
Terça-feira, 30/04/2013
"O Livro", Suas Histórias e Imagens
Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril, uma professora apaixonada por leitura não poderia fazer menos. Ela trabalhou com uma turminha “O Livro”, história de Kristine O´Connel. George, que encantou seus alunos pelas características que fazem os pequeninos se apaixonarem: suas histórias e imagens.
O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê.
A professora Michelle Moreira é regente da Sala de Leitura da Escola Municipal Pires e Albuquerque. Ela, que é apaixonada por leitura, será a protagonista desta matéria através de uma homenagem ao Dia do Livro que aconteceu em 18 de abril.
Professora Michelle Moreira, regente da Sala de Leitura da Escola Municipal Pires e Albuquerque.
“O Livro”, de Kristine O´Conne.l George.
"O Livro" é um conjunto de imagens e textos com poucas palavras, que tem por função reiterar o tema, a ideia que o leitor irá saborear. Ele favorece elementos essenciais para a iniciação da criança em prosa narrativa e descritiva, oferecendo a ela os múltiplos sabores que só um livro lúdico pode colocar ao seu alcance.
Conta a história em que um menino, um elefante de pelúcia e um gato ganham um novo companheiro com a chegada de um livro. No desenrolar da história, ele descobre que, apesar de outras utilidades, o prazer está em descobrir o que está dentro dele, suas histórias e imagens.
Alunos na Sala de Leitura confeccionando livros a partir da história contada.
“É um texto simples, com figuras fortes e coloridas, que encantam os pequenos leitores. Depois da leitura, as crianças desenharam aquilo que mais chamou a atenção na história e, assim, com esses trabalhinhos, fizemos um livrinho!”, relata a professora.
Ela contou que a escola está em processo de eleição para a escolha do nome da Sala de Leitura e o Dia do Livro será um grande dia para esse acontecimento.
Está sendo preparado para esse dia várias atividades, como o Sarau de Poesias comemorando Vinícius de Moraes, o resultado do nome eleito da Sala de Leitura e um Piquenique Literário com as turmas do 1 e 2 anos. Enfim, serão muitas as participações das turmas e o dia promete!
Mural com sugestões de autores célebres candidatos ao nome da Sala de Leitura. Alunos trabalhando "O Livro".
“Esta semana, foram apresentados os candidatos, suas biografias e obras. Toda a comunidade escolar participará da votação. O vencedor será divulgado no dia 18 deste mês, quando os alunos farão apresentações de música, recitais e dança – além da exposição de trabalhos e um piquenique literário - para comemorarmos esse importante dia!”, finaliza a professora Michelle.
Professora Michelle e os alunos na Sala de Leitura.
Agradeço imensamente a presteza da professora Michelle Moreira, regente de Sala de Leitura, assim como a direção da escola, na pessoa da professora Janaina Maria Di Stasio, pelas informações transformadas nessa matéria.
Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos.
Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.
Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.
Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora Regina Bizarro Twitter: @rebiza Facebook: Regina Biza E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
|


Terça-feira, 30/04/2013
Alfabetiza Rio
Alfabetiza Rio é uma prova criada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que visa avaliar o desempenho em leitura e em matemática de alunos que estão concluindo o 1°ano do ensino fundamental.
A partir de 2009, a secretaria capacitou 3.000 professores, criou o próprio livro de alfabetização e passou a fazer provas bimestrais com o objetivo de averiguar o desenvolvimento dos alunos nas primeiras séries do ensino fundamental.
A primeira edição da prova Alfabetiza Rio aconteceu nos meses de outubro a dezembro de 2010. Hoje, a avaliação mostra que 90,5% dos alunos que concluíram o primeiro ano do ensino fundamental no ano passado nas escolas municipais passaram para o segundo ano com índice de 90,5% de alfabetização em matemática e 90% em leitura.
Durante o ano, mostramos muitos projetos de escolas e professores no Portal Rio Educa que, comprometidos ao seu trabalho, fazem a diferença na educação de seus alunos.
O Alfabetiza Rio mostrou os alfabetizadores com melhores desempenhos que serão destacados durante este mês no blog A Revolução Acontece. Não deixem de acompanhar e prestigiar o trabalho destes que fizeram a revolução acontecer em 2012.
Elidia Correia é Professora da Rede Municipal e colaboradora do Blog Professores do Portal Rioeduca. E-mail: elidiacorreia@rieduca.net
Twitter: @ElidiaCorreia
|


Terça-feira, 30/04/2013
Informativo Multirio - 30 de Abril
![]() |
|
|


Segunda-feira, 29/04/2013
Ciências em Ação na E. M. Calouste Gulbenkian
A Professora Thais Dutra da Escola Municipal Calouste Gulbenkian realizou com seus alunos do 6º ano do Ensino Fundamental o projeto “Explorando o Sistema Solar.” O que era para ser um conteúdo, inspirou os alunos e se transformou em um projeto que movimentou toda escola.
|

