A A A C
email
Retornando 23 resultados para o mês de 'Maio de 2014'

Quinta-feira, 08/05/2014

Informativo Multírio - 08 de maio

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Atitude Consciente da MultiRio debate como quebrar barreiras do autismo

No programadesta quinta-feira (8), o tema desse transtorno global de desenvolvimento é abordado sob a ótica da inclusão, com destaque para a informação como elemento para a qualidade de vida de crianças e adultos autistas. A apresentadora Lúcia Leme conversa com a psicóloga e doutora em Educação Especial Maryse Suplino e com Ilton Caruso, pai de um dos personagens da série da MultiRio Inclusive Eu. Junto com a mulher, Ilton Caruso criou o Mundo Azul, grupo de pais que busca difundir informação e lutar pelos direitos dos autistas. Atitude Consciente da MultiRio vai ao ar às 13h, 17h e 21h na MultiRio Web Rádio.

 

No Compasso da História relembra os anos 80

A apresentadora e idealizadora da série Joyce Moreno recebe Paulinho Moska para cantar e conversar sobre o período da euforia das Diretas Já, o fim da censura à imprensa e a retomada do rock nacional. Na companhia da  violinista Antonia Adnet, eles relembram sucessos da década de 1980 como Brasil e Ideologia, de Cazuza, além de hits do rock nacional como Inútil, do Ultraje a Rigor e Comida, do Titãs. A série convida o espectador a mergulhar em períodos da nossa História a partir de textos de canções e da produção musical de cada época abordada. No Compasso da História vai ao ar neste sábado (10), às 19h, no canal 26 da NET.


Destaques

Nesta semana, não perca os destaques do Portal MultiRio! Entre as novidades, mais uma matéria da série sobre imigração – desta vez, sobre a presença dos espanhóis no Rio de Janeiro. Conheça também o Rap da Alimentação, trilha sonora do cuidado com a saúde entre os alunos da Rede Municipal, e o aprendizado por meio da tecnologia móvel.  Educação, cultura e informação, tudo isso em: www.multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no 
Twitter Portal 
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 07/05/2014

A Jornada Para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Já Começou!

Tags: projetos, .

 

 

 

Transforma é o Programa de Educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas.

 


 

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 lançou, no dia 12 de abril, o Programa de Educação Transforma, que leva os Jogos para dentro das escolas e utiliza os valores do esporte como ferramenta de ensino. Como marco do lançamento, o Transforma realizou um evento de formação com mais de 500 agentes jovens (alunos que lideram as ações do programa nas escolas) e seus tutores, no Colégio Militar (Rua São Francisco Xavier, 267, Tijuca), onde houve palestras sobre os Movimentos Olímpicos e Paralímpicos, além de dinâmicas que estimularão as habilidades de liderança e comunicação dos jovens.



O Transforma atuará em parceria com as escolas criando oportunidades para estudantes de Ensino Fundamental e Médio vivenciarem os Valores Olímpicos e Paralímpicos e experimentarem novos esportes. O programa oferecerá material didático de referência sobre os Movimentos Olímpicos e Paralímpico (como história, simbologia e valores) e sugestões de experimentação esportiva para as escolas. O conteúdo pedagógico incluirá ainda cursos de formação sobre a metodologia do programa e dicas de atividades multidisciplinares que podem ser desenvolvidas pelas escolas. Ao longo do ano letivo, o Transforma lançará desafios escolares que estimulem o protagonismo e a criatividade dos alunos.

 

 

Durante evento, times de agentes jovens participaram de dinâmicas de liderança, experimentaram novos esportes:

 

 

 


Conheceram atletas, como a judoca Sarah Menezes, ouro nos jogos de Londres em 2012:

 

 

E encararam o 1º desafio do ano: Jogo Limpo no Esporte, na Escola e na Vida.

 

 

Os Agentes Jovens têm a missão de estimular atividades nas escolas ligadas à vivência de valores Olímpicos: Respeito, amizade e excelência, e Paralímpicos: Coragem, determinação, igualdade e inspiração.

 

 


“TRANSFORMALBA... trabalhar os valores olímpicos para vida. Apostar de verdade nos jovens para transformar o que se apresenta hoje. É preciso ter força é preciso ter gana é preciso ter CORAGEM SEMPRE... Não trabalhei sábado por projeto ou por escola, trabalhei por eles, meus alunos. Orgulho de ser professora e poder fazer a diferença!”

Professora Andréa Alves – Sala de Leitura da E.M. (05.14.029) Malba Tahan

 

 

 

Para conhecer melhor o Programa de Educação Transforma, acesse os links a seguir:

 

http://www.rio2016.com/educacao/

#‎riotransforma2016?

Encontro Transforma Com Agentes Jovens

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 07/05/2014

Concurso Cultural: “Meio Ambiente e Sustentabilidade na Educopédia”

Tags: concurso, .

 

 

Professores II e Regentes de Salas de Leitura

 

O Portal Rioeduca lança o concurso cultural “A árvore dourada”. Objetivo do concurso é promover o dia mundial do meio ambiente nas escolas. Os professores vencedores do concurso receberão o livro de literatura infantil “A árvore dourada”, da editora Ibis Libris, escrito pelo professor Anderson Lopes.


O autor, que é professor de Artes da rede SEEDUC, explica qual foi a motivação para a produção de um livro de literatura infantil:


 

“Era um projeto de 2 anos que aos poucos foi sendo concretizado. Queria passar para as crianças, pequenas mensagens sobre a importância da natureza, os gestos gratuitos de bondade, o senso coletivo e o altruísmo. O principal objetivo é trazer esses valores tão fortes e importantes, de uma forma sutil e leve para o entendimento dessas crianças.”


 

Para ter a chance de concorrer por um exemplar do livro, basta registrar alguma atividade sobre o tema “meio ambiente” envolvendo as aulas da Educopédia Sustentabilidade. Serão selecionados os melhores trabalhos que atenderem aos critérios do concurso cultural. A divulgação do resultado será feita no dia 10/06, nas redes sociais.


Confira o critério:


• Enviar um registro de atividade de sala de aula que envolva o uso de uma das aulas de Sustentabilidade da Educopédia, com um breve relato e fotos, para o e-mail rioeduca@rioeduca.net, até o dia 05/06. O registro deverá conter: nome do professor, turma(s) envolvida(s), nome da escola e da CRE.


A avaliação das atividades, que será feita pela equipe Educopédia/Rioeduca, levará em conta a articulação entre a atividade desenvolvida e o uso das aulas “Sustentabilidade”.

 

Veja o exemplo de aulas sobre Sustentabilidade na Educopédia publicado aqui no Portal Rioeduca:    Sustentabilidade na Sala de Aula

 


Professores, participem!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 06/05/2014

Anima Escola 2014

Tags: cineclub, cinema, mídias.

 

Prezado(a) Professor(a),


Informamos que, devido às questões administrativas, ESTÁ ADIADA a Aula Inaugural do Projeto Anima Escola marcada para o dia 21/5, às 13h, na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire. Tão logo tenhamos uma nova data para a ação, divulgaremos amplamente.


Desde já agradecemos a compreensão e solicitamos ampla divulgação dessa mensagem junto aos nossos colegas professores da rede.

Abraço.

 

Luciana Bessa
Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação
Tel.: 2976-2318

 

 

 

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA
O ANIMA ESCOLA 2014


Conheça e participe do projeto do Anima Escola que há 13 anos leva o cinema de animação para as escolas da rede!



Ação: Apresentação do Projeto 2014 e Curso de Introdução à linguagem da Animação
Dia: 21 de maio
Horário: 13h às 17h
Local: Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire - Av.Presidente Vargas, 1314 - Centro

Inscrições até o dia 18 de maio somente pelo e-mail:  inscricaoanima2014@gmail.com


Os interessados deverão enviar um e-mail com as seguintes informações:

1) Nome Completo:
2) Lotação (designação e nome da unidade) pela qual se inscreverá para a ação:
3) Matrícula:
4) Cargo e/ou Função:
5) E-mail:


Os professores que participarem do módulo de Introdução à Linguagem de Animação terão prioridade de inscrição para as próximas etapas do projeto.

Programa:
v Apresentação do projeto Anima Escola 2014
v Lançamento do edital de Produção autônoma de filmes de animação nas escolas
v Introdução à linguagem da animação: apresentação das técnicas de animação e suas possibilidades de uso em sala de aula / experimentação prática das técnicas de massinha e pixilation.

 

Animação na Escola


O Anima Escola acredita que a escola de hoje deve trabalhar com diferentes formas de expressão, incluindo o audiovisual, já que vivemos em uma sociedade de imagens. Você sabia que a animação é a origem de todas as linguagens audiovisuais? Durante o processo de produção de uma animação são trabalhadas diversas competências fundamentais para o desenvolvimento de crianças e jovens, tais como: abstração, planejamento, concentração, perseverança, capacidade de trabalhar em grupo e resolver problemas.



Para maiores informações sobre o projeto: www.animaescola.com.br
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share