A A A C
email
Retornando 43 resultados para o mês de 'Abril de 2013'

Quarta-feira, 24/04/2013

Como Iluminar a Vida de um Aluno?

Tags: 8ªcre.

 

No calendário oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro, o dia 17 de abril foi reservado para o primeiro Centro de Estudos do ano. Na E. M. Henrique de Magalhães, este momento foi importante para a reflexão da prática de cada um e, principalmente, para vislumbrar o futuro que a escola deseja para seus alunos. O resultado final deste dia de reflexões, estudos e debates você confere aqui no Rioeduca.

 

 

"Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor e o fruto (...)"

                                                                                Coração de Estudante - Milton Nascimento

 

 

 

 

 

No dia 17 de abril aconteceu o primeiro Centro de Estudos nas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro. E esse momento é de fundamental importância para a prática docente.

 

Na Escola Municipal Henrique de Magalhães o C.E. foi dedicado a refletir e traçar diretrizes para os próximos bimestres.

 

Diante dos desafios que a escola encontra diariamente, o espaço reservado para o diálogo e busca de soluções deve contar com a participação de todos. Assim sendo, direção, coordenação pedagógica e professores devem aproveitar ao máximo a oportunidade do Centro de Estudos.

 

 

Partindo da esquerda, Tania Regina, Coordenadora Pedagógica;  Marília de Luca, Diretora Geral e  Maria Isabel, Diretora Adjunta.

 

 

Na E. M. Henrique de Magalhães, o encontro teve início com a leitura da mensagem "A Estrela Verde". A mensagem fala sobre a esperança como algo que é próprio da natureza humana, portanto é natural que os professores tenham esperança de dias cada vez melhores no ambiente escolar. A estrela verde, mencionada na mensagem, cumpria seu papel de iluminar os corações das pessoas com a esperança.  

 

Após a leitura deste texto, os professores fizeram uma reflexão sobre quais são as ações capazes de ir além da transmissão e mediação do conhecimento. Todos passaram a pensar sobre quais são as ações capazes de iluminar a vida dos alunos!

 

Cada professor recebeu uma estrela verde e nela fez o registro de uma prática própria que pode tocar o coração de seus alunos. As estrelas agrupadas formaram um painel afixado próximo à sala dos professores.

 

 

De pé, a Diretora Marília de Luca fala aos professores no Centro de Estudos.

 

 

Para tornar este momento ainda mais especial, as professoras Ana Elizabeth e Wanda Lúcia cantaram a música "Coração de Estudante", de Milton Nascimento.

 

Muito mais do que promover reflexão e troca de experiências, este Centro de Estudos orientou a escola para a elaboração de seu Projeto que estará sendo desenvolvido nos próximos bimestres.

 

O que já se sabe é que o afeto, a gentileza e o compromisso com o bem-estar coletivo estarão presentes em todas as ações.

 

 

Ana Elizabeth, Professora  da Sala de Leitura, e, ao violão, a Professora  de Ciências, Wanda Lúcia.

 

 

O Rioeduca parabeniza toda a equipe da E.M. Henrique de Magalhães e deseja que suas ações sejam de muito sucesso!

O portal deseja divulgar em breve o desdobramento do projeto elaborado pela unidade escolar!

 

 

Entre em contato com o representante da sua CRE para comparrtilhar neste Portal as ações da sua Unidade Escolar.

 

 

Foto: http://bibliotecaets.blogspot.com.br/2009

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/04/2013

O Mundo Está Aqui!

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

Nesse ano, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Ruth Cardoso, localizado no Recreio dos Bandeirantes, está desenvolvendo o projeto O Mundo está aqui... tecendo valores para uma sociedade melhor.


O EDI Ruth Cardoso foi uma das escolas contempladas com o Prêmio Qualidade na Educação 2012 com o projeto O Mundo está aqui... contando e encantando. Este tema foi escolhido para favorecer o contato com a literatura junto às famílias que são atendidas, valorizando e proporcionando um ambiente letrado em casa. A escola também recebeu o prêmio em 2011.


Em 2013, no projeto O Mundo está aqui... tecendo valores para uma sociedade melhor" será trabalhado o resgaste das virtudes com a intenção de promover a cultura da paz, levando a construção da cidadania e autonomia através de atitudes éticas. Neste período inicial do ano, o tema desenvolvido é Compartilhando sonhos... transformando vidas.


Em março, a escola realizou a Escola de Pais com muitos momentos significativos aproximando família e escola. Um dos objetivos do encontro foi fazer uma reflexão e compartilhar experiências a partir do vídeo "O que é Bullying?". Também foi tema o Projeto Pedagógico do EDI.

 

Responsáveis atentos durante Escola de Pais.


Em abril, os alunos da escola puderam assistir ao espetáculo musical Salada de Fábulas no Teatro Ariano Suassuna. Foi uma experiência enriquecedora, especialmente para a formação das crianças, pois possibilitou alimentar o imaginário infantil, responder perguntas, encontrar e criar novas ideias, estimular o intelecto, descobrir o mundo, sentir emoções, pensar, questionar, duvidar etc.

 

Alunos do EDI Ruth Cardoso assistindo à peça Salada de Fábulas.

 

Conheça, também, um pouco mais do projeto O mundo está aqui, iniciado em 2012
 

Trabalhar com livros vai muito além da escolha de um exemplar para ler. A literatura assume um papel de suma importância no mundo da Educação Infantil.

 

Através da literatura as crianças podem: entender, ressignificar e redimensionar a realidade, estimular o exercício mental e a criatividade, ampliar a visão de mundo em vários níveis, despertar o prazer pelo mundo letrado... Enfim, ampliar o leque de possibilidades de crescimento, contribuindo na formação do pequeno leitor e na formação de crianças mais participativas, questionadoras, coautoras de suas próprias aprendizagens, preparando-as para o exercício pleno de sua cidadania.

 

Alunos da turma EI-32 desenvolvendo atividade artística a partir da fábula A Festa no Ceu.

 

 

Confecção de dobraduras relacionadas ao livro Assembleia de Ratos na turma EI 12.

 

Dentro da literatura, o trabalho será com diferentes gêneros literários que foram estruturados da seguinte maneira: em fevereiro, março e abril, trabalhamos Fábulas; em maio, junho e julho, Contos de Fadas; em agosto, setembro e outubro, Tirinhas e Quadrinhos; novembro e dezembro, Poesia. 

 

Alunos da turma EI 11 na aula de Educação Fisíca realizando a atividade: Fugas das princesas e corrida dos príncipes, do Projeto Contos de Fadas. No detalhe: aluna da turma EI32 em atividade de dramatização.
 

 

Foi desenvolvido também o projeto Biblioteca Volante: cada turma montou uma caixa com dez títulos da Sala de Leitura. A cada semana era feita a troca das caixas entre as turmas. Estabelecido o contato de todas as turmas com todos os livros, estes eram substituídos por novos. Cabe ressaltar que foi desenvolvido esse projeto em virtude de não contarmos com o profissional responsável pela dinamização da Sala de Leitura.


Os principais objetivos desse projeto pedagógico: 


• Despertar o prazer em saborear uma história, ampliando as possibilidades de interação com o mundo literário;


• Mostrar que a literatura pode assumir o papel de mediadora afetiva e de aprendizagem;


• Fomentar as diversas possibilidades de visão de mundo contribuindo para a formação do leitor plural;


• Atender as crianças, promovendo um ambiente acolhedor e letrado e o reconhecimento da função social da linguagem escrita e a dos números e sua importância.


As experiências propostas ao longo dos quatro projetos foram: contação das histórias, reconto das histórias, construção do texto coletivo, exploração das características dos personagens, desenho coletivo, desenho com elemento disparador. Atividades envolvendo os nomes das personagens e dos alunos. Trabalho com sequência lógica, números, cores, orientações espacial, quantidade, tamanho, capacidade, tempo, produções sobre a temática do meio ambiente, dramatização das histórias, mímicas, danças, pintura, modelagem, confecção de brinquedos, máscaras, dobraduras, recorte e colagem.

 

  Participação na Mostra de Dança. Título: Fadas e Gnomos. Turma EI 10.

 

Durante o ano letivo de 2013, a escola estará desenvolvendo mais atividades significativas relacionadas ao projeto visando a construção de uma sociedade cada vez melhor, considerando os  valores tão necessários para a boa convivência de todos e, assim também, favorecendo a aprendizagem global das crianças.  

 

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/04/2013

Soletrando 2013

Tags: 10ªcre, gec, evento, riodeleitores, protagonismo.

 

 

Aconteceu no Ginásio Experimental Carioca da Escola Municipal Princesa Isabel o 3º concurso do “Soletrando”, com a prova final no dia 27 de março de 2013.

 

 

O concurso “Soletrando” já é parte integrante do calendário de atividades do Ginásio Experimental Carioca da Escola Princesa Isabel.

 

Como uma proposta que foi idealizada pela professora de Matemática, Regina Tieppo, da Área de Ciências Exatas do GEC, o “Soletrando” já conquistou adeptos dentro e fora da Escola Municipal Princesa Isabel e conta com a participação, empenho e apoio de todos os professores do Ginásio.

 

No dia 27 de março de 2013, quarta-feira, estive acompanhando para o Rioeduca pela terceira vez o concurso do “Soletrando” que, além da prova em si, que acontece em várias etapas, tem sido uma oportunidade também para o congraçamento dos alunos que comemoram em torcidas organizadas defendendo cada um dos colegas finalistas.

 

Baseado no “Soletrando” apresentado no programa do Luciano Huck, a competição da Escola Municipal Princesa Isabel, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, também consiste em levar os finalistas a soletrarem palavras previamente selecionadas por uma banca de professores do Ginásio Experimental Carioca.

,

Alunos finalistas do concurso "Soletrando 2013": Rafael, 9º ano; Isabelle, do 8º ano, e Marlon, do 7º ano. Ao fundo, parte da torcida na quadra de esportes da Vila Olímpica.

 


O incentivo à leitura, o desenvolvimento de pesquisas individuais e coletivas e principalmente o enriquecimento do vocabulário são algumas das consequências positivas do “Soletrando” do GEC Princesa Isabel, que ainda tem como grande acontecimento um dia festivo com direito a premiação aos vencedores.

 

No concurso “Soletrando” deste ano, ficaram como finalistas os alunos Isabelle, do 8º ano, Marlon, do 7º ano, e Rafael, do 9º ano, que já havia participado no ano anterior, obtendo a terceira colocação.

 

Cyntia Bulkool, diretora adjunta, Regina Tieppo, idealizadora do "Soletrando", e Luíz, diretor do Ginásio Experimental Carioca da Escola Municipal Princesa Isabel.


Com um banco composto inicialmente por sessenta palavras, todas as etapas foram ultrapassadas com acertos pelos três alunos finalistas, tendo cada qual soletrado corretamente vinte palavras sorteadas, sendo preciso que a comissão do dicionário fizesse a seleção de mais uma série de palavras.

 

De acordo com os alunos Marcelle, da turma 1902, e Pedro, da turma 1901, o “Soletrando” tem feito grande sucesso porque vem se apresentando como uma oportunidade para a participação de todos os alunos da escola.

 

Aluna Marcelle, 1902 e Aluno Pedro,  1901, do Ginásio Experimental Carioca da Escola Municipal Princesa Isabel.

 

Segundo eles, as provas do concurso começam em sala de aula e os alunos finalistas vão sendo selecionados pelos professores, até que possam chegar aos três que irão competir na prova final, que este ano aconteceu no dia 27 de março de 2013.

 


 Sinvaldo do Nascimento Souza, professor representante do Rioeduca na 10ª CRE.
 E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net
 Twitter: @SinvaldoNSouza
 Facebook.com/SinvaldoSouza


 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/04/2013

Escola de Pais, Para quê?

Tags: 5ªcre, escoladepais.

A Creche Municipal Estrelinha Dourada teve sua primeira reunião da Escola de Pais em 2013, abordando assuntos que, nem sempre, são fáceis de resolver.

 

O programa Primeira Infância Completa (PIC), da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Defesa Civil e Assistência Social, tem como objetivo atender aos sábados crianças (de seis meses até três anos e onze meses) que ainda não estão matriculadas na rede municipal, por estarem na lista de espera por uma vaga nas creches. Por este motivo, os pais ficam com o dia livre e quando vão buscar as crianças recebem, durante uma hora, orientações sobre saúde e educação.

Referência Portal da Prefeitura/SME .

 

Escola de Pais na Creche Municipal Estrelinha Dourada

 

Para tratar dos interesses da família de uma forma mais ativa e abrangente, a Escola de Pais promove uma vez ao mês, nas escolas da rede municipal, círculos de debates para discutir com os pais suas necessidades, suas dificuldades e propor alternativas de solução com relação aos filhos.


Na primeira reunião da Escola de Pais da Creche Municipal Estrelinha Dourada deste ano, dois assuntos de extrema importância foram abordados: "O que é a Escola de Pais?" e "Conflitos Infantis".


Para que os temas fossem mais bem absorvidos e prazerosos, a equipe da Creche iniciou a reunião com uma dinâmica. “Pedimos que os responsáveis presentes escrevessem suas dúvidas e constatações, diante da seguinte pergunta: o que você gostaria de ter ficado sabendo antes do seu filho nascer, mas que nunca ninguém lhe contou?", relata a diretora da Creche, professora Elizabeth Apolinario.


E continua a professora Elizabeth: “Em seguida assistimos ao vídeo Escola de Mães”.
 

 

Vídeo compartilhado do Youtube.

 

A partir desta dinâmica, segundo a profesora Elizabeth, foi explicado que a Escola de Pais trata-se de um encontro mensal para compartilhar experiências e saberes entre os responsáveis e os funcionários da instituição e esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento das crianças e sobre questões cotidianas. A Escola de Pais é um momento ideal para estreitar os laços entre as famílias e a creche.


“Aproveitaremos as respostas dos responsáveis como indicativos de temas para os próximos encontros e, em seguida, conversamos sobre conflitos entre crianças: o que acontece, por que acontece e o que fazer para ajudá-las?”.


Dando continuidade, a direção da Creche Estrelinha Dourada emitiu alguns avisos e lembretes sobre a rotina da creche e as professoras das turmas explicaram um pouco sobre o trabalho que está sendo desenvolvido, além de fazerem uma avaliação das turmas sobre o período de acolhimento e a evolução até o momento.


 

 Escola de Pais na C. M. Estrelinha Dourada.

 

“Foi um encontro muito construtivo, proveitoso e alegre”, finaliza a diretora, professora Elizabeth Apolinario.

 

Conheça um dos tantos projetos interessantes desenvolvidos pela equipe da C. M. Estrelinha Dourada, aqui.

 


Visitem o blog da Creche que é recheado de novidades.

http://cmestrelinhadourada.blogspot.com.br/

 

 

 Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. A lista dos blogs da 5ª CRE vocês encontram aqui.

 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca na 5ªCRE

Twitter: @rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net  

 

                                


   
           



Yammer Share