A A A C
email
Retornando 43 resultados para o mês de 'Abril de 2013'

Terça-feira, 16/04/2013

Informativo Multirio - 16 de Abril

 

Multirio Web Rádio

 

 

Multirio

Dramas cotidianos na literatura e no cinema

Cidade de Leitores traz como entrevistado o jornalista e escritor Marcelo Moutinho para discutir o olhar literário sobre as dores e as tristezas de pessoas comuns. Como cenário dessas histórias, o subúrbio do Rio de Janeiro. O programa aborda, ainda, o documentário Um dia qualquer, de Izabel Jaguaribe em parceria com Zuenir Ventura. A produção mostra um dia de trabalho de um motorista deônibus, um office-boy, uma dançarina, uma empregada doméstica e um vendedor de abacaxis, e como essas pessoas aproveitam o que podem da vida. O programa vai ao ar na quinta-feira (18),às 13h20, na BandRio e no canal 14 da NET, eàs 16h e 20h, naWeb TV.


Campanha do Dia do Livro Infantil

A MultiRio exibe nos intervalos de sua programação a campanha em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta quinta-feira (18). Títulos clássicos da literatura infantil, comoMenino Maluquinho, de Ziraldo;Pluft, O Fantasminha, de Maria Clara Machado; eHistória das Invenções, de Monteiro Lobato, são citados ao longo da peça, que busca despertar a curiosidade sobre essas obras e incentivar a leitura. A campanhaé veiculada no canal 14 da NET, naBandRio, naWeb TV e nocanal da MultiRio no YouTube.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: www.twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
(21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/04/2013

Professor Mauro Garritano - Gestão que Faz Diferença

Tags: 1ªcre.

 

Mauro Garritano é um professor apaixonado pelo que faz. O sucesso do seu trabalho está registrado nas suas ações e é traduzido na alegria de sua equipe, no testemunho dos familiares e no sorriso dos pequenos. Podemos dizer que Mauro trabalha em prol de uma Educação transformadora, de qualidade e que tem feito a diferença na vida de sua Comunidade Escolar.

 

Professor Mauro - Gestor da Creche Municipal Palhaço Carequinha.

 

Mauro é atualmente diretor da Creche Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha. Teve seu ingresso no magistério público municipal em 1995, ocupando o cargo de Professor I de Ciências. No início de sua carreira foi docente da Escola Municipal Nilo Peçanha, ministrando aulas para turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Nesse período adquiriu experiência, aprendendo a observar e atuar em situações impostas no cotidiano de um professor.

 

Em 2000, participou como docente do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PEJA, no CIEP Henfil, localizado no bairro do Caju. Mauro afirma que trabalhar no programa lhe proporcionou a realização profissional. Em 2006, foi convidado pela Professora Fátima Barrocas para integrar a equipe da Direção da Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, onde, exercendo a função de Diretor Adjunto, iniciava a sua vida na gestão escolar.

 

Como gestor atuou em todas as áreas referentes à secretaria escolar, auxiliando também nos procedimentos realizados pela Coordenação Pedagógica da UE. O trabalho de grande êxito da equipe da direção teve o seu reconhecimento formalizado através do bom desempenho apresentado no IDEB e do IDERio, que classificou a Unidade Escolar entre as cinco primeiras da 1ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

 

Após a conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Escolar e em busca de novos desafios dentro da gestão pública, aceitou o convite para exercer a função de Diretor Adjunto da Creche Municipal George Savalla Gomes - Palhaço Carequinha, gerida pela Professora Fátima Barrocas, que oportunizou a sua eleição na função de Diretor da instituição.

 

Professora Fátima com as crianças da Creche.

 

A Creche, conhecida como Palhaço Carequinha, foi inaugurada em 28 de abril de 2006 , com o nome de George Savalla Gomes, em homenagem ao famoso Palhaço. A unidade está localizada no Centro da Cidade e atende cerca de cem crianças de seis meses a dois anos e onze meses, em horário integral, que residem no próprio bairro e em outras regiões do município. Muitas famílias matriculam seus filhos na instituição por estar perto do local em que trabalham.

 


Trabalho de Excelência

 

Atualmente, o Professor Mauro vive a incrível experiência de estar à frente de uma instituição de atendimento a Educação Infantil. Sua gestão trabalha com a regra máxima de valorização do ser humano, mantendo a sua equipe escolar coesa e focada em único objetivo: atendimento de excelência às crianças.

 

O Professor Mauro e sua equipe desenvolvem um trabalho voltado para a excelência no atendimento às crianças. Trabalhando com a comunidade escolar, para tomada de decisões e realizações, Mauro percebeu que a gestão escolar é otimizada pela participação de todos e que o sentimento básico para um cuidar e educar de qualidade é a CONFIANÇA.

 


 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 12/04/2013

Professora Leila Borba no Encanto desta Cidade é Meu

Tags: 5ªcre.

 

Muitos professores se destacaram no Concurso Cultural O Encanto desta Cidade é Meu, que aconteceu no mês de fevereiro, e a professora Leila Borba é um deles.

 

O Concurso Cultural O Encanto desta Cidade é Meu teve uma grande repercussão na Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro através do portal Rioeduca.

 

Na 5ª Coordenadoria Regional de Educação, além das professoras Luciane de Assis e Marcia Valença, foi destaque, também, a professora Leila Borba, que está na Rede desde 1986.

 

Com dez anos de experiência em aulas de Artes Plásticas, alguma experiência em Artes Cênicas, a professora Leila Borba rege a Sala de Leitura do Ginásio Experimental Mário Paulo de Brito com muito entusiasmo e dedicação.

 

É ela quem nos relata como foi sua participação no concurso cultural:

 

“Minha participação nesse concurso aconteceu porque a professora Inês Rocha, que trabalha comigo na Sala de Leitura, sabendo do meu interesse pelas coisas do Rio e do meu jeito poético de ser, contou-me sobre o mesmo e me incentivou a participar. Escrever para mim é soltar da alma as fantasias e sentimentos mais profundos. Provavelmente os sentimentos e as fantasias que são mantidos escondidos, ou melhor, bem guardados, foram sendo construídos na minha infância, época em que, no reino do faz de conta, tudo era possível”.

 

A professora conta que seu pai, um homem sábio, toda noite lia histórias para ela. Observando sua reação em cada página lida, ele a levava para o mundo da fantasia onde muitas vezes fora “Narizinho, Rapunzel, a Fada da noite”...

E continua:

"Meu pai plantou em mim a magia da fantasia que com o passar do tempo fui escondendo, mas não esquecendo. Talvez a minha história fosse outra se aos onze anos quando escrevi o livro “O diário de um detento”, um professor de Português assinalou com caneta vermelha todos os erros de gramática que achou. Isso me marcou profundamente. Desde esse dia nunca mais consegui escrever para ninguém ler, sempre ficava insegura."

 

"Somente agora, aos 59 anos, que estou conseguindo compartilhar as coisas que escrevo, principalmente com incentivo de sempre da equipe de Sala de Leitura. Essa oportunidade possibilitou que, no ano passado, duas poesias minhas fossem selecionadas pela SME no concurso de poesia me deixando muito feliz. Esta sou eu!”, finaliza a professora Leila Borba.
  

Atividades na Sala de Leitura desenvolvidas pela professora Leila Borba.

 

Registramos, abaixo, o texto que a professora Leila foi destaque no Concurso Cultural O Encanto desta Cidade é Meu.

 

 O Encanto desta Cidade é Meu

 

Surge uma luz que clareia a escuridão dos sonhos de Deus: a luz da criação ? Criação do mundo, do Universo, mas apenas em um ponto do planeta Deus desfolhou o seu sucesso. Desfolhou em um ponto lagos, lagoas, praias, montanhas e pequenas florestas. Ficou a idéia de Deus gravada em cada peça.

Rio de Janeiro, você é o meu Rio.

Rio da magia das diversidades, dos múltiplos sons e identidades, que mostra a sua força em cada parte da cidade.

Brilhas como o sol que te aquece, molhas com as águas que te açoitam como chicote.
Tu és meu Rio de Janeiro tão lindo e belo, mostrando todos os teus dotes. Abrigas com ardor todos que te aclamam. Formas um coração e todos se apaixonam.

No encanto dos teus subúrbios o jeito brejeiro do ser. Entre um tempo e outro, tu continuas a crescer.

Dos sonhos da Zona Sul aos abrigos e acolhimento da Zona Norte tu és o mesmo mago que reluz em todos os lados mantendo sempre o seu porte.

Ser do Rio é sentir na terra toda tua paixão, na imensidão do mar a mais forte emoção e com o vento leve da brisa desencadear as maiores ilusões.

Ser do Rio é sempre ser.

Ser do Rio é ter apenas um jeito feliz de VIVER.

Te amo Rio!
 

 

Parabéns à professora Leila Borba pela participação no concurso Cultural O Encanto desta Cidade é Meu e pelo belo texto apresentado.

 

Conheça algumas atividades desenvolvidas pelo Ginásio Experimental Mário Paulo de Brito, clicando aqui.

 

Conheça, também, o blog do GEC Mário Paulo de Brito > http://mpaulobrito.blogspot.com/

 

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora Regina Bizarro

Twitter: @rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                                


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 12/04/2013

Princípios para uma Gestão Escolar Democrática

Tags: 10ªcre, conselhos, evento.

 

Encontro de representantes dos Conselhos de Diretores, Alunos, Funcionários, Professores e Responsáveis das unidades escolares da 10ª Coordenadoria Regional de Educação. 

Com a presença de representantes de alunos, diretores, funcionários, professores e responsáveis foi realizada no dia 22 de março de 2013, a primeira reunião de Conselhos da 10ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Os Conselhos são instâncias democráticas criadas no âmbito de Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro para facilitar a comunicação das unidades escolares e dos seus representantes legais sempre que se torna preciso alguma comunicação, demanda, debate ou reivindicação partindo de cada representante ou do coletivo.

 

Na 10ª Coordenadoria Regional de Educação, assim como em todas as unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, os conselhos vêm ampliando e fortalecendo as experiências democráticas das instituições de ensino.

 

Foto acima: Professora Gracinha Muller, coordenadora da 10ª CRE, fazendo a abertura do encontro.

Foto: Sinvaldo do N. Souza.

 

Fazendo a abertura da primeira reunião, prevista no calendário de conselhos da 10ª CRE para este ano de 2013, a coordenadora Gracinha Muller, após agradecer a presença de todos, fez questão de chamar a atenção para a composição dos conselhos e sua responsabilidade em zelar pela manutenção da escola e de participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos diretores, sempre visando assegurar a qualidade de ensino.

 

A professora Gracinha Muller mostrou a sacola confeccionada em tecido orgânico retornável, fruto da preocupação com a sustentabilidade, destacando o seu conteúdo, incluindo resumos das palestras apresentadas, legislação de interesse dos conselheiros, calendários e outros documentos pertinentes, além da ficha de avaliação do encontro.

 

Professora Gracinha Muller, coordenadora da 10ª CRE (de costas) falando na abertura do Encontro de Conselhos.

Fotos acima: Presença dos representantes dos Conselhos da 10ª CRE.

 

Após o café da manhã, dinâmica de integração e palavras de abertura da coordenadora da 10ª CRE foram apresentadas palestras sobre:

1) Portal do Rioeduca, com o professor Sinvaldo, representante do Rioeduca na 10ª CRE;

2) Panorama da organização pedagógica das Unidades Escolares com a professora Rosa. Gerente da GED da 10ª CRE;

3) Projetos e Programas Federais nas Escolas com a professora Rosana, representante do Comitê Regional da 10ª CRE;

4) A Ouvidoria e a Comunidade Escolar com a professora Rosângela, ouvidora adjunta da 10ª CRE.


De acordo com a avaliação dos conselheiros presentes ao encontro do dia 23 de março de 2013, no auditório da 10ª CRE, tais momentos contribuem para proporcionar discussões que vão ajudar na democratização da gestão escolar em todos os níveis, sempre em benefício do ensino de qualidade.

 


Sinvaldo do Nascimento Souza
Professor representante do Rioeduca na 10ªCRE
Twitter: @SinvaldoNSouza
Facebook.com/SinvaldoSouza
E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share