A A A C
email
Retornando 38 resultados para o mês de 'Abril de 2015'

Terça-feira, 28/04/2015

Talento que Inspira Aprendizagem

Tags: 8ªcre.

 

 

 

Uma atividade do Caderno Pedagógico do 3º ano foi apenas o primeiro passo para uma grande descoberta na Escola Municipal Presidente Roosevelt.

 

 

A proposta do Caderno Pedagógico do 3º ano foi usada como fio condutor de uma atividade muito importante para os alunos e os professores da Escola Municipal Presidente Roosevelt.

A proposta que fez parte das atividades do 1º bimestre, trazia para os alunos a análise das informações da capa de um livro.

Essas informaçãoes são importantes para a formação de um indivíduo leitor, pois a capa, o título e até mesmo o escritor podem incentivar à leitura de um livro.

A professora Isabelle Andrade, regente da turma 1301, realizou a atividade do Caderno Pedagógico com os alunos, analisando cuidadosamente cada informação contida na capa.

Após o término da atividade, a turma foi para o pátio para encontrar-se com a turma 1901.

 

 

A professora Isabelle Andrade apresentou para o grupo um novo livro que seria lido para eles.

Da mesma forma que fizeram na atividade do Caderno Pedagógico, os alunos observaram as informações da capa do livro e se surpreenderam com a informação sobre a autora e a ilustradora: eram respectivamente a professora Rosangela Marinho e a professora Isabelle Andrade, regentes na escola Presidente Roosevelt.

Ao verem as fotos das professoras na contra-capa, os alunos se mostraram ainda mais curiosos e surpresos!

 

 

A professora  Rosangela Marinho leu o livro para as turmas. Todos ouviram atentamente toda a história.

 

"O livro conta a história do desejo de uma mulher de não ficar sozinha. Ela ganha uma flor e o sol se apaixona pela flor (...) uma estrela surge para deixar a mulher mais feliz! A professora Rosangela escreveu essa história quando soube que seria avó, por isso o título "Para Giulia", é para a netinha dela.
No lançamento ficamos muito felizes. Os alunos adoraram a história! Eles entenderam, fizeram perguntas pertinentes e muitos comentários."

                                                                                                           Isabelle Andrade

 

No final da semana, os alunos da turma 1301 receberam o livro autografado pelas professoras.

 

 

Foi o primeiro trabalho da professora Isabelle como ilustradora. Compartilhar esse momento com seus alunos trouxe a ela orgulho e uma satisfação imensa!

As professoras Isabelle Andrade e Rosangela Marinho são exemplos dos grandes talentos que temos no corpo de professores da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Todo esse talento e amor pelo que fazem acaba sendo transmitido aos alunos. É de se esperar que entre eles surjam também escritores e ilustradores, para contarem ao mundo outras belas histórias!

 

 

O Rioeduca parabeniza às professoras Isabelle Andrade e Rosangela Marinho pelo lançamento do livro "Para Giulia".

Desejamos sucesso e a possibilidade de novos projetos!

 

 

Você, professor, tem algo para nos contar?

Entre em contato hoje mesmo com o portal Rioeduca.

Compartilhe!

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 28/04/2015

PME uma Construção Feita em Parceria

Tags: 4ªcre.

 

 

 

Atualmente, um dos grandes desafios para a Educação é construir em todo o Brasil uma unidade nacional em torno de suas metas, e isso  começa na busca de acordos em torno de algumas premissas importantes para o processo dessa pactuação.

 

 

 

 

 

 

Levando em consideração que o trabalho  do PME precisa estar alinhado ao PNE e ao PEE, a 4ªCRE uniu forças e lideranças para que essa construção efetivamente formasse um conjunto coerente, integrado e articulado de estratégias que finalmente garantissem uma educação com qualidade e para todos.

A E/SUBE/4ªCRE/AAI e equipe, promoveram vários encontros, desde o mais amplo, atingindo ao coletivo de Unidades Escolares, ao mais restrito realizado no interior dessas escolas. Todos com o objetivo de formar um  tipo de “mutirão" para conhecer a realidade desses espaços escolares de perto, e ainda, promover o efeito mobilizador da sociedade para o Plano, onde  todos sentissem-se  esclarecidos sobre a importância e os propósitos dessa pesquisa.

Após a realização desses pequenos fóruns e de posse dos registros obtidos alí, um grande Fórum fora a marca da culminância desse trabalho. O evento foi realizado no último dia 17 de abril, no Ginásio do Mello Tênis Clube em Vicente de Carvalho. O evento foi  aberto com a brilhante apresentação dos alunos do Ginásio Experimental do Samba - Escola Municipal Chile e com a mediação da Professora Juvaneide, ainda, estiveram presentes e compuseram a mesa: o Coordenador da 4ªCRE - Professor Eduardo Alves Fernandes, a Assessora de Integração da 4ªCRE - Márcia Filgueiras Nunes,  o Professor Doutor da UFF - Jorge Najar, a Diretora do CREJA - Professora Fátima Valente, a Diretora da EM Suiça e Conselheira Titular do segmento Diretor da 4ªCRE - Professora Fátima Barros e a Diretora do EDI Maria de Lourdes Ferreira e Conselheira Suplente do segmento Diretor da 4ªCRE - Professora Ana Accioly. Além disso, todas as gerências dessa CRE, gestores, professores, lideranças comunitárias e responsáveis   estiveram presentes e participaram ativamente de todo esse processo democrático da Educação Carioca.

O sucesso desse trabalho é resultado do esforço de todos os envolvidos, onde cada participe pode interagir e articular de acordo com a regras do Sistema Nacional de Educação. O desafio ainda é grande, e o processo, que é coletivo, ainda nos exigirá estudos e leituras atentas, pesquisas de dados, conhecimento da realidade local e, fundamentalmente, disposição para compreender que todos fazemos parte de uma unidade nacional que contribui diretamente para que o país avance em qualidade e equidade para cada brasileiro.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pela realização desse que é um processo importante e fundamental para a garantia decisiva do desenvolvimento da educação do nosso município, do nosso estado e do nosso país!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Terça-feira, 28/04/2015

Canhão de Ar

Tags: experiências, saladeaula, ciências.

 

 

Talvez, uma das belezas de ser Professora de Ciências é poder brincar em sala de aula e ao mesmo tempo ensinar. Um experimento bem feito e bem explorado pode tornar a sua aula muito interessante. Uma aula curiosa, com um pouco de mágica e servindo para ensinar... não é tudo?

O experimento que proponho hoje não é dos mais simples, mas vai tornar a sua aula mais próxima ao seu aluno. É um canhão de ar. Antes que você, Professor(a) , pare de ler já vou avisando: não é perigoso ou bélico.

Esse experimento mostra que o ar é composto de matéria, pois graças a isso, os copinhos são derrubados. Demonstra também que o ar existe. Vou mostrar a maneira mais simples de fazer, mas se quiser sofisticar (acho que deveria) vou colocar um vídeo no final para isso.

O importante é que você explique o que está acontecendo, ou vai virar um show de mágica. E registre o que está trabalhando de alguma maneira.

 

Vamos para a experiência?

Você vai precisar de um pote plástico fundo (usei um daqueles que vem com doce de leite), um pedaço de saco plástico (não muito fino) e elástico. Cubra a parte aberta do pote com o plástico, prendendo com um elástico (se precisar use um barbante para o reforço). Do outro lado do pote, faça um furo para o som do “tambor” sair.

 

 

Quando o aluno bater no plástico e apontar o orifício para alguns copos de plástico empilhados, esses alvos cairão. Isso acontece porque quando a membrana vibra ela gera ondas de ar comprimido. Essas ondas vão se acelerar o ar ao passar pelo buraquinho de saída e impactar no objeto. A onda sonora é justamente a propagação de uma frente de compressão mecânica do ar como feito nesse experimento.

Veja o vídeo com outra forma de fazer a experiência e a explicação! Veja, que o gelo seco funciona para "evidenciar" a saída do ar. Mas se você não tiver, pode fazer a experiência sem ele.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 24/04/2015

Ginásio Experimental Carioca Malba Tahan

Tags: 5ªcre, gec.

 

 

O Ginásio Experimental Carioca Malba Tahan, ao longo de três anos, vem trabalhando com entusiasmo e esmero construindo estratégias coletivas com enfoque na participação e aprovação de seus alunos nos concursos para as Escolas de Ensino Médio, com excelência em Educação.


O Ginásio Carioca Malba Tahan, localizado no bairro de Irajá, vem trabalhando arduamente para inserir boa parte de seus alunos nas melhores Escolas de Ensino Médio localizadas no Rio de Janeiro.


Desde 2012 passou a funcionar como Ginásio Experimental Carioca, em tempo integral, atendendo aos jovens do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com o novo perfil e o ingresso de disciplinas como Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil, o GEC Malba Tahan, como ficou conhecido, vem realizando um belo trabalho com a aprovação de jovens nas escolas de Ensino Médio de qualidade, proporcionadas pelos governos Federal e Estadual.


Conheceremos, então, o Ginásio Experimental Carioca Malba Tahan, uma das escolas da 5ª Coordenadoria Regional de Educação que mais aprova alunos nas Escolas de Ensino Médio, primadas pela Educação em excelência.

 



 

 

Agradeço a presteza da professora Valéria Valentim, diretora do GEC Malba Tahan, pelo envio das informações e arquivos.

 

 

Regina Bizarro é a professora Representante do Rioeduca/5ªCRE.

Contatos: reginabizarro@rioeduca.net

Facebook: https://www.facebook.com/rebiza

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share