A A A C
email
Retornando 23 resultados para o mês de 'Maio de 2014'

Quinta-feira, 22/05/2014

A Educópedia no Reforço da Aprendizagem no 3º Ano do Ensino Fundamental

Tags: 1ªcre, educopedia.

O desafio de fortalecer as aprendizagens de leitura e escrita no último ciclo da alfabetização tem permeado o pensamento dos educadores. Uma resposta para esse problema são os múltiplos recursos presentes na rede mundial de computadores e a biblioteca de acervo da EDUCÓPEDIA.


Depois de utilizar o conteúdo da EDUCÓPEDIA nas turmas de projeto como o “Nenhuma Criança a Menos” e “Aceleração I”, grupo de alunos que apresentam várias reprovações e dificuldades em superar a distorção idade série, fui convidado a atuar como embaixador da EDUCÓPEDIA. Percebi ao longo das aulas que, muitos alunos, estão inseridos nas relações cotidianas digitais, mesmo aqueles que não escreviam na escola, já participavam ativamente de redes sociais e interagiam com seus colegas de turma.



Utilizando esse fator ao nosso favor, meu e dos alunos, explorei ao máximo os recursos da EDUCÓPEDIA. Num primeiro momento, estudando os conteúdos das diferentes séries e trazendo novas dinâmicas para ampliar o interesse pelo conteúdo, pesquisando imagens sites e produzindo novos materiais atrativos e pautados na realidade cultural de cada grupo.


O importante nessa caminhada foi entender a aprendizagem como um processo, que em certos momentos é desenvolvido individualmente e em outros, por meio de tutorias desenvolvidas pelos próprios estudantes. Trazendo os dados práticos do trabalho:


a) Observei que cada aluno possui objetivos próprios para o uso das novas tecnologias e cabe ao professor estimular a ampliação dos mesmos sem cercear a liberdade dos internautas perante a diversidade de informação.


b) Na utilização da EDUCÓPEDIA os conteúdos podem ser utilizados além da série escolar do aluno, mas pautado em suas experiências, interesses e capacidade de estabelecer conexões com o que é ensinado em sala de aula.


c) A existência de diferentes inteligências, quando estão aprendendo a ler e escrever a navegação possibilita a construção de conexões práticas da alfabetização com o que necessita para superar desafios online.


d) O professor deve deixar claro que ele também é um explorador, construindo um universo para que a turma troque conhecimentos entre si, com os professores e as outras turmas. Gerando assim, um conjunto de aprendizagens coletivas mais significativas para a comunidade escolar.

 


Podemos encerrar esse breve artigo, assumindo, que cada escola e grupo de alunos respondem com suas particularidades. Os resultados devem ser interpretados de maneira diferente e os estímulos devem ser cotidianos. Para que, a utilização do conhecimento presentes na EDUCÓPEDIA possam ser uma ponte para múltiplas aprendizagens escolares.


Ricardo Fernandes, mestre em educação pela UNIRIO, Professor de Ensino Fundamental da Secretária Municipal do Rio de Janeiro e Embaixador da EDUCÓPEDIA na Escola Municipal Estados Unidos.
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/05/2014

1ª Semana Literária do CIEP João Batista dos Santos

Tags: 7ªcre, riodeleitores.

A Semana Literária do CIEP João Batista dos Santos, da 7ª CRE, aconteceu na semana de 28/04 a 02/05 e foi um sucesso!

 

Durante os meses de março e abril, os alunos do CIEP João Batista dos Santos ficaram envolvidos com o projeto sobre Poesias, onde tiveram a oportunidade de conhecer e revisitar escritores e poesias famosas.

 

Totalmente envolvidos pela magia da Poesia, os alunos criaram, recitaram e encenaram diferentes histórias e puderam mostrar tudo isso nos dias 28, 29 e 30 de abril.

 

 

 

 

A culminância do projeto começou com a contação de histórias feita por Silvia Castro, que cantou e encantou os alunos da Educação Infantil ao 5º ano, além da Educação Especial.

 

  

 

 

O Salão do Livro JBS foi um espaço preparado com muitos livros, fantoches, cartazes e exposição de trabalhos, onde todos os alunos curtiram e aprenderam muito!

 

 

A Escola está desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico “CIEP mostra sua cara, humanizando, formando e educando em tempo integral” e este ano tem como tema do Projeto Anual “Valores de A a Z”.

 

 

Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelo CIEP:
http://ciepjbs.blogspot.com.br/


Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido por Silvia Castro:
http://silviacantaeconta.blogspot.com.br/

 


Texto enviado pelo CIEP João Batista dos Santos e adaptado pela profª Roberta Vitagliano.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/05/2014

Dia do Brincar de Abril

Tags: 5ªcre, diadobrincar, edi.

O Dia do Brincar da E. M. Gaspar Vianna, da 5ª CRE, no mês de abril teve como assunto principal a Páscoa e seus Significados

 

No Projeto Político Pedagógico de 2014 “Saber Viver - Construindo Valores para a Vida” e como subtema do 1º bimestre “Resgatando Valores na Gaspar Vianna” a Educação Infantil, através do BRINCAR, aprende sobre esses valores, porque brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.


Brincando, as crianças desenvolvem potencialidades; elas comparam, analisam, nomeiam, medem, associam, calculam, classificam, compõem, conceituam, criam, deduzem etc. Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.


Pensando nisso nosso DIA DO BRINCAR, no mês de abril teve como assunto principal a Páscoa e seus significados.


Brincando fora da sala de aula:

- Mini circuitos divertidos;

- Coelhinho na toca;

- Seu coelhão.

 

 

Brincando de culinária: aprendendo sobre a higiene e cuidados necessários antes de cozinhar os ingredientes:

- Fazendo bombons;

- Fazendo docinho crocante.

 

 

Nossas crianças se divertiram muito, brincaram, dividiram, compartilharam, ajudaram, experimentaram, saborearam e, aprenderam enumeras coisas de uma forma descontraída, animada e saborosa.

 


Agradecemos as nossas MÃES parceiras que tanto contribuíram para que esse DIA fosse de grande valia para nossos pequenos aprendizes.

 


Equipe da E. M. Gaspar Vianna

Professoras: Fabiana Cabral, Samantha Duarte, Carla Monique, Renata Martins, Maria Alice Medina.

Direção: Viviane Bianchi, Luciane Martinez

Coordenação Pedagógica: Daniele Gomes
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 21/05/2014

Dia das Mães na E. M. Villa-Lobos

Tags: 8ªcre, diadasmaes, .

No segundo domingo de maio comemora-se o Dia das Mães. E na Escola Municipal Villa Lobos, da 8ª CRE, não poderia ser diferente!


Professora Helena com seus alunos


A Escola Municipal Villa-Lobos, promoveu, na sexta-feira, dia 9 de maio, a homenagem ao Dia das Mães.


Através do apoio da Diretora Tania Magali, da Diretora Adjunta Norma Sueli e a Coordenadora Mariangela Santana a Professora Maria Helena realizou uma homenagem específica para esta data tão especial.



Os alunos ajudaram na decoração da sala de aula, realizaram pinturas, origami, escreveram seus desejos em cartões confeccionados por eles mesmos, presentearam as mães com todos seus mimos e lembranças.



A Escola Municipal Villa-Lobos também realizou uma Oficina de maquiagem através da Parceria com a Vila Olímpica Mestre André em Padre Miguel.


Houve também a realização de uma apresentação musical através do canto. Os alunos cantaram a Música "Obrigada Mamãe" em agradecimento a todo apoio dado aos mesmos na sua vida escolar e diária.



Cabe à mãe a excelência da educação, e esta responsabilidade é um dever para que os filhos tenham uma formação voltada à promoção da pessoa humana. A pessoa se forma verdadeiramente a partir desse investimento inicial, dado, sobretudo pelos pais. O papel da mãe na educação dos filhos é fundamental no processo educacional da criança, com presença constante, diálogo, correção e indicação de rumos. Educar dá trabalho, todos sabem disso, mas vale a pena, pois visa formar um ser humano para a vida, para que a vida seja vivida com dignidade. Mãe amiga, mãe que educa mãe que protege mãe que acolhe mãe que dá exemplos bons... Mãe que tudo faz para que seu filho tenha sempre o melhor! Está é a mãe que desejamos para o meu aluno e para os nossos alunos. Seja uma mãe biológica, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel de mãe, o importante para uma criança é sentir-se seguro na proteção de sua família...



 

Texto da E. M. Villa Lobos da 8ª CRE, enviado pela professora Helena Lima da Silva.

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share