A A A C
email
Retornando 14 resultados para o mês de 'Abril de 2015'

Terça-feira, 21/04/2015

Jornal Coração da Pedreira

Tags: 6ªcre.

 

 

 

O EDI Sebastião Tavares do Nascimento publicou no mês de março a 31ª edição do Jornal Coração da Pedreira. Ele mostra o dia a dia de alunos e professores. Vamos conhecê-lo?

 

O EDI Sebastião Tavares do Nascimento atende alunos da Educação Infantil, de 4 e 5 anos, em horário integral. Ele fica localizado em Pavuna, no Complexo da Pedreira, Costa Barros. A prof.ª Andréia Teixeira, Diretora Geral, conta com a ajuda das professoras Rosangela, Diretora Adjunta e Maria aparecida, Coordenadora Pedagógica para realizar um trabalho de excelência com as crianças e com a comunidade.

 

Um desses trabalhos é a publicação do Jornal Coração da Pedreira, que é um dos canais de comunicação do espaço de desenvolvimento infantil com a comunidade escolar. A ideia do jornal surgiu após uma atividade da escola sobre o Dia das Crianças.

 

Há cinco anos o bloco sai pela rua contornando a escola

 

Neste dia foi feito o teatro “João e Maria” e, para a tristeza de todos, ocorreu uma operação policial na comunidade, que ocasionou a redução da presença de alunos e responsáveis. Estes lamentaram profundamente não terem participado e quiseram saber como tudo havia acontecido através das fotos.

 

A partir deste fato, a equipe escolar resolveu montar um jornalzinho contendo tudo o que havia acontecido naquele dia e distribuí-lo para toda a comunidade. O jornal foi bem aceito pelos responsáveis e pela vizinhança, que estão em total sintonia com a escola.

 

Este foi apenas o início de um dia com muitas emoções

 

Então, em outubro de 2010, foi impressa a 1ª edição do Jornal Coração da Pedreira. Nele há elogios, destaques do mês em desenhos, atividades realizadas pelos alunos, pelos professores, responsáveis e amigos da escola

 

O jornal é impresso nos meses de março a junho e agosto a novembro. Em alguns meses, como o de agosto, há duas edições, uma pelo Dia dos Pais e outra pela Semana de Educação Infantil e Folclore. Raramente o encerramento do ano letivo sai no jornal, pois os alunos entram em recesso.

 

Sob a regência da auxiliar de cozinha Fabiana, os alunos cantaram o Hino da Cidade Maravilhosa

 

A montagem do jornal é feita a partir de fotos que os professores e a coordenadora pedagógica tiram das atividades realizadas em sala de aula, por parceiros ou em situações que flagram pelo pátio. Elas são enviadas para o WhatsApp do grupo da escola e a coordenadora faz a edição, após uma triagem.

 

A 31ª edição do jornal Coração da Pedreira trouxe o bloco dos alunos do EDI Sebastião Tavares, que recebeu o nome de "Sou Mais Meu Rio" e fez uma homenagem aos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro. Não faltou alegria, criatividade e muito charme!

 

Lanchar com o Prefeito e conhecer um Palácio foi como viver um Conto de Fadas

 

Em seguida, o jornal mostra a visita dos pequenos aos pontos turísticos da Cidade maravilhosa. Algumas crianças nunca tinham visto o mar. Na Lagoa Rodrigo de Freitas viram o Cristo Redentor de perto e vibraram como túnel depois de saberem que para ligar um lado ao outro, fizeram um buraco na pedra. Foi apenas o início de um dia de muitas emoções.

 

No passeio ao Teleférico, os alunos sentaram nas escadas para uma foto e, de forma espontânea, uma criança começou a cantar o Hino da Cidade. Em segundos, se fez ouvir um lindo coral infantil. Os turistas que desciam as escadas paravam e ficavam apreciando aquele coral de anjos. 

 

O mês de fevereiro foi marcado pela comemoração do aniversário do aluno Davyd (EI-13), com seus amiguinhos

 

O jornal fecha sua edição com o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que abriu as portas do Palácio da Cidade para mostrar o seu local de trabalho e lanchar com os alunos. Foi como viver um Conto de Fadas!

 

Como vimos, o jornal Coração da Pedreira tornou-se um registro, um elo entre a vizinhança, as famílias e a escola. Ele leva a escola para dentro da casa dos alunos com fotos, trabalhos, atividades pedagógicas e sociais desenvolvidas pelo espaço de desenvolvimento infantil.

 

Parabéns a toda equipe do EDI Sebastião Tavares pelo trabalho de excelência que realizam com os alunos da Educação Infantil. É um orgulho tê-los como parceiros na 6ª Cre! 

 

Quer ter o seu trabalho divulgado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua CRE! Será um prazer ter você por aqui!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net


 

                               

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 17/04/2015

Dia Mundial da Água na Creche Acalanto

Tags: 5ªcre, eventos.

 

 

A água cai da chuva, é quente e fria, se bebe e toma banho, assim alunos da Creche Municipal 05.14.606 Acalanto vêm sendo conscientizados da sua importância e é o que veremos através do trabalho abaixo.

 


Comemorando o Dia Mundial da Água a Creche Municipal 05.14.606 Acalanto vem desenvolvendo um trabalho junto aos alunos com objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidá-la para que não acabe.

As turmas do Maternal II (EI-30 e EI 31), envoltas nas possibilidades do projeto anual, vêm desenvolvendo trabalhos prazerosos e encantadores.

 

Segundo a diretora, professora Selma Martins Farias, tais quais as características específicas dessa faixa etária, o tema identidade tem sido força motriz de grandes descobertas! Estamos descobrindo a importância de cuidar de si, do outro, do espaço em que vivemos, entre outras coisas. Com isso, a PEI Luciana Sales Araújo e as AEIs Raquel Olivetti e Vivian Vieira aproveitaram para conscientizar a galerinha sobre o Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22 de março. Em roda de conversa falaram sobre a importância da água para todos e sobre a importância de preservar esse bem finito.

 

 

 


As crianças constataram que usamos a água para beber, tomar banho, lavar roupa e fazer comida. E quando chove são gotas de água que caem lá do céu! Fizeram uma colagem de gotas com papel oficio branco. Sentiram e comparam a temperatura da água: quentinha e fria. Descobriram que quando a água vai para o congelador ela vira gelo. Fizeram um circuito de guarda-chuva, onde subiram e desceram nas cadeiras da sala segurando um guarda-chuva, ou chapéu como muitos chamam, e passamos por uma cama de gato feita com elásticos. Brindaram com os amigos a importância dessa data. Foi muito divertido! Nós adoramos, confiram, finaliza a professora Selma Farias.

 

 



Fazem parte da equipe da Creche Municipal Acalanto as professoras Selma Farias, Diretora; Maria da Conceição Gonçalves Glória, Adjunta; Luciana de Araujo, PEI; Raquel Olivetti, AEI da turma EI-30, manhã; Vivian Vieira, AEI da turma EI-31, tarde.

 

 

 

                              

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 17/04/2015

Projeto "Sextas Musicais"

Tags: 1ªcre, eventos, projetos.

 

 

 

 Projeto Sextas Musicais leva música, diversão e arte aos alunos, professores e responsáveis da E.M. Marechal Marechal Trompowsky.


Localizada na região da Mangueira, a Escola Municipal Marechal Trompowsky atende alunos desde a Educação Infantil até o 6º Ano Experimental.

 

 

A Escola vem desenvolvendo o Projeto Sextas Musicais, sob coordenação do Professor Nilson Teixeira, de Educação Musical: São encontros que acontecem na última sexta-feira do mês, onde os alunos mostram trabalhos musicais coletivos, desenvolvidos em sala de aula. Nesse sentido, o fazer musical, fundamentado nas orientações pedagógicas, estimulam a produção como objeto de aprendizagem cultural e histórica.

 


 

A primeira apresentação, realizada dia 27 de março de 2015, trouxe como tema os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Participaram uma turma da Educação Infantil, o 6º ano experimental, o grupo de Flauta doce e a bateria da escola.

 


A turma do EI trouxe no seu repertório duas canções infantis: Lá vem o seu Noé e Meu limão meu limoeiro, além da dramatização de Garota de Ipanema e uma performance de “Escapulário”, poesia de Mário de Andrade e música de Caetano Veloso em homenagem ao Pão de Açúcar.

 


A turma do 6º ano Experimental, com participação especial do grupo de flauta doce, interpretou a famosa canção Cidade Maravilhosa, Aquele Abraço de Gilberto Gil, Valsa de uma Cidade do Ismael Neto e A Voz do Morro do grande compositor Zé Keti.

 


Como encerramento do nosso evento, a bateria da escola apresentou o samba enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira de 2015 - Agora chegou a vez vou cantar: mulher de Mangueira, mulher brasileira em primeiro lugar.

 

 

Este é mais um trabalho de Qualidade desenvolvido por nossos professores. Parabéns Escola! Nossas Crianças merecem sempre o Melhor!!!

 

 

*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.



Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 16/04/2015

Vivências e Descobertas na Educação Infantil

Tags: 8ªcre, educaçãoinfantil.

 

 

Abrir as portas para o mundo fora da escola é fundamental para uma aprendizagem que valoriza o olhar da criança e suas interpretações. O Espaço de Desenvolvimento Infantil Rafael Pereira da Silva colocou este conceito em prática numa visita inesquecível ao Planetário da Gávea.

 

 

"Instigar a curiosidade da criança é a melhor forma de despertá-la para o saber!"

                                                                 Edgar Morin

 

No dia 13 de março, os alunos do Espaço de Desenvolvimento Infantil Rafael Pereira da Silva tiveram uma aula muito diferente. Os alunos participaram das atividades do projeto Estação Educativa, no Planetário da Gávea.

Foram momentos muito especiais para os pequenos do EDI, pois no roteiro da visita estavam previstas atividades lúdicas e científicas.

Oficinas de artes, pinturas com bolhas de sabão numa sala em branco, contação de histórias, cantigas de roda e muita animação fizeram parte deste dia super especial.

A aprendizagem fora da escola é estimulada principalmente pela curiosidade e certamente é um recurso importante para o desenvolvimento das crianças.

 

Equipe da Estação Educativa na contação de histórias

 

As crianças do EDI Rafael Pereira da Silva ao chegarem ao Planetário, participaram de uma roda de música e danças. Em seguida, conheceram a cúpula com um filme sobre as estrelas. Todos os pequenos estavam muito animados e curiosos sobre tudo.

O momento que eles mais curtiram foi na Sala de Sensações. Lá fizeram uma atividade de artes com bolas de sabão e corante. Os alunos ficaram encantados!

As ações deste dia contaram ainda com uma visita ao museu do planetário, onde é possível conhecer e tocar os planetas.

Para finalizar, foi contada uma história sobre a origem dos seres humanos. A narração feita com o auxílio de bonecos atraiu a atenção de todos.

 

Roda de música e danças com a equipe da Estação Educativa

 

Alunos do EDI em atividade na Sala de Sensações

 

 

As atividades no planetário podem ter terminado naquele dia, mas no Espaço de Desenvolvimento Infantil Rafael Pereira da Silva, a "Viagem com as Estrelas" está só começando! 

 

"Agradecemos ao Planetário da Gávea, com a equipe Estação da Alegria que apresentou o Universo como uma grande explosão de alegria e diversão!"

                                                       Professora Marcele Rangel - Diretora do EDI

 

 

 

Sua escola também tem alguma experiência para compartilhar?

Entre em contato conosco.

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share