
Quinta-feira, 30/04/2015
Curso de Soroban - Turma 2015.1
O Instituto Municipal Helena Antipoff, através do Centro de Transcrição à Braille, promove a partir de maio o curso: O SOROBAN E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CÁLCULOS MATEMÁTICOS
O Soroban é um instrumento utilizado para cálculos matemáticos. Ele ajuda a desenvolver a concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação, motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento.
- Professores que atuam diretamente com o aluno deficiente visual; - Professores do Atendimento Educacional Especializado; - Coordenador pedagógico ou Professor da Sala de Leitura de escolas que possuam alunos com deficiência visual.
Vagas: 15 vagas no período da manhã (8h às 12h). Obs.: Não será formada turma no período da tarde.
- Maio: 19 e 26; - Junho: 02, 09, 16, 23 e 30; - Julho: 07 e 14; - Agosto: 04, 11, 18 e 25;
Orientações para Inscrições: 1- As inscrições serão online no link abaixo:
CURSO DE SOROBAN - TURMA 2015.1
3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho. 4. Não haverá dispensa de ponto.
5. Serão certificados os professores que obtiverem oitenta por cento de frequência.
|


Quinta-feira, 30/04/2015
Curso de Braille Básico - 2015
Curso De Braille Módulo Inicial Ampliado
O Instituto Municipal Helena Antipoff, através do Centro de Transcrição à Braille, promoverá a partir de maio o curso: A LEITURA E A ESCRITA NO SISTEMA BRAILLE: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO ESCOLAR – MÓDULO BÁSICO AMPLIADO
Objetivos do curso: Propiciar o desenvolvimento pedagógico do aluno com deficiência visual; Possibilitar ao professor respostas educativas às necessidades educacionais dos alunos com deficiência visual; Favorecer o ensino do Sistema Braille e sua aplicação na Língua Portuguesa; Proporcionar o aprofundamento das normas técnicas de transcrição de textos em Braille; Introduzir a simbologia matemática e química.
- Professores que atuam diretamente com o aluno deficiente visual; - Professores do Atendimento Educacional Especializado;
- Coordenador pedagógico ou Professor da Sala de Leitura de escolas que possuam alunos com deficiência visual.
Vagas: 30 15 no período da manhã (8h às12h). 15 no período da tarde (13h às 17h)
Local: Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15 Maracanã
Período de realização: Maio a setembro de 2015 - Maio: 15, 22 e 29; - Junho: 12, 19 e 26; - Julho: 03 e 17; - Agosto: 07, 14, 21 e 28; - Setembro: 04, 11 e 18;
Orientações para Inscrições: 1- As inscrições serão online no endereço:
2. Após a inscrição o professor deverá aguardar a confirmação da mesma. Será respeitada a ordem de inscrição, com prioridade para o profissional que atuar diretamente com o aluno deficiente visual. 3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho. 4. Não haverá dispensa de ponto.
5. Serão certificados os professores que obtiverem oitenta por cento de frequência.
|


Quinta-feira, 30/04/2015
Curso de Dança em Cadeira de Rodas
Instituto Municipal Helena Antipoff Responsável pela Educação Especial nas escolas da Prefeitura do Rio, o Instituto Helena Antipoff atua na perspectiva da Educação Inclusiva, acompanhando as diretrizes e metas propostas pela Política Nacional de Educação Especial. Dentro dessa ótica, a Educação Especial passa a integrar o projeto pedagógico da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para efeito de conceituação, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial que pode ter restringida sua participação plena na escola e sociedade. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndrome do espectro de autismo e psicose infantil, além de crianças com altas habilidades/superdotação.
O IHA mantém equipes junto às Coordenadorias Regionais de Educação para acompanhar os alunos integrados nas turmas regulares e nas salas de recursos multifuncionais, classes hospitalares, classes especiais e escolas especiais.
|


Quinta-feira, 30/04/2015
Regulamento do Concurso de Produções Audiovisuais Tirando a Droga de Cena - 2015
Você que é Professor ou aluno das Escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro, do 4º Ano em diante e do PEJA, fique ligado. Foi lançado o Concurso de Audiovisuais "Tirando a Droga de Cena".
A PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO torna público o regulamento* do Concurso Tirando a Droga de Cena, edição 2015, desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Educação e Empresa Municipal de Multimeios – MULTIRIO.
Local: Coordenadoria Regional de Educação - CRE . Maiores informações com a Direção da Escola.
Anexos
|

