A A A C
email
Retornando 49 resultados para o mês de 'Abril de 2017'

Terça-feira, 25/04/2017

Aqui é um lugar de Paz!

Tags: 11ªcre, paz, rio, sem, violencia.

 

No dia 6 de abril, completou sete dias da morte da estudante Maria Eduarda, que participava no momento da aula de educação física, em sua escola em Acari.  Na mesma semana todas as escolas da rede realizam diversas ações dedicadas à memória da aluna e em defesa da paz na cidade do Rio de Janeiro. 

 

Palestras, confecção de desenhos e cartazes, debates, solenidades e cultos ecumênicos marcaram a semana, que foi dedicada em memória à aluna, pais e responsáveis foram convidados a participar e todos os membros da comunidade escolar fizeram um abaixo-assinado exigindo que as escolas sejam respeitadas como lugares de paz! 

 

Vista de cima: Os alunos da E.M. Conjunto Praia da Bandeira formaram as palavras PAZ RIO 

 

Escola Municipal Álvaro Moreyra

 

Cada unidade escolar colocou em suas entradas, de modo bem visível, uma faixa com os dizeres: “Aqui é um lugar de paz”.

 

CIEP Olga Benário Prestes: Passeata pelas ruas do entorno escolar pedindo paz

 

Escola Municipal Cuba

 

Escola Municipal Cândido Portinari: Atividades relacionadas ao tema

 

O EDI Tenente Pedro de Lima Mendes realizou atividades, contação de história, e confecção de pombas e bexigas da paz para as famílias em agradecimento ao comparecimento na Corrente da Paz, ato ecumênico realizado na escola.  

 

EDI Tenente Pedro de Lima Mendes

 

Escola Municipal Abeilard Feijó: Destaque nos responsáveis assinando o abaixo assinado

 

Escola Especial Municipal Rotary Club: Alunos confeccionando junto as professoras o mural da paz

 

O CIEP Doutor João Ramos de Souza também realizou atividades dentro e fora da unidade escolar. Os alunos estenderam um cartaz conscientizando sobre o combate as Arboviroses, na faixa de pedestre, em frente a escola. Trabalharam também o centenário do profeta GENTILEZA, com temas de paz, amor, harmonia e tolerância.

 

CIEP Doutor João Ramos de Souza

 

EDI Professora Anna Maria Jesus Conceição

 

 

Parabéns a todos os envolvidos! Juntos construiremos uma cidade sem violência.

 

 

Quer saber mais sobre?

Gerência de Educação - GED 11ªCRE

Telefone: (021) 3383-8144

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/04/2017

Água é Vida

Tags: 2ªcre, literatura.

 

No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água e, para lembrar a importância desta data, os alunos do terceiro ano da Escola General Humberto de Souza Mello participaram de uma atividade de conscientização sobre este bem tão precioso que é água.

 

Com o objetivo de despertar a curiosidade das crianças e contribuir para uma reflexão crítica a respeito da importância da água para a Biodiversidade do Planeta, a Professora Vera Nácia convidou a Professora e Educadora Ambiental, Mírian Teresa, para realizar um trabalho com as crianças da turma 1.301 da Escola General Humberto de Souza Mello.

No início da atividade foi feita uma sensibilização utilizando imagens do rio Maracanã, levando em conta que esse é o rio mais próximo do bairro onde residem as crianças.

 

Professora Vera Nácia conversando com os alunos sobre o tema.

 


Logo após, aconteceu uma contação de história com o livro A Água e a Vida - Patrícia Engel Secco - e uma roda de conversa sobre a responsabilidade de cada um para a preservação de rios e lagos, refletindo sobre as pequenas ações pessoais que podem fazer a diferença para a preservação dos mananciais.

 

Contação de história feita pela professora Mirian Teresa.

 


As crianças citaram desde pequenas ações para economizar a água potável até a responsabilidade da sociedade que joga lixo nos rios e do poder público que não limpa, não cuida e não preserva o meio ambiente.

As crianças aprenderam também sobre o Ciclo da água na natureza. Para finalizar, eles fizeram um painel do Ciclo da Água e gravaram um vídeo para as crianças da Escola Municipal no Corisco, em Paraty- RJ, uma vez que a professora Mírian trouxe fotos do rio limpo e preservado que passa próximo a escola deles e apresentou o trabalho realizado pelo professor Luís.

Além disto, a turma fez uma produção textual para registrar um pouco sobre o que as aprenderam sobre a importância da água na nossa vida.

As crianças fizeram como lembrancinha um imã de geladeira, para presentear os pais e a professora convidada.

 

 

Professora Mirian Teresa e alunos da turma 1.301.

 


A professora Vera Nácia agradece a professora Mírian Teresa pela disponibilidade e por presentear a escola com tantas informações e o mais importante, pela formação de seres humanos mais responsáveis pelos seus atos.

O portal Rioeduca agradece a unidade escolar por compartilhar conosco ações que contribuam para a formação de nossos alunos como cidadãos conscientes.

O email da professora Vera Nácia é: veranacia@hotmail.com

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 24/04/2017

Projeto Cineclube nas Escolas - Maio

Tags: cineclube, cinema, mídias.

 

LANÇAMENTO DO FILME GUARNIERI NO CIRCUITO ESCOLAR

 

O Projeto Cineclube nas Escolas, em parceria com a Taturana Mobilização Social, convida as escolas e bibliotecas escolares para o lançamento do filme Guarnieri no Circuito Escolar Municipal do Rio de Janeiro.

O evento acontecerá no dia 9 de maio (3a feira), às 9h, no Cine Joia, em Copacabana, e contará com a presença do diretor, Francisco Guarnieri para um bate papo após a exibição do filme.

A inscrição deverá ser realizada pelo link abaixo e estará sujeita à confirmação, devido à lotação da sala:

https://goo.gl/azIq3L

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 24/04/2017

Aprender a Aprender...6º Ano Experimental

Tags: 1ªcre, projetos, ciências, formaçãocontinuada, .

 

Sucesso na Rede, professores e alunos das turmas de 6º Ano Experimental redescobrem, diariamente, o Prazer em Aprender.

 

Protagonismo, Interdisciplinaridade e Ação são algumas palavras que já fazem parte do cotidiano das turmas de 6º Ano Experimental na 1ª Coordenadoria Regional de Educação e em toda Rede. Professores e alunos pesquisadores transformam a Sala de Aula num espaço de Construção Coletiva de Saberes.

 

 


Em consonância com diretrizes gerais do Projeto, a 1ª Coordenadoria Regional de Educação vem oferecendo aos professores regentes, em seus Centros de Estudos Regionais, Formação nas diversas áreas do Conhecimentos.

 

 


Uma das temáticas abordadas nos Encontros de Formação foi “O Ensino de Ciências”: Os professores trocaram experiências e discutiram sobre as situações didáticas essenciais para o ensino da disciplina. Situações que envolvem pesquisas, experimentação, produções orais e escritas foram apresentadas e analisadas.

Os professores enfatizaram que o ensino de Ciências deve criar condições para que o aluno faça pesquisas, busque informações, analise dados e desenvolva o pensamento crítico.

 

 

De volta ao campo, foi hora de colocar à mão na massa: professores e alunos se envolveram no Estudo do Sistema Solar, previsto nas orientações para o período.

Na Escola Tia Ciata, o estudo começou com com a música “Sistema Solar”, de Ana Pessoa. A partir da música foram feitas diversas pesquisas e leitura de textos informativos e imagens. Os alunos além de aprender a buscar as informações, também aprenderam a importância do trabalho coletivo para o sucesso de todos. Trabalho sempre mediado pela professora que ao final, propôs que os grupos apresentassem os resultados de suas pesquisas para o Grupo. Momento interação e troca de saberes entre os grupos.

 

 

Outras escolas também utilizaram os conteúdos de Ciências para promover pesquisas e produção de maquetes, como, por exemplo, as escolas Portugal e Marechal Trompowsky. Através das maquetes construídas, alunos puderam organizar e interpretar as informações pesquisadas acerca do tema.

 

 

E o 6º Ano Experimental não para por ai: outros trabalhos interdisciplinares , tendo o aluno como protagonista estão sendo desenvolvidos nas diversas unidades e em breve estarão aqui no Blog “A Revolução Acontece”.

 

Para Saber Mais:

E/1ªCRE/Gerência de Educação

Telefone: 2233-4839

E-mail: gecre01@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share