A A A C
email
Retornando 77 resultados para o mês de 'Maio de 2013'

Terça-feira, 28/05/2013

Fazendo a Diferença

Tags: 7ªcre, projetos, dia do gari.

 

O Dia do Gari é comemorado no dia 16 de maio. O CIEP Adelino da Palma Carlos e o CIEP João Batista dos Santos homenagearam, em suas respectivas unidades escolares, os profissionais da limpeza que mantêm o ambiente escolar limpo todos os dias.

 

O CIEP Adelino da Palma Carlos e o CIEP João Batista dos Santos comemoraram o Dia do Gari com grande alegria. O CIEP Adelino comemorou o Dia do Gari com diversas atividades inseridas dentro do Projeto "Gari – Eu Existo e Faço a Diferença". Alunos do CIEP João Batista montaram lindos murais de agradecimento e registraram suas promessas em contribuir para uma escola mais limpa, além de realizarem uma festa-surpresa com brincadeiras, música e lanche especial.

 

CIEP João Batista dos Santos

 

Para demonstrar o carinho e agradecimento aos garis Paulo César, Adriano, Karina, Isane, Solange, responsáveis pela manutenção da limpeza no CIEP João Batista, os alunos das turmas 1302 e 1402 fizeram uma festa especialmente para os garis.

 

Mural feito pelas crianças em homenagem aos garis. No detalhe, mural com compromissos e agradecimentos especiais dos alunos.

 

Momento de confraternização e festa com as crianças e os garis da escola.

 

Da esquerda p/direita:os garis  Karina, Solange, Izane, Paulo Cesar, Adriano e as professoras Joelma e Anna Lilian.

 

Conheça um pouco do projeto anual do CIEP João Batista dos Santos

 


CIEP 3.0
“HUMANIZANDO, FORMANDO E EDUCANDO EM TEMPO INTEGRAL”.

 

Objetivo Geral:

  • Alargar a função da escola dando conta de um projeto de educação integral que articule o direito ao conhecimento, às ciências e tecnologias, às culturas e valores do universo-simbólico, ao corpo e suas linguagens, expressões, ritmos, vivências, memórias e identidades diversas.

 

MAIO: TRABALHO X CONSUMO
        DE OLHO NA MÍDIA

 

Objetivos específicos:

  • Identificar a importância dos diferentes profissionais que contribuem para o desenvolvimento do nosso país;
  • Reconhecer a importância do trabalho na vida do ser humano;
     
  • Refletir sobre a influência que a propaganda pode exercer para o consumo excessivo, trazendo consequências para o indivíduo e o meio ambiente.

 

CIEP Adelino da Palma Carlos

 

Os alunos das turmas do 4º, 5º, 6º ano e da Educação Infantil homenagearam os garis Adriana, Adriano, Carlos, Neuma, Paulo e Valéria com confecção de lembranças e cartazes. Os alunos assistiram ao vídeo da Turma da Mônica contra o Capitão Feio para refletir sobre a higiene no ambiente e também puderam ouvir depoimentos dos garis, sobre a profissão deles.

 

Conheça um pouco do Projeto Político do CIEP Adelino da Palma Carlos

 

O Projeto é fundamentado nos quatro pilares da educação: SER, CONVIVER, CONHECER e FAZER. Com novo formato, Escola de Turno Único, a unidade escolar se empenha em acolher e receber os professores em regime de 40 horas e os alunos com uma Unidade Escolar bonita, colorida e agradável. E, acima de tudo, com uma proposta pedagógica consistente que tem como objetivo Educar a todos e a cada um.

 

O Projeto Político Pedagógico da escola tem o título "Universo Diverso" e busca garantir o acesso, a permanência e o sucesso do aluno.

 

Veja o vídeo produzido pela escola sobre o Projeto "Gari - Eu Existo  e Faço a Diferença":

 

 

 

CURIOSIDADE - VOCÊ SABE QUAL A ORIGEM DO DIA DO GARI?

 

O Dia do Gari é comemorado no dia 16 de maio em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary. Ele foi responsável, segundo registros históricos, por assinar o primeiro contrato de limpeza urbana no país. O nome foi se tornando popular à medida que as pessoas chamavam a “turma do Gary” para realizar a limpeza dos espaços no Rio de Janeiro.
 

                                                                                                                                                 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

 professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 28/05/2013

Centro de Estudos na E. M. Pernambuco

Tags: 3ªcre, blogdeescolas.

 

Devido à necessidade de uma professora em replanejar as aulas de matemática para seus alunos, a Escola Municipal Pernambuco aproveita o Centro de Estudos para um momento de troca e aprendizado.

 

Aprender matemática de maneira lúdica foi a questão que levou a E. M. Pernambuco em realizar um Centro de Estudos onde os professores pudessem trocar e aprender com a utilização do ábaco, do material dourado e da torre de Hanói.

 


O Centro de Estudo é um momento de troca, avaliação e replanejamento das ações pedagógicas. Com a colaboração do estagiário Maurício Vianna, que faz parte do Projeto Mais Educação, os professores aprenderam um pouco mais e trocaram várias ideias visando aulas dinâmicas e um aprendizado significativo dos seus alunos.

 

 

A direção acredita que a ação melhorará o desempenho dos alunos e auxiliará os professores com a utilização de diversos materiais facilitadores no processo de aprendizagem.

 

A E. M. Pernambuco divide este conhecimento com todos os professores que acompanham o Portal Rioeduca através das apresentações elaboradas pelo estagiário Maurício Vianna.

 

 

Se desejarem conhecer mais ações, acessem o blog da E.M. Pernambuco.
 

Escolas e professores não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante

 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/05/2013

Romero Britto - Beleza e Arte em Nossos Dias

Tags: 1ªcre.

 

A Creche Municipal Arara Azul recebe as crianças da Comunidade do Arará em Benfica. A unidade contempla 150 crianças, distribuídas em seis turmas: duas do Berçário, duas do Maternal I e duas do Maternal II. As diretoras Iaracema e Adelaide relatam que a missão da creche é cuidar das crianças com o apoio das famílias, pois somente com a integração de todos os elementos que compõem a comunidade escolar, o sucesso das crianças é garantido.

 

Todas as telas nascem em branco. A decisão de colorir é toda sua.
(Romero Britto)

 

O Belo, o Agradável e a Alegria são partes integrantes do projeto político anual 2013 “O Melhor de 2013 Seremos Nós” da Creche Arara Azul. Assim, as obras de Romero Britto são, atualmente, sinônimo de todas as virtudes que a Creche tem destacado.

 

Porque Romero Britto?

 

A maior parte dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas fazem referência a Romero Britto. A intimidade que as crianças criaram com o artista é emocionante! Ao perceberem as características plásticas do pintor, ao fazerem releituras de suas obras e ao criarem suas próprias produções, elas dizem: "Olha tia, igual ao Britto!"

 

Crianças da Creche Arara Azul realizando atividades de arte.

 

As crianças se identificam com as pinturas de Romero Britto, pois o artista tem um estilo peculiar em adotar traços que lembram um desenho infantil. O artista produz pinturas com figuras e formas geométricas, demonstrando uma incrível habilidade no equilíbrio das cores vibrantes. Trabalhar Britto propicia o desenvolvimento da criatividade e o potencial em todas as áreas de conhecimento. Sua arte valoriza o pensamento produtivo, uma vez que a criatividade está presente em vários momentos.

 

Dessa forma, perceber as cores e a vida presente nas obras deste artista possibilita despertar um novo olhar para a Arte na Educação Infantil. É possível desenvolver habilidades manuais, visuais, afetivas e a autonomia na exploração do fazer artístico. Além disso, trabalhar com releitura de artes desenvolve percepção, imaginação e amplia o universo cultural da criança.

 



·

A Creche Municipal Arara Azul convida você a fazer como as crianças: segure os pincéis, escolhas as cores, misture, imagine, ouse arriscar! Ouça músicas, olhe nuvens e crie! Como o projeto da Creche: Viva o belo, o Agradável, e a Alegria!

 

Saiba mais em:

 

Página de Romero Britto na internet:

 

Blog da Creche Municipal Arara Azul

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/05/2013

Somos Parte de um Grande Universo

Tags: 6ªcre, educaçãoinfantil, sustentabilidade.

No EDI Ana Maria Cristina Marques Ribeiro, a preocupação com a sustentabilidade é tão central que o currículo é trabalhado a partir de questões ambientais. O objetivo de tudo isso é formar pessoas capazes de responder aos desafios que o mundo de hoje coloca à nossa frente. Assim, não é à toa que o Projeto Político Pedagógico de 2013 se intitula: "Somos Parte de um Grande Universo!"


Uma frase muito curiosa foi dita em um Congresso no Brasil sobre Vida Sustentável: Todos pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos. Quando nos ocorrerá deixar filhos melhores para o futuro do nosso planeta?.

 

A educação que se recebe em casa é o que determina as atitudes e posturas das crianças frente ao mundo. Uma criança que aprende o respeito e valores dentro de casa, através do exemplo de seus pais, crescerá e se tornará um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive no respeito ao nosso planeta.

 

E qual é o papel da escola? Ela deve oferecer um ambiente que promova o aprendizado da cultura da sustentabilidade, a fim de ensinar a importância de atitudes de preservação para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.

 

Família e escola precisam mostrar que a coletividade é uma forma de crescer e que a divisão de tarefas e responsabilidades pode transformar a sociedade. Dessa forma, nossos filhos / alunos estarão convivendo com conceitos de sustentabilidade, conteúdos e aprendizados que ficarão para toda a vida.

 

Assim, transformaremos o mundo através de pequenas atitudes!

 

 

Este vídeo foi realizado na Oficina de Animação realizada em São José do Rio Pardo entre os anos 2010 e 2011 com estudantes do ensino médio da rede pública. O roteiro e os desenhos foram desenvolvidos pelos participantes no âmbito da Casa Euclidiana. O tema da sustentabilidade foi calcado no Ideal Euclidiano em consonância com os tempos atuais. A história foi contada de trás para frente como um reflexão sobre um futuro próximo (e incerto) para a humanidade no planeta.

 

Somos Parte de um Grande Universo

 

No Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Ana Maria Cristina Marques Ribeiro, a preocupação com a sustentabilidade é tão central que o currículo é trabalhado a partir de questões ambientais. O objetivo de tudo isso é formar pessoas capazes de responder aos desafios que o mundo de hoje nos coloca.

 

Não é à toa que o Projeto Político Pedagógico do EDI de 2013, Somos Parte de um Grande Universo, tem como tema Vivendo em Harmonia com o Planeta. Durante o 1º bimestre, foi desenvolvido com os pequeninos o tema Água, Fonte de Vida, que contribuiu para a construção de diversos conceitos e para a formação da consciência ecológica nas crianças.

 

Os alunos experimentam quais objetos afundam e quais flutuam. Momento muito importante em que os pequenos são estimulados a comparar atentamente o que pesquisaram com a prática e também perceber as dificuldades e as relações com outras vivências.

 

Nesta atividade, os alunos trabalharam com o suco que usa água para ser preparado, com as suas cores, experimentarando aromas, sabores, medidas e quantidades.

 

Quantos copinhos de café cabem em um litro? Esta foi a pergunta-desafio que estimulou os alunos a se juntarem e decidirem a resposta através a experimentação.

 

Quantos potes de massinha cabem em um litro? Os alunos se moblizaram e colocaram a mão na massa para desvendar este desafio.

 

O trabalho realizado pelos educadores do EDI visou trabalhar com os alunos e suas famílias no desenvolvimento da conscientização em relação a cultura da preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os seus ciclos, sua importância para a vida e os problemas que o mundo atual vem enfrentando com a falta dela.

 

O trabalho foi desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente e em suas vidas. Pode assumir, assim, de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

 

Os alunos aprenderam, entre outras coisas, que praticamente todas as atividades do cotidiano envolvem água, sendo a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos um exemplo disso.

 

Perceberam, através de atividades práticas, que a preparação de grande parte dos alimentos também exige água. Aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras não existiriam, pois dependem da água para o seu crescimento. Os pequenos ficaram surpresos e, a partir daí, não conseguiram imaginar o planeta Terra sem a água.

 

Através da música "Peixe Vivo", os alunos puderam vivenciar experiências significativas com relação à alfabetização, além de observar o comportamento  e as características de um ser vivo que necessita da água para viver.

 

Com a confecção deste cartaz, os alunos aprenderam que está em nossas mãos a construção de um mundo melhor.

 

A brincadeira "Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar" fez parte da construção dos conhecimentos sobre o tema água.

 

Como vimos, o EDI Ana Maria Cristina Marques Ribeiro está preparando seus alunos para a vida com sustentabilidade de forma responsável. Através destas e outras atividades, que serão realizadas durante o ano, suas crianças estarão sendo capacitadas para se tornarem cidadãos ativos, capazes de aplicar seus conhecimentos e habilidades para fazer um impacto significativo no mundo.

 

 

Parabéns a toda equipe do EDI por ter a crença de que aprender a partir de processos naturais é a maneira mais eficiente de empoderar os alunos e fazê-los compreender a conexão entre as suas escolhas cotidianas e o bem-estar global e local.


 

A equipe do Portal Rioeduca deseja muito sucesso para os alunos e professores, e convida a todos os leitores a deixarem um comentário para a equipe do EDI. Até a próxima semana!

 

 

 


Professora Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª Cre
Facebook: Patrícia Fernandes
Twitter: @Paty_PFF
E-mail: pferreira@rioeduca.net


                               

 

 

 


   
           



Yammer Share