A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Sexta-feira, 08/05/2015

Aprendendo e Brincando Vou Cariocando

Tags: 5ªcre, edi.

 

 

 

Em abril, no EDI Professor Ubirajara de Paula Castro, a professora Marilene, em sua turma Berçário EI 51, abordou questões que envolvem o meio ambiente, usando histórias e desenvolvendo a coordenação motora através do PPP "Aprendendo e Brincando Vou Cariocando".

 

Através do Projeto Político Pedagógico, cujo tema é APRENDENDO E BRINCANDO VOU CARIOCANDO, o Espaço de Desenvolvimento Infantil 05.15.809 Professor Ubirajara de Paula Castro, localizado em Marechal Hermes, abordou no mês de abril questões que envolvem o meio ambiente, onde os animais estão inseridos e os diferentes tipos de alimentos também.

 


A professora Marilene De Paula procurou o Portal Rioeduca para mostrar a nossa rede e ao mundo como foi a interação da turma Berçário EI 51 neste trabalho que os levou a ouvir e interagir através da história "Pequeno Papagaio". Segundo a professora, os alunos tiveram a oportunidade de dar vida e cor ao papagaio desenhado com tinta guache.

 


"Sendo assim, nosso objetivo do dia foi alcançado: eles interagiram ouvindo a história enriquecendo o vocabulário; desenvolveram a coordenação motora; perceberam as diferentes cores do mundo; conheceram e reconheceram diferentes animais. A atividade foi bem divertida e prazerosa! E depois da pintura, nada melhor que um banho!", diz a professora Marilene.

 


Como aconteceu o projeto "Aprendendo e Brincando Vou Cariocando"


"Nos dois primeiros anos do EDI, trabalhamos a construção da identidade nos seguintes projetos: Identidade Cidadã/2013 e Da Minha a Sua Construímos: a Nossa Identidade/2014. Este ano, aproveitando a identidade fortalecida e os festejos dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, resolvemos dar movimento ao nosso projeto. Sendo assim, o projeto Aprendendo e Brincando Vou Cariocando nada mais é do que a parceira de dois verbos que são uma constante em nossa prática pedagógica: aprender e brincar, além de um neologismo que caracteriza uma identidade regional e a comemoração do aniversário da cidade onde se vive", revela a professora Marilene.

 

Na foto acima, as professoras Cleide, Marilene e Ana Paula.

 

Partindo dessa ideia, os envolvidos desenvolveram as atividades de maneira lúdica e prazerosa, focadas na consciência ecológica e humana de um meio ambiente mais seguro, limpo, colorido e sustentável, para o bem de todos!


"Onde homens, animais, seres vivos, recursos naturais, o Rio de Janeiro e o mundo como um todo precisam de cuidados", finaliza a professora Marilene De Paula.


Dirigindo o EDI: professor Ubirajara de Paula Castro e a professora Patricia Pina de Sousa, juntamente com sua equipe.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 05/05/2015

DecolEI, Embarque Nessa Viagem!

Tags: 4ªcre.

 

 

 

Em consonância com os parâmetros nacionais de qualidade e com a articulação entre a EI e a etapa escolar seguinte, o projeto DecolEI da 4ª CRE propõe diversas oportunidades de contato com a leitura desde a primeira infância.

 

"[...] um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita das quais as crianças têm oportunidade de participar" (RCNEI; SEF, 1998, p. 154).

 

O lançamento do projeto aconteceu na última semana de abril, na Escola Municipal Professor Emmanuel Pereira Filho, com a presença do professor Eduardo Alves Fernandes (Coordenador da 4ª CRE), da professora Lúcia Lopes (Gerente da GED 4ª CRE), da professora Shirlei Machado (GED 4ª CRE) e dos gestores e professores da Educação Infantil da 4ª CRE.

 

Da esquerda para a direita: professor Eduardo Alves, professora Lúcia Lopes e professora Shirlei Machado

 

Saiba mais sobre a proposta desse trabalho

 

Apresentação do Projeto

 

Entendemos que a escola de educação infantil é espaço propício o trabalho em que todo conhecimento adquirido será contextualizado e compreendido segundo a função que a leitura e a escrita ocupam socialmente.

Assim, a aprendizagem da linguagem oral e escrita é de fundamental importância para as crianças ampliarem suas possibilidades de imersão e participação nas práticas sociais. Dessa forma, as crianças têm a necessidade de estarem próximas às pessoas, interagindo e aprendendo com elas a fim de compreender e participar em seu ambiente. Tais interações e formas de comunicações proporcionam às crianças, além da segurança para se expressar, a descoberta de diferentes gêneros culturais.

 

Material Pedagógico

 

A partir das reflexões acerca  do processo de letramento na Educação Infantil,  enfatizamos a importância de se trabalhar o letramento na sala de aula. Letrar é entrar no mundo da criança e, com ela, aprender a leitura e a escrita que seu contexto oferece. À medida que se conhece seu mundo, é possível ampliá-lo, oferecendo novas propostas e diferentes tipos textuais.  
 

Para tal, o ambiente na educação infantil deve estimular na criança o desejo de querer aprender a ler e a escrever. Do mais simples ao mais complexo, do concreto ao abstrato, tal estímulo é essencial para melhor compreensão do mundo pela criança.
 

Percebemos que, mais do que um passatempo, o contato com a leitura e a escrita desde a primeira infância é altamente importante, devendo ser visto como estratégia de trabalho para o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes na formação das crianças enquanto futuros leitores.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos na idealização e execução desse projeto, desse trabalho que reflete fielmente o movimento pela garantia de qualidade no atendimento realizado pela Educação Infantil Carioca.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Terça-feira, 05/05/2015

Microsoft Office Gratuito

Tags: professor, rioeduca, e-mail.

 

 

Você sabia?

No seu e-mail Rioeduca, você tem como fazer download do Pacote Office da Microsoft gratuitamente. É só abrir o seu e-mail e procurar na parte superior da tela, a sua direita e clique em "obter agora".  O Pacote Office da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint e OneNote) vai para o seu computador.

 

 

O seu aluno também tem o direito ao pacote e o caminho é o mesmo. 

Vamos lá? É hora de ativar o seu e-mail do Rioeduca.


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 05/05/2015

Inscrições Abertas Para a Conferência Municipal da Educação

Tags: pme, conferência, educação.

 

 

 

A sua participação na construção coletiva e democrática do PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO é muito importante.


 Conferência a ser realizada na Escola Municipal Orsina da Fonseca - Rua São Francisco Xavier, 95, Tijuca.

 

Dias e horários: 

Dia 22/5 - de 18h às 21h

Dia 23/5 - de 8h às 19h

 

Inscrições Encerradas em 17 de maio

 

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

 

Para sugestões, entre em contato pelo e-mail:


sugestoespme@gmail.com

 

RELAÇÃO NOMINAL DAS INSCRIÇÕES REALIZADAS

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share