
Segunda-feira, 18/05/2015
Formação Continuada: É a 1ª CRE em Ação!
A 1ª CRE proporciona encontros de Atualização Profissional e compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais que atuam em suas escolas.
Momentos de formação e atualização profissional marcam as ações da 1ª Coordenadoria Regional de Educação neste ano de 2015.
Centros de estudos, palestras e encontros de formação e multiplicação são alguns dos recursos usados pela Gerência de Educação para que nossos profissionais recebam subsídios para desenvolver suas funções com mais propriedade e, assim, contribuir para o sucesso acadêmico de nossas crianças.
Professor Mário Mangabeira e professora Valéria Jaconiano (Gerente de Educação da 1ª CRE).
No início do mês de Abril, a 1ª CRE recebeu a Equipe do Rioeduca e da Educopédia para um encontro que reuniu Coordenadores Pedagógicos e Professores Regentes das Salas de Leitura das unidades escolares de sua abrangência.
Coordenadoras Pedagógicas atentas às orientações do professor Mário no encontro Rioeduca e Educopédia.
Dinamizado pelos professores Mário Mangabeira e Vinícius Farias, o evento possibilitou aos presentes conhecer as diversas ferramentas que o professor tem a seu favor para facilitar e dinamizar sua atuação em sala de aula através dos recursos oferecidos pela Educopédia e pelo Portal Rioeduca.
Equipe 1ª CRE com os professores Vinícius Farias e Mário Mangabeira.
Ainda no mês de Abril, dois momentos marcantes no Auditório da 1ª CRE:
No primeiro dia, os professores se encontraram com o autor do .ivro "Coisas que a Gente Gostaria de Dizer", João Emílio Braz, que contou um pouco do seu processo de criação literária, destacando a obra citada, que está sendo trabalhada por professores de nossas escolas.
Professor Júlio Emílio Braz, autor de "Coisas que a Gente Gostaria de Dizer", durante o encontro.
Num segundo momento, para subsidiar os trabalhos a serem desenvolvidos pelos docentes, os professores Alexandre Roque, Maria da Conceição e Ana Beatriz Glech, da Gerência de Educação, multiplicaram o "Encontro de Formação em Língua Portuguesa", tendo como público-alvo os professores regentes do 6º Ano Experimental e os Coordenadores Pedagógicos das Escolas de Turno Único e do Amanhã.
Professora Solange falando das características do Gênero Diário.
Esse encontro contou com o apoio da professora Solange Comerlato, Coordenadora Pedagógica da Escola Floriano Peixoto, que apresentou as caracterísitcas do Gênero Textual Diário para subsidiar o trabalho dos docentes.
Professora Valéria, Gerente da GED, abrindo o encontro com a Multirio.
Maio começa com a 1ª CRE recebendo a Itinerância da Multirio. Nesse encontro, o público- alvo foram os professores regentes das Salas de Leitura, que puderam conhecer um pouco mais a fundo o acervo riquíssimo produzido pela empresa e os recursos pedagógicos oferecidos aos professores. Estes poderão multiplicar tais conhecimentos aos demais regentes da comunidade escolar em que atuam.
Elisabeth, da Multirio, conversando com os professores.
E a 1ª CRE não para por aí! Muitas ações de formação deverão acontecer ao longo do ano, sempre com o objetivo maior de oferecer a melhor escola aos nossos alunos, razão maior e única de nosso trabalho!
Parabéns à professora Rita Eliane e toda equipe da 1ª CRE!
Professor , este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.
Professor Alexandre Roque de Araujo Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação alexandrearaujo@rioeduca.net Twitter: @Alexandre_Roque
COMENTE E COMPARTILHE
|


Segunda-feira, 18/05/2015
Plano Municipal de Educação 6ª CRE
Durante os meses de março e abril, a equipe de Ação Integradora da 6ª CRE reuniu-se com vários segmentos da comunidade escolar para realizar as discussões e estabelecer estratégias para a execução do Plano Municipal de Educação.
Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014 – 2024), chegou a hora de estados e municípios elaborarem seus planos. A 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro, através da Ação Integradora, não perdeu tempo! A equipe já começou a se articular com os vários segmentos da comunidade escolar para realizar as discussões sobre o Plano Municipal de Educação.
Os encontros com professores, responsáveis, funcionários e alunos foi muito intenso, pois as diretrizes são extremamente desafiadoras: erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, melhoria da qualidade da educação, dentre outras.
A 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro estudou, com muito cuidado e atenção, as metas estruturantes do Plano Nacional de Educação. Dentre elas, a equipe da Ação Integradora analisou, com mais dedicação, as metas cinco, sete, oito e nove.
Profissionais de vários segmentos da comunidade escolar se reuniram para discutir sobre as ações do PNE
A meta 5 fala em alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3.º ano do ensino fundamental. Já a meta 7, pretende fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.
A meta 8 deseja elevar a escolaridade média da população de 18 e 29 anos. E, por fim, a meta 9 que tem o propósito de elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5%.
Como vimos, os desafios são grandes e as metas são extremamente desafiadoras. Contudo, isso não é problema para a equipe da Ação Integradora, que conduziu os momentos de diálogo, análise e construção das ações que ajudarão a alcançar os objetivos finais com muita competência.
Os encontros foram muito produtivos e de grandes trocas de experiências
Os diálogos e reflexões sobre o Plano Municipal de Educação foram realizados em três momentos. Na primeira fase, a Ação Integradora da 6ª Cre divulgou as informações sobre o plano nos CEC’s, onde foram feitas as primeiras discussões, por segmento.
Em seguida, os representantes das Unidades Escolares se reuniram para consolidar o que cada um levou da discussão com seu grupo. E, por último, diferentes segmentos das Redes Municipal e Particular se reuniram para fechar o documento e produzir a síntese da Coordenadoria.
Ao final do trabalho, os grupos de debate, elencaram algumas ações que poderão contribuir para a realização do Plano Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. Dentre elas, destaco as listadas a seguir:
Os encontros aconteceram em vários espaços da 6ª Cre
Meta 5:
Meta 7:
A professora Adriana, Assessora da Ação Integradora, conduziu, junto com sua equipe, as reuniões do PME
Meta 8:
Meta 9:
Agora é só colocar a mão na massa e começar a trabalhar! E você, como pode contribuir para o sucesso do Plano Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro?
Quer ter o seu trabalho divulgado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua CRE! Será um prazer ter você por aqui! Até a próxima semana!
Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
|


Segunda-feira, 18/05/2015
Cineclube Viajando Com o Cinema em Maio
Luciana Bessa Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação
|


Sexta-feira, 15/05/2015
Mário Lago em Ação
No 1º bimestre, a Escola Municipal Mário Lago elaborou um Plano de Ação com diversos temas que permitiram desenvolver muitos subprojetos, visando a interdisciplinariedade e a integração dos alunos e da comunidade.
A Unidade Escolar fica localizada no bairro de Manguariba e oferece atendimento do 3º ao 6º ano. Possui 688 alunos e funciona em horário parcial (manhã e tarde) com 23 turmas.
O Plano de Ação sempre teve como ponto principal o incentivo dos alunos para despertar o interesse na pesquisa e na observação da diversidade de informações dos mais diferentes mecanismos de comunicação. Também preza pela formação de indivíduos críticos, que valorizam a cultura e reconhecem seus direitos e deveres, assim como reconhecem as diversas oportunidades.
• 450 anos da cidade do Rio de Janeiro:
Toda a Comunidade Escolar foi envolvida, apresentando diferentes aspectos e perspectivas da cidade do Rio de Janeiro. Cada um dos grupamentos (da Educação Infantil ao 6º ano) ficou responsável por pesquisar e apresentar um tema, para que todos pudessem ter contato com diferentes vertentes da cidade.
* O 3º ano do Ensino Fundamental ficou responsável por pesquisar e apresentar danças que representassem a cidade do Rio de Janeiro. Pesquisaram autores, trabalharam as letras das músicas escolhidas, além de desenvolver uma apresentação de dança para toda a escola.
* O 4º ano do Ensino Fundamental pesquisou poetas cariocas e demais autores que tinham a cidade do Rio de Janeiro como inspiração para seus textos. Também criou suas próprias poesias, recitando-as em um Sarau.
* O 5º ano do Ensino Fundamental trouxe, em destaque, os principais problemas ainda enfrentados pela cidade do Rio, oferecendo um debate em busca de possíveis soluções para os problemas mais graves e destacando a responsabilidade de cada cidadão diante das situações.
* O 6º ano do Ensino Fundamental, em caráter experimental, retratou os pontos turísticos da cidade do Rio, produzindo maquetes para uma exposição.
A culminância do Projeto foi apresentada no pátio da Unidade Escolar, com a presença da comunidade, que foi convidada a participar da mostra de trabalhos como forma de integração e valorização de todo o material produzido pelos alunos.
Alunos construindo as maquetes para a exposição.
O cuidado com a natureza, a consciência ambiental e a responsabilidade diante da preservação de um bem maior, que é a água, é sempre objeto de pesquisa e trabalho na Unidade Escolar. Uma semana específica com este tema foi destinada à conscientização de toda a comunidade escolar e da comunidade do entorno.
Em uma Assembleia, realizada semanalmente na Unidade Escolar, foi trabalhada com os alunos a carta de 2067, a partir da qual foi feita uma reflexão de como seria o mundo sem água. Os alunos foram questionados e instigados a refletir sobre o que cada um pode fazer para preservar esse bem tão especial.
Foi trabalhada com toda a escola uma música da turma da Mônica, que fala sobre preservação e dicas de economia, assim como uma história em quadrinhos da Turma da Mônica, chamada "Um plano para salvar o Planeta".
O 6º ano confeccionou cartazes e panfletos. Foi montado um estande na área externa da Unidade Escolar, onde os alunos puderam desenvolver um trabalho de conscientização com a comunidade do entorno, orientando e dando dicas sobre a preservação e economia de água, que já se reflete no cotidiano dentro e fora da escola.
Cartazes desenvolvidos pelos alunos.
Diante da importância da leitura e de como essa viagem pela imaginação é importante e fundamental na formação cognitiva e imaginativa da criança, a referida escola preza o desenvolvimento do hábito da leitura e a construção desse ambiente imaginário entre a leitura, a escrita e a produção textual. Foram trabalhados diversos autores e diferentes gêneros literários através de rodas de contação de histórias, produções de texto, visitas a outras salas, alunos como multiplicadores incentivando colegas à aventura da leitura, ciranda de livros e muitas outras atividades voltadas ao mundo da leitura e da imaginação.
Esse momento foi marcado pela participação da personagem Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo que cantou, dançou e brincou com as crianças no momento da Assembleia, estimulando o mundo do faz de conta e o encanto por personagens e seus mundos. Emília contou uma das suas muitas histórias ocorridas no Sítio do Pica-pau Amarelo. Foi um momento mágico, no qual foi possível perceber os olhos das crianças brilhando e o encantamento diante da magia da fantasia. Uma semana inteira foi dedicada à leitura e as atividades continuaram sendo realizadas com os professores regentes e de Sala de Leitura.
Dramatização da Personagem Emília.
• Dia das Mães:
Mais um momento de valorizar o elo entre mãe e filho, sendo mãe a pessoa que representa essa figura materna na vida da criança. Todas as turmas desenvolveram, durante sete dias, atividades voltadas à valorização dessa figura essencial na vida e no processo de formação infantil.
Cada turma preparou uma apresentação especial dos professores de música e educação física, que organizaram um emocionante coral com todos os alunos da escola. Foi um lindo momento de aproximação da família com a escola e entre pais e filhos, em que foi possível o desenvolvimento de valores sociais e familiares.
Cartazes e apresentações para o Dia das Mães.
Parabéns aos Gestores!
|

