A A A C
email
Retornando 38 resultados para o mês de 'Abril de 2015'

Quinta-feira, 16/04/2015

Informativo Multírio - 16 de abril

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Dia do Índio: programas sobre cultura indígena em destaque na Videoteca

As populações indígenas herdaram e passaram adiante tradições religiosas, artísticas e culturais. Na data, comemorada neste domingo (19), a MultiRio celebra a importância desses povos para a construção da sociedade brasileira por meio de suas produções. O episódio Arte indígena da série Nossa História destaca a função, a beleza e os significados de alguns utensílios utilizados nas tribos. Conceito & Ação possui dois episódios sobre o tema. A cultura indígena analisa diferenças e traços em comum entre as etnias existentes no Brasil; Os povos indígenas e a tecnologia destaca a diversidade linguística, a inclusão digital, as escolas e a produção literária e audiovisual indígena. Os programas podem ser assistidos a qualquer hora e lugar. Basta acessar o Portal (www.multirio.rj.gov.br), clicar em Videoteca e selecionar a produção.

 

Paris, A Grande Saga reconstrói a história da capital francesa

Ficção, efeitos especiais e imagens impressionantes são alguns dos recursos utilizados pelo documentário para mostrar uma viagem pelos 5 mil anos da cidade de Paris. A produção francesa foi realizada com base em pesquisa documental e depoimentos de especialistas, oferecendo ao público uma forma atraente de conhecer a história da capital francesa. Desde as origens da antiga cidade de Lutécia, o documentário mostra o desenvolvimento de Paris e evidencia a herança arquitetônica e histórica única da Cidade Luz. Os acontecimentos mais emblemáticos da cidade são revisitados, como a construção da Torre Eiffel, a queda da Bastilha e a Exposição Universal de 1889. Paris, A Grande Saga vai ao ar no sábado (18), às 20h30, no canal 26 da NET.

 

E mais:

Nesta semana, no Portal MultiRio, saiba como foi a implantação do projeto de arborização O Rio Planta, Eu Cuido, da Fundação Parques e Jardins, na E.M. Presidente Gronchi, no Jardim América. Leia, também, sobre os avanços do Brasil na pesquisa astronômica e a programação do Planetário e do Museu de Astronomia e Ciências Afins, com atividades para aumentar o interesse da população carioca pela área. Conheça as árvores que integram o patrimônio da cidade – elas estão por toda parte, muitas há gerações, e podem ser escolhidas para tombamento tanto por seu valor botânico quanto pela relevância como marco paisagístico de uma época. Para celebrar o Dia do Livro Infantil, em 18 de abril, veja algumas sugestões de histórias para crianças que estimulam valores importantes na vida em sociedade, como o respeito às diferenças e o cuidado com o meio ambiente. Tudo isso em: www.multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoriamultirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/04/2015

Como Fazer Planejamento Colaborativo - Utilizando a Nuvem Como Recurso

Tags: educopedia, nuvem.

 

 

Planejar com seus colegas de trabalho é sempre um desafio, por conta dos horários e atividades escolares. Um recurso que pode ajudar com esse problema é a nuvem. A nuvem permite que você crie um documento e o armazene online e que outras pessoas selecionadas por você possam editar o documento simultaneamente. Por exemplo, você pode criar um planejamento em um editor de texto e compartilhar com seu colega de turma, dessa forma tanto seu colega como você podem elaborar o texto de planejamento e ter acesso a contribuição do outro.


Os recursos de nuvem mais utilizados são: Google Drive e One Drive, basta ter uma conta no Gmail ou Outlook para ter acesso a ferramenta. Com a ferramenta é possível editar colaborativamente arquivos de editores de texto, planilhas e até apresentações.


Para saber mais, acesse a EducopédiaCursos para Professores -Transformação 3.0 -Aula 21.

 

 


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/04/2015

Curso de Alfabetização Através do Sistema Braille

Tags: iha, formação, curso.


 

 

O Instituto Municipal Helena Antipoff, através do Centro de Transcrição à Braille, promoverá a partir de maio o curso: ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO SISTEMA BRAILLE

 

Objetivos do curso: Refletir sobre a prática pedagógica em alfabetização; Analisar o processo de aquisição da leitura e escrita da criança cega; Discutir sobre as diferentes metodologias de ensino; Oferecer subsídios teóricos e práticos para o professor que atua com a criança cega.

Ementa: Aspectos importantes que influem na aprendizagem da criança deficiente visual; Pré-requisitos para alfabetização no Sistema Braille; A criança cega ante o processo de alfabetização; Habilidades requeridas para a aprendizagem da escrita e da leitura em Braille; Princípios básicos que orientam a prática pedagógica de um programa de alfabetização; Seleção de material comum e especializado, necessário ao trabalho; Métodos utilizados no processo de alfabetização em Braille; Transcrição e/ou adaptação de textos e de atividades, do sistema comum para o Sistema Braille; Utilização de cartilhas padronizadas e de textos produzidos em sala de aula, no processo de alfabetização; Avaliação do processo ensino-aprendizagem durante a alfabetização.


Pré-Requisito: Conhecimento de Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille.
 

Público Alvo: 

 - Professores que atuam diretamente com o aluno deficiente visual;

 - Professores do Atendimento Educacional Especializado;

 - Coordenador pedagógico ou Professor da Sala de Leitura de escolas que possuam alunos com deficiência visual.

 

Carga Horária:

44 h distribuídas em 11 (onze) aulas com quatro horas de duração.

 

Vagas:

20 vagas no período da manhã (8h às 12h).

Obs.: Não será formada turma no período da tarde.

 

Local: Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15 Maracanã

 

Período de realização: Maio a setembro de 2015

 - Maio: 20 e 27, 

 - Junho: 03, 10 e 24

 - Julho: 01 e 15

 - Agosto: 05, 12, e 26

 - Setembro: 02 

 

Orientações para Inscrições:

1.As inscrições serão online no endereço:


CURSO DE ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO SISTEMA BRAILLE


2. Após a inscrição o professor deverá aguardar a confirmação da mesma. Será respeitada a ordem de inscrição, com prioridade para o profissional que atuar diretamente com o aluno deficiente visual.

3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho.

4. Não haverá dispensa de ponto.

5. Serão certificados os professores que obtiverem oitenta por cento de frequência.

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/04/2015

Projeto “ABRACADABRA, a Magia começa aqui!”

Tags: 3ªcre, saladeleitura, .

No mês de Março a Sala de Leitura Polo Olavo Bilac, da Escola Municipal Delfim Moreira desenvolveu o projeto “ABRACADABRA, a Magia começa aqui!” que teve como objetivo estimular o hábito pela Leitura, e demonstrar que ler é um prazer e pode se tornar uma gostosa brincadeira.

 


O projeto teve como motivação o livro “ABRACADABRA” da autora Simone Goh, da Editora do Brasil. Onde na Sala de Leitura os alunos puderam conhecer e escutar a história fazendo a interpretação, criar livros por turma e fazer mágica com a cartola do mágico. No final do projeto criamos um point da Leitura no corredor do 2º andar da escola, onde os livros criados pelos alunos estão expostos.


Assim os alunos vivenciaram que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.


Escutando a história...



Criando os livros...



Fazendo magia com a cartola do mágico... Folheando livros...



Point da Leitura... Mural sobre o projeto...


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share