
Quinta-feira, 31/05/2012
Projeto Horta Escolar Sustentável Jorge Amado
A horta escolar, que leva o nome do escritor Jorge Amado, é um projeto que está sendo desenvolvido pela E. M. Presidente João Goulart, visando ao aproveitamento de garrafas PET e a conscientização sobre o meio ambiente.
O projeto está sendo desenvolvido com o apoio da direção da escola, durante as aulas de Ciências da professora Lucineia, que entrou em contato conosco relatando o projeto.
O Que é Horta Escolar?
A horta escolar é um espaço usado dentro das dependências da escola para o cultivo de diversas hortaliças e plantas de crescimento rápido.
Alunos da Escola Presidente João Goulart montando a horta.
Garrafa PET, Saúde e Meio Ambiente
Atualmente quase todo refrigerante produzido no Brasil são acondicionados em garrafas PET para distribuição e venda à população. A sigla PET significa politereftalato de etileno (Wikipedia, 2012).
Como Funciona a Horta Escolar Sustentável Jorge Amado?
A horta escolar da E. M. Presidente João Goulart é construída com garrafas PET, constituindo um reaproveitamento do lixo doméstico de seus alunos, ajudando a proteger, assim, o meio ambiente e a saúde da população local.
Jorge Leal Amado de Faria, conhecido como Jorge Amado, nascido em Itabuna/BA em 10 de agosto de 1912 e falecido em Salvador/BA em 6 de agosto de 2001, foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Escritor Jorge Amado
Alunos participando do projeto
Objetivos do ProjetoObjetivo Geral
Específicos
Resultados do Projeto
Nas imagens abaixo, podemos ver os primeiros resultados da horta escolar sustentável. Observamos que as garrafas PET foram utilizadas como recipientes para plantar algumas hortaliças.
Espaço utilizado para fazer a horta escolar, montagem estrutural, plantio e a apresentação desta.
Os alunos plantaram: alface, cebolinha, pimenta, hortelã, pimentão e salsa.
A Horta Escolar Sustentável Jorge Amado da Escola Municipal Presidente João Goulart – projeto em execução.
Parabéns à equipe da E.M. Presidente João Goulart pelo desenvolvimento deste projeto de conscientização ambiental.
Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Entre em contato com o representante de sua CRE e divulgue os projetos desenvolvidos em sua escola.
Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.
|


Quinta-feira, 31/05/2012
Miscelânea Pedagógica
Hoje vamos conhecer o blog “Miscelânea Pedagógica”, da professora Érica de Campos. Ela é Pedagoga, Professora de Educação Infantil do EDI Renan de Souza Leal - 9ª CRE e segundo suas palavras o blog nasceu do seu amor pela Educação, da vontade de mostrar ao mundo que é possível aprender e educar vivendo o mundo.
O blog da professora Érica de Campos está concorrendo ao Troféu Rioeduca e nele encontramos muito material pedagógico, além de textos que a professora escreve para a coluna Educação do jornal mensal A Voz do Lojista Meritiense - jornal de circulação no município de São João de Meriti/RJ. O blog tem, também, uma página no Facebook onde a professora mantém um acervo de frases e conteúdos pedagógicos muito interessantes.
A professora Érica demonstra grande vontade de construir um mundo melhor através da educação que segundo ela é o caminho:
“Amo muito a profissão que escolhi e espero através dela progredir e fazer progredir. A EDUCAÇÃO, acredito eu, é a única maneira de melhorarmos as pessoas: o mundo em que vivemos - Trabalhemos todos unidos por um mundo melhor!”
Vamos agora conhecer o blog Miscelânea Pedagógica: Pôr todas as "cores" na Educação.
Miscelânea Pedagógica nasceu do meu amor pela Educação, da minha vontade de mostrar ao mundo que é possível aprender e educar vivendo o mundo. Quando falo em viver o mundo, estou querendo dizer que devemos levar para a sala de aula, para o cotidiano escolar, logo para a vida dos educandos, a vida contida nos diversos tipos de produções culturais existentes, sejam eles antigos ou contemporâneos, pois é preciso educar nossos alunos para além do mercado de trabalho, é preciso prepará-los para a vida, e prepará-los de modo prazeroso. Para isso, temos uma gama infinda de possibilidades - pretérito, presente e futuro - para fazermos uma Miscelânea Pedagógica útil, produtiva e divertida, usando e abusando da interdisciplinaridade em todas as produções culturais: música, teatro, cinema, TV, pintura, games, livros, documentários, filmes, fóruns, exposições entre tantos meios, basta nós, educadores, estarmos dipostos a apresentar de forma coerente e responsável estes universos para os nossos educandos!
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
“Eu acredito na educação. E espero com este blog poder ajudar e reunir tantos outros educadores que assim como eu amam sua profissão e querem, de alguma maneira, fazer a diferença. Esta é a minha tentativa!”
Objetivos específicos do blog:
Esta postagem completa você encontra neste link: http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/p/sobre-o-blog.html
Vamos destacar algumas partes do blog indicando os links para acesso, embora sugira que aqueles que se interessam por artigos e conteúdos pedagógicos diversos devam conhecer o blog da professora Érica na íntegra:
Benefícios da Leitura - PLANO DE AULA
Lápis Encantado: Encontrando a poesia – WEBQUEST
Alimentação Infantil: Uma questão de hábito
Onde estará a Poesia?
PROJETO PERMANENTE “JORNAL MURAL INTERDISCIPLINAR”
Games e Educação - Uma parceria para a melhora do processo ensino-aprendizagem
Antologia I - Revista de Poesias
“No dia 1° de maio, às 19h no Casarão da Editora Multifoco - Lapa/RJ, iniciava a festa de lançamento da Antologia I da Revista de Poesias da qual faço parte com mais 30 poetas de diferentes lugares do Brasil, tendo como mestres de cerimônia J.L. Semeador de Poesias e Regina Zamora (lindíssima!).”
São tantos os artigos, mas vamos destacar na íntegra o projeto que a professora Érica pediu:
Projeto Dias de Índio
Como gosto muito e acho de suma importância a valorização da cultura indígena (sinceramente, acho que as escolas brasileiras trabalham muito superficialmente questões relacionadas), gostaria de compartilhar aqui no blog a minha experiência - muitíssimo bem sucedida! (*Tanto que virou até trabalho para uma das minhas disciplinas da Pós-graduação!)
Foram dias produtivos e divertidíssimos. De início não poderia ter previsto tamanho envolvimento da turma, mas quando engatamos as primeiras atividades já ficou bem evidente o que estava por vir...
Tentei resumir o projeto em palavras "pedagógicas", caso queiram adaptá-lo:
Objetivos gerais:
Desenvolvimento:
**Coloquei links em tudo o que pude encontrar na web (músicas, vídeos, entre outros).
Texto
Queno-Curumim, de José Américo de Lima
Versão resumida (feita para a turma) dos romances O Guarani e Iracema, de José de Alencar
Curta metragem de animação Ilya e o fogo, de Caetano Curi
Curta metragem de animação Brincando na Aldeia, da Animazul (2006)
Videoclipe Indiozinhos, do DVD “A Galinha Pintadinha”
Áudio musical com imagens de índios brasileiros em seu habitat natural Amazonas - Índios do Brasil, postado no canal do YouTube Mundiverso
Música
- Chegança, de Antônio Nóbrega (álbum “Pernambuco Falando para o mundo”, de 1998); - Mestre Guia, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
- Espírito da mata, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
- Vó cabocla, de Mestre Ambrósio (álbum “Fuá na casa de Cabral”, de 2000).
Registros das atividades
Conhecendo o CUITÉ e fazendo a nossa arte:
Conhecendo (e trabalhando) a aroeira, o café e o urucum:
Conhecendo o Pau-de-chuva:
Conhecendo mais sobre a cultura indígena:
Virando Índio, formando a tribo:
Dia de festa. A tribo feliz da vida!
Então ficou com vontade de conhecer o blog da professora Érica? Basta clicar na imagem do blog abaixo para conhecer:
Para contato com a professora Érica de Campos no ciberespaço acesse:
o Contato (e-mail): ericadecampos@hotmail.com / ericadecampos.pedagoga@gmail.com Mais informações sobre seu currículo: http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/p/meu-curriculo.html
Foi um grande prazer conhecer o trabalho da professora Érica e poder compartilhar com todos neste espaço de trocas que o Rioeduca oferece. Parabéns professora Érica pelo trabalho apresentado e vamos continuar nesta parceria.
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
|


Quinta-feira, 31/05/2012
Projeto de Leitura Vai e Vem
O EDI Jardim do Amanhã está localizado na Cidade de Deus e atende crianças de creche e pré-escola, em horário integral . O EDI está desenvolvendo o projeto de Leitura Vai e Vem. Um dos objetivos principais do projeto é apresentar o mundo da literatura para os pequenos.
Momento de Leitura no EDI
O Projeto de Leitura Vai e Vem tem movimentado o EDI Jardim do Amanhã. Foi criada uma sacola toda enfeitada, que dentro possui um livro e um caderno que apresenta o projeto. São 5 sacolas: Uma para o Maternal 1 e duas para cada uma das outras turmas. Ela vai para casa na 2ª-feira e volta na 4ª-feira, indo com outra criança na 6ª-que a devolve na 2ª-feira.
As crianças das turmas têm adorado o projeto .Todas as turmas do EDI estão envolvidas no projeto (uma de Maternal 1, uma de Maternal 2 e uma de EI de 4 anos) .
A sacola do Projeto Vai e Vem e a alegria das crianças
Antes de entregar o livro à criança do dia, a PA (Professora Articuladora) conta uma história para a turma, buscando estimular o gosto pela leitura, cada semana uma história diferente, geralmente interativa.
|


Quinta-feira, 31/05/2012
Grêmio Estudantil IV Centenário
O grêmio é a representação dos estudantes de uma escola. Atuando nele, os alunos defendem seus direitos e interesses e aprendem ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio contribui para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade.
Além de normatizar, o grêmio também define, ordena, e regulamenta as competências da Diretoria e dos seus sócios, período de mandato da mesma, sua estrutura administrativa, o processo eleitoral adotado, entre outros.
Veja o que promove o Grêmio Estudantil IV Centenário
A direção da Escola Municipal IV Centenário se organiza para orientar, incentivar e promover a eleição de alunos representantes de turma e de turno como um primeiro passo para a organização de grêmios estudantis. Acreditamos que a efetiva participação no cotidiano escolar estimula o estudante a se aprimorar como indivíduo, incluindo formação ética, desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e do exercício da cidadania.
CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
|

