
Segunda-feira, 11/05/2015
Produção Textual - 2º Bimestre


Segunda-feira, 11/05/2015
Descritores - 2º Bimestre


Segunda-feira, 11/05/2015
Monteiro Lobato na Escola Otávio Kelly
O SESC participou da culminância do projeto Monteiro Lobato na Escola Otávio Kelly na semana do Dia Nacional do Livro Infantil. Vamos ver como tudo aconteceu?
A Escola Municipal Otávio Kelly localiza-se na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro. Atende alunos da Educação Infantil ao 5º ano em horário parcial. A Diretora Geral da Unidade Escolar, professora Patrícia de Moraes Esteves, conta com uma equipe de professores competentes e com um extremo amor pelo trabalho que realizam.
Dentre estes professores, destaco, nesta matéria, os docentes da Educação Infantil que possuem um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos e no sucesso da escola como um todo. São professores sensíveis e que estão sempre atentos para identificar as necessidades e desejos dos alunos.
Procuram desenvolver atividades que proporcionam, de forma intencional, oportunidades de aprendizagens e desenvolvimento das crianças. Para isso, trabalham com projetos semanais que tem por objetivo principal desenvolver cidadãos autônomos e participativos na sociedade.
A apresentação teatral foi feita pelo SESC de São João de Meriti, um grande parceiro das escolas da Pavuna.
Na semana de 13 a 17 de abril, as turmas de Educação Infantil trabalharam com Monteiro Lobato, um grande escritor, celebrado por diversas gerações de crianças em virtude do seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”.
Este projeto visou levar as crianças a conhecer a obra do escritor e sua importância para a literatura infantil, já que no dia 18 de abril seria comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Em sua literatura, ele buscou estimular o imaginário dos pequenos e o gosto pela leitura, já que a personagem da Dona Benta contava histórias para seus netos.
Os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo encantaram alunos e professores da Educação Infantil.
Durante toda a semana foram realizadas atividades relacionadas com o projeto: leitura diária de histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, vídeos dos episódios da série de TV, vídeo sobre a bibliografia de Monteiro Lobato e trabalhos artísticos (confecção da boneca Emília).
A culminância do projeto foi feita em parceria com o SESC de São João de Meriti (Baixada Fluminense), através de uma apresentação teatral. O espetáculo trouxe, em sua essência, a magia das obras do Sítio do Pica-pau Amarelo. Ele convidou alunos e professores a embarcar no mundo de Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Saci e toda a turma. O encantamento foi total!
Culminância do projeto sobre o Dia Nacional do Livro Infantil.
Por tudo que Monteiro Lobato significa, é dever da escola incluir no currículo a leitura de suas obras. O encantamento que suas histórias provocam é inesgotável. Não há idade para começar a ler Lobato. Ao começar, não se quer parar mais!
Parabéns às professoras Bárbara Cristina, Leni Menduiña, Tânia Margarete, Rita Luziê, Jacqueline Stallone e Rose Marilane por formarem esta equipe de excelência! É um orgulho tê-las na 6ª CRE!
Quer ter o seu trabalho divulgado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua CRE! Será um prazer ter você por aqui! Até a próxima semana!
Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE |


Segunda-feira, 11/05/2015
Vencedores do Concurso de Imagem e Slogan da Eleição do Grêmio Estudantil 2015

