A A A C
email
Retornando 23 resultados para o mês de 'Maio de 2014'

Segunda-feira, 05/05/2014

Informativo Multírio - 05 de maio

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

MultiRio exibe série inglesa que trata de filosofia para crianças

Nesta quarta-feira (7), estreia na programação da MultiRio a série What Makes Me Me? (O Que Me Faz Ser Eu?), uma produção da BBC que aborda conceitos filosóficos, como identidade, moralidade e justiça, em linguagem para crianças. A partir de perguntas simples feitas pelos pequenos, como “por que tenho que ser bom?”, a série levanta questões para estimular o debate em sala de aula e em casa. A produção tem como base as histórias criadas pelos educadores ingleses Peter Worley e Jason Buckley, que se dedicam à filosofia para crianças. Com apresentação da educadora Andrea Ramal, O Que Me Faz Ser Eu? vai ao ar às 20h, no canal 26 da NET.

 

Embarque em grandes obras da literatura mundial

A radionovela O Clube dos 20 Minutos, que estreia nesta quinta-feira (08) na MultiRio Web Rádio, narra as aventuras dos adolescentes Horácio, Marcão e Jaci pelo mundo da Literatura. Os três aproveitam o tempo do recreio para usar um livro mágico que lhes permite viver as histórias de outros livros. No primeiro capítulo, a turma invade o épico A Odisseia, de Homero. A cada episódio, O Clube dos 20 Minutos apresenta um clássico da Literatura. Com as vozes dos atores Irwin Monã, Juan Paiva e Amanda Ramalho, o programa é exibido na quinta-feira, às 11h30, 15h30 e 19h30, na MultiRio Web Rádio.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 02/05/2014

Pacto Carioca Pela Alfabetização e a C.M. Acalanto

Tags: 5ªcre, creche, pacto.


C. M. Acalanto e Pacto Carioca pela Alfabetização:
Parceria que dá certo!

 

Para aqueles que acreditam que letrinhas é assunto de gente grande, a Creche Municipal Acalanto traz uma novidade... “Nossos bebês também entendem muito sobre isso!”, diz a diretora da Creche, professora Selma Martins Farias.

 

De acordo com o pacto carioca pela alfabetização assinado pelos professores da 5ª Coordenadoria Regional de Educação no dia 10 de agosto de 2012, devemos envidar esforços para que toda criança da Educação Infantil esteja imersa em ambiente letrado, facilitando o início do seu processo de alfabetização. É com este objetivo que as creches municipais promovem atividades variadas envolvendo não só as letras e a linguagem escrita, mas outros tipos de linguagens, como a visual, em contextos que favoreçam tanto o interesse e curiosidade das crianças quanto a sua aprendizagem.

 

Segundo a professora Ana Francisca Marques, “na última semana a turma do Berçário II da nossa Creche viajou no mundo mágico das letrinhas! A atividade foi proposta objetivando o manuseio do material e o seu reconhecimento quanto a cores, formas e texturas. Após esse primeiro contato, que permitiu de maneira dinâmica e espontânea a visualização de letras variadas, alguns comandos foram explorados como os de “trocar” “levantar” “abaixar” e “guardar””.

 

 

“A atividade ficou ainda mais interessante quando eles começaram a perceber que as letras eram diferentes e tentavam “colecioná-las”. Como a faixa etária desse público está entre os 12 a 24 meses, as tentativas de degustação do material foram várias! Nesse momento do desenvolvimento oral são comuns as investidas de descobrimento do mundo através do paladar, é preciso estar atento! Por fim, o exercício de apresentar a letrinha do nome de cada um fez uma excelente introdução do que pretendemos trabalhar a seguir: identidade! Sobretudo para o momento de reconhecimento dos alunos através da sua foto, do seu nome e das letras nele existentes”, continua a professora Ana Francisca.


 


Quanto ao trabalho com as letras a professora Ana Francisca Marques, que em conjunto com as Agentes de Educação Infantil Jorgina Almeida e Marisa Sousa desenvolveram a atividade com a turma, ratifica: “Não é nosso objetivo que as crianças saiam da creche lendo, mas é nosso objetivo inseri-las em um universo capaz de facilitar e potencializar sua aprendizagem a respeito das linguagens. Podemos ajudar na construção de um processo de alfabetização tranquilo, divertido e sem sofrimento”.

 

A Creche Municipal 05.14.606 Acalanto é gerida pela professora Selma Martins Farias e está localizada a Av. Martin Luther King Junior, s/nº, no bairro de Vicente de Carvalho.

 

Regina Bizarro, professora representante do Rioeduca/5ªCRE.


Participe da nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/
 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 02/05/2014

Projeto “Viajando com o Cinema” - Filme MÁ EDUCAÇÃO

Tags: mídias, riodeleitores.

 

 

CONVITE


Prezado(a) Professor(a)


O Projeto Cineclube nas Escolas, em parceria com o Cineduc, tem o prazer de convidar para a sessão de Maio do projeto “Viajando com o Cinema” no Oi Futuro Ipanema!


Este mês exibiremos o Filme MÁ EDUCAÇÃO, do aclamado diretor espanhol Pedro Almodóvar, seguido de debate.

 


A sessão é GRATUITA, e para garantir o seu lugar basta enviar um email para agendamento@cineduc.org.br com os seguintes dados:


Nome completo:
Escola:
Disciplina:
Email:
Telefone:


O agendamento não é obrigatório e a lotação está sujeita a capacidade da sala (90 lugares).
Esperamos vocês lá!


FIQUE LIGADO!

Quando: Dia 17 de Maio (sábado)
Horário: 10:00 [coffee break a partir de 9:30h]
Onde: Oi Futuro Ipanema (ao lado do Metrô General Osório) - Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar


Sinopse:
Um cineasta que passa por um bloqueio criativo em seu roteiro se aproxima de um ator que procura trabalho, se identificando como seu amigo mais íntimo e também seu primeiro amor, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. O roteiro foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram durante a escola.

Duração: 1h35min

 

 

Luciana Bessa
Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação
Tel.: 2976-2318
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share