
Quarta-feira, 15/05/2013
Sessão Exclusiva do Filme "Escritores da Liberdade" para Professores
O Projeto Cineclube nas Escolas em parceria com o Cineduc (Cinema e Educação) faz o convite para a próxima sessão exclusiva para professores do filme "Escritores da Liberdade", de Richard LaGravenese. O evento acontece no dia 15 de maio, às 18h30, no Oi Futuro Ipanema.
Após a sessão, haverá debate sobre o filme com a professora Rosália Duarte, do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Educação (Grupem).
Para assegurar o seu lugar, confirme presença pelo email agendamento@cineduc.org.br, informando:
O agendamento não é obrigatório e a lotação está sujeita à capacidade da sala (noventa lugares).
Ficha Técnica do Filme
Sinopse: Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora lança mão de métodos diferentes de ensino.
Clique, aqui, para assistir ao trailer do filme.
Luciana Bessa é professora da Rede Municipal e colaboradora do Blog dos professores
|


Quarta-feira, 15/05/2013
Pequenas Vozes Cantam Vinicius de Moraes
A música é uma linguagem que comunica sensações e sentidos. A afetividade e a cognição são estimuladas por ela. Assim sendo, a Creche Municipal Silveirinha combinou músicas de um dos grandes compositores brasileiros através de atividades lúdicas para compor o projeto Cantando e Encantando com Vinicius de Moraes.
Pequenos da Creche Municipal Silveirinha soltando a voz na culminância do projeto.
A música na Educação Infantil deve ser uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e ludicidade. Nas escolas de Educação Infantil, percebe-se que a música proporciona momentos felizes para as crianças. A Creche Municipal Silveirinha desenvolveu do dia 4 de março ao dia 26 de abril o projeto Cantando e Encantando com Vinicius de Moraes.
A partir de músicas do compositor, a equipe pedagógica planejou diferentes atividades para as crianças.
O encantamento ficou por conta das apresentações das crianças.
O projeto desenvolvido na Creche foi de grande interesse para as crianças que, durante aproximadamente dois meses, assistiram a vídeos, ouviram o repertório do CD "A Arca de Noé", de Vinicius de Moraes, além de participarem de Rodas de Leitura para ouvirem histórias relacionadas ao tema.
Nas atividades propostas, os alunos puderam criar, desenhar, cantar e escolher o que mais lhes agradava.
Na última semana do projeto, as crianças vivenciaram a experiência de ter animais visitando a creche. Esse foi um momento de especial alegria e curiosidade dos pequenos, que receberam instruções sobre o respeito e o cuidado que devemos ter com os animais.
Turminha EI 52 apresentando a música "As Abelhas".
A culminância do projeto se transformou em um espetáculo!
As turminhas cantaram e encantaram com apresentações das músicas: O Leão, O Pato, A Pulga e As Abelhas. Os responsáveis foram convidados e assistiram a tudo com muita satisfação! Momentos como estes só consolidam a parceria da família com a escola na busca de uma educação significativa, que pode se iniciar nos primeiros anos da vida escolar!
Equipe da direção da Creche, partindo da esquerda: Mara Lúcia, Professora Articuladora, Rita Moreira, Diretora Adjunta e Marilene Ramos, Diretora Geral
Meu agradecimento à equipe de direção, Marilene Ramos e Rita Moreira, que participaram ativamente de todo o processo, colaborando, incentivando e apoiando o trabalho pedagógico e buscando parcerias. A todos os colegas educadores que se envolveram trazendo novas ideias, motivando uns aos outros e removendo os obstáculos, dando um show juntamente com as crianças! E a todos os funcionários que colaboraram com muita força de vontade! Foi lindo ver seus olhos brilhantes na festa de culminância do projeto. Agradeço também aos pais, que são nossos parceiros de toda hora! É realmente um privilégio trabalhar com uma equipe de excelência. Obrigada, equipe Silveirinha!
Para saber mais, clique na imagem abaixo e conheça o Blog da Creche Municipal Silveirinha:
O projeto realizado na C.M. Silveirinha presta uma homenagem ao poeta e compositor Vinicius de Moraes no ano do seu centenário!
Professora Neilda Silva - Rioeduca 8ª CRE neildasilva@rioeduca.net Twitter: @Prof_Neilda
|


Terça-feira, 14/05/2013
Criando e Aprendendo com o Alfabetário Poético
A E. M. Gastão Monteiro Moutinho está localizada na Taquara, em Jacarepaguá, e atende crianças da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental. O Projeto Político Pedagógico Para que a Escola nos Dê Cidadãos tem como objetivo tornar o aluno um ser participante, ativo na busca pelas soluções dos problemas atuais, desenvolvendo sua autoconfiança e capacidade criativa.
Durante o primeiro bimestre, uma das atividades significativas da Escola Gastão Monteiro Moutinho foi a criação do Alfabetário Poético por alunos do 6º ano experimental. A atividade foi elaborada pela professora Margarete Pires Bastos nas aulas de português nas turmas 1601 e 1602.
Turma 1601 que participou da criação do Alfabetário Poético.
Com a comemoração do aniversário da cidade, a professora falou sobre os pontos turísticos, as belezas naturais da cidade e o ar poético que a inspira. As crianças realizaram poemas sobre os pontos turisticos da cidade e adoraram a brincadeira.
Mural com as poesias dos alunos dentro da sala de aula.
A Escola Gastão Monteiro Moutinho tem como missão desenvolver o aluno enquanto indivíduo social, cognitivo e existencial através da prestação de um serviço sério, focado em objetivos e metas educacionais preparando-o para os desafios da vida adulta.
A professora Margarete junto com os alunos confeccionando o mural para a sala. Hora de preparar os cartazes com o Alfabetário para ser colocado no mural da sala.
Conheça um pouco mais do projeto político pedagógico da unidade escolar:OBJETIVOS GERAIS DA UNIDADE ESCOLAR GASTÃO MONTEIRO MOUTINHO
Desenvolver o pensamento crítico e a participação do indivíduo na Sociedade formando cidadãos conscientes a partir da compreensão da importância da comunicação nas relações sociais, na relação do homem com a natureza e consigo mesmo.
Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia a dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões coletivas.
Conscientizar-se de seus direitos e deveres enquanto cidadão, pois a partir do momento em que se percebe sujeito do processo histórico, social, cultural e político, o ser humano apropria-se da realidade material intervindo em prol da melhoria da qualidade de vida.
Utilizar as diferentes linguagens – verbais, matemáticas, gráficas, plásticas e corporais – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicações.
Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
Aproveitar todos os espaços oportunizando a participação da comunidade escolar dentro do processo ensino-aprendizagem como agente consciente.
Despertar o interesse envolvendo toda comunidade escolar para um diagnóstico participativo. Com o início do ano letivo e durante todo o período escolar fornecendo novos elementos para a reconstrução do planejamento, tornando uma escola prazerosa.
|


Terça-feira, 14/05/2013
Saiu a Lista dos Selecionados para a Produção Autônoma do Anima Escola
Vinte e cinco projetos de escolas municipais foram selecionados para a etapa de Produção Autônoma de Filmes de Animação 2013. Veja a listagem completa no site do Anima Escola.
O primeiro encontro dos professores que participarão da Produção Autônoma será no dia 20/5, segunda-feira, às 13h30, na Secretaria Municipal de Educação (rua Afonso Cavalcanti, 455, 3o. andar, sala 350). Os professores que tiveram seus projetos selecionados contarão com o apoio técnico e pedagógico da equipe Anima Escola para o desenvolvimento de um filme de animação na escola. Os principais critérios para a seleção dos projetos foram: 1 – Consistência e grau de clareza da proposta; 2 – Conhecimento sobre a linguagem e a técnica da animação, possibilitando ao professor realizar o projeto de forma autônoma na escola.
Luciana Bessa é professora da Rede Municipal e colaboradora do Blog dos professores
|

