A A A C
email
Retornando 43 resultados para o mês de 'Abril de 2013'

Sexta-feira, 26/04/2013

Confraternização e Conhecimento na Páscoa

Tags: 5ªcre, educacaoinfantil.

A Creche Municipal Amália Fernandez Conde viveu dias de confraternização pela Páscoa através dos ovinhos produzidos pelos alunos, PEIs, AACs e Cozinheiras. O Portal Rioeduca mostra como foi este trabalho.

 

 

Mas, o que é a Páscoa?

 

 

Segundo a Wikipédia, a Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo.

 

Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação na Sexta-Feira Santa, que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 d.C.

 

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria. 

 

A Páscoa nas Escolas

 

 

Para as escolas, este é um evento de alegria e fraternidade. Alunos e professores unidos em confraternização antecedem o domingo de Páscoa, oferecendo ovinhos de chocolates, celebrando a Ressurreição de Cristo.

 

 

A Páscoa na Creche Municipal Amália Fernandez Conde

 

A Creche Municipal Amália Fernandez Conde teve um período muito movimentado. Na semana que antecedeu a Páscoa, as crianças produziram ovinhos de chocolate junto às PEIs, AACs e Cozinheiras. Elas tiveram a oportunidade de uma vivência real e prática, em que várias áreas de conhecimento foram trabalhadas: ciências, matemática e artes, por exemplo.

 

 

Alunos da Creche participando dos trabalhinhos de artes.

 

Mais uma vez, a Creche Amália prioriza o lúdico na construção do conhecimento dos pequenos, pois, segundo a profª Sandra, nessa faixa etária não poderia ser diferente.

 

Clique aqui para ver outras atividades.

 

 

Alunos da Creche participando dos trabalhinhos de artes.

 

Segundo a diretora, professora Sandra Barros, a Creche Municipal Amália Fernandez Conde “entende a Páscoa como um momento de reflexão, união e solidariedade. Os alunos, ao estarem todos unidos com o mesmo objetivo de confeccionar os ovos de Páscoa, puderam vivenciar esse momento, pois ao trabalhar em grupo tiveram a oportunidade de observar, refletir, avaliar, aguardar a sua vez e respeitar a vez do coleguinha. Todo o Trabalho desenvolvido na Creche é pautado no PPP Cuidando e Educando Através da Brincadeira”. 

 

"O Tema Páscoa possibilitou o desenvolvimento de várias atividades com os alunos: música, pintura, colagem com diversos tipos de materiais – inclusive recicláveis. Devido à faixa etária das crianças, priorizamos o trabalho em papel pardo ou 40 kg, o que envolve o trabalho em grupo. Houve a exploração do ovo da galinha: a gema e a clara; descascando o ovo; experimentando ovo de codorna; diferença entre ovo de galinha e de chocolate e corrida com ovo na colher. Por fim, aconteceu a Cozinha Experimental onde as crianças fizeram seus ovinhos de chocolate e depois os degustaram. A Coelhinha da Páscoa fez uma visita à Creche e realizou várias brincadeiras", finaliza a profª Sandra, diretora da Creche.

 

 

A Coelhinha da Páscoa, professora da Creche, realizando uma dinâmica com os alunos.

 

Parabéns a toda equipe da Creche Amália Fernandez Conde por este trabalho tão significativo, que instiga nos pequenos o respeito pelo próximo.

 

Agradeço a direção pela consideração com o Rioeduca, em todos os momentos da construção dessa matéria.

 

Conheçam o blog, agora com design novo, da Creche Municipal Amália Fernandez Conde.

 


 Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. A lista dos blogs da 5ª CRE vocês encontram aqui.

 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca na 5ªCRE

Twitter: @rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                               


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/04/2013

Para Pensar Educação

Tags: 4ªcre eventos.


 

Encontros entre Gestores é um COMPROMISSO em que são organizadas ações básicas de algumas unidades escolares da 4º CRE em parceria com o Bairro Educador. O encontro tem como finalidade estabelecer o olhar critico sobre a realidade dessas escolas, além de planejar e discutir ações voltadas para elevação da qualidade do ensino oferecido naquela região.

 

 

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire

 

O CIEP Ministro Gustavo Capanema, o CIEP Elis Regina, a Escola Municipal Professor Paulo Freire e o CIEP Hélio Smidt juntamente com a equipe do Projeto Bairro Educador Maré reunem-se com frequência para discutir sobre a Educação Pública de qualidade.

 

 

Auditório do CIEP Ministro Gustavo Capanema.

 

 

A expectativa é de que, sendo este instrumento um produto do trabalho coletivo, chegue o momento de tornar realidade a Escola de Todos Nós, a qual desejamos seja uma escola viva. Pondo em prática este COMPROMISSO, o grupo está priorizando o processo ensino-aprendizado e acreditando que, se o entusiasmo que os animou para a  elaboração deste instrumento estiver presente na sua implementação, a qualidade da Educação Básica pública de toda a Rede dará um expressivo e verdadeiro salto de qualidade nos próximos anos.

 

 

Gestores das Unidades Escolares reunidas por uma Educação de Qualidade.

 

 

"Na quinta-feira, 05 de março, o CIEP Ministro Gustavo Capanema recebeu as diretoras e coordenadoras pedagógicas do CIEP Elis Regina, Escola Municipal Professor Paulo Freire e CIEP Hélio Smidt, a equipe do Projeto Bairro Educador Maré, do Programa Cientistas do Amanhã e do Programa de Criança Petrobrás para planejar e estruturar as ações para realização do concurso “Desafio 5ºano”, do qual participarão turmas de 5º ano de oito unidades escolares dos Bairros Educadores Maré e Manguinhos.

 

De acordo com a gestora de núcleo do BE Maré, Mary Lança, esta atividade trará inúmeros benefícios para aos estudantes, envolvendo também toda a comunidade escolar, que também participará em vários momentos do “Desafio”.

Fontehttp://bairroeducador.blogspot.com.br/2013/03/reuniao-proporciona-troca-de.html

 

É importante que essa discussão da qualidade da educação aconteça efetivamente também no interior da escola, espaço em que melhor se expressa o processo ensino-aprendizado, tendo em vista a materialização de objetivos educativos. Em que se pese a amplitude desta discussão, que envolve dimensões escolares, no sentido de possibilitar à equipe gestora e a toda a comunidade escolar uma reflexão e problematização acerca da qualidade da educação na escola em que atuam. 

 

 

Parabéns a todos da equipe do Bairro Educador e das Unidades Escoalres da 4ªCRE por aumentarem a intensidade e a qualidade dos debates sobre a educação carioca.

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 24/04/2013

Integrar-se

Tags: 3ªcre, protagonismojuvenil, blogsdeescolas.

 

 

Estar no mundo é interagir com as diferentes realidades que nos cercam. É estar antenado com os assuntos que mobilizam a sociedade. Futebol e novelas são os mais comentados em nosso país. As classes especiais da E. M. Pareto uniram inclusão, conhecimento, futebol e novelas. Confiram!

 

 

Em nosso país, as novelas são acompanhadas de perto por pessoas de diferentes níveis sociais. Os últimos capítulos são vistos por milhões. As cenas mais interessantes são comentadas em todas as rodas de conversas. O que é sucesso nas novelas é, automaticamente, sucesso nas ruas.

 

As classes especiais das professoras Beatriz, Felisbela e Rejane da E.M. Pareto exploraram o tema. As canções Vida de Empreguete e Ex My Love, da novela "Cheias de Charme", foram tema das aulas de interpretação de textos e se tornaram duas apresentações muito bem-humoradas.

 

 

 

O futebol é outro tema que mobiliza a sociedade e é discutido em qualquer bate-papo. Eles estudaram as competições futebolísticas inciando com o Campeonato Carioca e passando ao Campeonato Brasileiro. O Brasileirão, como é conhecido este torneio, tomou os murais da turma com alfabetário, reportagens e produções de texto coletivas.

 

 

 

O "Cafezinho na Pareto" foi uma paródia do programa televisivo que apresenta os melhores momentos da rodada. Eles estudaram as características de seu time preferido e as apresentaram como um desafio ao espectador juntos com os gols mais bonitos de cada time. O projeto "Futebol, uma Paixão Nacional" se repete desde 2005, sempre com muito sucesso entre os alunos. O vídeo editado pelas professoras registra a atividade.

 

 

 

Também, em vídeo, estão registradas as atividades das turmas ao longo do ano de 2012. O clímax foi a visita ao Estádio Olímpico João Havelange. O Engenhão, como é conhecido o estádio, recebeu-os na Tribuna de Honra. Experiência memorável para todos os alunos como também foram as outras ações realizadas. As aulas-passeio, comemorações festivas e folclóricas e a participação nas atividades da escola foram reunidas para se tornarem recordações do trabalho realizado ao longo do ano. Confiram até o final e não percam as apresentações das canções citadas acima.

 

 

 

 

Agradeço a prof.ª Simone Cardoso pelo gentil compartilhamento deste trabalho e parabenizo os alunos e professores da Classe Especial pela imagens inspiradoras.

Para saber mais do trabalho da E.M. Pareto, acessem o blog da escola e comentem.
 

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 24/04/2013

IHA - Curso Básico para Utilização do Programa Boardmaker

Tags: iha, capacitação.

 

Ação: “Curso Básico para Utilização do Programa Boardmaker”.

Período: Maio a setembro de 2013.

Realização: E/SUBE/CED/INSTITUTO MUNICIPAL HELENA ANTIPOFF.


 

Objetivos do curso:

 

  • Apresentar, discutir e planejar estratégias para utilização do programa Boardmaker como ferramenta de acesso ao computador;
     
  • Apresentar os dispositivos de acionamento disponíveis e estratégias de uso junto aos alunos com deficiência e transtorno global do desenvolvimento;
     
  • Utilizar as ferramentas disponíveis no programa para construção de pranchas de comunicação social e pedagógicas (pranchas para impressão e pranchas dinâmicas);
     
  • Produzir atividades pedagógicas a partir do uso do programa.

 

Público-alvo: Professores do Atendimento Educacional Especializado que possuem o programa Boardmaker.


Carga Horária: 24 horas distribuídas em seis aulas com quatro horas de duração.


Vagas: 25 vagas no período da manhã (8h às 12h).


Local: Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15 - Maracanã.

 

Período de Realização: maio a setembro de 2013.

 

 

 

 

1. As inscrições serão on-line no formulário abaixo.


2. A inscrição não garante a matrícula no curso. O professor fará a inscrição e deverá aguardar a confirmação. Será respeitada a ordem de inscrição.


3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho.


4. Serão certificados os professores que obtiverem 75% de frequência.


5. Só aceitaremos inscrições de professores que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais e que já possuem o programa Boardmaker.

 


 

E-mail responsável: smeiha@rioeduca.net.
Telefones: 2234-8709/ 2234-7962.

E-mail e telefone da Oficina Vivencial, que estará na rotina do curso:
ofvivencialiha@rioeduca.net, 2204-2150
.
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share