A A A C
email
Retornando 77 resultados para o mês de 'Maio de 2013'

Quarta-feira, 22/05/2013

Tudo Acaba em Samba na Creche Municipal Rachel Leite Dias

Tags: 3ªcre, blogdeescolas.


 

A equipe da Creche Raquel Leite Dias está contagiada pelo ritmo do samba em seu projeto de 2013 “Mil coisas eu vivi, mas como a samba eu nunca vi!”.

A história do samba nos direciona à construção do nosso povo e à formação do conceito de cidadania e estes são os alicerces do projeto. A creche acredita que trabalhar temas como: a presença e a valorização da cultura africana na formação de nossa sociedade, multiculturalismo, relações étnicas, valorização e vivência da cultura brasileira, riqueza de sons proporcionada por seus instrumentos musicais, expressão corporal desenvolvida através de movimentos proporcionados pelo samba, e toda a alegria e informação que esse estilo musical traz consigo são fundamentais para a formação integral das crianças e enriquecimento da comunidade escolar.


E, no dia 12 de abril, houve a ilustre visita de Renato Luis Feliciano Lourenço, o gari SORRISO, que devido ao seu sorriso contagiante se fez figura marcante na Marquês de Sapucaí e nas ruas da Zona Norte.

 

Recebido pelas crianças e pela professora Priscilla, caracterizada como Nega Maluca para homenageá-lo, fez o seu melhor... Sambar e Sorrir!!


Sorriso conversou e contou um pouco de sua história para as crianças e para a comunidade escolar deixando todos emocionados com suas palavras.

 


 


Mas o projeto não acabou por aí...


O dia das Mães foi embalado com muita alegria e muita cantoria em uma roda de samba com a participação animada da comunidade escolar.

 

 

Com a capacidade do samba em unir e confraternizar pessoas, as mães, as crianças e a comunidade escolar aproveitaram o sábado e ainda tiveram direito à foto maluca no contexto do projeto.

 

Para conhecer mais atividades, acessem a página da Creche Rachel Leite Dias no Facebook.

 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!

Clique aqui para conhecer seu representante.
 

 

Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca
elidiacorreia@rioeduca.net
twitter @ElidiaCorreia
facebook Elidia Correia

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 22/05/2013

DEGUSTA-AÇÃO III

Tags: rioeduca, pae.

No dia 11 de maio, algumas Unidades Escolares se propuseram a este momento simbólico, onde responsáveis incentivaram seus filhos a se alimentarem diariamente na escola através do projeto DEGUSTA-AÇÃO.

 

 

No ano de 2012, muitas escolas participaram do programa de incentivo alimentar criado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e foi um sucesso. Por este motivo, no dia 11 de maio, sábado, dia da Reunião de Responsáveis, aconteceu o DEGUSTA-AÇÃO III (2013).


Para que esse programa tivesse êxito, cada escola participante elaborou junto com sua equipe atividades que envolvessem os pais, divulgando o PAE (Programa de Alimentação Escolar), direcionado às crianças. Ao final da ação, o responsável, junto com seu filho, degustou o almoço da Unidade Escolar.


PROJETO DEGUSTA-AÇÃO

 


O Projeto funciona como uma ação de estímulo e tem por objetivo dar visibilidade ao Programa de Alimentação Escolar para a Comunidade, isto é, levar os responsáveis incentivarem seus filhos a se alimentarem diariamente na escola, dando oportunidade de evidenciar o trabalho do manipulador de alimentos no processo educacional.


É importante que hábitos alimentares comecem em casa desde a infância, mas a escola aliada à família ajuda a criar bons hábitos alimentares através da merenda escolar. Isso é muito importante, pois as necessidades do organismo estão relacionadas a uma alimentação saudável, rica em nutrientes e associada a exercícios físicos. E a escola oferece uma alimentação variada, que inclui todos os grupos alimentares.


Muitos alunos precisam ser incentivados a se alimentarem na escola. Alguns não querem almoçar por inúmeros motivos e partindo desse princípio, a escola abre suas portas para o programa DEGUSTA-AÇÃO, produzindo nos alunos uma visão diferenciada da alimentação, mostrando que a família, através de seu responsável, vem degustar a merenda escolar. Agindo dessa forma, os responsáveis incentivam os alunos a se alimentarem.

 


DEGUSTA-AÇÃO III


Este ano, o dia escolhido para o projeto DEGUSTA-AÇÃO foi o dia da Reunião de Pais, 11 de maio.

 


 

Após a reunião, os responsáveis degustaram o almoço com seus filhos, tornando este momento, além de incentivador, prazeroso, envolvendo a família nesta ação que beneficia a saúde dos seus filhos, nossos alunos.


Para mostrar como aconteceu este dia destacamos escolas foram indicadas pelos representantes do Rioeduca nas CREsque apoiaram o programa DEGUSTA-AÇÃO III.

São elas:
Ginásio Experimental de Artes Vicente Licínio Cardoso (Escola Municipal 01.01.001 Vicente Licínio Cardoso), Escola Municipal 08.17.012 Antonio Austregésilo, Escola Municipal 05.14.015 Barcelona, Escola Municipal 06.22.022 Rose Klabin, Escola Municipal 07.6.043 Gastão Monteiro Moutinho e Escola Municipal 05.15.045 Jaime Costa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos

Agradecemos as equipes das escola citadas acima, pela receptividade em compartilhar esses momentos de integração em suas Unidades Escolares. É a família e a escola gerindo parceria.

Agradecemos a todos os manipuladores de alimentos da rede municipal, em especial aos que, com carinho, se dispuseram mostrar seu trabalho neste dia.

 

Este editorial foi criado pela professora Regina Bizarro, Representante do Rioeduca / 5ªCRE, em parceria com as professoras Neilda Silva_ Representante do Rioeduca / 8ªCRE, Rute Albanita_ Representante do Rioeduca / 1ªCRE, Patricia Fernandes_ Representante do Rioeduca / 6ªCRE e Roberta Vitagliano_ Representante do Rioeduca / 7ªCRE.

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

 

                               


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 22/05/2013

Escola Limpa é Aquela que Menos se Suja!

Tags: 8ªcre.

 

 

A Escola Municipal Presidente Roosevelt desenvolveu o projeto: Escola Limpa é a que Menos se Suja. Com o apoio dos garis e o envolvimento dos alunos e dos professores, o projeto está ultrapassando os muros da escola e envolvendo toda a comunidade local.

 

 

Garis ajudando na conscientização dos alunos.

 

 

A Escola Municipal Presidente Roosevelt está desenvolvendo, desde o mês de março, o projeto Escola Limpa é a que Menos se Suja.

 

Preocupados em conscientizar os alunos sobre a importância de conservar a limpeza do espaço escolar, a equipe pedagógica buscou elaborar um projeto envolvente e dinâmico, visando a participação de todos.

 

Com ações simples, mas de grande importância, a escola já percebe os resultados.

 

Hábitos como: não jogar papéis no chão, jogar as cascas de frutas no lixo, não rabiscar as mesas e não aprovar atitudes de depredação do prédio estão fazendo a cabeça não só dos alunos, mas também da comunidade aos redores da escola.

 

 

 

Garis conversando com os alunos sobre a importância de conservar o que foi limpo.

 

 

Conservar é tão importante quanto fazer uma limpeza minuciosa.

 

 

Para o sucesso do projeto, a sensibilização dos alunos foi fundamental!

 

Os garis da Comlurb que trabalham na escola cooperaram muito nesta etapa. Eles estiveram nas salas e iniciaram um bate-papo com os alunos. O ponto principal da conversa foi a reflexão com os alunos sobre a importância da conservação da limpeza que é feita diariamente.

 

Essa ação atraiu a simpatia e a solidariedade dos alunos com os funcionários e estimulou o desejo de cooperação. Os alunos do projeto Nenhuma Criança a Menos formaram a primeira turma dos Vigilantes do Meio Ambiente, o VI.M.A .

 

Durante o recreio, os alunos do VI.M.A estão sempre atentos e aconselham seus colegas a depositarem o lixo nas lixeiras.

 

Este mesmo grupo participa do projeto Dez Minutos Contra a Dengue, em que procuram recolher possíveis criadouros do mosquito no pátio da escola.

 

A conservação da limpeza é importante para a nossa saúde e bem-estar!

 

Professora Renata Félix e os alunos da turma do projeto Nenhuma Criança a Menos mostrando as mãos preparadas para recolher possíveis criadouros do mosquito da Dengue no pátio da escola.

 

"O projeto se desenvolve com ações simples, mas diárias, visando a conscientização da responsabilidade de todos da comunidade escolar!

Vamos abordar não só a limpeza da nossa escola, mas também a do nosso bairro, cidade... a preservação do planeta!

Acreditamos na escola como lugar que promove transformação e nos empenhamos para que, efetivamente, isso aconteça.

Sabemos que ainda há um caminho a percorrer, mas já começamos a caminhada!"

                                                  Márcia Cagliari - Diretora da E.M. Presidente Roosevelt

 

Cartazes confeccionados pelos alunos.

 

Está sendo programado, com a ajuda do Bairro Educador, um Abraço Simbólico à escola com a participação de toda a comunidade.

 

O objetivo é ter os muros e calçadas da unidade escolar livres do lixo que é depositado por moradores das redondezas.

 

No dia 16 de maio, Dia do Gari, os alunos confeccionaram cartazes e bilhetes em homenagem aos  parceiros no projeto de limpeza e conservação. É possível perceber que as crianças já demonstram reconhecer a importância do trabalho dos garis na escola.

 

Para a comemoração, os professores ofereceram um lindo bolo à equipe de funcionários da COMLURB!

 

Garis da E.M. Presidente Roosevelt.

Partindo da esquerda: Sr. Wilson Luiz, Vanessa Lima, Vera Lúcia, Robert Ferreira e Roberto Monteiro.

 

 

Parabéns a toda a equipe da unidade escolar pelo tão importante projeto!

 

 

Professor, agora é a sua vez!

Entre em contato com o representante de sua CRE e compartilhe projetos e ideias!

 

 

 

 

Professora Neilda Silva - Rioeduca 8ª CRE

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/05/2013

Celebrando uma Data Especial

Tags: 7ªcre, projetos, dia das mães.

 

Celebrar o dia das Mães é sempre um momento especial nas escolas

 

No dia das Mães, as escolas realizam apresentações, confeccionam lembranças, promovem oficinas com a participação de crianças e mães, além de ocorrerem visitas especiais na unidade escolar.


As atividades promovidas, nesta ocasião, são relacionadas aos projetos pedagógicos da escola e visam, principalmente, reforçar os laços afetivos entre mães e filhos, além de ser uma forma de fortalecer a participação da família na escola.

 


Confira o relato das unidades escolares da 7ª CRE sobre o dia das Mães

 

EDI Ana Carolina Pacheco da Silva

 

Neste ano, nosso projeto gira em torno das músicas e vida do compositor Vinícius de Moraes. Dessa forma, os nossos alunos fizeram um lindo coral para as mamães, onde cantaram "Garota de Ipanema", mostrando que todas as mamães são as musas inspiradoras de seus filhos, assim como Helô Pinheiro foi a musa para o compositor.

 

Crianças cantando "Garota de Ipanema" para as mães.

 

Após o coral, fizemos um lindo desfile para eleger a nossa Garota de Ipanema. A mamãe escolhida foi Alice. Seu filho Ramon do Maternal II ficou muito orgulhoso de sua musa.

 

A Garota de Ipanema Alice, mãe do aluno Ramon do maternal II.
 

Por fim, foi oferecido um delicioso lanche a todas, estreitando mais os laços entre a comunidade escolar (mamães, alunos e funcionários ).

 

Escola Municipal Monsenhor Cordioli

 

Com a proposta de Comemorar o dia das Mães e fortalecer os laços entre escola/família, promovemos um delicioso café da manhã e oficinas onde crianças e responsáveis participaram juntos ao som da música ELA É CARIOCA.

 

Crianças e mães em oficina de doces confeitados.
 

 No dia das Mães, vinculado ao nosso projeto norteador RIO, JUNTOS SOMOS MAIS..., resgatamos valores essenciais como amor, carinho, respeito e união.

 

Mural especial e lembranças confeccionadas para as mães.

 

EDI Milena Santos Nascimento

 

Nos berçários tiveram vídeos e oficina. No maternal houve muita participação, além de conversas sobre a relação mãe e filho, o amor, o respeito e a amizade. Falou-se também sobre a importância da pessoa que, muitas vezes, faz o papel da mãe, como avós, tias etc.

 

Hora de desenhar junto com as crianças.
 

A Pré-escola e o Maternal cantaram e homenagearam as mamães após muitas produções, vivenciando situações de leitura e escrita, ampliando seu vocabulário, tudo de acordo com o Projeto Político Pedagógico.

 

Momento especial: mamãe recebendo a lembrança produzida pela filha.

 

EDI Leila Diniz

 

Nossa festa do dia das Mães foi um sucesso! Como sempre, muita gente! Nossas crianças arrasaram. Dançaram muito e as mamães fizeram ginástica, tomaram um delicioso café da manhã e ganharam lindas lembranças. Neste mês estamos dando continuidade ao nosso Projeto: "A vida se refaz no EDI Leila Diniz, pois QUERO-QUERO aprender".

 

Ginástica coletiva com a participação das mães.

 

Aproveitamos o dia das Mães para desenvolver com nossas crianças e suas mães atividades que permeassem um dos objetivos do nosso PPP, que é trazer a família para dentro do EDI. E surgiu, então, o 2º Sub-Projeto, (o primeiro foi "A Minha, a Sua, A Nossa Vida") "Crescendo e Aprendendo". Nossas crianças aprenderam e se emocionaram com suas mães, homenageando-as e encantando-as.

 

Os educadores se esmeraram em proporcionar uma bonita festa a todos. E quem ganhou foi a criançada.

 

Creche Municipal Vitorino Freire

 

Nossa unidade escolar este ano está desenvolvendo o projeto: "15 anos de história, concebendo e promovendo como direito humano essencial, uma EDUCAÇÃO de qualidade para todos.”


Com o objetivo central de proporcionar a todos que convivem no espaço da C.M. Vitorino Freire a construção de sua identidade e memória pessoal e coletiva, com a oportunidade de ampliação de seus conhecimentos. Ou seja, através da história da creche, construir as suas próprias histórias de vida.


 

 

Oficina de perfumes: sentindo aromas.
 

Para o dia das Mães, uma das atividades realizadas foi a OFICINA "Alquimia da mamãe", onde as crianças passaram um dia como pequenos alquimistas, trabalhando com essências variadas, embalagens e rótulos para confeccionar o perfume: "Cheirinho da Mamãe". Esta experiência ficará marcada na memória dos pequenos e das mães, com aroma de amor.

 

Oficina de perfumes: hora de escolher a essência e misturar os ingredientes.

 

Creche Municipal Margarida Gabinal

 

No último dia 11 de maio, inspiradas no Projeto Pedagógico “ARTE... POR TODA PARTE!” as mães da C.M. Margarida Gabinal foram convidadas para uma grande experiência sensorial e criativa.


Para homenageá-las, as crianças promoveram uma exposição de releituras de algumas obras do grande artista brasileiro Vick Muniz, que é mundialmente conhecido por fazer obras de coisas que nem imaginávamos como lixo, geleia, pasta de amendoim, açúcar, fios, arame, xarope de chocolate, macarrão, dentre outros materiais...


Nossa exposição também contou com as fotos tiradas pelas crianças, pelas ruas da Cidade de Deus, de mães, avós, tias, madrinhas, enfim mulheres que amamos e tão gentilmente participaram do nosso projeto fotográfico: “DEIXA EU VER?!”

 

Possibilitamos também às mães construírem junto com seus filhos obras de sucata e tinta guache. Foi um momento mágico, pois oportunizamos a troca de experiências entre mãe e filho, além de reforçarmos a importância dos vínculos afetivos entre ambos.


Com as mamães do Programa PIC (Primeira Infância Completa), resgatamos as brincadeiras de roda e com muito entusiasmo todas participaram cantando e dançando com seus filhos.

 

Mães e crianças pintando juntas.

 

Brincadeira de roda com todos os presentes na comemoração do dia das Mães.

 

Escola Municipal Renato Leite

 

As crianças cantaram a música Eu Sei que Vou te Amar, alusiva ao projeto anual Viajando nas asas da Música Popular Brasileira nos 100 anos do Poetinha – A Renato Leite comemorando o Centenário de Vinicius de Moraes e  também comemoraram com  bolo e refrigerante.A professora  Angela Vianna ensaiou uma música em inglês , que foi cantada por todos os alunos para homenagear as mães presentes.

 

Alunos cantando Eu sei que vou te amar para as mães presentes.No detalhe: bolo especial para todas as mães presentes

 

A mãe da aluna Ana Beatriz Affro da Silva, da turma 1201, toda feliz com a flor dada pela filha

 

A celebração do dia das Mães, dentro das escolas, é sempre um momento de alegria e que possibilita a participação das mães e também da família. A Creche Municipal Vitorino Freire enviou um texto para refletirmos sobre o papel das mães, e que também foi distribuído para as mães na unidade escolar.

 

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

 professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 

x

p> x

x


   
           



Yammer Share