012

Curso de Extensão - Diversidade na Escola

Tags: capacitação, curso.


 

 

Ação do Programa Rio Escola Sem Preconceito
Curso de Extensão: Diversidade na Escola

 

 

Pólo Centro: Segundas e Quartas-feiras
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – sala 425 –
4° andar – De 18h as 22h


Pólo Zona Oeste: Terças e Quintas-feiras
E. M. 08.33.022 Nicarágua – Av. Santa Cruz nº 1.015 - Realengo – De 18h as 22h
Carga Horária: 80 horas presenciais e 40 não presenciais.


Público Alvo: Profissionais da Educação:

  • Direção
  • Coordenadores Pedagógicos
     
  • Professores Regentes
     
  • Profissionais das Equipes do NIAP/PROINAPE
     
  • Profissionais que atuam nas equipes das Coordenadorias Regionais de Educação
     
  • Outros profissionais lotados na Secretaria Municipal de Educação


Inscrições:


Diretamente com a UFRJ, pelo link:

http://www.pr5.ufrj.br/diversidade

 

 

Duração do Curso:
Polo Centro: De 02/05/2012 a 18/07/2012
Polo Zona Oeste: 03/05/2012 a 19/07/2012
A certificação será conferida com 75% de presença e a realização das atividades propostas como avaliação.

 

Mais informações: NIAP – Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares – Tel: 2293-0457 ou 2976-2348

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share