A A A C
email
Retornando 77 resultados para o mês de 'Maio de 2013'

Sexta-feira, 24/05/2013

Jogos Transversais

Tags: 10ªcre, temas transversais, dengue, rio saudável.


 

 

“Jogos transversais: Educação, Ética e Cidadania” é o título do livro escrito pelo professor Denis Mendes Bastos, que desenvolve trabalho de excelência no CIEP Major Manuel Gomes Archer

 

Visito o CIEP Major Manuel Gomes Archer pela primeira vez. Fui convidado pelo professor de Educação Física Denis Mendes Bastos e sou muito bem acolhido pelo diretor Francisco Liberato do Nascimento, pela diretora adjunta Bianca Ferreira Moreira e por toda equipe de professores e funcionários.

 

Professor de Educação Física Denis Mendes Bastos (centro) com a diretora adjunta Bianca Ferreira Moreira e com o diretor Francisco Liberato do Nascimento na sala dos professores do CIEP Major Manuel Gomes Archer, da 10ª CRE.

 


Denis já é esperado pelos alunos do 5º ano, turma 1501, com cartazes e trabalhos sobre o combate à dengue. Estão todos muito ansiosos para a demonstração que farão para o Rioeduca.

 

Converso com o professor Denis que fala sobre os seus projetos de ontem, de hoje e para o futuro. O destaque é para o livro “Jogos Transversais: Educação, Ética e Cidadania”, cujo contrato para a publicação já se encontra formalizado com as Edições Loyola, uma das editoras mais conceituadas do nosso país.

 

Falando sobre como surgiu a ideia do livro, o professor explica que tudo começou a partir do trabalho de conclusão do curso de Especialização em Educação Física Escolar, em 2009, pela UNISUAM, quando relatou suas experiências práticas dos temas transversais para a Educação Física.

 

Denis desenvolve suas aulas a partir de temas como Ética, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Educação no Trânsito, entre outros, sempre numa perspectiva que leva em consideração atitudes e valores.

 

As experiências do professor Denis sempre foram muito bem sucedidas, quer seja como professor e coordenador da Vila Olímpica Clara Nunes, quer seja como treinador de atletismo pela Federação Internacional, ou como docente de escolas municipais do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu.

 

Na Rede Municipal do Rio de Janeiro, além do CIEP Major Gomes Archer, o professor Denis já trabalhou também em regime de dupla regência na Escola Municipal Engenheiro Gastão Rangel, onde se dedicou ao ensino para alunos do 2º segmento.

 

Professor Denis com os alunos do 5º ano, turma 1501, na Blitz contra a Dengue.

Nas duas fotos acima, alunos apresentando trabalhos sobre o combate à dengue.


Na quadra de esportes do CIEP, os alunos da turma 1501 estão ansiosos para que as atividades comecem.

 

Denis inicia falando sobre a dengue e os alunos interagem respondendo perguntas que são feitas pelo professor. Ele convida um deles para fazer o papel do mosquito, enquanto uma aluna é indicada para fazer a representação de uma doutora que vai medicar aqueles que forem infectados pelo Aedes aegypti.

 

Tudo acontece de forma muito dinâmica e proveitosa. O professor fala sobre a dengue, os alunos participam compartilhando suas opiniões e as atividades são realizadas como um grande jogo contando com a participação de toda a turma.

 

Atividades na quadra de esportes do CIEP Major Manuel Gomes Archer, coordenadas pelo professor de Educação Física Denis Mendes Bastos com alunos da turma 1501, com destaque para os temas transversais, tendo como foco o combate à dengue.


Denis Mendes Bastos mantém um site (www.jogostransversais.com), onde apresenta vídeos, artigos, projetos, metodologias, planos de aula e um link intitulado “Aluno em ação”, no qual expõe os melhores trabalhos dos seus alunos no CIEP Major Gomes Archer, na Escola Municipal Engenheiro Gastão Rangel, na Escola Municipal Márcio Caulino e na Universidade da Saúde. Vale a pena conferir e aproveitar as excelentes ideias de mais um professor que dignifica o trabalho dos profissionais docentes da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

Sinvaldo do Nascimento Souza, professor representante do Rioeduca na 10ª CRE.
Facebook.com/SinvaldoSouza
Twitter: @SinvaldoNSouza

E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 24/05/2013

Seleção de Professor Articulador em Mídias Digitais

Tags: epf.

Seleção de Professores Articuladores em Mídias Digitais que atuarão na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire – E/EPF estará aberta a partir de 21 de maio


 

Tendo como um dos objetivos atender a um número significativo de professores no processo de formação, a Secretaria Municipal de Educação criou a Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, que tem realizado parcerias para o desenvolvimento de cursos de formação on-line para professores e gestores, na modalidade semipresencial por meio de Mídias Digitais.


A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o MEC, tem potencializado as ações que permitem qualificar o fazer docente. Consideramos então, que os Professores Articuladores em Mídias Digitais podem contribuir para: (1) o processo de planejamento e monitoramento dos cursos a distância; (2) a transcrição dos conteúdos em sua forma bruta para a linguagem e-learning; (3) a atualização sistemática do Portal da E/EPF e das informações nas Redes Sociais.

 

A E/EPF torna público que entre os dias 20 e 29 de maio estará aberto o processo seletivo para professores que desejam fazer parte dessa ação inovadora, junto à equipe de profissionais que atuam na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire. 

 

Sonia Maria Monho Mercadante
Gerente da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire

 

Clique AQUI e acesse o EDITAL

 

 

FORMULÁRIO DE INCRIÇÃO

 


 



 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 24/05/2013

Senhoras e Senhores, o Circo Chegou!

Tags: 5ªcre, projetos.

 

A Creche Municipal Jeciá de Freitas Ferreira desenvolveu o "Projeto Circo", com objetivo de que seus alunos conhecessem o universo circense, trazendo para a sala de aula um ambiente colorido e mágico, onde os pequenos e seus educadores puderam desenvolver a imaginação.

 

“O mundo do Circo é um mundo mágico, onde a arte e a alegria estão presentes no dia a dia de quem vive esse mundo”. Com essa afirmativa, a Creche Municipal 05.14.602 Jeciá de Freitas Ferreira transformou suas salas de aula num ambiente colorido e de magia, onde a criança pode, junto com o educador, desenvolver a imaginação e experiências comuns, por vezes pouco exploradas. Por isso, a Creche desenvolveu o Projeto Circo com o objetivo principal conhecer o universo circense.

 

 

Atividades do Projeto Circo

 

 

Músicas e caixa surpresa com o tema “A foca”, de Vinicius de Moraes; pinturas no papel e no rosto; fantoches; confecção de máscaras; trabalhar expressões fisionômicas utilizando do espelho; apresentação de profissionais do circo/teatro com as crianças, brincando com fantasias, se olhando no espelho, essas são algumas atividades desenvolvidas no projeto.

 

 

 

O desenvolvimento e o resultado deste projeto é relatado pela diretora, professora Luciane Maria Rosa.

 

“Trabalhar o Projeto Circo foi simplesmente mágico. Nas duas semanas de desenvolvimento, trabalhamos com as crianças atividades que lhes proporcionaram desenvolver as habilidades artísticas, de coordenação, de socialização, interação, participação e raciocínio. Tivemos pintura, colagem, música, atividades ao ar livre, brincadeira livre, contação de histórias, fantasias e muita imaginação. Cada professora ficou responsável em desenvolver suas atividades com sua turma na sala de aula. Trabalhamos também as cores, formas geométricas, animais do circo.”

 

Segundo a professora Karla Bomfim, do berçário II, "depois das crianças assistirem ao DVD 'Xuxa Circo' e brincarem com o livro 'Sons divertidos no Circo', elas se encantaram com a magia circense e os espetáculos que o circo nos proporciona. Dessa forma, resolveram brincar de circo. Descobriram experimentar que as fantasias dão asas à nossa imaginação e, através delas, podemos nos transformar em personagens, como os do circo e cair na brincadeira. É claro que o palhaço não podia ficar de fora".


“Experimentar um pouquinho de mágica, por que não? Ela nos intriga e nos fascina, além de nos deixar curiosos. E a caixa de surpresa... O que será que tem dentro? Onde está o brinquedo que estava aqui?”, indaga a professora Karla Bonfim.

 

 

 

E conclui, “ao final da brincadeira, as crianças demonstraram alegria, o fascínio e as emoções com as descobertas que fizeram com os colegas e consigo mesmas diante do espelho”.

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

 

Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca na 5ªCRE.

Twitter: @rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                               


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 24/05/2013

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2013


 

 

Professor, não fique de fora da Edição 2013

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 

 

 

 

O anúncio dos finalistas acontecerá em outubro e três ganhadores receberão o título de "Microsoft Educator Expert" (Educador Especialista) e participarão na final mundial em Março de 2014

 


São Paulo, 13 de maio de 2013 - A Microsoft Brasil anuncia hoje, o início das inscrições para a oitava edição do seu Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. A competição irá eleger as melhores iniciativas em sala de aula que fazem uso da tecnologia para contribuir com o aprimoramento da qualidade da educação no País, aplicadas na prática a partir de 1. de janeiro de 2011. Todos os educadores da rede pública de ensino (escolas públicas municipais ou estaduais), incluindo os educadores de escolas técnicas que lecionem disciplinas de educação básica, como português, matemática, ciências, entre outras matérias, e educadores de escolas particulares de educação básica poderão concorrer, inscrevendo seus projetos no site: http://www.pil-network.com/educators/expert até o dia 30 de setembro.

 

 

A competição desse ano mudou e haverá apenas uma categoria para que professores de escolas públicas e privadas sejam reconhecidos pela utilização de tecnologia em sala de aula. Os projetos deverão atender pelo menos cinco dos critérios abaixo:

 

Futuro: demonstra continuidade do educador e sua paixão pela educação;

Impacto: reflete o impacto da tecnologia nos alunos;

Inovação: demonstra o uso da tecnologia de forma inovadora;

Uso da Tecnologia para Aprendizagem: reflete o uso da tecnologia na sala de aula, facilitando o desenvolvimento do conhecimento, a colaboração ou a aprendizagem além da sala de aula;

Liderança / Inspiração: descreve o papel do educador como líder na escola ou na comunidade. O educador é um modelo de inspiração para seus alunos e colegas e um exemplo de liderança;

Produtos e Ferramentas Microsoft: reflete a paixão do educador por produtos e ferramentas Microsoft e como elas são usadas na educação;

Conquistas: O educador alcançou um resultado significativo em aprendizagem ou recebeu um prêmio de reconhecimento na educação;

Redes Sociais: O professor acredita no poder das redes sociais e é um usuário no nível pessoal e profissional;

Educadores Especialistas: As razões pelas quais eles querem ser Educadores Especialistas são válidas e dignas de mérito;

 

 

O projeto colabora para o desenvolvimento das habilidades do século XXI (colaboração, comunicação, consciência global, aprendizagem além da sala de aula, TIC para a aprendizagem, construção do conhecimento & pensamento crítico, resolução de problemas & de inovação (criatividade) e auto avaliação).


 

As obras inscritas serão analisadas por um Comitê de Seleção composto por no mínimo cinco educadores que possuam conhecimento no uso de tecnologia educacional e parceiros Microsoft. Este comitê irá selecionar os 10 projetos finalistas durante o mês de outubro. Será constituída também uma banca examinadora, formada por representantes de destaque no cenário educacional brasileiro, que será responsável por escolher três projetos vencedores, dentre os 10 finalistas selecionados pelo Comitê de Seleção.

 

A divulgação dos projetos finalistas e seus autores acontecerá em outubro e, no mês seguinte, os três vencedores definidos pela Banca Examinadora serão anunciados pela Microsoft Corporation e nomeados Educadores Especialistas Microsoft. Estes professores farão parte do programa "Microsoft Educator Expert" durante um ano, que terá início oficial durante a participação no "Fórum Global Parceiros na Aprendizagem", a ser realizado em março de 2014 em local a ser definido e anunciado posteriormente. No total, serão 250 educadores especialistas no mundo.

 

 

Os três vencedores locais receberão as seguintes premiações:

 

  • 1 tablet com Windows 8 e o Microsoft Office, para uso do professor.
  • Curso EF Englishtown Private Teacher, acesso por 12 meses, com: 48 aulas particulares, 30 aulas de conversação em grupo por mês e relatórios de acompanhamento.
  • 1 Xbox com Kinect destinado para cada escola na qual o professor atua, para uso pedagógico dos alunos e professores.

 

 

O Programa Educador Especialista (Microsoft Educator Expert) reconhece professores de todo o mundo que usam a tecnologia para transformar a educação. Esta comunidade global exclusiva engloba líderes e outros professores com visão de futuro que trabalham em colaboração com a Microsoft para liderar a inovação na educação.

 

"O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores reconhece as melhores iniciativas em sala de aula que fazem uso da tecnologia, para contribuir com o aprimoramento da qualidade da educação no País", destaca Milton Burgese, diretor de Educação da Microsoft Brasil. "A Microsoft acredita que a educação é o principal caminho para gerar um grande avanço no nível de desenvolvimento do Brasil, por isso, investimos nos educadores para que eles possam mostrar seus projetos no País e no mundo".

 

 

Professora brasileira é destaque entre 250 mil professores

 

Em 2012, 1.896 projetos, vindos de professores de escolas públicas e privadas de todo o País, foram inscritos na competição. Os vencedores brasileiros representaram o Brasil na final mundial entre 28/11 e 01/12 na República Tcheca, durante o Fórum Global Microsoft Parceiros na Aprendizagem.

 

Entre os premiados, estava a professora brasileira Margarida Telles da Cruz, do Rio Grande do Sul, que conquistou o segundo lugar na categoria "Aprendizagem Além da Sala de Aula" com o projeto "Eco Web". Com foco em sustentabilidade, o projeto foi considerado o melhor da América Latina e o segundo melhor no mundo na Categoria Inovação em Comunidade. Margarida concorreu com mais de 250 mil professores.

 

Na ocasião, a Microsoft anunciou investimentos de US$ 250 milhões destinados a apoiar a formação de professores no uso efetivo das tecnologias em sala de aula e para que alunos do mundo todo possam desenvolver habilidades e competências que apoiarão sua inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de seus próprios negócios, contribuindo para a economia de suas comunidades locais.

 

 

Sobre a Microsoft Brasil

 

Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 14 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Nos últimos dez anos, a empresa investiu mais de R$ 167 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 112 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

 

Acesse também: http://bit.ly/125PPZU
 


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share