A A A C
email
Retornando 77 resultados para o mês de 'Maio de 2013'

Sexta-feira, 10/05/2013

Informativo Multirio - 10 de maio

 

 

Multirio Web Rádio

 

Multirio

Conceito & Ação fala sobre o lixo produzido na cidade

No mundo todo, uma das grandes equações a serem resolvidas pelos governos é o que fazer com o lixo, o resto do que é consumido, o que ninguém mais quer. O consumo cresce dia a dia, e, na maioria das cidades brasileiras, a coleta seletiva ainda é incipiente. Lixões e aterros sanitários acumulam toneladas de resíduos e, muitas vezes, ameaçam o meio ambiente e a saúde da população. O comportamento inadequado das pessoas, aliado à falta de consciência ecológica, transforma o lixo em uma paisagem corriqueira. Para conversar sobre os problemas e as soluções para o lixo que produzimos, a apresentadora Cristina Amaral recebe a gerente de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Pólita Gonçalves. A conversa vai ao ar na segunda-feira (13), às 13h20, na BandRio e no canal 14 da NET.


Confira as produções da MultiRio também na Videoteca!

Episódios de séries como Cidade de Leitores, Educação emRede e Conceito & Ação, exibidos na BandRio e no canal 14 da NET, estão disponíveis na Videoteca do Portal MultiRio. No ar 24 horas, a Videoteca reúne as produções da casa e mantém um acervo que pode ser acessado por meio da ferramenta de busca, auxiliando a encontrar vídeos por disciplina, nome do programa e/ou série e palavras-chave. Você pode acessar os vídeos da Videoteca pelo endereço www.multirio.rj.gov.br/videoteca.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: www.twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
(21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no Twitter Portal Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/05/2013

MÃE: Uma Palavra, Uma Emoção...

Tags: família, protagonismoinfantil.

O Dia das Mães está chegando... O laço entre mãe e filho é muito forte. Que bom que foi criado um dia especial para comemorar a importância das mães em nossas vidas.

 

Elas têm todos os méritos do mundo, são carinhosas, conselheiras, educadoras, gestoras e professoras, tudo isso e muito mais. Nossa mãe, sem dúvida alguma, é a mulher mais importante da nossa vida!

 

Alunos da Turma 1101 da E.M.04.10.017. Laís Netto dos Reis.

 

A cada segundo domingo de maio celebramos o dia desta mulher que nos carregou cerca de nove meses no ventre, que nos protegeu e que muitas vezes abdicou de sua própria vida e planos para que pudéssemos realizar os nossos. Que, mesmo depois de termos crescido, não deixou de se preocupar com a nossa felicidade e bem-estar.

 

O Dia das Mães é um dia super especial, pois serve para estreitarmos os laços com a pessoa mais importante de nossas vidas. Neste dia, o ideal é fazer com que nossas mães se sintam ainda mais especiais e amadas. Se você também está com essa dúvida e deseja saber como fazer este dia ser ainda melhor, confira as dicas de como fazer um belo programa de dia das mães e tornar o dia ainda mais especial.

 

Confeccione e pinte um cartão. Você pode desenhar algo de que ela goste muito. O mais importante é estarem presentes e unidos.

 

 

Que tal escrever uma carta cheia de sentimentos e emoções? Fale o quanto você é grato por ela existir e fazer parte de sua vida. Fale como ela é uma excelente mãe e avó, o quanto você a admira por ela sempre ter feito e desejado o melhor e ter lhe apoiado com amor.

 

Cante uma canção. Sabe aquela canção que ela ama, vive cantarolando e que faz sentido nesta ocasião? Então... Cante para ela!

 

Componha um poema. Fale de seus sentimentos, toda mãe gosta de belas palavras. Se sentir dificuldades, procure em bons livros de poesias ou na internet.

 

Aproveite o dia em que forem comemorar e façam algo juntos: andar de bicicleta, dançar, passear no parque, jogar, brincar. Vivenciem os bons momentos, porque eles passam muito rápido.

 

Se não der para comprar um presente, você mesmo pode usar a criatividade e criar um presente, confeccionar ou montar algo. Pode ser um broche, brincos, colares, cartão. Não se esqueça de que o que vale é a intenção.

 

Dedique este dia a ela. As mães sentem muita falta dos filhos que moram fora, ou mesmo daqueles que estão em casa. Faça da sua presença o melhor presente neste dia.

 

É verdade que todos os dias são dia das mães, pois o trabalho delas é árduo, mas muito compensador, quando há amor verdadeiro. Então, beije e abrace sua mãe, faça isso com mais frequência. Carinho e mimos são sempre bem-vindos.

 

Feliz Dia das Mães!


Porque o inesquecível independe de dinheiro, tem a ver com amor!

 

 

Maria Delfina é Professora da Rede Municipal

e responsável pelo Blog Família do Portal Rioeduca.

E-mail: mariadrodrigues@rioeduca.net

Twitter: @mariadelfina11

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/05/2013

Projeto de Incentivo à Leitura Desde a Primeira Infância

Tags: 9ªcre, blogdeescola.

A equipe da Creche Municipal Professora Flora Santina Ferrari Braz, da 9ª CRE, está desenvolvendo um projeto de incentivo à leitura desde a primeira infância e compartilha conosco suas experiências em 2013.

 


O hall de entrada da Creche foi transformado em um Cantinho da Leitura. Nesse espaço, tanto os alunos quanto os responsáveis têm acesso aos livros e podem experimentar o prazer da leitura.

 

 

Atualmente, a Creche é dirigida pelas Professoras Rosane Giles e Elaine Giles. Elas acreditam que uma Educação Infantil de qualidade potencializa as possibilidades de aprendizagem ao longo da vida acadêmica de seus alunos. Desse modo, a equipe Flora Santina investe na melhoria constante da qualidade do ensino.

 

Diretora Adjunta Elaine Giles e Diretora Rosane Giles.

 

Acreditamos na proposta de trabalho intencional e sistemática realizada com as crianças diariamente. Partindo das experiências e conhecimentos trazidos por eles, alimentando suas iniciativas e curiosidades, assegurando a aquisição gradativa de novos conceitos”.

Equipe Flora


 

Após reorganizar os espaços para receber os pequeninos, a Equipe Flora começou a alinhavar seu Projeto Pedagógico para 2013. 

 

Equipe Flora Santina com o compromisso de zelar pela qualidade da Educação, legitimando o processo de democratização do espaço escolar.

 

Segundo a equipe, o projeto “Nas Asas da Imaginação: Literatura e Arte no Cotidiano da Educação Infantil” tem por objetivo propiciar aos alunos da Creche e seus familiares conhecer e apreciar diferentes artistas e suas obras como forma de promoção de conhecimento e cultura nas diferentes áreas da literatura e das artes. Dessa forma explora as diferentes formas de linguagens, incentivando o interesse e prazer pela leitura, teatro, música, dança e artes plásticas.


A direção nos conta que em fevereiro foi o famoso Peter Pan quem visitou a Creche e vivenciou mágicas aventuras com as crianças...

 

 

 

Peter Pan conversou com os alunos sobre o início das aulas na Creche e sobre o Carnaval. Foi muito divertido conhecer a música “Pirata da perna-de-pau”.

 

 

 

Na volta às aulas, após assistirem ao filme "RIO", as crianças foram conhecer as belezas de nosso Rio de Janeiro. Assim, viajando com Peter Pan, descobriram que “O Rio de Janeiro continua lindo”...

 

Algumas das atividades sobre o Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro foram inspiradas na Arte de Romero Brito.

 

Outras, em “Garota de Ipanema”, de Vinicius de Moraes.

 

Podemos concluir que o tema: “Era uma vez... voando com Peter Pan, vejo o Rio de Janeiro” foi um sucesso!

 

 

Atualmente, é a Chapeuzinho Vermelho quem está vivenciando experiências inesquecíveis com as crianças. Mas, essa aventura você pode conferir no blog da Creche: 

 

www.cmproflorasantina.blogspot.com

 

 

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".
Cora Coralina

 

 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/05/2013

Para Gostar de Ler!

Tags: 4ªcre, projetos.


 

Descobrir o prazer de ler é o primeiro passo para formar bons leitores de qualquer idade. Assim, ninguém deve ser obrigado a ler, ou seja, o grande desafio dos educadores está em fazer com que seus alunos descubram nos livros o simples e delicioso prazer da leitura.

 

Tudo começa quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. É a história. A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras: quando alguém lê e a criança escuta com prazer (…).

 Rubem Alves 

 

 

Veja como o CIEP Ministro Gustavo Capanema fez com que a leitura passasse a ser vista como uma atividade prazerosa e não algo imposto e doloroso.

 

Vamos conhecer o projeto realizado com as turmas 1402 e 1501 da professora Janete Trajano durante os anos letivos de 2012 e 2013, intitulado de "A Mala Viajante".

 

Apresentação:

 

O que levamos numa mala?

“Roupas, sapatos, brinquedos, doces, escova, pente, fotos, segredos, muitas coisas!”, dizem as crianças diante da mala da turma 1501.

 

Durante o ano de 2012, os alunos continuam a afirmar que: "a nossa mala leva muitos segredos, bruxas, fadas, gente grande e pequena, animais, fantasias, histórias, muitas poesias, muitas coisas..."

 

 

Objetivos:

 

  • Estimular o desejo de novas e múltiplas leituras;
  • Contribuir para a formação de pessoas críticas e conscientes do seu papel social;
  • Despertar a valorização da autoestima, a criatividade e a sensibilidade através da leitura;
  • Potencializar o protagonismo dos alunos no trabalho de formação de novos leitores;
  • Dinamizar a utilização da Sala de Leitura;
  • Promover Rodas de Leitura na sala de aula e em outros espaços da escola, envolvendo várias turmas;
  • Incentivar práticas leitoras, planejadas e executadas pelos alunos da turma;
  • Estimular ações de respeito, colaboração, planejamento e o senso de equipe;
  • Desenvolver a expressão oral, escrita e cênica.

 

Desenvolvimento:

 

 

1º momento

(em 2012)

 

"Nossas Rodas de Leitura e Rodas de Notícias foram coordenadas por mim. Na dinâmica de leitura, eram apresentados livros e seus elementos constitutivos (capa, autor, editora, etc.), assim como os jornais (manchetes, imagens, fontes etc) e os alunos eram estimulados a ler esses elementos, buscando antecipar o tema.

Atividades desenvolvidas: recontar (oral/escrita), ilustração, criação de novos finais, mudança dos perfis dos personagens, identificação do fato, leitura de imagens, criação de novas chamadas para a matéria, elaboração de matérias para as manchetes etc."

Professora Janete Trajano

 

2º momento

(2012/2013) 

 

As Rodas de Leitura passaram a ser feitas com a Mala viajante e coordenadas pelos alunos da sala.

 

Dinâmica:

 

  • Os alunos são estimulados a escolher um livro para ler em sala para seus amigos;
  • O projeto foi ampliado e as leituras ganharam outros espaços: outras salas de aula, sala de leitura, sala de vídeo. Os alunos, em dupla, além de escolherem um livro para ler, escolhem também a turma que irão receber a Mala viajante, cabendo a ele/ela e a seu/sua companheiro(a) irem até a sala de aula, oficializar o convite à turma, identificar junto a professora se o livro escolhido é adequado à faixa etária da turma e marcar a data para a Roda de Leitura;
  • No dia marcado, o lugar da contação de história é organizado para receber os colegas de outras turmas. O projeto é apresentado e a leitura é feita pelos dois alunos;
  • Após a leitura é proposta uma atividade de desenho, de nova contação com massinha, sucata, etc. pelos alunos ouvintes (atividade desenvolvida em casa ou na sala com a professora da turma);
  • À medida que tornavam-se mais confiantes, alguns alunos adotaram a prática da caracterização dos personagens.

 

 

Avaliação:

 

A avaliação é contínua, além da autoavaliação feita pelos alunos (geralmente pela dupla), observando os seguintes aspectos: planejamento das ações, organização do espaço, o momento da leitura (postura, tom de voz, participação dos colegas etc). O livro lido nas Rodas de Leitura também é utilizado para produção escrita e atividades artísticas.

 

Parabéns à Professora Janete Trajano, por levar sua turma a descobrir o prazer de ler, a descobrir o gosto pela leitura e, quem sabe, até a estimular novos escritores a partir desses bons leitores.

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share