A A A C
email
Retornando 38 resultados para o mês de 'Abril de 2015'

Quinta-feira, 30/04/2015

Informativo Multírio - 30 de abril

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Playlist de Tempo de Estudar está disponível no YouTube

Para facilitar o acesso ao conteúdo da série, a MultiRio está organizando todas as videoaulas em uma lista de reprodução (playlist) em seu canal no YouTube. Dessa forma, quando um vídeo termina, o próximo começa automaticamente, sem a necessidade de uma nova busca na plataforma. Para ter acesso a essas listas, basta entrar no canal (youtube.com/multiriosme), clicar no item Playlists no menu e selecionar a lista desejada. A série Tempo de Estudar revê conteúdo de Matemática para o 9º ano. As videoaulas foram gravadas por professores da Rede Municipal do Rio, que explicam temas de Álgebra e de Geometria, passam exercícios e, depois, os corrigem. Assim, os estudantes podem fazer uma revisão em casa dos assuntos vistos em sala de aula. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo, teorema de Pitágoras e teorema de Tales são alguns temas abordados nos vídeos.

 

Caminhos Cariocas visita o Maracanã

As curiosidades históricas e culturais do estádio são tema do programa desta semana. Caminhos Cariocas convida o ouvinte a fazer um passeio pelo palco da final da Copa do Mundo de 2014, mas não só no gramado: a tribuna de imprensa, o vestiário, os camarotes e parte do acervo histórico também são visitados. O programa apresenta depoimentos de funcionários do estádio, frequentadores e até atletas amadores que correm no entorno, com o objetivo de conhecer as diferentes histórias sobre o local. Erguido para a Copa de 1950, o Maracanã perdeu capacidade, mas segue como uma das arenas esportivas mais imponentes do país. Caminhos Cariocas vai ao ar na segunda-feira (4), às 10h, 14h, 16h e 20h, na Web Rádio (multirio.rj.gov.br/webradio).

 

E mais:

Nesta semana, no Portal MultiRio, leia sobre o Projeto Turista Aprendiz. A iniciativa promoveu oficinas literárias e levou estudantes do Ensino Médio a conhecer regiões brasileiras distantes do seu cotidiano. Os contos, poemas e relatos se transformaram em um livro lançado na Biblioteca Parque Estadual, no Centro. Conheça Nair de Teffé, a primeira mulher caricaturista do Brasil, que, com o pseudônimo de Rian, publicou em jornais brasileiros e estrangeiros. Veja, também, a história do atletismo como esporte olímpico e paralímpico. Tudo isso em: multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 30/04/2015

Curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção à Dependência Química

Tags: ced, curso.

 

 

Considerando a importância de que seja levada, para dentro da escola, a prevenção primária apontada, por muitos especialistas, como estratégia eficiente e eficaz no enfrentamento do problema do uso indevido de drogas, a Secretaria Municipal de Educação/Coordenadoria de Educação, vem desenvolvendo, no âmbito das Unidades Escolares, o projeto “Tirando a Droga de Cena”.


Esse projeto realiza-se em consonância com a legislação vigente, que norteia a política pública sobre drogas: Lei Federal nº 11.343, de 23/08/2006, Decreto Federal nº 6.286, de 05/12/2007, e Lei Municipal nº 2.799, de 30/04/1999.


Conforme orientações já repassadas às CRE, a Coordenadoria de Educação está oferecendo, como suporte ao desenvolvimento do Projeto “Tirando a Droga de Cena”, o Curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção à Dependência Química.

Público-alvo:

  • Diretores de Escola.
     
  • Diretores-Adjuntos.
     
  • Coordenadores Pedagógicos.
     
  • Professores de Sala de Leitura.
     
  • Professores Regentes I e II (que atendam tanto ao 1º quanto ao 2º segmento, incluindo o PEJA).
     
  • Agentes Educadores.
     
  • Profissionais do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP).
     
  • Professores regentes de turmas de Projetos.
     
  • Professores Itinerantes.
     
  • Professores atuantes no/pelo Instituto Helena Antipof.
     
  • Professores do Centro de Pesquisa e Formação em Ensino Escolar de Arte e Esporte.
     

 

O curso, constituído de seis módulos, se dará no período de maio a outubro de 2015 e abordará os seguintes temas:

 - Módulo 1: Níveis de Prevenção, Modelos de Prevenção, Legislação Vigente e Datas Alusivas à Prevenção.

 - Módulo 2: Conceitos Básicos, Ação do Álcool e outras Drogas Psicotrópicas no Sistema Nervoso Central, Classificação das Drogas, Drogas Lícitas e Ilícitas.

 - Módulo 3: Adolescência: Período de Transformação; O Papel da Família na Prevenção.

 - Módulo 4: Autoestima, Resiliência, Fatores de Risco e Fatores de Proteção.

 - Módulo 5: Oficinas de Prevenção no Currículo I.

 - Módulo 6: Oficinas de Prevenção no Currículo II.

 


As inscrições deverão ser realizadas diretamente com as Coordenadorias Regionais de Educação ou no próprio local do curso. Ressaltamos que, em decorrência do espaço físico, as vagas são limitadas.

 

CRONOGRAMA DO CURSO 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/04/2015

Como Formar Meninas Cientistas? Já Pensou Nisso?

Tags: educopedia.

 

 

Como professora de Ciências sempre fiquei intrigada em compreender a falta de interesse das meninas pela carreira científica. Parece que em determinado momento da vida escolar meninos e meninas são levados para escolhas distintas, onde a carreira cientifica não faz parte do leque de opções femininas.


Acredito que isso possa ser mudado na escola e em casa, desde que as meninas possam ser motivadas a realizar e participar de atividades científicas. Atividades simples, como criar um vivário, um herbário ou até mesmo atividades on line.


Pesquisando sobre o tema descobri o Digigirlz, uma plataforma criada pela Microsoft para incentivar meninas (alunas de ensino médio) a conhecer melhor carreiras científicas. Na plataforma é possível participar de oficinas e cursos, criar seu próprio poadcast.

 

Veja o link: http://www.microsoft.com/en-us/diversity/programs/digigirlz/default.aspx


 

 

Outra boa dica é a publicação: Sim, nós temos cientistas! E você pode baixar na Educoteca , a biblioteca da Educopédia.


 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/04/2015

Promovendo a Saúde .... Praticando a Vida!

Tags: 6ªcre.

 

 

 

 

A Equipe Saúde Carioca realizou com os alunos do EDI Ana Maria Cristina Marques Ribeiro, no dia 16 de abril, uma contação de histórias enfocando hábitos de alimentação saudável. Vamos ver como tudo aconteceu?

 

A escola tem papel fundamental na formação social do ser, de forma integral, com aprendizagens que ficam para toda a vida. Dentro dessas possibilidades é importante realizar trabalhos em todas as áreas de conhecimento envolvidas, principalmente quanto à saúde e prevenção de doenças.

 

Criar bons hábitos alimentares é muito importante, pois as necessidades do organismo estão relacionadas a uma alimentação saudável, rica em nutrientes e associada a exercícios físicos. Porém, é importante que esses hábitos sejam criados desde a infância, primeiramente dentro de casa, mas podendo contar com o apoio da escola.

 

A Equipe da Saúde Carioca realizou uma parceira de sucesso com o Edi Ana Maria Marques

 

Pensando nisso, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Ana Maria Marques Ribeiro, que atende ao grupamento da Pré-escola (4 e 5 anos e 11 meses), em horário integral, estabeleceu uma parceria com a CAP 3.3, de Madureira.

 

A Coordenação Geral de Atenção Primária - CAP 3.3 – faz parte da equipe Saúde Carioca. Os profissionais talentosos da saúde apresentaram para os pequenos da Educação Infantil, de forma lúdica e com total interação, uma história buscando incentivar a reflexão sobre a importância de hábitos e de alimentação saudáveis para a qualidade de vida.

 

Apresentação teatral da Equipe Saúde Carioca no Edi Ana Maria Marques Ribeiro

 

A Equipe Saúde Carioca encantou as crianças com a história de um coração que não gostava de se exercitar e comia apenas alimentos gordurosos, cheios de sal e pouco nutritivos. Um momento de grande comoção, entre os alunos, foi quando o coração para de bater. Os alunos, assustados, procuravam saber o que tinha acontecido! Foi um burburinho só!

 

Uma médica aparece e esclarece que o coração teve um enfarto causado por seus maus hábitos de vida. Após a sua recuperação, foram apresentados diversos alimentos que contribuem para uma vida mais saudável.

 

Alimentos saudáveis são apresentados aos alunos

 

Toda a trama foi acompanhada por paródias de músicas conhecidas pelas crianças. Eles foram estimulados, a todo momento, a participar fazendo a identificação dos alimentos apresentados e das letras contidas nas canções.

 

Este trabalho envolveu alunos das turmas EI-11 (Professoras Paula Marcele e Daniele Christiane), EI-12 (Professora Leni), EI-21 (Professoras Solange e Cícera) e EI-22 (Professora Jacqueline). 

 

Esta atividade mostra o comprometimento de toda equipe do Edi Ana Maria Cristina Marques Ribeiro com uma educação pública de qualidade e com a formação integral da criança.

 

Alunos e professores da Edi ana Maria Marques Ribeiro

 

Querida equipe, desde cedo nossas crianças estão atentas ao mundo ao seu redor. Aprendem tudo com muita facilidade e vocês estão contribuindo de forma significativa e amorosa com o seu desenvolvimento. Parabéns! Vocês são um exemplo de competência e dedicação! É um orgulho ter vocês na 6ª Cre!

 

Quer ter o seu trabalho divulgado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua CRE! Será um prazer ter você por aqui!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 


   
           



Yammer Share