A A A C
email
Retornando 38 resultados para o mês de 'Abril de 2015'

Quinta-feira, 02/04/2015

Sons e Movimentos para Bebês

Tags: 4ªcre.

 

 

 

A primeira infância é decisiva para a aquisição das bases do desenvolvimento, por isso a importância da estimulação e da troca sob a pespectiva do afeto dedicados aos bebês são essenciais para incentivar o seu desenvolvimento neurológico, cujo cérebro se continuará a expandir até aos 5 anos de idade.

 

 

É sob essa pespectiva que se desenvolve o trabalho com as crianças do Berçário EI-51 no Espaço de Desenvovimento Maria de Loures Ferreira, confiram!

 

 

Vídeo da atividade realizada na EI-51 pela Professora Camila 

 

Pensado nisso, nada melhor do que o estimulo oferecido através da música e do movimento. A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de construção do conhecimento.  

 

 

Quanto mais cedo a música for introduzida no ambiente da criança, maior será o seu potencial para aprender. As crianças que vivem rodeadas de palavras adquirem mais fácil e rapidamente um discurso fluente e claro.

Como podemos observar,  os bebês do berçário, reagem de maneiras diferenciadas aos sons que são apresentados durante a rotina de trabalho. Sendo assim, faz-se necessário explorar junto a eles as variedades sonoras que podemos executar com os materiais em sala, buscando também utilizar e confeccionar objetos a fim de encontrar e realizar múltiplas possibilidades sonoras.

 

 

Vídeo da atividade realizada na EI-51 pela Professora Fernanda 

 

 

O poder de concentração que a música traz para a criança é um dos grandes benefícios em introduzí-la desde cedo em algum instrumento. Outro fator importante é que a música é pura matemática e certamente aqueles que a estudam desenvolvem maior capacidade de aprendizado nessa matéria.

 

 

 

 

Finalmente, quero lembrar que a música deve ser uma atividade  realizada com prazer, pois somente assim os benefícios serão obtidos de forma natural, como sempre deve ocorrer na relação entre bebês e adultos

 

Parabéns para todos da equipe do Berçário EI-51 (Camila, Raquel, Alexandra, Agata, Heloisa, Carla e Fernanda) do EDI Maria de Lourdes Ferreira por promoverem esse diferencial no desenvovimento de nossas crianças. Certamente, elas crescerão mais sensíveis, humanas e felizes.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 02/04/2015

Informativo Multírio - 01 de abril

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Edição de O Tagarela pelos 450 anos do Rio está na Midiateca

Voltada para alunos do 1º ao 5º ano, a publicação ganhou formato revista, com 32 páginas, e homenageia o aniversário da cidade. Curiosidades sobre a história e a geografia do Rio de Janeiro são abordadas por meio de textos leves e atividades lúdicas, como cruzadinhas e enigmas. As instruções para desenhar, colorir e colar colocam os estudantes em contato com temas como os símbolos da cidade, estátuas e monumentos. Informações e passatempos sobre brincadeiras tradicionais, a moda e os transportes de antigamente também estão na edição. O Tagarela estimula a leitura, o raciocínio lógico-matemático, a aquisição de vocabulário, a concentração e a criatividade, atuando como complemento na atividade pedagógica. A publicação está disponível na Midiateca do Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br).

 

Bairros, série e cultura africana são destaques de Cenário Rio

O programa passeia pelas ruas centenárias de Oswaldo Cruz, bairro da Zona Norte do Rio e reduto de bambas como Paulo da Portela e Monarco. O quadro MultiRio em Movimento apresenta uma conversa sobre a série Ensaios Sobre a Não Violência com o diretor Miguel Przewodowski e a professora Fátima Gonçalves da Cunha, da Assessoria de Integração da Empresa. Além disso, a apresentadora Lúcia Leme entrevista Luiz Rufino, professor da Uerj e pesquisador de cultura popular brasileira, que fala sobre o jongo, dança trazida para o país pelos escravos africanos. O projeto Deu a Louca No Folclore, da Escola Municipal Levy Neves (Engenho da Rainha) também é destaque no episódio. Cenário Rio vai ao ar na segunda-feira (6), às 9h30, 13h30, 17h30 e 21h30, na Web Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio).

 

E mais:

Não perca as novidades do Portal MultiRio. Nesta semana, saiba mais sobre o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), na entrevista com o pesquisador alemão Christoph Türcke. Veja a celebração dupla do Ciep Antonio Candeia Filho, em Acari, que, com o projeto Candeia Canta os 450 Anos do Rio, homenageia os 80 anos do compositor que dá nome à escola e comemora o aniversário da cidade. Em mais uma matéria sobre o Rio Colonial, os anos 1700 e a transformação na principal e mais cobiçada cidade do hemisfério sul. E mais: o Museu do Meio Ambiente promove uma série de eventos para discutir aspectos relevantes do Rio de Janeiro. Em ritmo de Páscoa, conheça a história do preparo do chocolate e sua funcionalidade para o corpo. Educação, cultura e informação. Tudo isso em: www.multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no 
Twitter Portal 
Multirio

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share