A A A C
email
Retornando 49 resultados para o mês de 'Abril de 2017'

Quarta-feira, 05/04/2017

Ambiente em Rede - Informativo da EEL/SUBE/CED/GPEC

Tags: gpec, informativo.

 

Para acessar o informativo clique na imagem.

 

Conheça o Informativo, com edição bimestral, da Gerência de Projetos de Extensão Curricular (E/SUBE/CED-GPEC), no qual são abordados temas atuais e principalmente os projetos do setor.

Nesta edição estamos falando especificamente de Dengue, Zika e Chikungunya

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 05/04/2017

Aprender Valores para Mudar o Mundo!

Tags: 8ªcre, dengue.

 

A Educação de Valores é uma questão fundamental da sociedade atual. Espera-se da escola esse importante papel na formação dos cidadãos, pois no ambiente escolar as relações devem se estabelecer seguindo os princípios que podem promover uma sociedade mais justa, consciente e respeitosa.

 

A Escola Municipal O'Higgins irá desenvolver durante todo o ano o projeto "Valores para a Vida, Sempre!". O projeto visa proporcionar aos alunos a oportunidade de reflexão sobre aspectos muito importantes para a vida em sociedade. 

O respeito foi o primeiro tema a ser desenvolvido. As ações promoveram a reflexão não só sobre o respeito ao próximo, mas também o respeito à si mesmo, aos seus próprios sentimentos e ao ambiente que vivemos.

O tema Valores apresenta-se como atual e muito propício. Há um apelo da sociedade para temas como Inclusão, Preconceito, Diversidade, Cidadania e outros tantos que, uma vez bem trabalhados, podem resultar em uma sociedade melhor para todos.

 

Alunos apresentando a peça "Um Mosquito no Reino Encantado"

 

Atualmente, um dos desafios para os moradores do Rio de Janeiro é vencer as doenças que são causadas pelo mosquito Aedes Egypti.

A Prefeitura do Rio de Janeiro tem apresentado propostas para a campanha "Aqui Mosquito Não se Cria" e as ações estão acontecendo em todas as escolas da rede.

Na Escola Municipal O'Higgins levar ao entendimento dos alunos que todos temos responsabilidade na luta contra a existência de criadouros do mosquito, faz parte da compreensão de que cada um precisa colaborar para o bem comum, e esse é um aprendizado para toda a vida!

 

 

Os alunos do 5º ano da E.M. O'Higgins foram incentivados pela professora regente da Sala de Leitura, Viviane Mainenti, à escrever uma peça teatral.

 

"Nessa peça, o mosquito Aedes Egypti invade o Reino Encantado. É a primeira vez que um Conto de Fadas se depara com a presença de um mosquito que pode causar doenças tão graves. O rei fica muito preocupado e lança vários decretos para que seus súditos protejam o reino (...) todos deveriam fazer uma grande vistoria em todos os espaços para evitar a proliferação do mosquito. Foi uma peça que a turma começou a escrita no ano passado e aprimoraram no ano atual. Deu gosto de ver os alunos encenando a peça que partiu de um texto coletivo da turma!"

Ana Rosa - Diretora da E.M. O"Hiiggins

 

 

Alunos no pátio assistindo ao vídeo da MultiRio

 

No pátio da escola foi exibido o vídeo "MultiRio com as Escolas no Combate ao Aedes". O vídeo apresenta instruções preventivas para a população. Alunos e responsáveis participaram desse momento e posteriormente foram para as ruas da redondeza da escola distribuir os panfletos que foram criados pelos alunos.

Com base no vídeo, os professores alertaram sobre a presença de mais uma doença que pode ser causada pelo mosquito: a febre amarela! Essa informação torna o combate ao mosquito algo de maior importância.

 

"O mosquito Aedes está agindo silenciosamente, mas nós estamos de olho! Os cariocas não se renderão! A responsabilidade é de cada um, dentro de suas casas, dentro do quintal... O Rio de Janeiro sempre será a Cidade Maravilhosa! Vamos juntos nessa luta!"

Ana Rosa - Diretora da E.M. O'Higgins

 

Assim a cada dia e a cada aprendizagem, professores, alunos e responsáveis estão construindo valores e compromissos pautados no conhecimento, na cooperação e no trabalho em equipe.

 

 

Alunos prontos para irem às ruas divulgar a campanha de combate ao mosquito Aedes Egypti

 

 

O Rioeduca parabeniza a todos os envolvidos no projeto "Valores para a Vida, Sempre!"

 

Para conhecer o vídeo que foi apresentado na E.M. O'Higgins, clique abaixo:

 

l

 

 

Sua escola pode ser a próxima a compartilhar com todos as ações que nela ocorrem.

Entre em contato com o Rioeduca!

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 04/04/2017

Ponto Facultativo - Dia 13 de abril de 2017

Tags: ponto, facultativo, .

 

DECRETO RIO Nº 42982 DE 3 DE ABRIL DE 2017(PUBLICADO NO DO DE 04/04/2017)


Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 13 de abril de 2017 e dá outras providências.


O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, e

DECRETA:

Art. 1º O ponto será facultativo nas repartições públicas municipais no dia 13 de abril de 2017, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação.

Art. 2º A Secretaria Municipal de Saúde editará Resolução regulamentando o expediente nas Unidades de Saúde da Rede Pública Municipal.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.

 

Rio de Janeiro, 3 de abril de 2017; 453º ano da fundação da Cidade.

MARCELO CRIVELLA

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 04/04/2017

Plantar a Semente e Semear o Futuro

Tags: 7ªcre, projetos.

 

O EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes está desenvolvendo o projeto anual "Plantar a semente e semear o futuro" que tem como objetivo principal a construção de valores na Educação Infantil.

 

Neste primeiro bimestre, O EDI Paralímpico Medalhista Felipe de Souza Gomes iniciou suas atividades com a preocupação da aproximação da família e estabelecimento de uma importante parceria com a escola. Este momento foi fundamental para o período de adaptação que até o momento tem sido um sucesso.

 

Conscientização sobre o mosquito transmissor da Dengue.

 

As atividades pedagógicas de combate a arboviroses foram intensificadas e ainda aconteceu uma palestra sobre a saúde na escola, com a parceria da Enfermeira Cristiane do Hospital Álvaro Ramos, que falou sobre a importância das vacinas e as doenças comuns da primeira infância, como prevenir e onde buscar tratamento. A Enfermeira também apresentou dados importantes sobre o combate às arboviroses, complementando o combate ao mosquito na unidade escolar. Nas diferentes atividades pedagógicas, foram realizadas inspeções da unidade escolar em busca de foco e conscientizão à comunidade sobre o mesmo.

 

Palestra sobre saúde com responsáveis.

 

    Crianças desenvolvendo atividades sobre conscientização do mosquito transmissor.

 

Na semana do carnaval trabalhou-se a cultura, com o conhecimento de ritmos e instrumentos junto com a montagem do  bloco do baile "Na nossa folia Mosquito não se cria", onde o EDI  desfilou para a comunidade escolar a campanha de combate ao Aedes. A  marchinha do EDI foi elaborada pelas professoras Helena e Francisca.

 

            Turmas se preparando para o desfile do EDI.

 

Foi realizado um lindo baile de carnaval com desfile de blocos carnavalescos com temas de combate à dengue. Ao som de uma marchinha criada pelas professoras, o desfile foi uma grande folia educativa, e colocamos o mosquito para sambar. Cada bloco representava um forma de combate. Cada responsável levou para casa ventarolas com dicas de combate ao Aedes e a letra da marchinha.

 

Letra da música:

Êh, Êh,Êh,Êh
Vamos combater a dengue pra valer!

Êh, Êh,Êh,Êh
Vamos combater a dengue pra valer!
Lá na nossa casa,

água parada,
só mosquitada!

Lá na nossa casa,
água parada,
só mosquitada!


Paródia criada em cima da marchinha "Índio quer apito"

Autoras: Professoras Helena e Francisca
 

 

          Responsáveis aguardando o desfile de Carnaval do EDI.

 

O EDI Medalhista Paralímpico Felipe Souza Gomes tem como objetivo geral do seu projeto anual estimular a construção de valores para a vida em sociedade e a formação de cidadãos conscientes e críticos, por meio do cuidado com o meio ambiente, através de ações sustentáveis para a preservação e interação saudável com o mesmo.



Conheça os objetivos específicos do projeto Plantar a semente e semear o futuro:

 

  • Promover o debate sobre os valores fundamentais para a vida em sociedade;
  • Estimular a cidadania destes educandos;
  • Proporcionar ações sustentáveis para o desenvolvimento do cuidado com o meio ambiente, sua preservação e interação;
  • Possibilitar atividades diversas que estimulem o reaproveitamento, reutilização e reciclagem de materiais poluentes;
  • Iniciar uma horta para o estimular o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade;
  • Estimular a alimentação saudável;
  • Ressaltar a importância da água e sua preservação;
  • Propiciar campanhas de combate a doenças causadas por vetores, tais como: Dengue, Zica e ChiKungunya, doenças causadas por parasitas tais como: Pediculose, Molusco, entre outras;
  • Trabalhar hábitos de higiene pessoal e coletiva;
  • Estabelecer parceria com a família para que os valores estimulados sejam mantidos em casa;
  • Desenvolver atividades diversas para que cada valor seja trabalho individualmente e em conjunto;
  • Elaborar uma exposição de produtos e trabalhos finais sobre as temáticas trabalhadas;
  • Trabalhar diferentes valores através das áreas de conhecimento e linguagens (Linguagem oral e escrita, Matemática, Ciências Sociais e Naturais, Corpo e Movimento, Música e Artes Visuais) fundamentais para o desenvolvimento do educando na educação infantil.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Para acompanhar o trabalho do EDI :

https://www.facebook.com/edifelipedesouzagomes/

Contato do EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes:

edimgomes@rioeduca.net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 


   
           



Yammer Share