A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 20 resultados para o mês de 'Maio de 2013'

Sexta-feira, 10/05/2013

Informativo Multirio - 10 de maio

 

 

Multirio Web Rádio

 

Multirio

Conceito & Ação fala sobre o lixo produzido na cidade

No mundo todo, uma das grandes equações a serem resolvidas pelos governos é o que fazer com o lixo, o resto do que é consumido, o que ninguém mais quer. O consumo cresce dia a dia, e, na maioria das cidades brasileiras, a coleta seletiva ainda é incipiente. Lixões e aterros sanitários acumulam toneladas de resíduos e, muitas vezes, ameaçam o meio ambiente e a saúde da população. O comportamento inadequado das pessoas, aliado à falta de consciência ecológica, transforma o lixo em uma paisagem corriqueira. Para conversar sobre os problemas e as soluções para o lixo que produzimos, a apresentadora Cristina Amaral recebe a gerente de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Pólita Gonçalves. A conversa vai ao ar na segunda-feira (13), às 13h20, na BandRio e no canal 14 da NET.


Confira as produções da MultiRio também na Videoteca!

Episódios de séries como Cidade de Leitores, Educação emRede e Conceito & Ação, exibidos na BandRio e no canal 14 da NET, estão disponíveis na Videoteca do Portal MultiRio. No ar 24 horas, a Videoteca reúne as produções da casa e mantém um acervo que pode ser acessado por meio da ferramenta de busca, auxiliando a encontrar vídeos por disciplina, nome do programa e/ou série e palavras-chave. Você pode acessar os vídeos da Videoteca pelo endereço www.multirio.rj.gov.br/videoteca.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: www.twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
(21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no Twitter Portal Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/05/2013

Fazendo a Diferença

Tags: 3ªcre, entrevistas, jogos.

 

 

No dia 15 de maio, comemoramos o Dia do Gari. Vamos conhecer, hoje, um gari que faz diferença na Escola Municipal Suécia. É a nossa maneira de homenagear profissionais tão indispensáveis.

 

 

Na verdade, o gari Sidney Moreira já é nosso conhecido. E nos foi apresentado por seu trabalho com xadrez na E. M. Suécia nas postagens "O Xeque Mate da Escola Municipal Suécia e Xadrez" e "Educação Física na E. M. Suécia". E como será que o xadrez entrou na vida dele?

 

Sidney Moreira: Aprendi a jogar xadrez na adolescência, com um grupo de amigos. Nunca fui "TOP", mas sempre me esforcei para aprender mais e mais. Acho que a maior lição que o xadrez passa é que nunca devemos perder o foco e ter atenção sempre.

 

 

Rioeduca/ 3ª CRE: E como o xadrez pode contribuir para o desempenho do aluno?

 

 

Sidney Moreira: O xadrez ajuda na concentração, desenvolve o raciocínio lógico e a disciplina, além de trabalhar a memória contribuindo para o desenvolvimento intelectual.

 

Rioeduca/ 3ª CRE: E como o projeto das oficinas de xadrez nasceu?

 

Sidney Moreira: Antes desse projeto vitorioso na E. M. Suécia, eu já havia tido uma experiência inicial na E. M. Alagoas. Por iniciativa da professora Nilza Moita, fizemos um minitorneio com a turma dela na época. Quando retornei à E. M. Suécia, conheci a professora de educação física Ana Cristina.

A professora Ana Cristina nos conta como foi este momento inicial: "A diretora adjunta da época Daniele Peres sugeriu oficina de xadrez, mas eu não tinha conhecimento sobre este jogo, apesar de já ter visto reportagens, ter pessoas na família que jogam e achá-lo muito interessante.
Comecei a estudar, a me dedicar. Quando o tio Sidney (sempre vou chamá-lo assim) soube que eu iria dar oficinas de xadrez, ficou muito feliz e se prontificou a me ajudar. A partir daí, comecei a trabalhar com a iniciação e ele, com a parte de aperfeiçoamento, estratégia.
Sidney realiza oficinas com os alunos com melhor desempenho no xadrez, no contraturno. Nos acompanha nos Jogos Estudantis e qualquer torneio realizado na escola ou fora dela".

 

Rioeduca/ 3ª CRE: E os resultados logo apareceram.

 

Sidney Moreira: As diretoras Luciana Rocha e Daniele Peres abraçaram o projeto. Com o sucesso dos torneios internos, em 2011, decidimos inscrever alguns alunos nos Jogos estudantis do município na categoria mirim. O resultado foi além das expectativas. Ficamos em 1º lugar na 3ª CRE e em 10 º lugar no geral!!
No ano passado, resolvemos inscrever também os alunos na categoria pré-mirim e conseguimos o 3º lugar no geral!!!

 

 

 

 

 

Rioeduca/ 3ª CRE: Quais os planos para o futuro do projeto?


Sidney Moreira: Para este ano, fizemos algumas mudanças no planejamento e estamos confiantes de conseguir o 1º lugar! Quando estou com os alunos, além dos ensinamentos do xadrez, procuro passar alguns valores como ética, respeito e, principalmente, humildade.

 

Rioeduca/ 3ª CRE: São valores relevantes em qualquer profissão. Assim como o orgulho ao exercer uma profissão tão essencial para a sociedade.

 

Sidney Moreira: Penso que o maior orgulho, na profissão de gari, é o fato de poder estar contribuindo diretamente com o bem-estar dos moradores do Rio de Janeiro. Afinal, a limpeza urbana é um dos principais cartões postais de uma cidade.
No meu caso em particular, como gari da escola, além de cuidar da limpeza da U. E., posso ter um contato mais próximo com a educação escolar. Esse foi um dos motivos que me fez optar por fazer Licenciatura Plena em Letras (me formei em março/2013).
Aos que estão iniciando, digo que não pode faltar paciência e determinação.

Para finalizar, Sidney nos deixa uma frase do treinador Bernardinho, um de seus ídolos. Ela passa aos alunos o valor da persistência e do estudo em suas vidas.



"A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação".

 

 

Hoje, entrevistamos Sidney Moreira, gari da Escola Municipal Suécia. Homenageamos seu trabalho e sua dedicação e estendemos nossa gratidão a todos os garis que participam da educação carioca em nossas escolas. O vídeo passa em revista as equipes que fazem a diferença na limpeza de algumas da escolas da 3ª CRE. Prestigie-os!

 

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/05/2013

Roteiro para Visionamento do Programa Escrita e Produção de Textos

Tags: nenhumacriançaamenos, casadalafabetização.

 

Formulário para ser preenchido no CE do dia 17/04, conforme orientações da Circular E/SUBE/CED nº 45

Público-alvo: Professores Regentes da Casa de Alfabetização e Professores Regentes PII, Projeto 4° ano Nenhuma Criança a Menos.

 

 

O Preenchimento deverá seguir a seguinte dinâmica:

 

 

Uma escola que tenha do 1° ao 3° ano, o roteiro deverá ser único para cada grupamento, ou seja, um único roteiro para os Professores do grupo do 1° ano, outro roteiro para o grupo do 2° ano e outro grupo para o 3° ano. Caso a Escola tenha turmas do Projeto 4° ano - Nenhuma Criança a Menos, o preenchimento também deverá ser feito separadamente. 

 

Motivo desta forma de preenchimento: o tema do programa traz a Escrita e a Produção de Texto que deve ser trabalhada de forma diferenciada nos diferentes anos de escolaridade.

 

FORMULÁRIO

 

 

ASSISTA AQUI TAMBÉM AO CONTEÚDO DO DVD

ATENÇÃO! Após começar a exibição do vídeo, passe o mouse sobre o ícone conforme indicado abaixo e assista ao vídeo em Tela Cheia.

 

 

 

 

 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: 29762325

Responsáveis pela ação: Fatima Cunha e Elisabete Alves - Equipe E/ SUBE/ CED

 

 


                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/05/2013

A Indisciplina em Sala de Aula

Tags: indisciplina, professores, saladeaula.

Os professores são assombrados todos os dias com a indisciplina, mas o que é indisciplina?

 

Muitas pessoas quando questionadas sobre indisciplina, remetem-se à conversa ou à desatenção dos alunos, mas o conceito é muito maior e envolve diversos atores do processo educativo: os pais, os professores, os alunos e a escola.

 


“Indisciplina é quando a ação do aluno impede a escola de concretizar os objetivos de sua existência.” (Celso Antunes)


A indisciplina é a transgressão de dois tipos de regras:


  • As morais, que visam o bem comum em qualquer convivência social.
  • As convencionais, que são criadas em grupo específico e conforme o momento.


O que acontece é que professores deveriam se preocupar somente com as regras convencionais, mas o que infelizmente não acontece. Por isso é preciso esforço, paciência e principalmente persistência para que haja uma transformação no aluno e na família para se chegar a escola.


Segundo a Universia Brasil, podemos amenizar essa questão com a utilização de algumas dicas.


1- Use sua voz normal e natural, os alunos podem se espelhar no seu tom de voz;


2 - Tente falar apenas quando houver silêncio. Lute contra a tentação de falar e chamar atenção. Faça-os perceber sua presença;


3 - Estipule regras (combinados) com o grupo ouvindo o que eles têm a dizer e remetendo-se a elas sempre que descumpridas;


4 - Pontue problemas de forma rápida e sábia. Chamar atenção separada do resto da turma e com abordagens positivas, pois a reação esperada é uma bronca. Use “Como posso te ajudar?”, “Percebo que está com dúvidas”...

 

 

 

Será que isso mudará?

“Impossível ter certeza, mas ainda sem ela fica a convicção de que se a comunidade não fizer a sala de aula o seu espelho, ao menos os alunos e os mestres desta sala a transformarão em um abrigo sereno...” Celso Antunes.

 

Fontes:

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/03/15/917590/4-dicas-disciplina-em-sala-aula-novos-professores.html

http://www.youtube.com/watch?v=Gfa3XlA7mUI
 

Elidia Correia é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Blog Professores do Portal Rioeduca.

E-mail: elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter: @ElidiaCorreia
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share