A A A C
email
Retornando 25 resultados para o mês de 'Abril de 2018'

Quarta-feira, 18/04/2018

Entrega dos brindes no Top 3 Rioeduca da 11ªCRE

Tags: rioeduca, 11ªcre, top 3.

 

Top 3 Rioeduca na Ilha do Governador

 

No dia 17 de abril, terça-feira, houve entrega de brindes aos três membros mais participativos e atuantes, no mês de março, do grupo do facebook da 11ªCRE. Entre postagens e comentários, somaram-se mais de 300 colaborações! Contabilizando somente os três primeiros participantes.

 

 

 

Em informações do grupo aparece a opção principais colaboradores dos últimos 28 dias e foi, a partir dai, que a representante do Rioeduca da 11ªCRE verificou os ganhadores.

 

Festa no EDI Tenente Pedro de Lima Mendes com a chegada da representante Rioeduca com direito a Cupcake

 

Em primeiro lugar, ficou a diretora Cátia Plata representando o EDI Tenente Pedro de Lima Mendes, em segundo a merendeira readaptada Érika Carneiro representando a E.M. Amadeu Rocha e em terceiro a coordenadora Ingrid Medeiros representando a E.M. Anita Garibaldi.

 

Equipe da E.M. Amadeu Rocha junto com a Rioeducadora Laura Fantti

 

O objetivo da brincadeira foi incentivar o compartilhamento e troca de ideias e práticas exitosas nas unidades escolares, tornando o grupo mais dinâmico e vivo!  

 

"É relevante o compartilhamento de propostas. É fato que nossas crianças aprendem muito mais interagindo com seus pares e nós, também, adquirimos cada vez mais bagagem à medida que nos propomos a trocar uns com os outros."

Alexandra Paixão (EDI Tenente Pedro de Lima Mendes)

 

 

A entrega dos brindes foi feita pessoalmente pela representante do Rioeduca na unidade escolar.

 

A coordenadora Ingrid Medeiros junto a Diretora Margarete Ferreira da E.M. Anita Garibaldi

 

 

Quer fazer parte dos grupos e poder compartilhar suas atividades escolares? Entre e compartilhe essa ideia!

 

1ª CRE - https://www.facebook.com/groups/393956204022132/

2ª CRE - https://www.facebook.com/groups/456171944430819/

3ª CRE - https://www.facebook.com/groups/635352186815862/

4ª CRE - https://www.facebook.com/groups/943374415829180/

5ª CRE - https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

6ª CRE - https://www.facebook.com/groups/1867466976597855/

7ª CRE - https://www.facebook.com/groups/820393984649371/

8ª CRE - https://www.facebook.com/groups/479014218822190/

9ª CRE - https://www.facebook.com/groups/865247347018958/

10ª CRE - https://www.facebook.com/groups/1761200370605397/

11ª CRE - https://www.facebook.com/groups/1607751852842237/

 

 

Parabéns a todos!

Conte com o Rioeduca para compartilhar e incentivar práticas pedagógicas exitosas na SME. 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/04/2018

Brasileiro, Sim! Cidadão do Cantagalo

Tags: 2ªcre, paz.

 

O projeto anual da Escola Municipal Presidente José Linhares tem como proposta trabalhar a identidade e a diversidade cultural.

 

 

O título do projeto anual da E.M Presidente José Linhares é: "Brasileiro, sim! Cidadão do Cantagalo".

Construir a identidade implica em conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive.


Nesse contexto, o projeto tem por finalidade mostrar para as crianças que a cultura popular brasileira é plural, que o povo brasileiro é resultado de uma diversidade de sons, cores e valores que, ao se misturarem, nos tornamos este Brasil, um país, acima de tudo sincrético, miscigenado, com seu tempo e sua história.
 

O início do projeto teve como proposta o reconhecimento de si, enquanto, indivíduo inserido num meio social. 

 

 

Homenagem à cidade do Rio de Janeiro no dia de seu aniversário

 


Dentre os principais objetivos do projeto anual estão: resgatar a história da formação do povo brasileiro; reconhecer a diversidade cultural existente em nosso país, bem como os costumes e tradições; conhecer as regiões brasileiras, abordando aspectos econômicos, geográficos, étnicos, culturais e históricos.

 

Muitas atividades serão desenvolvidas ao longo do ano. Dentre elas estão: rodas de conversas, contação de histórias, produção e uso de canções,  apresentação do hino do país e da escola, pesquisa sobre a história da unidade escolar, do bairro e do país, desenvolvimento geográfico quanto à localização do Brasil e do Rio de Janeiro no globo terrestre, apreciação de fotos e imagens antigas sobre a escola, bairro e país, trabalho com artes, como pinturas, colagem, sucatas, desenhos etc, apreciação de vídeos e clipes do Brasil e do Rio de Janeiro e atividades que trabalhem os pratos típicos, danças e literatura dominante de cada região do Brasil.

 

Cartaz desejando paz para a cidade

 

O projeto já começou e de uma excelente maneira: conhecendo a história da escola e da cidade, através de pesquisas realizadas pelos alunos. No dia 01 de março, aconteceu uma pequena solenidade para homenagear o Rio de Janeiro e a escola, pois ao longo desses anos construiu-se uma história linda e cheia de encantos. A comunidade ficou feliz ao ver as crianças participando desse momento com tanta desenvoltura e entusiasmo! Sabendo que aprender com significado é muito melhor!

 

 

Solenidade no dia do aniversário da cidade

 

 

Agradecemos a professora Michelle Guido por compartilhar conosco este projeto e desejamos sucesso à comunidade escolar.

 

O contato da unidade escolar é:  emlinhares@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/04/2018

Ciranda de Desafios no EDI Tenente Pedro de Lima Mendes

Tags: 11ªcre, edi, desafio.

 

O EDI Tenente Pedro de Lima Mendes tem realizado em 2018 um Projeto Pedagógico muito criativo, intitulado “CIRANDA DE DESAFIOS”, com o objetivo de inserir cada vez mais as Famílias no ambiente escolar de seus filhos. CONFIRA!

Equipe do EDI Tenente Pedro de Lima Mendes

 

A ideia do projeto surgiu através da professora articuladora Alexandra Paixão, com o apoio de toda a equipe docente e da direção da Unidade Escolar, o intuito é realizar diversos desafios no decorrer do ano.  O primeiro desafio surgiu através da reflexão sobre uma temática muito importante, a Febre Amarela versus desaparecimento de macacos.

 

Tendo em vista o trabalho acerca do tema Identidade, uma das primeiras abordagens foi a exploração do espaço de Educação ao qual a criança está inserida e a percepção da ausência dos macacos pregos. Dessa forma, foi decidido abordar essa questão, a partir da pergunta: “Se eles são nossos amigos e nunca nos fizeram mal, por que tem gente por aí querendo matá-los?”

 

Essa pergunta gerou inúmeras atividades por parte da equipe docente e, como é forte a parceria escola/comunidade, a Unidade Escolar resolveu inserir as Famílias. A partir disso, surgiu a ideia do Projeto “CIRANDA DE DESAFIOS” e, o DESAFIO Nº1 foi exatamente a questão do macaco!

 

Caixa convite com o macaquinho de pelúcia dentro

 

Desafio nº 01: Entrar no EDI com um macaquinho de pelúcia ou brinquedo, nos braços, e se dirigir até o painel "ELES NÃO TÊM CULPA!" para uma foto.

Vale ressaltar que, a cada abordagem, novos desafios serão lançados ao longo do ano e, em dezembro, nossa equipe estará entregando um brinde natalino às Famílias mais participativas. Vamos lá!?
Desafio lançado! 

 

As famílias compareceram com seus macacos e abraçaram a campanha, algo que deixou todos muito felizes! O Projeto está apenas começando e num futuro bem próximo a parceria escola/comunidade estará cada vez mais consolidada.

 

Equipe da 11ªCRE prestigiando o Desafio no EDI. Destaque para a Coordenadora da 11ªCRE Tania Bendas

 

Esse Projeto acontecerá durante todo o ano letivo de 2018. A “CIRANDA DE DESAFIOS” Nº 1 – “ELE NÃO TEM CULPA!” foi apenas o primeiro desafio proposto às Famílias. O objetivo principal é inserir cada vez mais as Famílias no ambiente escolar de seus filhos, pois a equipe acredita que, caminhando juntos, terão muito mais êxito durante o processo, além claro de conscientizar a comunidade escolar acerca da Febre Amarela.

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: EDI Tenente Pedro de Lima Mendes

Telefone: (021) 2463-8957 3393-0052

 

 

Contato para publicações:

 

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/04/2018

Acolhimento na Creche Otávio Henrique de Oliveira

Tags: 7ªcre, projetos, acolhimento.

 

O acolhimento da turma EI -21 da Creche Municipal Otávio Henrique de Oliveira , durante o primeiro bimestre, promoveu espaços de diálogo, interação e dinâmicas envolvendo responsáveis , crianças , a professora e demais educadoras do grupamento.

 

Pensar e planejar a chegada das crianças e suas famílias na creche foi o início para a tessitura dos vínculos afetivos na turma EI 21, maternal I, da Creche Municipal Otávio Henrique de Oliveira.

 

 


De mãos dadas com a sensibilidade, a escuta e a disponibilidade ao outro, a professora Bábara de Mello e as demais educadoras do grupamento EI 21, promoveram espaços de diálogo e dinâmicas desde a primeira reunião com os responsáveis, organizando tempos, espaços e objetos que pudessem subsidiar as interações e brincadeiras entre e com as crianças, de aproximadamente 2 anos de idade.

 

 

Roda de Conversa e brincadeiras com a participação dos responsáveis

 

O acolhimento é o momento de um olhar mais atento às crianças pequenas que estão pela primeira vez na creche e precisam do olhar individualizado do adulto, atento a seus saberes e dizeres, seus gestos, sentimentos e vozes, sobretudo, respeitando o tempo de cada uma e do seu familiar. Além de ser o momento de promoção de uma atmosfera em que se sintam seguros e tranquilos nesse novo ambiente de aprendizagem.

 

         Incentivo à leitura desde o maternal.
 

 

Através do cuidar e educar, desde o primeiro dia letivo, as famílias e crianças foram convidadas a vivenciarem qualitativas experiências e conhecerem a rotina e espaços em momentos coletivos, em grupos menores e em momentos individuais. Assim, a presença de um familiar, sendo ele um adulto de referência da criança, tornou-se o elo de comunicação e mediação dela, durante os dias de encontro com os novos lugares e pessoas antes desconhecidos.

 

 

        Conhecendo a rotina de alimentação na Creche

 

 

O Projeto Anual da Creche é Pela Arte de Todo o Mundo Descubro Um Mundo Que me Encanta que tem como objetivo geral "ampliar no educando o apreço pelo fazer e a observação das diversas manifestações artísticas, expandindo seu conhecimento de mundo, associado às aptidões, capacidades e a criatividade que a criança pode aprimorar na Educação Infantil.

 

 

A brincadeira criando vínculos entre crianças e educadoras

 


Tais práticas permitem conhecer diferentes expressões artísticas, proporcionando sensibilidade, construindo sujeitos críticos e argumentativos. Dessa forma, desenvolvendo um auto-conhecimento que é exteriorizado nas diversas frentes criativas.

 

Todas as turmas realizaram o acolhimento, porém, cada equipe teve o seu planejamento de atividades, respeitando as especificidades de faixa etária e grupamento.

Na turma em questão, EI 21, os familiares foram convidados a participar junto às crianças e educadoras da rotina cotidiana da creche, como os momentos de alimentação, de trocas, de higiene e, também, das rodas de encontros e cantigas, onde eles puderam compartilhar e cantar músicas e saberes relacionados a seus filhos, e, também, descobrir, trocar e conhecer novos saberes. 

 

 Momentos diversos da rotina escolar durante o acolhimento

 

 

Segundo a professora Bárbara de Mello : "Entendemos que através do seu familiar, daquele que a criança tem como referência, ela conhece o mundo, se sente amada e segura. A presença dos responsáveis conosco foi de primeira importância para a construção dos vinculo afetivos entre crianças e suas educadoras da sala. O fazer pedagógico para esse momento inicial esteve presente no colo que acolhe, no olhar que confirma a presença, no corpo que abraça, nos ouvidos atentos, na voz que acalenta, no estar disponível ao outro que chega, no encorajar das ações, no respeito ao tempo de cada um.”

A professora Bárbara de Mello completa ainda que : “Nesse caminhar de encontros continuaremos juntos, creche e família, na construção da autonomia das crianças e no fazer cotidiano, priorizando o constante diálogo e parceria.”

                                                                                                      Informações enviadas pela professora Bárbara de Mello

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato da C.M. Otávio Henrique de Oliveira:

cmoholiveira@rioeduca.net

Contato da professora Bárbara de Mello:

barbara_mello84@yahoo.com.br

 

                                                                                                                      

 

 

 


 


   
           



Yammer Share