A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 20 resultados para o mês de 'Abril de 2016'

Segunda-feira, 25/04/2016

OBI 2016 - Olimpíada Brasileira de Informática

Tags: obi, olimpíada, informática.

 

 

 

A Olimpíada Brasileira de Informática http://olimpiada.ic.unicamp.br/ para os alunos do Ensino Fundamental está com inscrições abertas, para as escolas, até 17 de maio.

A modalidade Iniciação 1 (para alunos até o sétimo ano) e Iniciação 2 (para alunos até o nono ano) da OBI é uma prova sem uso do computador com questões objetivas, de raciocínio lógico, que são acessíveis à maioria dos alunos e não requerem preparo específico. A prova é um desafio divertido!

Assista ao video https://youtu.be/NEVH6C38fsU com ilustrações de 6 questões de provas passadas. Professores de Matemática: vejam o entusiamo dos seus alunos ao se depararem com estas questões!

A primeira fase da prova, será dia 20 de maio e pode ser realizada na escola e a segunda fase, dia 5 de agosto, em local a ser determinado pela organização da OBI.

Se a sua escola não puder participar, o grupo de Competições de Algoritmos e Programação na UFRJ convida os seus alunos a fazerem a prova na UFRJ. Divulgem entre os seus alunos!
Contato:
obi@im.ufrj.br ou obi.ufrj@gmail.com

A participação na modalidade Programação (Ensino Fundamental e Médio) necessita conhecer uma linguagem de programação e a prova da primeira fase será dia 3 de junho.

São objetivos da OBI: Estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral; Proporcionar novos desafios aos seus estudantes; Identificar talentos e vocações em Ciência da Computação. Todos os participantes recebem certificado, os que participam da segunda fase recebem a colocação nacional na prova, e os primeiros colocados nacionalmente, recebem medalhas.

A OBI é coordenada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 1998 e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Incrições, Regulamento, Provas : http://olimpiada.ic.unicamp.br/

Siga o grupo de Competições de Algoritmos e Programação da UFRJ no facebook: http://goo.gl/f4aak
 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/04/2016

Vacinação contra o Vírus Influenza (H1N1)

Tags: vacinação, h1n1.

 

 

Vacinação contra o vírus influenza (H1N1) para crianças de 6 meses a 5 anos

A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da E/SUBE/CED – Programa Saúde na Escola – PSE Carioca, vêm prestar esclarecimentos a respeito da vacinação contra a gripe causada pelo vírus influenza (H1N1).

A vacinação é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe, e, neste momento, priorizará as crianças de 6 meses a 5 anos completos até a data da vacinação, matriculadas nas creches e EDIs da Rede Municipal de Ensino. A vacinação poderá ocorrer nos espaços das Creches e EDIs, desde que a Direção da Unidade de Educação Infantil pactue, com a equipe de saúde local, o dia e o horário de aplicação da vacina.

 

Para saber mais: Vacinação H1N1

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/04/2016

Concurso para Combater o Aedes aegypt – Mobilidade Vídeo

Tags: concurso, vídeo.

 

 

O Concurso Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti é uma ação decorrente do “Pacto da Educação Brasileira contra o Zika”

 

CONCURSO ORGANIZADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC, CONFORME SINALIZADO, NAS CARTAS, DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, divulgadas para as escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro.


PESQUISAR E CONHECER PARA COMBATER O AEDES AEGYPTI - MODALIDADE VÍDEO
Consulte abaixo o Edital/ regulamento do concurso:

 

Edital

Portal Mec

Página do Concurso


Informações importantes sobre o concurso:
Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti


1. O que é?
O concurso Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti é voltado a todo o sistema educacional brasileiro. Esta iniciativa objetiva originar ações que promovam o combate ao mosquito Aedes aegypti e suas consequências, principalmente o Zika Vírus. O concurso escolherá vídeos de até 90 segundos que apresentem de forma criativa o trabalho desenvolvido nas escolas brasileiras.

2. Qual o tema?
O tema do concurso é Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti. Assim, as produções deverão considerar o trabalho desenvolvido em cada escola ou unidade de ensino a partir da Semana Pesquisar e Conhecer Para Combater e Aedes Aegypti - 4 a 9 de Abril: Família na Escola.

3. Como participar?
Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo em cada categoria e nível de ensino. O vídeo deverá ser produzido por uma equipe formada por um professor ou educador responsável e até três alunos. As categorias/níveis são:

Os vídeos devem ter, no máximo, 90 segundos de duração, incluindo os créditos. As imagens devem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras fotográficas domésticas que apresentem boa qualidade de imagem e som. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 23 de maio até 31 de maio de 2016.


Vencedores

· O concurso Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti será dividido em duas etapas: Etapa Regional e Etapa Nacional.

· Na Etapa Regional, a concorrência será entre os vídeos inscritos em cada categoria/nível por unidade da federação. A Comissão Técnica indicará cinco finalistas em cada categoria/nível e a Comissão Julgadora Final escolherá os vencedores em cada categoria/nível por unidade da federação.

· Os vídeos vencedores em cada categoria/nível de cada unidade da federação concorrerão na etapa nacional que elegerá dois vencedores em cada nível/modalidade: um vencedor escolhido pela Comissão Julgadora Final e um vencedor indicado por Júri Popular.

· Os vencedores das etapas regionais serão agraciados com certificados a serem entregues em cerimonia realizada na unidade da federação de origem. Os vencedores da etapa nacional serão agraciados com certificados que serão entregues em cerimônia a ser realizada em Brasília e participarão de um curso de formação a ser realizado na capital.

· Os finalistas e vencedores serão anunciados no sítio oficial do concurso.


Consulte as possíveis dúvidas sobre o concurso.

1. Minha escola pode inscrever mais de um vídeo?

Sim. Cada escola poderá escrever um vídeo em cada categoria:

2. Quanto tempo pode ter o vídeo?

No máximo 90 segundos (1 minuto e meio), incluindo os créditos. Vídeos que não obedecerem este critério serão automaticamente desclassificados.

3. Como faço minha inscrição?

As inscrições serão feitas exclusivamente no formulário que está no menu “Inscrições” do site, no período de 23 de maio a 31 de maio de 2016.

4. Para onde envio meu vídeo?

Os vídeos deverão ser postados no site YouTube (www.youtube.com.br) em formato público e com o mesmo título que for informado no formulário de inscrição. Após isso, o diretor(a) de sua escola/IES deverá preencher o formulário de inscrição com os dados solicitados e inserir o link do vídeo postado no Youtube.

5. Como faço para postar o vídeo?

Primeiramente, crie uma conta no YouTube, pois somente usuários autenticados podem enviar vídeos para o site. Para isso, clique no link “criar conta” e preencha o formulário de cadastro. Não se esqueça de ler os termos de uso e de serviço do YouTube e a política de privacidade do Google. Caso tenha dúvidas de como postar o vídeo, acesse a ajuda do YouTube.

6. Posso postar qualquer tipo de vídeo ou há restrições técnicas?

Em relação à qualidade técnica, o YouTube recomenda que seu vídeo tenha algumas especificações de áudio e vídeo (codecs de áudio e vídeo, formato do arquivo, tamanho do arquivo, taxa de bits, extensão do arquivo etc). Confira antes de enviar.

7. Meu vídeo demora muito para ser enviado. O que devo fazer?

A demora no envio de um vídeo tem relação direta com o tamanho do arquivo e a velocidade de sua internet. Se o vídeo está demorando demais, tente diminuir o tamanho de seu arquivo usando um programa de conversão de vídeo.

8. Posso usar músicas no meu vídeo?

Sim, mas fique atento à questão dos direitos autorais. Muitas músicas estão em domínio público, ou seja, não é necessário pedir autorização do autor para utilização. É o caso de músicas clássicas e músicas americanas anteriores a 1922, entre outras. No Brasil, uma música torna-se de domínio público após 70 anos da morte do autor. Além do direito autoral, existe ainda o direito de utilização do fonograma (quem executou a música). Para incluir músicas em seu vídeo, você deve utilizar músicas de domínio público ou ter autorizações de uso dos titulares dos diretos autorais e de utilização do fonograma. Uma alternativa – bem mais divertida e criativa – é juntar os integrantes de sua equipe para fazer a trilha sonora, criando uma nova música ou regravando alguma música de domínio público.

9. Como os vídeos serão julgados?

Na primeira etapa, o Ministério da Educação indicará uma equipe de especialistas que escolherá, até dia 07 de junho, os cinco melhores vídeos de cada categoria e nível em cada unidade da federação. Esses cinco finalistas de cada categoria serão submetidos a uma Comissão Julgadora Final, composta por membros indicados pelo Ministério da Educação e parceiros do Pacto da Educação Contra o ZiKa, que indicará o vencedor de cada categoria e nível por estado. Na Categoria Rede Privada serão escolhidos um vencedor por nível em cada unidade da federação. Na Categoria Rede Pública serão escolhidos dois vencedores por nível em cada unidade da federação. Na segunda etapa, os vencedores de cada nível e categoria de todas as unidades da federação concorrerão entre si para que se selecionem os vencedores nacionais. Cada categoria nível terá dois vencedores: um escolhido pela Comissão Julgadora Final, indicada pelo MEC, e outro escolhido por Júri Popular.

10. Como serão escolhidos os vídeos finalistas?

A Comissão Julgadora Técnica analisará os vídeos inscritos a partir de critérios como criatividade, originalidade, qualidade e domínio da técnica, adequação ao tema e contemporaneidade da abordagem.

11. Como serão indicados os vídeos vencedores?

A Comissão Julgadora Final elegerá os vídeos vencedores a partir dos mesmos critérios usados pela Comissão Julgadora Técnica. O Júri Popular terá ampla liberdade de escolha em sua votação.

12. Como serei informado se meu vídeo é finalista?

Após a seleção feita pela Comissão Julgadora Técnica do concurso, o diretor(a) da escola/IES receberá um e-mail comunicando que o vídeo da escola foi escolhido e encontra-se entre os finalistas do estado.

13. Se meu vídeo não estiver entre os cinco finalistas, ele aparecerá no site do concurso?

Não. Apenas os vídeos finalistas estarão no site do concurso.

14. Como fico sabendo que sou um dos vencedores?

Os vencedores serão anunciados no site do concurso até o dia 7 de julho de 2016.

Contato
Caso você tenha alguma dúvida que não foi esclarecida no site, entre em contato conosco. Envie um e-mail para pesquisareconhecer@mec.gov.br, que estamos à disposição para ajudá-lo.

 

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período 18 a 31 de maio de 2016.

 

Para saber mais clique aqui:  Concurso Mobilidade Vídeo

 

 

                            

 

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/04/2016

Prêmio Anísio Teixeira 2016

Tags: prêmio, anísio, teixeira, concurso, monografia.

 

 

 

RESOLUÇÃO SME N.º 1392 , DE 19 DE ABRIL DE 2016 (publicada no DO de 20/04//2016)

Regulamenta a concessão do Prêmio Anísio Teixeira, no ano de 2016, e dá outras providências.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e, considerando o disposto no Decreto n.º 20.141 de 29 de junho de 2001,

RESOLVE:

Art.1º A concessão do Prêmio Anísio Teixeira, no ano de 2016, obedecerá ao regulamento anexo à presente Resolução.

Art.2º Fica criada a Comissão Organizadora do Prêmio Anísio Teixeira – 2016, constituída pelos representantes abaixo relacionados:

· Profa. Ana Cristian Thomé Veneno - Gerente I da Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire – E/EPF

· Profa. Malvina Fernandes da Silva Mendes - Gerente do Centro de Referência da Educação Pública

· Profa. Cidalia Gomes da Cruz de Oliveira - Assistente do Centro de Referência da Educação Pública

· Profa. Elaine dos Santos Amaral – Prof. II

· Cláudio Márcio Ribeiro Maia – Bibliotecário

Parágrafo único. O contato com a Comissão constituída no “caput” deste artigo deverá ser feito através do endereço eletrônico: crepatsme@rioeduca.net e telefone 2253-1050.

Art.3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2016.

REGINA HELENA DINIZ BOMENY

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  

 

 

Acesse AQUI o documento completo  com o REGULAMENTO e ANEXOS: CRONOGRAMA - FICHA DE INSCRIÇÃO - DECLARAÇÃO - AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO  e demais.

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share