A A A C
email
Retornando 49 resultados para o mês de 'Abril de 2017'

Segunda-feira, 17/04/2017

6ªCRE, Aqui é um Lugar de Paz!

Tags: 6ªcre, paz.

 

Nas últimas semanas, um grito ecoou por todas as Unidades Escolares da 6.ª Coordenadoria Regional de Educação. Diretores, professores, funcionários e alunos realizaram atividades em defesa da paz em nossa cidade e no ambiente escolar. Várias vozes e um único pedido: exigimos que nossas escolas sejam respeitadas como lugares de PAZ!

 

Escolas da 6.ª CRE são lugares de paz

 

A morte da nossa querida aluna Maria Eduarda, de treze anos, baleada nas dependências da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, em Acari, comoveu, indignou e uniu diferentes pessoas na reflexão sobre a violência que devasta a vida de nossos alunos e impede nossos professores de cumprir sua missão. Várias atividades foram realizadas: palestras, confecção de desenhos e cartazes, debates, músicas, produções de textos, cultos ecumênicos, criação de ações específicas de propagação da paz entre outras.

 

A aluna Nathália Amorim, da turma 1901, do Ginásio Carioca Coelho Neto, em seu texto “Protegido pelo livro?”, deixa registrada a realidade vivida por nossas crianças.

 

“Silva, morador de uma comunidade, veio de uma gravidez indesejada da Joana, que tinha apenas 17 anos de idade. Joana e seu marido deram duro para criar o filho, para que não se tornasse só mais um envolvido, para que Silva fosse bem-sucedido. O pai de Silva, mesmo com as noites mal dormidas, levantava e dava duro pelo pão de cada dia. Na favela, em dias de operação, mal se dorme. Mesmo assim ele levantava e ia, para não deixar seu pretinho e sua preta em casa, com fome.

 

Toda comunidade escolar se uniu para pedir paz em nossa cidade e nas escolas

 

Silva cresceu um pouco e logo começou a estudar. Sua matéria preferida era às terças, Educação Física, ele adorava jogar! Silva tinha sonhos que queria realizar. Silva tinha medalhas que queria conquistar. Silva perdeu colegas, familiares e amigos ... O tráfico adotou e matou sem pena, sem deixar vestígios. Joana e seu marido sempre alertavam o filho dizendo: Seja um bom homem, seja honesto e bem-sucedido. Ninguém morre na escola lendo um bom livro! 

Silva foi para a escola como um dia qualquer, estava tudo ótimo. Mal sabia que naquele dia, assinariam, sem sua permissão, o seu atestado de óbito. Silva morreu de bala “perdida” que só se acha na infância pobre e negra todos os dias. Silva teve sua infância interrompida! Silva baleado, no chão do pátio, se deparava com a dor e sangue por todo lado. Silva foi morto dentro da escola pública com a blusa da prefeitura todo ensanguentado.

 

Pedidos de paz são feitos e ouvidos em todos os cantos da 6.ª CRE

 

Silva era um menino que foi exceção da frase: Ninguém morre na escola lendo um bom livro! Silva não foi o primeiro e nem será o último. É só esperar, não dou um mês para a bala se perder e matar um negro pobre outra vez. Quem matou? Quem deu o tiro? Todos nós que nos confortamos com essa situação. Fomos nós que puxamos aquele gatilho! ” - Nathália Amorim (G.C. Coelho Neto)

Diante de tudo isso, reivindicamos que nossas escolas sejam respeitadas como lugares de paz! Como disse o professor Arnon Duarte, diretor da Escola Municipal Paraíba, não podemos mais permitir que destruam nossa infância querida. Na escola se compartilha alegria. Na escola se propaga o amor. Deixe sua marca de paz por todo canto que for. A paz não é vendida e todos nós queremos ter. A paz de Deus é o que desejamos pra mim, pra ele, pra você.

 

Passeatas e reflexões com alunoss, professores e pais de alunos

 

Ele continua seu depoimento, emocionado, suplicando: Tenhamos forças para prosseguir. Trilhando os caminhos do bem, trazendo sempre um coração bom, fazendo o bem, sem olhar a quem. Que sejamos verdadeiros irmãos. Que tenhamos fé e muito amor. Que possamos transformar em paz toda tristeza e toda dor. Hoje o dia foi para conscientizar que tudo que a gente faz é em prol do nosso irmão e é sempre buscando a PAZ!Prof.º Arnon Duarte

De todos os cantos da 6.ª CRE e da cidade do Rio de Janeiro, se ouviu um canto de paz. De todas as pessoas se escutou um grito de paz. E todos os pés caminham e marcham em busca da paz. 

 

Culto ecumênico em homenagem à Maria Eduarda, aluna da E.M. Jornalista e Escritor Daniel Piza, baleada e morta 

 

Quer saber um pouco mais sobre o que nossas escolas estão fazendo para transformar seus espaços em um lugar de paz? Entre em contato com a 6.ª Coordenadoria de Educação da 6.ª Cre! 

E-mail: gedcre06@rioeduca.net

Telefone: 2457-0017 ou 2457-0023

 


Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/04/2017

Dengue: sua Ação é a Melhor Prevenção

Tags: 6ªcre, arboviroses.

 

 

O CIEP Adão Pereira Nunes está promovendo diversas atividades sobre a prevenção das Arboviroses. Uma delas foi promovida pela professora Gláucia Bispo com a turma do 2.º ano em parceria com outra turmas e professores da escola. Vamos conhecer o JornAdão?

 

As ações contra o mosquito Aedes foram realizadas em todas as turmas da Unidade Escolar

 

Esse trabalho teve como objetivo mobilizar os alunos da turma 1203 para realizar uma campanha contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Através de recursos midiáticos, os estudantes divulgaram os meios de prevenção contra estas doenças para toda a comunidade escolar. Eles queriam falar sobre este assunto tão comentado e discutido no momento de uma forma diferente, que saísse do convencional e, realmente, mobilizasse as crianças das outras turmas, os professores, funcionários e os responsáveis.

Foi pensando nisso que surgiu o JornAdão, uma mistura de jornal, programa de entrevistas e informativo que teve a intenção de alertar sobre os perigos das Arboviroses, esclarecendo dúvidas e deixando todos alertas para esse mosquito que, apesar de pequeno, causa grandes estragos. A produção do Telejornal convergiu com momentos de investigação da fluência na leitura de textos que exigem certa formalidade, bem como a leitura de palavras e frases mais complexas. Além disso, os professores aproveitaram para trabalhar tipologias textuais, conteúdos de ciências e matemática, bem como desenvolver a oralidade, o trabalho em conjunto, a criatividade, autonomia e responsabilidade.

 

Assista o Telejornal JornAdão

 

O CIEP Doutor Adão Pereira Nunes, localiza-se em Irajá, na frente do conjunto Habitacional Amarelinho, na Avenida Brasil, uma área dominada pela violência. Atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (1.º segmento), em horário integral. A criatividade com que a escola vem trabalhando as diversas particularidades do mosquito Aedes aegypti vem unindo, cada vez mais, a comunidade escolar com a comunidade do entorno. Isso traz ganhos para todo mundo, pois os estudantes são disseminadores de informações em seus lares. 

Através da educação a população terá condições de conhecer, aprender e participar diretamente de ações efetivas contra o mosquito Aedes aegypti. É preciso conscientizar alunos e familiares que a melhor forma de prevenir é agir com responsabilidade e levá-los a compreender que a solução está em nossas mãos. 

 

Com certeza, juntos somos mais fortes e no CIEP Adão, mosquito não se cria!

 

Quer saber um pouco mais sobre o que nossas escolas estão fazendo para combater as arboviroses? Entre em contato com a 6.ª Coordenadoria de Educação da 6.ª Cre!

E-mail: cieppnunes@rioeduca.net

Telefone: 3372-5440

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 14/04/2017

A Campanha “Aqui Mosquito Não se Cria” Não Pode Parar!

Tags: arboviroses, dengue, mosquito, pse, aedes, 5ªcre.

 

A Escola Municipal Padre José Maurício Tomás abraçou com toda força a campanha “Aqui Mosquito Não se Cria”. No mês de fevereiro, fez uma série de atividades muito bacanas, sempre alertando para a importância dessa campanha para a saúde da nossa população. Confira esse trabalho maravilhoso, que contou com o engajamento da gestão, dos professores, dos alunos e responsáveis da escola.

 

 

Neste ano de 2017, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro lançou a campanha “Aqui Mosquito Não se cria”, que conta com a participação e o engajamento de toda a Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, visto que é de suma importância a eliminação dos focos do mosquito para que não haja mais casos de doenças relacionadas ao Aedes aegypti.

A Escola Municipal Padre José Maurício Tomás aderiu a essa campanha da Prefeitura e desenvolveu várias atividades relacionadas à Prevenção e controle às Arboviroses, com a participação ativa dos alunos nessa campanha. A seguir, algumas atividades desenvolvidas pela escola:

  • Manifestação em frente a unidade escolar:

Nesse dia realizamos o movimento para alertar o entorno da escola (vizinhança) sobre o perigo do mosquito e sobre a campanha: Aqui mosquito não se cria!

 

 

 

  • Pequisas, confecção de cartazes e murais da escola:

O mural com cartazes em papel pardo foi realizado pela turma 1502, dividida em 3 grupos: cada um responsável pelas informações sobre a Dengue, Zica e Chikungunya. As professoras responsáveis foram Aline Cancela e Adriane Souza. Um outro mural foi desenvolvido pela turma 1401, onde usaram a criatividade ao desenhar os sintomas das doenças. O professor responsável foi Filipe Abraão. As pesquisas e os demais cartazes tiveram a participação de toda a escola em geral.
 

 

 

  • Show de Talentos

O objetivo maior de realizarmos essa atividade foi proporcionar um momento prazeroso onde a informação e a participação de todos fossem valorizados. Tal objetivo foi alcançado devido a participação dos educadores que estimularam e organizaram o trabalho em sala de aula.

 

 

 

 

 

  • Paródias
     

Foi desenvolvido um trabalho com a turma 1502 que, por sua vez, demonstrou interesse em fazer paródias com o tema da campanha. A participação dos alunos e o engajamento da turma foram fundamentais para que esse trabalho ficasse muito legal!

 

 

 

Veja o quadro baixo para saber mais sobre as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti:

 

 

Para maiores informações acesse:

http://prefeitura.rio/web/aquimosquitonaosecria

 

Parabéns pelo trabalho importante e muito bacana desenvolvido pela escola! Parabéns aos alunos, professores, responsáveis e a gestão escolar pelo engajamento nessa campanha! 

 

Sobre a escola:

Diretor: CATIA ROSANA DOS SANTOS BORGES
Endereço: Rua Ibiá 517
Bairro: Turiaçu
Telefone: 3018-2952 / 3018-2957
E-mail: emtomas@rioeduca.net 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 13/04/2017

A 9ªCRE é um lugar de paz!

Tags: 9ªcre, paz.

 

As escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação e de toda Rede Pública Municipal de Educação, no dia 06 de abril, dedicaram-se à memória da aluna Maria Eduarda e realizaram ações em defesa da paz na cidade do Rio de Janeiro. Diretores, professores, funcionários e alunos realizaram passeatas, discussões, produziram cartazes e trabalhos sobre a temática. Pais e responsáveis se envolveram nesta ação pela cultura da paz.

 

 

Campo grande, Cosmos, Inhoaíba, Santísssimo... todos os bairros da 9ªCRE são lugares de PAZ!

 

A Escola Municipal Ministro Alcides Carneiro mobilizou os alunos e a comunidade em geral para a campanha “Aqui é um lugar de paz”, promovendo atividades com alunos e funcionários sobre a paz que buscamos e que devemos semear para o nosso bairro, nosso município, nosso estado. Foi um dia de reflexão entre alunos, professores e funcionários sobre violência e paz, além de reuniões com responsáveis para abordar o tema e buscar atitudes e medidas que possam garantir a segurança na escola e no entorno dela. Tivemos ainda a apresentação da peça teatral “Quem é você” que aborda o combate ao bullying.

 

 

 

A E. M. Guandu (09.18.072) apresenta o projeto desenvolvido em virtude da tragédia ocorrida na semana passada. Foram realizadas várias atividades em Sala de aula, discutindo valores e atitudes que proporcionam a PAZ. Foi realizado um ato com os alunos em favor da Paz e contra a violência.

 

 

 

Outras unidades registraram de maneira especial este momento.

Escola Municipal Jair Tavares:

 

 

Escola Municipal Presidente Nereu Ramos:

 

 

 

Escola Municipal Charles Péguy:

 

 

CIEP Gaspar Emery:

 

 

Espaço de Desenvolvimento Infantil Prof. Teresinha Brown:

 

 

 

EDI Profa.Eugênia de Almeida Azevedo:

 

Parabenizamos a todas as unidades da 9ª Coordenadoria Regional de Educação e rede municipal pela mobilização. Que a PAZ esteja conosco!

 

 


   
           



Yammer Share