A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Terça-feira, 12/05/2015

Arte para Integrar

Tags: 2ªcre.

 

 

A Creche Municipal Galdino Manoel da Silva está trabalhando com os pequeninos no ano de 2015 o projeto “Arte para Integrar”, visando a parceria entre família e escola.

 


Frequentar a escola desde a Educação Infantil permite que a criança se desenvolva brincando. Nessa fase, as brincadeiras auxiliam os pequeninos em um desenvolvimento global, isto é, social, cognitivo e motor.


A professora Gabriela Farias, diretora da unidade escolar, contou ao portal Rioeduca que o projeto “Arte para Integrar” foi escolhido em conjunto com os demais profissionais da creche. A intenção é integrar família e escola, sabendo que essa parceria é fundamental para o desenvolvimento escolar dos educandos.


O projeto tem como viés principal falar sobre a música, com a função de estabelecer vínculos, tanto da família quanto dos adultos e crianças, fortalecendo laços familiares através da arte. No primeiro e segundo bimestres será trabalhado o tema música "do Choro ao Funk" para que os pequeninos conheçam todos os estilos musicais.


As informações sobre o projeto estão bem detalhadas no blog da Creche Municipal Galdino Manoel da Silva. E vamos conhecer um pouco sobre este trabalho.


As turmas receberam o nome de ilustres artistas da música brasileira. A turma Tom Jobim foi apresentada ao violão. Nesse momento, os educandos puderam explorar e conhecer como funciona esse maravilhoso instrumento musical. Após a vivência, as crianças fizeram uma pintura utilizando rolos com o molde do violão.

 

Alunos conhecendo a arte através do violão.

 

Explorando o primeiro subtema do projeto anual, a turma Vinícius de Moraes começou a conhecer o mundo da música e suas diversidades. E aproveitando o mês de março, aniversário do Rio de Janeiro, os pequenos exploraram a música "Samba do Avião". Observaram diversas imagens do Rio de Janeiro e viveram um pouquinho do mar sentindo o cheiro da água da praia e a areia nos pés.

 


Pequeninos usando a arte para conhecer a cidade.

 

No início do ano letivo, a turma Noel Rosa conheceu um pouco da vida e da obra do "Poeta da Vila".


Os alunos trabalharam e ouviram algumas de suas músicas como "Com que roupa eu vou?", "Conversa de botequim" e "Festa no céu". Conheceram também um pouco da vida de Noel Rosa que faleceu ainda muito jovem, aos 26 anos.


Conhecendo vida e obra do "Poeta da Vila".


Na semana que antecedeu o Dia das Mães, aconteceu um Sarau na creche para homenagear as famílias e todos aqueles que estão presentes no dia a dia dos pequeninos. A homenagem contou com a presença de um convidado especial que tocou no violão músicas da Bossa Nova. Além disso, houve também apresentações dos alunos e funcionários da escola. Um momento de real integração entre família e escola.

 

 

Sarau em homenagem às famílias.

 

 

Desejamos sucesso à equipe da Creche Municipal Galdino Manoel da Silva! Que, através da arte, vocês consigam integrar sempre família e escola!

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/05/2015

11ª CRE: Debatendo Metas Estratégicas

Tags: 11ªcre, pme, plano municipal educação.

 

 

 

O Fórum Geral do Plano Municipal de Educação da 11ª CRE ocorreu no dia 10 de abril.

 

As unidades escolares da 11ª CRE se reuniram primeiramente internamente em suas próprias escolas para debater as metas 5, 7, 8 e 9 do Plano Nacional de Educação a fim de criar estratégicas para desenvolver as metas do município do Rio de Janeiro.

 

Após os fóruns internos nas unidades escolares, ocorreu o Fórum Geral da 11ª CRE no dia 10 de abril, onde os membros representantes de cada escola compartilharam as estratégicas elaboradas para realização das metas com sucesso.

 

Fotos de diferentes escolas debatendo as metas e estratégicas em suas Unidades Escolares.

 

No Fórum houve espaço para debates e troca de experiências entre cada unidade escolar sobre como alcançar as metas estabelecidas. Duas palestrantes puderam expor o plano e falar um pouco de suas experiencias com a alfabetização e com a Educação de Jovens e Adultos (PEJA).

 

Fotos de diferentes escolas debatendo as metas e estratégicas em suas Unidades Escolares.

 

O Fórum também teve a participação de representantes de escolas particulares, da sociedade civil e de universidades, criando assim, um ambiente bastante propício ao debate de questões importantes para toda a sociedade.

 

Fórum cheio com a presença da equipe da 11ª CRE. Em destaque, a professora Marcione relatando as estratégias elaboradas pela sua Unidade escolar.

 

Posteriormente, realizaram-se novas reuniões a fim de reunir as estratégias por polos, além de uma compilação final que foi enviada para a SME.

 

 

Faça sua inscrição para a Conferência Municipal de Educação, clicando aqui

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: 
https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/05/2015

Educador pode ser um Design Thinker

Tags: design, professor especialista.

 

 

 

Quem ainda não ouviu falar em design? Design de interiores, design de games, design gráfico, webdesign e muitas outras variações. Palavra de difícil tradução, pode significar plano, projeto, criação, dependendo do contexto. E design thinking? Algo como pensamento de design ou design de pensamento? O conceito ganhou popularidade no mundo empresarial nos anos 2000, quando a IDEO, uma das agências de design mais influentes e premiadas internacionalmente, com sede no Vale do Silício, na Califórnia/EUA, começou a utilizar em seus trabalhos de consultoria para organizações públicas e privadas do mundo todo.

Design Thinking (DT) pode ser definido como uma abordagem para a solução de problemas centrada nas pessoas e baseada em processos intencionais colaborativos para se chegar ao novo. Ou seja, o DT tem como concepção a cocriação. É preciso envolver pessoas de diferentes perfis para resolver um problema ou desafio, mas sempre tendo como foco o público envolvido diretamente no problema ou desafio. É uma estratégia de todos para todos (bottom-up) em vez de um um para todos (top-down).

Em 2012, a IDEO lança um material especial sobre DT voltado para educadores, o Design Thinking for Educators  , composto por um livro-guia e um caderno de atividades, licenciados em Creative Commons, disponível para download. Em 2014, o Instituto Educadigital lançou a versão em Português desse material, já inserindo exemplos de projetos que foram criados no Brasil, disponível para download na íntegra ou por capítulos. Trata-se de um recurso educacional aberto altamente relevante para a busca da inovação na educação, pois possibilita que educadores utilizem essa abordagem com seus alunos, colegas, gestores e comunidade escolar.

O Instituto Educadigital, desde 2011, tem utilizado o DT em suas atividades de formação com educadores e gestores, e também no planejamento e concepção de projetos educativos, como por exemplo: Edukatu Escola Digital e Edufinanceira na Escola.

Na sala de aula, o DT oferece uma possibilidade prática para que os educadores sejam de fato mediadores na construção do conhecimento. Muito se fala sobre o protagonismo dos estudantes e sobre a aprendizagem significativa, mas, objetivamente, poucos professores conseguem concretizar esse discurso. A abordagem do DT pode ajudar a isso em prática. O professor pode utilizar para planejar a sala de aula invertida ou implementar o trabalho diversificado por perfis de alunos. O gestor pode utilizar para planejar uma formação docente ou alcançar um objetivo da instituição como, por exemplo, estimular os pais a participarem mais do cotidiano escolar.

 

 

O Design Thinking para Educadores busca criar uma cultura de inovação baseada no ser humano, isto é, a inovação só pode ser entendida como tal se fizer de fato diferença na vida das pessoas, se evidenciar um novo valor, uma melhoria. Para desenvolver o DT, o material sugere 5 etapas que se inter-relacionam: Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução.


Ao encarar os temas e problemas cotidianos como desafios, é possível pensar em oportunidades que levam a soluções criativas. O DT é muito eficiente ao propor o trabalho em grupos para valorizar a troca e a colaboração. Permite estimular o espírito cooperativo e a colaboração entre as pessoas para buscar sinergia nos processos e resultados pretendidos.


Desde o lançamento do material em Português, em março de 2014, o IED já realizou formações nas três unidades do Colégio Porto Seguro, na Escola Bilíngue Aubrick, na Escola de Juristas do TRT 2a Região, na Faculdade Getúlio Vargas, no SESI, todos na cidade de São Paulo. Também organizou oficinas na HUB Escola em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo, no Programa Acessa SP, em Botucatu e no Programa Infanto-juvenil da Universidade de Brasília. E, na rede pública, já realizou formações de equipe técnica e diretores de escola da secretaria de educação de Cajamar, na Grande São Paulo.

 

Fotos de algumas formações podem ser vistas aqui: https://www.flickr.com/photos/ieducadigital/sets/

 

Dia 22 de maio, no Colégio Pedro II, centro do Rio, vou facilitar uma oficina básica de DT para Educadores. Mais informações aqui: www.bit.ly/oficinaDT-Rio.

 


 

 

 

Priscila Gonsales


Fellow Ashoka, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), jornalista especializada em educomunicação, cofundadora do Instituto Educadigital.

Desenvolve projetos e pesquisas em educação na cultura digital desde 2001 e facilita processos formativos envolvendo Recursos Educacionais Abertos e Design Thinking para Educadores.
 


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/05/2015

Juntos: Vivendo e Convivendo na Escola!

Tags: 1ªcre, eventos.

 

 

Nova equipe gestora da E.M. Mário Claudio realiza articulação visando garantir a permanência e sucesso das crianças da escola.


 Localizada no bairro do Rio Comprido, a E.M. Mário Claudio atende turmas de Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, além de turmas de Projetos de Reforço Escolar.

 

Na direção da Escola Mário Claudio desde janeiro deste ano, a professora Ana Claudia, juntamente com a equipe, vem buscando firmar ações e parcerias, visando formar uma Rede que possa dar suporte e garantir o sucesso acadêmico de nossas crianças.

 

Direção e Coordenação Pedagógica, com os representantes do Conselho Tutelar e PROINAPE


Objetivando fortalecer laço e, como pontapé inicial para tal, a direção da unidade escolar propiciou um encontro com a participação de diversas parcerias, entre elas o CMS Marcolino Candau, que realiza as ações do Programa de Saúde na Escola, o Projeto Aluno Presente, Equipe do PROINAPE, Conselho Tutelar, a Professora de Acompanhamento Estratégico do Projeto Escolas em Foco, o NIAP e membros do Conselho Escola Comunidade.

 

Reunião de articulação de parcerias

 

Nesse encontro foram pensadas e traçadas ações coletivas e integradas para contribuir na dinâmica da rotina escolar.

 

Ação do CMS Marcolino Candau, durante Semana do Autocuidado, em 2014.

 

Outro ponto discutido foi a importância do desenvolvimento de ações que busquem valorizar a Instituição ESCOLA, no fortalecimento das relações pessoais e no reconhecimento de todos os atores envolvidos no processo educativo.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos na parceria da E.M. Mário Claudio. Desejamos sucesso nas ações pois, ao final de tudo, os maiores beneficiados são as nossas crianças e jovens, razão de todo nosso trabalho. Eles merecem!!!!

 

 


*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.
 


Professor Alexandre Roque de Araujo
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMPARTILHE E COMENTE!


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share