A A A C
email
Retornando 49 resultados para o mês de 'Abril de 2017'

Quarta-feira, 26/04/2017

Desafio 2017 - Prêmio Criativos da Escola

Tags: desafio, criativos, concurso, premiação, escola.

 

 

 

Iniciativa do Instituto Alana, a 3ª edição do Desafio abre inscrições no dia 10 de abril e reconhecerá iniciativas de transformação desenvolvidas por alunos em todo o Brasil.

 

 

 

A partir do dia 10 de abril, podem ser inscritos, na 3ª edição do Desafio 2017: “Criativos da Escola”, projetos de crianças e jovens que têm transformado a realidade em que vivem.

Realizado pelo Instituto Alana, o Desafio reconhecerá 11 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo e impacto social e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ).

O objetivo do Desafio é celebrar projetos desenvolvidos em escolas públicas ou privadas que estimulem o protagonismo dos alunos e incentivem a formulação de soluções para eventuais problemas nas escolas, comunidades ou municípios onde moram. 

Além da viagem a ser realizada em dezembro deste ano, em que os grupos selecionados poderão trocar experiências e fortalecer suas ações, haverá também prêmios em dinheiro para o projeto e para o educador responsável.

“Em 2016, recebemos 1 014 projetos de todas as regiões brasileiras, com centenas de experiências incríveis, desde um coletivo de meninas negras que lutam contra o machismo e o racismo na escola até uma iniciativa de estudantes que gerou uma lei municipal de preservação da caatinga, no Ceará. Esse ano, nós queremos conhecer muito mais ações inspiradoras desenvolvidas por jovens em todos os cantos do Brasil. O Desafio é uma oportunidade de valorizar, dar voz e visibilidade ao trabalho dessas novas gerações”, explica Carolina Pasquali, diretora do “Criativos da Escola”.
 

Os interessados podem enviar, até o dia 1º de outubro de 2017, tanto projetos já finalizados quanto aqueles que ainda estejam em andamento,

pelo site do "Criativos da Escola": http://criativosdaescola.com.br/

 

Para os educadores que têm interesse em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, a iniciativa disponibiliza, também, em seu site, Material de Apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora da sala de aula.

Pelo segundo ano consecutivo, o “Criativos da Escola” conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.
 

 


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/04/2017

Projeto Ambienta Rio 2017: A escola faz a diferença.

Tags: projeto, ambienta, gpec.

 

Circular E/SUBE/CED nº 018

Rio de Janeiro, 18 de abril de 2017.

 

Assunto: Divulgação do Projeto Ambienta Rio – A escola faz a diferença.

Sr(a). Coordenador (a) de E/CRE,
Sr(a). Gerente de E/CRE/GED,

 

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação – Gerencia de Projeto de Extensão Curricular, vem divulgar o Projeto Ambienta Rio – A escola faz a diferença

2. O projeto tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar para a importância da construção de conhecimentos socioambientais e valores humanitários e de cidadania, por meio da realização de atividades pedagógicas exposições, seminários, pesquisas, no âmbito de cada escola.

3. É importante ressaltar que esta ação é pautada na Lei 4791/2008, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Educação Ambiental, regulamentada pelo Decreto 37526/2013 e que dispõe, em seu artigo 3º.
“(...) A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação municipal, devendo estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”. 

4. Em 2017, as Unidades Educacionais estão convidadas a abordar importantes temas, como: a ameaça das Arboviroses, Biomas Brasileiros, Consumo Sustentável (Lei 13.186 de 11/11/2015), Agenda 21 e a Escola, Ano Internacional do Turismo Sustentável – ONU e UNESCO. Cabe ressaltar, que os temas elencados acima são sugestões de abordagem, podendo a escola ampliar sua discussão ou elencar outros temas que correspondam à questão da realidade local. 

5. A fim de colaborar para o trabalho pedagógico realizado pelas escolas, sugerimos alguns links, no anexo I e encaminhamos uma apresentação explicativa do projeto, no anexo 2 . 

6. As escolas interessadas em participar do Projeto Ambienta Rio deverão inscrever-se até o dia 31 de maio de 2017, pelo link: https://goo.gl/forms/RPyDQOAzLOZdPzdx2 .

7. Ressaltamos que, no período de 5 a 30 de junho de 2017, as Unidades Educacionais inscritas deverão apresentar, em seu espaço físico, para a comunidade escolar, os projetos/ações de Educação Ambiental desenvolvidos.

8. Visando ao acompanhamento do trabalho desenvolvido, bem como, a publicização de experiências exitosas no âmbito escolar, solicitamos que cada Unidade Educacional envie, após a realização do(s) evento(s), um breve relato das atividades apresentadas, acompanhado de fotos ou vídeos, para o e-mail extensividade@rioeduca.net.

9. Contando com a indispensável colaboração das Coordenadorias Regionais de Educação no sentido de divulgar essa ação junto às Unidades Educacionais, nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos pelos telefones 2976-2291 e 2976-2336.

 

Atenciosamente,


Denise Mendonça Palha da Silva
Gerente – E/SUBE/CED/GPEC
Mat. 11/154.897-3

Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED
Mat.70/193.141-9
         

    

ANEXO I


Sugestões:

http://br.radiovaticana.va/news/2017/03/01/papa_envia_mensagem_para_a_cf_2017_o_criador_foi_pr%C3%B3digo_/1295761

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and- celebrations/2017-international-year-of-sustainable-tourism/ 

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/12000-enfrentando-o-i-aedes-i

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm

http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13186.htm 

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/busca?mult=&cat=&tip=11921&proj=&txt= 

https://agencia.fiocruz.br/cartilha-infantil-ensina-como-combater-o-aedes-aegypti?utm_source=Facebook&utm_medium=Fiocruz&utm_campaign=campaign&utm_term=term&utm_content=content

 

 

ANEXO II

Apresentação Explicativa do Projeto


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/04/2017

Aprendendo sobre a Água

Tags: 3ªcre, água, cidadania.

 

  Em importante trabalho de cidadania, o EDI Luiza Helena Maia Medeiros realiza atividades de conscientização do uso da água, aproveitando para lançar importantes conceitos sobre os temas para os alunos. Vamos conhecer um pouco desse trabalho...

 

 

E com a palavra, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Luiza Helena Maia Medeiros:

Falando sobre a água...

Conhecemos a importância da água para as plantas e frutas. Podemos constatar que as frutas também contém água e o quanto elas fazem bem para nossa saúde. Através dos 4 sentidos (paladar, olfato, tato e visão) observamos as formas das frutas, sentimos a espessura e o cheiro de cada uma delas, e por fim, degustamos, comparamos sabores (doce e azeda) e classificamos as frutas.

Após conversamos e conhecermos como funciona o ciclo da água, fomos conhecer como é que a água chega em nossas casas e em nossa escola. Observamos a quantidade de caixas D'água que temos em nossa escola e como funciona a formação das nuvens através do ciclo da água.

 

 

Fazer uma criança feliz é bom demais!!!

Amo ver esses olhinhos assim!!

Aprender brincando!!! Estados físicos da água... Partiu aprender!!!

Água é vida!!! E brincadeira também, desde que usada com economia... Vamos lavar louça. Fecha torneira, abre torneira!!!

 

 

É brincando que se aprende também!!!

Vamos de banho na boneca!!!

Compartilhar, esperar a sua vez, economia de água, partes do corpo...Tudo isso, dentro da brincadeira!!!! Estou na educação infantil...

Ouvimos a história "A limpeza de Teresa", conversamos sobre hábitos de higiene e demos banho na bebê da turma, a Maria Flor (nome escolhido pelos nossos pequenos).

Com essa atividade trabalhamos hábitos de higiene, partes do corpo humano e o consumo consciente da água. O banho da Maria Flor foi um sucesso!

 

 

No dia de experiência científica usando a água, muitas coisas aconteceram. Até uma experiência não deu certo, mas a outra... ah essa  foi um sucesso. A experiência "ponte das cores" é, na verdade, uma  diversão em forma de experiência. Para ela o professor vai precisar de copo plástico, água, corantes de cores diferentes e papel toalha. É so colocar a pontinha do papel passando de um copo para o outro que temos em minutos uma verdadeira ponte de água. As crianças adoram! 

 

 

Que tal fazer a "ponte das cores" com seus alunos também ! 

 

 

E depois de tanta brincadeira, vamos manusear os livros com esse tema, conhecer mais e melhor. 

 

 

Parabéns para o EDI Luiza Helena Maia Medeiros! É brincando que se aprende, também!!!

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/04/2017

Twittaço Literário

Tags: mídias, sala, leitura, twitter.

 

 

SEXTA-FEIRA, DIA 28/04, É DIA DE TWITTAÇO LITERÁRIO!


Para começar nossa mobilização em 2017 o homenageado será Monteiro Lobato. Ao longo do dia vamos trocar mensagens sobre o autor e sua obra.


Basta seguir @RiodeLeitores e usar #Riodeleitores 


Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades.

 

PARTICIPEM!

 

 

 

O QUE É?

 O “Twittaço Literário” é uma iniciativa do Programa Rio, uma cidade de Leitores, voltada para a mobilização virtual, a partir das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais, em torno de um autor ou tema sugerido, realizada desde 2015. 

 

COMO FUNCIONA?

 - As Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais convidam todos os interessados na sua própria unidade a participarem do Twittaço, publicando, ao longo do dia indicado, citações, dicas de links ou comentários sobre o autor ou tema definido previamente pela Gerência de Mídia-Educação.

 - Os Twittaços serão realizados sempre na última sexta-feira de cada mês, de acordo com cronograma específico. O primeiro Twittaço de 2017 será no dia 28 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato 

 - Todos os interessados podem participar com a publicação de mensagens relativas ao tema definido, ao longo do dia estabelecido, usando uma hashtag (#): #RiodeLeitores e seguindo o perfil @Riodeleitores no Twitter. Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades sobre o autor e sua obra ou sobre o tema indicado.

 - Todas as Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais da Rede devem participar com seu twitter próprio (institucional), já existente ou criado para a atividade.

 - A participação de alunos, professores e demais interessados é voluntária, com seus próprios endereços de twitter ou com o twitter da sua Sala de Leitura/Biblioteca. Poderão ser utilizados os computadores existentes nas escolas (salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática) e Bibliotecas ou, ainda, participar por meios próprios com celulares ou tablets, por exemplo.

 - Os professores podem aproveitar o Twittaço para a realização de atividades de preparação ou de desdobramento com os alunos, por exemplo: realização de pesquisas prévias nas salas de leitura para organizar as mensagens que serão postadas; discussão sobre as postagens lidas ao longo do dia; tabulação de número de mensagens postadas pela escola que foram retwuittadas etc.

 

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO TWITTAÇO LITERÁRIO

 1- Criar o Twitter da Sala de Leitura/Biblioteca Escolar Municipal ou seu próprio perfil;

 2- Seguir, pelo twitter criado, o perfil @RioedeLeitores;

 3- Divulgar a atividade, convidando a comunidade escolar e os leitores em geral para participarem;

 4- No dia combinado, publicar suas mensagens sobre o autor/ tema indicado, sem esquecer de colocar #Riodeleitores ao final da mensagem. Também é possível retwittar as mensagens de outros participantes.

 5- Todos podem participar com quantas postagens desejar.

 

 

E/SUBE/CED/Mídia-Educação
 


   
           



Yammer Share