A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 20 resultados para o mês de 'Maio de 2013'

Segunda-feira, 20/05/2013

200 Alunos Participam do Festival Varilux de Cinema Francês

 

 

 

No dia 6 de maio, 200 alunos da rede participaram da sessão criança do Festival Varilux de Cinema Francês. Eles assistiriam, no Cine Odeon, a animação "O Menino da Floresta" (Le Jour des Corneilles), de Jean-Cristhophe Dessaint.

 

 


"O Menino da Floresta" é uma adaptação do romance de Jean-François Beauchemin

 

 

A animação "O Menino da Floresta" foi lançada em 2012 e ainda não está disponível no circuito comercial brasileiro. As unidades que levaram crianças ao Festival Varilux de Cinema Francês participam do Projeto Cineclube nas Escolas. São elas: E.M. Canadá, E.M. Affonso Varzea, E.M. Rio Grande do Sul e E.M. Leonor Coelho. A ação foi realizada em parceria com a 1a, 3a e 4a CRE - que cederam os ônibus para a atividade.

 

A ida de crianças às salas de cinema é um dos principais eixos do Projeto Cineclube nas Escolas. Ela é desenvolvida em conjunto com as CRE e os principais festivais de cinema da cidade: Festival do Rio, Anima Mundi, Mostra do Filme Etnográfico, Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), Festival Ibero Americano de Cinema e Vídeo (Cinesul), Tela Brasil, Visões Periférica, Cineducando, Celucine, Festival Internacional de Curtas – Curta Cinema, Cinema Negro, entre outros. A pluralidade de parcerias garante a diversidade nas produções apresentadas a professores e alunos, favorecendo a ampliação do repertório.

 

Desde o início de 2013, quase mil alunos já frequentaram as salas de cinema por meio da iniciativa do projeto. Eles assisitiram a filmes como a animação japonesa "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar", do famoso diretor Hayao Miyazaki, "Coraline e o Mundo Secreto", "A Invenção de Hugo Cabret", "E.T. - O Extraterrestre". Todas as sessões seguidas de debate e distribuição de material sobre o filme, graças a uma parceria firmada com o Cineduc (Cinema e Educação), instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a reflexão sobre as linguagens audiovisuais, a fim de contribuir no processo educativo transformador.

 


Hayao Miyazak, diretor de Ponyo, é considerado um mestre da animação japonesa

 

 

Mas não são apenas as 252 escolas que integram o projeto que vão ao cinema ao longo do ano. Na medida do possível, outras escolas são incluídas nessa ação. É o caso, por exemplo, da E.M. Marília de Dirceu que, embora não desenvolva o projeto, tem participado com seus alunos da sessão criança realizada pelo Cineduc, no Oi Futuro Ipanema. O objetivo é envolver cada vez mais um maior número possível de escolas na proposta.

 

Em agosto, está prevista a ida de crianças ao Anima Mundi e ao Festival Visões Periféricas. Acompanhe essas e outras ações do Projeto Cineclube nas Escolas no blog: cineclubesmerj.blogspot.com.br

 

 

 

Luciana Bessa é professora da Rede Municipal e colaboradora do Blog dos professores
lucianabessa@rioeduca.net
Blog do Professor


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 20/05/2013

Limpando e Conservando o Ambiente Escolar


Limpando e conservando as dependências da Escola Municipal Almirante Newton Braga de Faria, o Gari Roberto Malaquias faz um pequeno resumo de ideias sobre seu trabalho nesta entrevista em homenagem ao Dia do Gari.

 

 

A COMLURB (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) é a maior organização de limpeza pública na América Latina e tem como principal objetivo a limpeza urbana no município do Rio de Janeiro. Tem como principais atribuições os serviços de coleta domiciliar, a limpeza dos logradouros públicos, das areias das praias, de parques públicos, do mobiliário urbano, dos túneis, viadutos e, em especial, a limpeza de escolas e a higienização de hospitais municipais.


As escolas da rede municipal em parceria com a COMLURB mantêm em suas dependências os garis que, com zelo e dedicação, fazem o ambiente escolar mais acolhedor e higienizado.


Para comemorarmos o Dia do Gari, 16 de maio, nada mais alegre que homenagearmos este profissional através desta matéria produzida com muito carinho no portal Rioeduca.
 

 

Curiosidades da Profissão Gari

 

 

Em Portugal, os garis eram conhecidos como "almeidas", em homenagem a um cidadão com Almeida no nome que foi diretor geral da limpeza urbana da capital portuguesa.


Já no Rio de Janeiro, o nome gari também foi em homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro, o francês Aleixo Gary, que assinou contrato em 11 de outubro de 1876 com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. O serviço incluía a remoção de lixo das casas e praias e posterior transporte para a Ilha de Sapucaia, onde hoje fica o bairro Caju. Ele permaneceu no cargo até o vencimento do contrato, em1891. Em seu lugar, entrou o primo Luciano Gary.


A empresa foi extinta um ano depois, sendo criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços deixavam a desejar. Em 1906, a superintendência tinha 1.084 animais, número insuficiente para carregar as 560 toneladas de lixo da cidade. Assim, da tração animal passou-se à tração mecânica, e depois ao uso do caminhão até os dias atuais.


Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

 

 

Roberto Malaquias, Limpando e Conservando o Ambiente Escolar


Mas sabia que a gente pode facilitar a vida do gari e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente? Como? Simplesmente separando o nosso lixo de cada dia.


Veja o que acha Roberto Malaquias, o Gari que trabalha na Escola Municipal Almirante Newton Braga, sobre esse assunto.

 


Entrevistado pela representante do Rioeduca na 5ª CRE no dia 7 de maio, o gari Roberto Malaquias, 49 anos, 18 na COMLURB, disse como se sente sendo um dos responsáveis pela limpeza e conservação da Escola Municipal Almirante Newton Braga de Faria.

 

 

 


Rioeduca: Qual sua formação?

Roberto: Concluí o ensino médio regular.


 

Rioeduca: O senhor atualmente trabalha como gari, servidor público da prefeitura. O que fez optar por esta profissão?

Roberto: Segurança profissional, estabilidade no trabalho.

 


Rioeduca: O senhor já teve outros trabalhos de destaque e responsabilidade. O que fez abandonar e seguir a profissão de Gari?

Roberto: Já trabalhei de auxiliar de escritório numa agência de viagens, a opção foi justamente a estabilidade no trabalho.

 


Rioeduca: Atualmente o seu trabalho é livre do estresse da vida moderna?

Roberto: Sim, acho mais tranquilo trabalhar em escola, pois juntar-se a crianças é muito legal. Criança sempre dá alegria.

 


Rioeduca:  É realizado e feliz com seu trabalho?

Roberto: Em geral sou, mas nem todos os dias são bons, pois de vez em quando “pinta” um estresse. Escola é assim mesmo.

 


Rioeduca: Qual a sua rotina de trabalho?

Roberto: Chego às seis horas da manhã, logo vou varrer as salas de aula, limpar banheiros, pátio para, quando os alunos chegarem à escola, elas estejam limpas. Depois vou limpando outros locais da escola durante o dia e assim faço todos os dias.

 


Rioeduca: Você acha que seu trabalho contribui para uma melhoria do meio ambiente?

Roberto: Em minha opinião, o meu trabalho, assim como os de meus colegas, contribui para o saneamento da escola, tornando o ambiente limpo e agradável para todos da comunidade escolar, e cuidando também do lixo que sai da escola.

 


Rioeduca: O que falta para a nossa cidade ser uma cidade ainda melhor?

Roberto: Falta uma política voltada para a conscientização de toda população no seu cuidado com o lixo que produz. Seria importante divulgar junto a todos medidas de educação ambiental, principalmente no sentido da separação de lixo orgânico e reciclável, para que o mesmo seja reciclado, diminuindo a agressão ao meio ambiente. E que a coleta de lixo seletiva possa muito em breve ser estendida a toda cidade. A palavra exata é compromisso, compromisso de ideias e de atitudes de todos.


 

Agradecimentos à direção da E. M. Almirante Newton Braga de Faria, na pessoa da professora Fátima Mendes e, especialmente, à professora de Língua Portuguesa e da Sala de Leitura Jane Nunes, pela intermediação dessa entrevista.

 

Agradeço ao Sr. Roberto Malaquias por tão gentilmente participar desta matéria.

 

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

 

Visitem, acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Conheça os blogs da 5ªCRE.

 

 

Acompanhem, também, nosso grupo no Facebook, sendo mais um membro:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca na 5ªCRE

Twitter: @rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 17/05/2013

Estão Abertas as Inscrições para o Módulo de Introdução à Linguagem de Animação

Estão abertas até o dia 21 de maio as inscrições para as unidades escolares de Ensino Fundamental, em especial às que participam do Projeto Cineclube nas Escolas, para o módulo Introdução à Linguagem de Animação.

 

 

 

No módulo, os professores poderão experimentar a animação por pixilation.

Foto extraída do bloganimamundi.com.br

 


O módulo será ministrado por profissionais do Anima Escola. Os interessados devem enviar um e-mail para inscricaoanima2013@gmail.com com as seguintes informações:
 

1) Nome Completo;

2) Lotação (designação e nome da unidade) pela qual se inscreverá para a ação;

3) Matrícula;

4) Cargo e/ou Função;

5) E-mail.

 

 

Os professores que participarem do módulo de Introdução à Linguagem de Animação terão prioridade de inscrição para as próximas etapas do projeto Anima Escola.

 

 

Sobre o Módulo Introdução à Linguagem de Animação

I - Data: 27/5 (segunda-feira).

II - Horário: 13h às 17h.

III - Local: Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire (Av. Presidente Vargas, 1314, Centro. Tel.: 2253 4387 ou 2253 0312).

IV - Vagas: 100 (Participarão da capacitação os 100 primeiros professores que enviarem suas inscrições. As inscrições serão confirmadas por e-mail).

V - Carga horária: 4 horas.

VI – Inscrições: SOMENTE pelo e-mail inscricaoanima2013@gmail.com até o dia 21/5. 

VI - Programa:

  • Apresentação do projeto Anima Escola 2013;
     
  • Exibição de filmes de animação realizados em 2012;
     
  • Apresentação das técnicas de animação e suas possibilidades de uso em sala de aula;
     
  • Experimentação prática dos professores das técnicas de massinha e pixilation.

 

 

Animação com massinha.

Foto extraída do site www.animaescola.com.br

 

 

Essa é mais uma ação de formação do Projeto Cineclube nas Escolas, da Gerência de Mídia-Educação. 

 

 

Luciana Bessa é professora da Rede Municipal e colaboradora do Blog dos professores
lucianabessa@rioeduca.net
Blog do Professor

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/05/2013

Prêmio Arte na Escola 2013

Tags: concursocultural, artes, .

Professor, não fique de fora da Edição 2013

do Prêmio Arte na Escola Cidadã

 

 

Identificar, reconhecer, e divulgar projetos exemplares no ensino de Artes em escolas públicas ou particulares de todo o Brasil. Este é o objetivo do Prêmio Arte na Escola Cidadã, que em 2013 chega a sua 14ª edição com uma novidade. Este ano, todos os professores inscritos receberão, com exclusividade, uma prancha criada a partir da imagem da obra Sem título, da série Sol 2 (Desenhos), de 2001 de Nuno Ramos com uma proposta de utilização em sala de aula. Saiba mais.

 

 

Assista ao Vídeo Sobre o Prêmio

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share