A A A C
email
Retornando 23 resultados para o mês de 'Maio de 2014'

Quarta-feira, 21/05/2014

Comemorando o Dia das Mães na E. M. Renato Leite

Tags: 7ªcre, diadasmaes.

No último dia 9 de maio, a E. M. Renato Leite, da 7ª CRE, ofereceu um dia de atividades para nossas mamães!

 


Oficinas de artesanato, maquiagem, dobradura, contação de histórias, sensibilização artística, e cortes gratuitos de cabelo, com a colaboração do Lions Clube Taquara (para as mães e seus filhos) além de um aulão de lambaeróbica com os professores Luis e Elaine e um divertido desfile, bem animado, além do anuncio de sorteio de duas cestas de maquiagem para as nossas homenageadas e de um delicioso lanche!



Tudo isso destinado a elas, que oferecem aos nossos alunos o melhor lar e a melhor vida que possa estar a seu alcance.


Parabéns a elas, que são "show de bola"

 

Texto da E. M. Renato Leite, enviado pela profª Roberta Vitagliano

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 21/05/2014

Corredor Literário da Olegário!

Tags: 5ªcre, leitura.

A Escola Municipal Olegário Mariano considera o ato de ler como ponto de partida para a construção das suas relações com o mundo, por isso seus professores criaram o Corredor Literário tornando um ambiente livre para fluí-lo à leitura.

 

A Escola Municipal 05.15.003 Olegário Mariano desenvolve o Projeto Político Pedagógico “Ler e Escrever com muito Prazer”, tendo como base a valorização da leitura a partir da divulgação de textos de gêneros diversificados.

 

Por considerar o ato de ler como ponto de partida para a construção das suas relações com o mundo, seus professores usaram a Semana Nacional do Livro Infantil para realizar uma atividade que possibilitasse aos alunos interagirem com a leitura de forma prazerosa.

 

 

Sendo assim foi montado, segundo a professora Denise Martins (Sala de Leitura), um Corredor Literário com ambiente noturno para aguçar a imaginação dos visitantes, tendo como destaque os varais de livros ao longo do corredor, onde cada um poderia escolher a vontade e ler livremente nos colchonetes espalhados ao longo do corredor, tornando um ambiente livre para fluí-lo à leitura. Para valorizar este ingresso no mundo da imaginação, alunas vestidas de Emília (uma em cada turno) entregaram a cada professor/turma o convite deste evento especial. Esta personagem participou durante todo o evento interagindo com os visitantes, que receberam marcadores de livro para deixar registrada esta data especial.



 


Alguns pontos foram marcantes no evento: a participação efetiva dos alunos que dedicaram momentos de visita à leitura, sem que fosse necessária a intervenção do professor, pois eles queriam realmente “mergulhar na leitura” desfrutando destes momentos ao máximo; a participação de toda a UE, pois todos foram convidados e queriam destacar um livro dentre os expostos. Foi verdadeiramente “Um dia de Celebração à Leitura”, comenta a professora Denise.


 

Relato feito pela professora da sala de Leitura Denise Martins, intermediado pela professora Ana Márcia, ganhadora do Troféu Rioeduca, Blog do Professor, em 2012.

 

A Escola Municipal 05.15.002 Olegário Mariano fica localizada a Praça das Esmeraldas, 65, em Rocha Miranda, e é dirigida pela professora Ana Lucia M. Andrade e sua grande equipe.

 

Texto enviado pela profª Regina Bizarro 

 

A 5ªCRE também está no Facebook https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 20/05/2014

Informativo Multírio - 20 de maio

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Ensinar e Aprender destaca papel de diretor

O programa da MultiRio apresenta o trabalho incansável de um professor de Matemática de uma escola municipal, em Manguinhos, na zona norte do Rio. Com problemas de indisciplina e evasão, a realidade da unidade mudou quando o professor foi escolhido pela comunidade para dirigir o colégio. O episódio retrata o resultado da união de um diretor determinado, uma equipe reunida e famílias participativas. A série Ensinar e Aprender apresenta experiências bem-sucedidas de práticas pedagógicas realizadas nos Espaços de Desenvolvimento Infantil, nas Casas de Alfabetização, nos Ginásios Cariocas e nas Escolas Públicas Municipais do Rio. O programa da MultiRio vai ao ar nesta quinta-feira (22), às 20h, no canal 26 da NET. Na sexta-feira (23), é transmitido às 14h, na BandRio.

 

Novo episódio de Que Medo! da MultiRio destaca o temor de monstros

Com estreia no domingo (25), a animação Hugo, o monstro coloca em evidência o temor que as crianças têm de monstros, principalmente na hora de dormir. O episódio mostra Hugo, um monstrinho que não consegue dormir porque a criatura de cima da cama o assusta. A série da MultiRio se vale de uma abordagem lúdica, com doses de humor, para promover o reconhecimento dos medos e incentivar sua superação, parte importante do desenvolvimento das crianças. A produção faz parte do projeto que também prevê a adaptação de histórias infantis, como Branca de Neve e Gata Borralheira, para a realidade das crianças brasileiras. O episódio Hugo, o monstro vai ao ar no domingo (25), às 19h30, no canal 26 da NET. Na segunda-feira (26), é exibido às 14h30, na BandRio.

 

E mais:

Nesta semana, não perca as novidades do Portal MultiRio! Entre elas, um artigo da educadora Andrea Ramal, que propõe uma reflexão com as crianças sobre sustentabilidade e utilização dos recursos naturais. Conheça também as origens dos medos infantis e as diversas formas de se manifestarem. E ainda: em destaque, a gestão escolar, várias curiosidades sobre países participantes da Copa e uma homenagem a Millôr Fernandes.  Educação, cultura e informação, tudo isso em: multirio.rj.gov.br.

 

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 14/05/2014

Encontros Paralelos FNLIJ

Tags: riodeleitores, mídias, saladeleitura.

 

 

O Salão FNLIJ também é um espaço de formação para professores, bibliotecários e interessados na promoção da literatura Infantil e Juvenil de acordo com a missão da FNLIJ. Além do tradicional Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós, desde 2009 nos “Encontros Paralelos” também é possível refletir o tema que nos mobiliza: o acesso democrático a Literatura Juvenil e uma série de assuntos relacionados.


Este ano contamos com uma ampla programação com diversos temas. A Acessibilidade, a Ilustração, as Bibliotecas e a formação do leitor são alguns destes.

 

Segue abaixo o site com a programação dos Encontros Paralelos ao 16º Salão FNLIJ.


http://www.salaofnlij.org.br/encontros-paralelos


 

 

Atenciosamente,

Juliana Barros.

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ
Seção Brasileira do IBBY
Rua da Imprensa, 16 - salas 1212 a 1215
20030-120 - Rio de Janeiro - RJ
Tel/fax : 55 21 2262-9130
E-mail : projetosabl2@fnlij.org.br
www.fnlij.org.br 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share